Mensagem
por Polegar » 29 Out 2014, 11:23
Eu penso que eles podem ter tudo (ou 99%) de CH sim, guardado nos arquivos.
Mas para não exibirem esses chamados perdidos mundiais, algum motivo deve ter. Não é possível que eles simplesmente tirem os episódios de circulação do nada, quebrando até sagas.
Primeiro, por defeitos técnicos. Como já falado aqui, alguns episódios devem estar em qualidade inassistível, com as fitas extremamente deterioradas. Isso explicaria o fato deles tirarem certos títulos de circulação, como "A Festa da Pichorra - Parte 2" 1976, que não tem nenhum motivo para sumir a não ser esse.
Alguns ainda se salvaram do cancelamento, mas tiveram que receber cortes fixos para esconder as falhas de vídeo, como "Não Se Enrugue Couro Velho Que Te Quero Pra Tambor" 1974 ou "Catapora da Chiquinha" 1975, por exemplo.
Outros ainda, até foram perdidos mundiais um dia, mais graças a uma restauração conseguiram se salvar e voltar á circulação, vide "A Sobrinha da Dona Clotilde" 1973. E não venham me dizer que a Televisa não passa por frescura de risquinhos, por que esse que falei e também "Quer Apostar Como Nunca Mais Entro Numa Aposta" 1975 estão bem maltratados, e ainda se salvaram. Eles chegaram até a mudar a abertura de um episódio, que estava com defeito de tela "A Peruca de Sansão", para que ele não fosse prejudicado.
Se tem coisa lá que não sai da prateleira, é por que está bem pior do que a gente pensa. Mas eu não estou protegendo a Televisa, não, por que se as fitas ficaram nesse estado, foi sim por descuido dos funcionários da época. E até dos de hoje, que não tiveram competência para perceber que as fitas estavam se deteriorando. Eles ainda podiam salvar umas tantas, se percebessem o erro antes, mas...
Eu até acho que devem ter algumas que consigam melhorar novamente com uma restauração decente. Mas uma restauração dessas, com melhoramento completo, e podendo voltar até com alguns perdidos, só poderia ser feita nos Estados Unidos, país que tem mais capacidade técnica, e que está aí, fronteira com o México. Por que essa p**** dessa emissora não manda logo o arquivo para lá, deixando a qualidade de imagem e áudio muito melhor, e podendo até voltar com uns perdidos mundiais, deixando logo os fans felizes? Isso só mostra o descaso da Televisa com os próprios produtos.
Alguns, como "A Carreta de Touros" 1973 devem estar lá até sem o ÁUDIO ORIGINAL, ou sem IMAGEM ALGUMA, se brincar.
O outro motivo é a censura. Sabemos que "Chapolin X Hitler" foi arquivado por conter a suástica, que hoje não pode aparecer em lugar nenhum. Também especulamos que "A Bela Adormecida Era Um Senhor Muito Feio - Parte 1" deve ter algumas piadas referentes aos sóviéticos, o que explicaria o fato de que a parte 1 de todas as suas versões, até mesmo do Programa Chespirito, estejam perdidas.
Também creio que, como CH foi infantilizado (lembrando que ele, no começo, era feito para adultos), alguns episódios com temáticas mais adultas devem ter sido arquivados. Outros, por serem meio pesados, também. Como é o caso de todas as versões de "O Necrotério", e da parte 3 de "Os Piratas" onde as pistas levam a crer que Alma Negra morre no final.
- Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):
- [PV]