O Episódio é 78 com a abertura de 79...Sargento Refúgio escreveu: ↑26 Fev 2025, 20:22Mas parece até que a abertura foi tirada de outro episódio, já que não tem a bendita "listra branca" e ela só aparece quando começa o episódio...![]()
UMA AVENTURA PELA ORDEM DE DUBLAGEM MAGA!
E a discussão de algumas curiosidades!
- lucasdb
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 16 vezes
- Curtiram: 1363 vezes
- Esses usuários curtiram o post de lucasdb (total: 1):
- Sargento Refúgio
Não há de queijo, só de batata. 

- matheus153854
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 410 vezes
- Curtiram: 726 vezes
Sargento Refúgio escreveu: ↑26 Fev 2025, 20:22Mas parece até que a abertura foi tirada de outro episódio, já que não tem a bendita "listra branca" e ela só aparece quando começa o episódio...
A Top Tape nesse caso usou a abertura do episódio da Carabina.
- Esses usuários curtiram o post de matheus153854 (total: 1):
- Sargento Refúgio
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 10705 vezes
- Curtiram: 1684 vezes
Queria saber a ordem de dublagens dos lotes de 1988 e 1990 (1992 nós provavelmente nunca saberemos a ordem exata ou mais correta).
- Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
- Sargento Refúgio
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024.

- Medeiros CH
- Membro
- Curtiu: 213 vezes
- Curtiram: 2422 vezes
Isso é algo difícil de cravar em qualquer seriado, mas dá pra ter uma noção mais ou menos de quais episódios foram dublados juntos e quais foram mais distantes delesCyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu: ↑26 Fev 2025, 20:47Queria saber a ordem de dublagens dos lotes de 1988 e 1990 (1992 nós provavelmente nunca saberemos a ordem exata ou mais correta).
- Esses usuários curtiram o post de Medeiros CH (total: 2):
- Sargento Refúgio • Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Tenho um canal no YouTube, onde posto episódios do Programa Chespirito com a melhor dublagem brasileira dele (Gota Mágica), as dublagens perdidas da BKS e Parisi Vídeo e episódios em espanhol.
https://youtube.com/c/MedeirosCH
- Sargento Refúgio
- Membro
- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 21247 vezes
- Curtiram: 2822 vezes
Boa parte dos episódios da temporada de 1974 do Lote 88 do Chaves parecem ter sido dublados juntos ou em sequência.
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH
- lucasdb
- Membro
- Curtiu: 16 vezes
- Curtiram: 1363 vezes
Algo interessante em 92 é que em alguns episódios os créditos tem pitch acelerado, outros é normal. Além da abertura que também sofre a variação de pitch.
Não há de queijo, só de batata. 

