Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
9%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
29
55%
outras
7
13%

Total de votos: 53

Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: QUADRINHOS & GIBIS

Mensagem por Victor235 » 17 Jan 2016, 21:39

Imagem

Provavelmente, "Bafo de Onça 90 anos" foi o último especial temático nestes moldes publicados pela Editora Abril, já que agora o "Disney Especial" vai voltar.

Imagem

Li e em alguns momentos não me sentia lendo um título dedicado ao personagem Bafo. Pois em muitas histórias ele é um mero figurante ou o responsável por algum crime, e não o personagem principal.

A edição comemorativa trouxe histórias do vilão em suas fases americana, italiana e brasileira. Histórias de outros países trazem o personagem em papel principal, e poderiam ter sido republicadas aqui também, como esta francesa:

Imagem

(via Zé Carioca # 1991, comentei sobre esta edição algumas páginas atrás).

Mas, claro, esta é uma edição histórica e isso justifica essa seleção.

Em uma outra história, encontrei erros como "detendo" (no lugar de "detento") e "medida mais energética" (tudo indica que era "enérgica").

Outra HQ traz um personagem parecido com o Amadeu, chamado Brutus.

Imagem

Outra curiosidade diz respeito ao gibi que acabei de postar nesse tópico. Sim, me deparei com essa história duas vezes, sem intenção; peguei esse gibi do Zé aleatório para ler e era a mesma que saiu no especial do Bafo.

Aproveitei para, invés de ler tudo de novo, comparar os balões, e notei que, no especial, corrigiram pequenos erros que saíram nesta mesma história quando publicada em Zé Carioca # 739.

Os erros que foram corrigidos foram um plural inexistente na palavra "obrigado" e uma inversão de diálogos. Compare:

Imagem

Estou enviando a indexação completa desta edição no Inducks.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Arenagak
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Figueirense
Curtiu: 54 vezes
Curtiram: 156 vezes

Mensagem por Arenagak » 17 Jan 2016, 22:53

Victor235 escreveu:Imagem

Já em "Esquecimento de pescador", podemos ver traços diferenciados do personagem Pateta, desenhado por Fred Abranz.
Foram produzidos vários curtas animados do Pateta com este mesmo visual. Será que era o mesmo desenhista?
Fundador, presidente, diretor, estagiário e faxineiro do Blog do Arenagak
Diretor executivo da UTPJ
Tesoureiro da APDF
Auditor fiscal do DNVR
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 17 Jan 2016, 23:16

Aí já não sei.

-------------------

Propaganda - Almanaque do Pato Donald

Imagem

(via Zé Carioca # 1799, de março de 1987)
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
E.R

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 18 Jan 2016, 10:06

Como faço para adicionar edições estrangeiras na minha coleção no Guia dos Quadrinhos? Tenho algumas aqui, mas nunca dá certo. Estou falando de marcar elas como presentes na minha coleção, as que já estão no site, e não de indexar pela primeira vez no site.

Arenagak
Membro
Membro

Mensagem por Arenagak » 18 Jan 2016, 11:43

Como eu não possuo nenhum gibi estrangeiro, nunca tentei adicionar um na coleção. De fato, não há opção para adicionar um gibi estrangeiro na coleção, talvez o cadastro dos mesmos foi implantado apenas para informar a origem das histórias quando publicadas em edições brasileiras. Tenta falar com a administração do GQ. :joinha:
Esses usuários curtiram o post de Arenagak (total: 1):
Victor235
Tesoureiro da APDF
Auditor fiscal do DNVR
Imagem

Rondamon
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 611 vezes
Curtiram: 616 vezes

Mensagem por Rondamon » 18 Jan 2016, 12:01

Victor235 escreveu:Em uma outra história, encontrei erros como "detendo" (no lugar de "detento") e "medida mais energética" (tudo indica que era "enérgica").
Se quem falou isso foi o Pateta, logicamente foi intencional.
Há 13 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 18 Jan 2016, 22:01

Que eu me lembro não foi ele, e isso não faria sentido, pois o personagem é somente atrapalhado, mas não fala errado.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 18 Jan 2016, 22:59

Imagem

Em "O repórter", de Dick Kinney e Al Hubbard (publicada em (Zé Carioca # 817, de julho de 1967), produzida muito antes da saga "Pateta Repórter", Pateta trabalha como repórter, e, também desastrado consegue estar nos lugares certos e se destacar na profissão, como acontece na recente saga.

