Transporte Público

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105458
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3934 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 17 Abr 2017, 02:34

O GLOBO

Sete meses após a abertura da Linha 4 do metrô ao público, o trecho da Barra a Ipanema está longe de atingir a meta de 300 mil usuários por dia no primeiro ano. A média está em 140 mil.

Uma das causas é a falta do bilhete integrado.

A diarista Antônia Figueiredo mora em Guaratiba e uma vez por semana precisa ir a Botafogo, para trabalhar. Depois de algumas viagens pela Linha 4, ela desistiu de pegar o metrô até a Zona Sul. Apesar de economizar quase uma hora no deslocamento, preferiu voltar à rotina de embarcar em três ônibus : usa uma linha alimentadora, o BRT Transoeste e um circular.

A decisão foi baseada unicamente na questão financeira : embora mais rápida e sem aperto, a viagem de metrô pesa no bolso.

— De ônibus, gasto R$ 7,60 para ir a Botafogo e voltar, pois pago apenas uma passagem com o Bilhete Único. De metrô (considerando a tarifa promocional válida na integração do BRT com a Linha 4 na estação do Jardim Oceânico), desembolso R$ 14. Ou seja, prefiro economizar R$ 6,40 — explica Antônia.

A justificativa da diarista é a mesma de muitos passageiros.

Estudos técnicos de demanda contratados pelo governo estadual em 2011 previam que a Linha 4 transportaria cerca de 300 mil usuários por dia no primeiro ano de operação. A realidade, no entanto, está longe da projeção : antes da oferta de viagens gratuitas, a média diária era de 140 mil por dia (46,6% do total esperado).

Agora, a expectativa da Secretaria estadual de Transportes é que o patamar de 300 mil só seja alcançado em três anos. A nova previsão é fechar os 12 primeiros meses de operação com 255 mil usuários por dia, o que significa aumentar em 82% o número de usuários.

Em nota, o órgão admite que os estudos de viabilidade foram desenvolvidos projetando um outro cenário nas demandas por viagens na Linha 4. A secretaria também reconhece que o modelo atual, sem integração, acarreta ineficiência para todo o sistema de transporte público da Barra. Agora, o estado vem revendo todo seu planejamento operacional na região.

O estudo original da Linha 4 traçava um cenário no qual haveria integração tarifária entre diversos modais, e não apenas com o BRT. A expectativa era que 65% dos usuários chegassem ao metrô por meio de outros tipos de transporte. Além disso, o plano inicial não previa, por exemplo, as obras da prefeitura no Elevado do Joá, que ampliaram em 35% (cerca de 40 mil veículos a mais) a capacidade da via, minimizando um dos principais gargalos da ligação da Barra-Zona Sul.

Também ficou de fora do projeto a implantação, por parte do município, de um sistema de racionalização das linhas de ônibus, iniciado há dois anos e suspenso pelo atual prefeito Marcelo Crivella, para reavaliação.

A Linha 4, que consumiu mais de R$ 10 bilhões, foi projetada com seis estações. Cinco estão em funcionamento : Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. A da Gávea continua sem sair do papel (o custo da obra é de cerca de R$ 500 milhões), mas isso não explica a baixa demanda : de acordo com o estudo original da Linha 4, ela é a que teria menor fluxo : 19.100 passageiros a cada dia útil.
— O cenário mostra que faltou planejamento integrado entre os projetos de mobilidade da prefeitura e do governo do estado. O desafio, agora, é estimular a integração entre os modais. É preciso evitar medidas que estimulem ainda mais o uso de automóveis. No entanto, a prefeitura já anunciou o interesse de fazer parcerias público-privadas para construir grandes garagens subterrâneas — critica engenheiro de transportes e professor da PUC José Eugênio Leal.

O secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, defende a revisão do processo de racionalização das linhas de ônibus e também diz que o caminho certo é o da integração tarifária. Mas ele não dá prazos :
— Nós estamos conversando com o estado. O ideal seria a municipalização do metrô, para inclui-lo numa estratégia de operação com os ônibus. A integração tarifária é possível. Existiu nos primeiros anos do metrô na cidade.

Em nota, a Secretaria estadual de Transportes informa que tem monitorado as operações da Linha 4 e discutido com a concessionária do metrô medidas de integração com os ônibus. “Determinados serviços e linhas deveriam alimentar o sistema de alta capacidade, mas acabam por dividir passageiros”, diz o texto.

No entorno da estação do metrô no Jardim Oceânico, a operação dos demais serviços de transportes parece dar razão ao professor José Eugênio Leal. Para chegar ao terminal de integração pagando a passagem promocional (R$ 7),o passageiro tem como única opção o BRT Transoeste. Caso opte por uma das dezenas de linhas que circulam pela Avenida Armando Lombardi, terá que desembolsar os R$ 3,80 do coletivo mais os R$ 4,30 do metrô.

Não há descontos para quem viaja na Linha 4 e nos ônibus que param no terminal da Avenida Nuta James (em frente ao Condomínio Cascais), construído para operar de forma integrada com o metrô. O local virou apenas uma parada para duas linhas convencionais de ônibus que ligam a Barra até o Centro (concorrendo com o metrô), com itinerários que seguem pelo Alto da Boa Vista e pela Linha Amarela.