- HenriCH
- Membro
- Curtiu: 42 vezes
- Curtiram: 191 vezes
Não esqueça que essa empresa séria deixou o episódio da Pichorra quase inaudível.Sargento Refúgio escreveu: ↑26 Fev 2025, 18:45Isso é coisa do SBT, sem dúvidas. Uma empresa séria como a MAGA não deixaria o áudio da abertura mudo, mesmo sabendo que o SBT não exibiria mesmo.
- Esses usuários curtiram o post de HenriCH (total: 2):
- Sargento Refúgio • Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Medeiros CH
- Membro
- Curtiu: 213 vezes
- Curtiram: 2422 vezes
Bem como as claques são insuportáveis de se ouvir no compilado da Casinha do Chaves.HenriCH escreveu: ↑26 Fev 2025, 21:07Não esqueça que essa empresa séria deixou o episódio da Pichorra quase inaudível.Sargento Refúgio escreveu: ↑26 Fev 2025, 18:45Isso é coisa do SBT, sem dúvidas. Uma empresa séria como a MAGA não deixaria o áudio da abertura mudo, mesmo sabendo que o SBT não exibiria mesmo.
- Esses usuários curtiram o post de Medeiros CH (total: 2):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Sargento Refúgio
Tenho um canal no YouTube, onde posto episódios do Programa Chespirito com a melhor dublagem brasileira dele (Gota Mágica), as dublagens perdidas da BKS e Parisi Vídeo e episódios em espanhol.
- Pavi
- Membro
- Curtiu: 1595 vezes
- Curtiram: 884 vezes
É assim mesmo, sem sombra de dúvidas, sabe porquê?, porque se o SBT tivesse culpa no cartório, a abertura estaria 100% muda, sem narração inclusive, como vimos na cópia interna vazada de "Um festival de vizinhos" (1976).matheus153854 escreveu: ↑26 Fev 2025, 18:07Pior que eu acho que é original sim pois se você observar a abertura do Seu Madruga Sapateiro, parece que a Top Tape pegou a Aí Vem o Chaves dos créditos do episódio pra disfarçar a falta de sonorização.
Se não houvesse nada na sonorização da abertura, você estaria certo, mas não é o caso, e quando o SBT "destruía" a abertura, dava pra ouvir um som bem baixinho da narração "Chaaaaaaaaaaaaaaaaaves..."Sargento Refúgio escreveu: ↑26 Fev 2025, 18:45Isso é coisa do SBT, sem dúvidas. Uma empresa séria como a MAGA não deixaria o áudio da abertura mudo, mesmo sabendo que o SBT não exibiria mesmo.
Provavelmente, pra colocar a BGM na abertura, tinha que pagar um encarregado de fazer isso, e como o SBT deixava o Chapolin pra escanteio, ficou por isso mesmo.Sargento Refúgio escreveu: ↑26 Fev 2025, 18:58Quem garante que foi a MAGA que deixou assim mesmo? Mas sei lá, vai que possa ter sido uma sacanagem "falha" deles mesmo ..![]()
$$$$$$cyberpistola escreveu: ↑26 Fev 2025, 19:49Fico curiosa se isso é esquecimento, sacanagem ou perderem a dublagem.Confusão em Foco! (1974) escreveu: ↑26 Fev 2025, 19:00A MAGA redublava episódios 3 vezes, isso não é nada.![]()
![]()
SBT dava muita confiança pra MAGA e a mesma inflava pra lucrar mais, até porque na época, o dublador não ganhava tanto como hoje por cada anel dublado...
- Esses usuários curtiram o post de Pavi (total: 3):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • cyber Revolvinho • Sargento Refúgio
- James Revolti
- Administrador
- Curtiu: 614 vezes
- Curtiram: 1714 vezes
Acho que relaxaram com isso depois que viam que o canal não exibia as aberturas mesmo...
- Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 3):
- Sargento Refúgio • Pavi • cyber Revolvinho
- Barbano
- Administrador
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2023 vezes
- Curtiram: 4304 vezes
Muito interessante. Será que fomos tapeados a vida toda, e as aberturas do lote de 90 com trilha é que são montagens?matheus153854 escreveu: ↑26 Fev 2025, 18:07Pior que eu acho que é original sim pois se você observar a abertura do Seu Madruga Sapateiro, parece que a Top Tape pegou a Aí Vem o Chaves dos créditos do episódio pra disfarçar a falta de sonorização.

Eles deram uma modificada, mas sim, apareceu cenas do esquete:Confusão em Foco! (1974) escreveu: ↑26 Fev 2025, 18:53Agora o SBT passou a abertura das Apostas aparecendo a cena da esquete do chompiras?![]()
(4m42s)
Esses lançamentos em VHS às vezes tinham aberturas/créditos editados (como fizeram com os créditos da parte 2 da saga dos Piratas, por exemplo). Tinha até episódio de 78 com abertura de 79.Confusão em Foco! (1974) escreveu: ↑26 Fev 2025, 19:36Olha revendo agora todas as aberturas e comparando (inclusive eu tenho atualizar a lista), eu percebi há três entonações (ce nota isso na abertura da Casinha e o sapateiro prodigioso, mas basicamente a primeira entonação do Amarelinhas e Balões se repete basicamente nos outros episódios que temos a abertura) e a música começa um pouco adiantada ou não. Você percebe um padrão nos episódios Quem descola o dedo da bola? – parte 2 (1978), Quem descola o dedo da bola?, número 2 – parte 3 (1978), Uma epidemia de gripe (1978), O cachorrinho (1979) e A carabina (1979) (nesse dois últimos é perceptível um pequeno atraso na narração do gastaldi, mas a mesma entonação), o que faz deduzir que não deve haver tantas diferenças nas aberturas do Lote de 90, creio 3 padrões elas devem seguir, não é igual as narrações do Chapolin, que voce nota que a cada episódio, há algo diferente.
Então não dá para levar muito em conta essas aberturas como sendo as originais. É provável que sejam repetidas por edição feita para o VHS, e não que tenham locução originalmente repetida.
- Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
- Sargento Refúgio
-
- Membro
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 3 vezes
- Curtiram: 5 vezes
A causa é essaCyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu: ↑29 Dez 2024, 12:31A diferença de áudio é gritante. Qual seria a causa?
O episódio de chaves tem o noise reduction, a televisa mexeu no áudio do episódio “Pra tenta melhorar a qualidade do áudio” e o áudio ficou abafado.
Já o do Chapolin, o áudio tá do jeito quando foi dublado e sonorizado,sem nenhuma mexida no áudio.
- Esses usuários curtiram o post de Euzao123 (total: 1):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Episódio Perdido Mundial
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
- Curtiu: 6976 vezes
- Curtiram: 1825 vezes
Só que assim, é nas próprias Edições VHS que há essas variação na abertura (como no caso do Seu Madruga Sapateiro e outros episódios já mencionado). Então possivelmente, sim essas aberturas seriam as originais (ou pelo menos alguma parte).
- Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 1):
- cyber Revolvinho

