#00
Apesar do escrito "sensacionalista" na capa ("a mais importante história em 80 anos"), há muito o que se falar da história holandesa "Laços de Família", que saiu em "Pato Donald" # 2442, de abril de 2015.
[[se você pretende ler essa história, não leia esse post]]
-> Apesar de continuar usando a tradicional roupa preta, quando Donald se recorda de acontecimentos passados sua roupa foi colorida de azul.
-> Esta história mostra como Donald conheceu a Margarida e como se encontrou pela primeira vez com o Patinhas (ou ao menos como o pato relatou isso).
-> Donald se vê obrigado a contar a seus sobrinhos o que aconteceu com a mãe deles (eles nunca a viram). O pato não conhecia seus sobrinhos. Sua irmã Dumbela fez um voo no espaço. O foguete era perigoso, nele foi usado um combustível novo e desconhecido. Huguinho, Zezinho e Luisinho pensam que sua mãe já morreu.
-> Numa fantástica "quebra da quarta parede", Donald pega para ele os "gibis que aquele cara do Oregon escreve baseado em suas aventuras", uma clara referência à Carl Barks.
-> um pesquisador propõe que os personagens de Patópolis não envelhecem porque além de viverem na realidade também são personagens (tudo isso dentro de uma obra de ficção).
-> Os outros moradores de Patópolis que não estrelam gibis começam passar uns dias com os personagens. É a deixa para esta HQ contar com a participação do Horácio, Clarabela, Gepeto, Pinóquio, Prof. Pardal, Irmãos Metralhas, Lobão, Gansolino e vários outros personagens Disney.
-> todos eles aparecem nas duas últimas páginas:
-> vale destaque também a crítica aos viciados em internet:
(PS: não foi da digitalização, e sim esta página que está torta)
-> e erraram na tradução do "violão", que acabou sendo traduzido como "guitarra" mesmo:
-> Sobre a mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho, a solução encontrada foi dizer que ela ainda está viajando no espaço, onde o tempo corre de maneira diferente, e ainda vai voltar à Terra (e o pai deles, hein?

).
-> a conclusão do pesquisador é que o que rejuvenesce é ler HQs, não ser um personagem delas.
-> Excelente articulação dos temas propostos, o roteirista Evert Geradts se mostra um conhecedor do universo Disney e consegue ousar ao trabalhar com certos temas e misturar personagens Disney de universos diferentes.
Matéria especial - Encontro histórico
Outras HQs da edição:
----