Morador do condomínio Alfa Barra, o advogado Josué Camargo é usuário da linha 805 (Alvorada-Jardim Oceânico), que circula pela orla em intervalos de aproximadamente 15 minutos. Ele diz que, de vez em quando, opta pelo ônibus, por ser mais barato.
— Trabalho no Centro. O metrô é mais rápido e confortável, pena que as tarifas sejam diferentes. Quando chega perto do fim do mês, escolho o ônibus para economizar.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Billy Drescher
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 14019
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 1611 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Billy Drescher » 17 Abr 2017, 12:35

O mais sem sentido é o Metrô não sair da cidade do Rio e não ter uma integração decente com os ônibus municipais.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105458
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3934 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 17 Abr 2017, 14:33

O metrô que vai até a Barra tem que ir até a Alvorada.

Ir até o Jardim Oceânico não é solução.

E o preço tem que ser mais barato também.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 191 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Chokito Cabuloso » 17 Abr 2017, 18:16

Mas metrôs não saem da cidade. Aqui em SP, só a CPTM serve a metrópole.
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45382
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4732 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Barbano » 17 Abr 2017, 18:31

Não é regra.

A linha 04 mesmo poderá ir até Taboão da Serra daqui a alguns anos. Há projetos para isso.

Há projetos também de linhas que iriam até o ABC (linha 18).
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Avatar do usuário
Billy Drescher
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 14019
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 1611 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Billy Drescher » 17 Abr 2017, 23:21

O problema nem é o metrô não sair do Rio, mas o fato de que o sistema não tem integração com os ônibus municipais.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
kleyton-bolanos
Membro
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 05 Nov 2014, 17:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo FR
Localização: Capital Mais Quente do Brasil
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por kleyton-bolanos » 18 Abr 2017, 12:41

A CPTM poderia ter estações até a Baixada Santista, isso seria bom pra quem quer ir a praia em dias quentes paulistas.
U.T.P.J.
União dos Trabalhadores Pró-Juventude
Uma Torta Para Jaiminho

D.N.V.R.
Diretório Nacional dos Veteranos de Restaurante
Donas Neves Velha Reumática

A.P.D.F.
Associação Pró-Direitos Femininos
Alfafa para Dona Florinda

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6847
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 598 vezes
Curtiram: 591 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Rondamon » 18 Abr 2017, 12:47

kleyton-bolanos escreveu:A CPTM poderia ter estações até a Baixada Santista, isso seria bom pra quem quer ir a praia em dias quentes paulistas.
Concordo. Tem trem urbano que vai pra Jundiaí (que já é interior).

O problema é que os governos não investem tanto em ferrovias.
Há 13 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45382
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4732 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Barbano » 18 Abr 2017, 14:35

Já é fora de propósito trem para Jundiaí por R$ 3,80. Obviamente não se paga. Imagine para Santos...

Também acho que deveriam investir mais em ferrovias, mas o serviço deve se pagar. Não dá para cobrar de quem vai para o litoral ou interior o mesmo de quem só se desloca dentro da capital.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Bugiga

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105458
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3934 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 23 Abr 2017, 05:42

O DIA

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Bgs
Membro
Membro
Mensagens: 6709
Registrado em: 12 Dez 2009, 16:55
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 124 vezes
Curtiram: 488 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Bgs » 23 Abr 2017, 17:17

Barbano escreveu:Não é regra.

A linha 04 mesmo poderá ir até Taboão da Serra daqui a alguns anos. Há projetos para isso.
Daqui alguns séculos. :P
Barbano escreveu:Já é fora de propósito trem para Jundiaí por R$ 3,80. Obviamente não se paga. Imagine para Santos...

Também acho que deveriam investir mais em ferrovias, mas o serviço deve se pagar. Não dá para cobrar de quem vai para o litoral ou interior o mesmo de quem só se desloca dentro da capital.
De ônibus saindo aqui de SP pra Santos dá pra achar por 20 reais. Um trem saindo da Luz por 10/15 reais ia ficar num preço bacana.
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105458
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3934 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 25 Abr 2017, 05:20

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/u ... dia-28.htm

Os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus do Rio de Janeiro decidiram em assembleia realizada nesta segunda-feira (24) aderir à greve geral convocada pelas centrais sindicais contra as reformas da Previdência e trabalhista.

A paralisação está marcada para a próxima sexta-feira (28). Na assembleia, que aconteceu na sede do Sintraturb (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro), rodoviários dos ônibus urbanos da capital fluminense, profissionais do BRT, condutores de VLTs, trabalhadores do transporte intermunicipais, do fretamento de turismo e do transporte escolar decidiram paralisar suas atividades a partir da 0h do dia 28.

Também foi decidido que a categoria se reunirá às 8h30 na frente da sede da Prefeitura do Rio para pedir ao prefeito Marcelo Crivella (PRB) que seja baixado um decreto proibindo a terceirização no setor de transporte coletivo da cidade.

A categoria também discutiu e aprovou durante a assembleia a abertura de renegociação do reajuste salarial deste ano junto as empresas.

Em comunicado divulgado pelo Sintraturb, o presidente do sindicato, Sebastião José, afirmou ue as mudanças propostas pelo Executivo vão "afetar, e muito o setor de transportes de todo o país". Ele disse ainda que "o sentimento da categoria pela paralisação é muito forte, mas que tudo tem que ser feito dentro da lei para que a população não seja prejudicada", informou o documento.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44161
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Antonio Felipe » 29 Abr 2017, 16:57

R$ 4,05 pra andar em um ônibus nessa qualidade maravilhosa em POA

Imagem

Foto minha, de hoje.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
Hugoh
Membro
Membro
Mensagens: 6206
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Hugoh » 29 Abr 2017, 19:15

Alguém que tenha o peso do Barbano pode ter sentado aí. Já pensou nisso?

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 191 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Chokito Cabuloso » 30 Abr 2017, 04:31

Gaúchos empinam o focinho se dizendo melhores que o resto do Brasil quando é tudo favelados como nós.
Imagem

Responder