Imagem

Curiosa também a colorização de suas roupas:

Imagem

Imagem

Já em "Uma coisa do outro mundo" (de Waldyr Igayara de Souza), vemos traços diferentes do personagem Nestor e uma expressão que desconheço: "vou aproveitar bem o fim de semana porque segunda-feira tem basquete de novo" (é uma expressão, a HQ não tem nada a ver com o esporte basquete).

Imagem

Outras histórias desta edição:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tem ainda a propaganda deste doce que a Anitta iria gostar:

Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 20 Jan 2016, 18:09

Imagem

"O segrêdo dos índios borrachudos" (Zé Carioca # 859), de Waldyr Igayara de Souza, é um remake de "Aventura na Amazônia", tiras clássicas do Zé Carioca.

A original foi publicada no Brasil pela primeira vez em 1944, antes da existência da Editora Abril. Apesar de rara, ela pode ser encontrada a venda, quem quiser desembolsar 250 reais por 16 páginas, segue o link: http://www.estantevirtual.com.br/livrar ... -127423386

O remake nunca foi republicado. Já a original foi publicada pela última vez no Brasil em "Zé Carioca 70 anos". Ela também saiu no especial de 20 anos da revista do personagem. Comentei sobre aqui: viewtopic.php?p=712735#p712735

Aliás, além de ser remakeada, esta história também já foi referenciada na HQ "Zé Milionário". Falei dela quando comentei sobre a "Série Ouro Disney # 03 - O Zécutivo", aqui: viewtopic.php?p=717078#p717078

Segue agora a capa e as duas outras HQs que foram publicadas em ZC # 859:

Imagem

Imagem

Imagem

Este gibi também tem palavras e expressões interessantes, como "vaqueano" (uma espécie de guia em trilhas), "juá-de-lobo" (uma fruta) e "folgo em ver". Cita também um combate americano, a "Batalha do Arco Curvado", que não sei se é real ou fictício.

Falei sobre esta edição também no tópico de propagandas: http://www.forumchaves.com.br/viewtopic ... 32#p756732

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 20 Jan 2016, 20:40

Imagem

A edição #50 da série atual do Pateta traz uma história inédita da série "Pateta Repórter".

Imagem

Também nesta edição:

Imagem

Imagem

Indexei esta edição no Inducks: https://coa.inducks.org/issue.php?c=br/PAT+++50

----

Imagem

Medeirosmaníaco CH
Membro
Membro
Curtiu: 452 vezes
Curtiram: 611 vezes

Mensagem por Medeirosmaníaco CH » 23 Jan 2016, 19:14

Eu tenho essa edição. As histórias são muito boas.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 23 Jan 2016, 21:55

Nos anos 90, a Editora Abril, com o selo Abril Cinco, lançou gibis em espanhol para vários países da América Latina e América do Norte: Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile, Porto Rico, Estados Unidos, República Dominicana, Panamá, Equador e Peru.

A mesma edição circulava em todos esses países.

Apesar disso, sem tirar o mérito de que achei muito interessante ler HQs Disney em espanhol, estes gibis eram um grande desleixo, ao menos no que vi na edição que consegui comprar ("Selección Disney # 02, de junho de 1995).

Imagem

-> A mesma edição circulava em vários países, só que eram exatamente as mesmas histórias que foram editadas para edições brasileiras da Editora Abril. Até aí, vá lá, mas nem ao menos se deram ao trabalho de apagar as marcações de códigos em publicações brasileiras, adicionando à mão do lado dessas marcações o código desta edição em si.

Essas informações não fazem sentido algum nos países que não o Brasil. Ao menos assim puderam espalhar algumas HQs brasileiras, como do grande Renato Canini, por aí.

Imagem

-> Outra marca do desleixo são que os balões não eram redesenhados, e sim apagados o texto em português para a tradução em espanhol ser colocada lá dentro. Ou seja, haviam frases que ficavam menores ou até maiores quando traduzidas, gerando sobras e recortes toscos.