- quico, devolva meu pau
- Membro
- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 241 vezes
- Curtiram: 1419 vezes
Trazendo pra cá algo que já havia comentando antes em outros tópicos e que tem a ver com a discussão.
O lote de 1984 varia muito de qualidade entre os episódios. Só comparar "Seu Madruga Sapateiro" (1973) com o episódio do Leiteiro (1973) que supostamente foram dublados em sequência: A queda de qualidade é enorme. Minha suspeita é que haviam dois estúdios dentro da TVS onde eram feitas as dublagens. E isso faz sentido porque eram duas companhias diferentes que trabalhavam lá, a elenco e a MAGA. Um desses estúdios tinham equipamentos de melhor qualidade, modernos, o outro nem tanto, talvez equipamentos velhos que o SBT herdou da TUPI ou quando adquiriu em leilão os equipamentos da TV Continental do RIO em 1975/1976. Como exemplo cito o episódio "Na Escola... Domingo" que a qualidade me lembra muito as dublagens feitas no final dos anos 60 e início dos anos 70.
No entanto, não necessariamente ambos estúdios ficariam dentro do prédio da Vila Guilherme.
O lote de 1984 varia muito de qualidade entre os episódios. Só comparar "Seu Madruga Sapateiro" (1973) com o episódio do Leiteiro (1973) que supostamente foram dublados em sequência: A queda de qualidade é enorme. Minha suspeita é que haviam dois estúdios dentro da TVS onde eram feitas as dublagens. E isso faz sentido porque eram duas companhias diferentes que trabalhavam lá, a elenco e a MAGA. Um desses estúdios tinham equipamentos de melhor qualidade, modernos, o outro nem tanto, talvez equipamentos velhos que o SBT herdou da TUPI ou quando adquiriu em leilão os equipamentos da TV Continental do RIO em 1975/1976. Como exemplo cito o episódio "Na Escola... Domingo" que a qualidade me lembra muito as dublagens feitas no final dos anos 60 e início dos anos 70.
No entanto, não necessariamente ambos estúdios ficariam dentro do prédio da Vila Guilherme.
- Esses usuários curtiram o post de quico, devolva meu pau (total: 5):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Sargento Refúgio • cyber Revolvinho • I.A Degenerativa • Episódio Perdido Mundial
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
- Sargento Refúgio
- Membro
- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 21247 vezes
- Curtiram: 2822 vezes
Ou pode ser que dublaram parte do Lote na Vila Guilherme, onde os estúdios tinham equipamentos mais antigos ou com uma qualidade mais "inferior", e outra parte dublaram na Anhanguera, onde os estúdios poderiam ter uma qualidade melhor e mais "avançada" para a época. O Chamone comentou isso no tópico, de dublarem na Anhanguera já nos anos 80, muito antes do SBT fazer a CDT lá.
Chamone escreveu: ↑19 Nov 2024, 13:54Acredito que as dublagens não eram feitas na Vila Guilherme como estes recortes de 1980 sugerem:
Esses recortes reiteram duas vezes em cada matéria a presença de um estúdio de dublagem e afirmam corretamente a especialização em videotape. O CDT da Anhanguera foi inaugurado em 1996 mas aparentemente o local era bastante ativo desde o fim dos anos 70 e abrigava também os departamentos técnico, comercial e marketing.► Exibir Spoiler
Faz todo sentido a dublagem estar afastada de ambos estúdios da Vila Guilherme e Carandiru, que eram locais de atividade frenética. Não me surpreende se as fitas brutas de tudo gravado nos teatros fossem editadas e sonorizadas na Anhanguera. Se for o caso a história dos arquivos perdidos em enchentes vai por água abaixo...
- Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 4):
- Chamone • quico, devolva meu pau • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Episódio Perdido Mundial
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017