-> Em um quadrinho, chegaram a apagar manualmente uma perna da letra M para o "Fim" se transformar em "Fin", só para não ter que editar o item e escrever a palavra novamente!

Imagem

-> Uma placa chegou a não ser traduzida e continuou escrita em português, enquanto no quadrinho seguinte a mesma placa aparece em espanhol (semelhante a um erro que postei aqui daqueie gibi "Mutt & Jeff").

-> Os próprios logotipos eram aproveitados das edições brasileiras. E vejam onde chega a folga: para os personagens que tem o nome escrito de igual forma usavam os mesmos logos, criando novos logotipos apenas para os que tem outra grafia em espanhol.

Imagem

-> A seleção de histórias é bem aleatória, tendo inclusive história de Natal neste gibi publicado em junho.

Dentre as histórias, uma delas, "Misterios de Medianoche", sairá no Brasil este mês, na volta do "Disney Especial":
http://www.planetagibi.com.br/2016/01/p ... -1-os.html

Outra é aquela em que Pateta trabalha como lixeiro. Falei sobre ela no "Mês dos Quadrinhos", relembre:

A HQ "Tá limpo!" tem um roteiro um pouco insólito. Nela, o personagem Pateta trabalha como lixeiro. Estranhamente, o único lixeiro de Patópolis.

Não dando conta de toda a sujeira, Mickey tenta ajudar organizando uma campanha de conscientização pela limpeza da cidade, que dá resultados.

Porém, com a cidade mais limpa, o prefeito abole o cargo de lixeiro na cidade, deixando o Pateta sem emprego. E o personagem ainda ri, e para comemorar vai pescar :estrelas:
Já "iQué fiesta!" saiu no Brasil pela última vez no Brasil no especial "Um brasileiro chamado Zé Carioca". Vou escrever sobre ele em breve.

Uma história estranha, que já comentei aqui, "O guarda chuva voador", também foi publicada nesta edição latina.

Em 07/12/2014, falei sobre ela:

Que brisa a história "O guarda-chuva voador" (Mickey # 226, agosto de 1971).

Pardal fica mandando as sobrinhas da Margarida "calarem o bico" e não o aborrecerem enquanto ele inventava um encolhedor de cogumelos.

As sobrinhas da Margarida pegam um guarda-chuva voador e chegam até uma bruxa que solta vapor se se molhar. Com a chuva, a "bruxa gasosa" evapora.

Pardal chega "saltando como um cabrito montês"e "perde a direção por causa de um cogumelo instantâneo".

No final, Lalá, Lelé e Lili lançam moda andando com "cogumelos instantâneos que brotam quando molhados" na cabeça.

:estrelas:

No Inducks não tem o roteirista da história: http://coa.inducks.org/story.php?c=W+WDCD+16-30 (peguei a imagem daí).
Esse tipo de curiosidade são coisas que descubro, tiro foto, escaneio, e você não encontra em outro lugar! Se gostou, curta o post e comente.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
ArenagakBugigaMedeirosmaníaco CH

Arenagak
Membro
Membro

Mensagem por Arenagak » 23 Jan 2016, 22:25

Detalhe para a logo do Mickey, que é a atual usada nos gibis.
Tesoureiro da APDF
Auditor fiscal do DNVR
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 24 Jan 2016, 19:05

Aquela prateleira que citei começou cair de novo. Acho que com isso resolveu :P
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 26 Jan 2016, 23:05

Imagem

Incrível como está em boa conservação a edição do "Almanaque Disney # 36" que comprei há um tempo. Está intacto, sem amassos, sem traças, sem rabiscos, super colorido, textura original das folhas e tudo mais.

Sobre a edição em si, só elogios também. Incrível como os gibis dos anos 70 eram bons. Esse tem HQs do Tio Patinhas com os sobrinhos do Donald, Mickey, Tico e Teco com Lobão e Pinóquio, Prof. Pardal, Zorro, Superpateta, Zé Carioca, uma história do Banzé que mostra seu dono, a primeira aparição da Companhia Teatral Peninha e história dos Metralhas e do Mancha Negra.

Isso sem falar nas propagandas da época, inclusive uma do gibi "Os Flintstones e outros "bichos" e de textos sobre a cidade de Recife e sobre a Copa de 1974 com referências da época curiosas de se ler 42 anos depois.

Responder