Pernalonga e Looney Tunes

Tudo sobre os clássicos desenhos da Warner

Espaço destinado às discussões sobre TV, como programas, audiências, grades de programação, etc.
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8956 vezes
Curtiram: 4933 vezes

Re: Pernalonga e Looney Tunes

Mensagem por Jacinto » 28 Out 2014, 19:04

Apesar de serem iguais, sempre achei os 2 excelentes :D

Raphael'
Membro
Membro
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 360 vezes

Mensagem por Raphael' » 28 Out 2014, 19:35

Eu já tinha visto esse episódio do Pernalonga tocando piano, dublado pela Herbert leva o título de "Concerto Sem Dó".

Ambos são de 1946, no caso do T&J foi lançado em 1947 mas produzido um ano antes.

Danton 2013
Membro
Membro
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 43 vezes

Mensagem por Danton 2013 » 28 Out 2014, 20:07

Aqui está a história por trás das semelhanças entre os curtas The Cat Concerto e Rhapsody Rabbit, ambos produzidos em 1946, pela MGM e Warner, respectivamente:

http://web.archive.org/web/200709281930 ... ncerto.htm
Jakob & Bronislaw Gimpel Arquivos
A controvérsia Cat Concerto (mistério resolvido?) por Peter Gimpel

Copyright © 2005 por Peter Gimpel

Recentemente tenho recebido e-mails de diversas partes do mundo, indagando sobre as gravações meu pai fez para os desenhos animados. Até onde eu sei, ele fez apenas dois, "Rhapsody Rabbit" para a Warner Brothers, e "Johann Mouse" para a MGM. Os créditos do filme para "Rhapsody Rabbit" (Bugs Bunny em caudas realizando segundo Hungarian Rhapsody de Lizst sobre, sob e em torno de um rato interloping) não incluiu o meu pai. Esta foi a seu pedido, porque nessa fase inicial de sua carreira americana, ele não deseja se tornar conhecido como "o cara que tocava piano para Bugs Bunny".

No entanto, a colaboração do meu pai está documentada, creio eu, in fine livro de Joe Adamson ", 50 anos e apenas um cinza Hare," (New York, Henry Holt, 1990), e é confirmada por daybook do meu pai, que lista, para quinta-feira , 31 de janeiro de 1946, em 8:00: ". Warner Bros. - 2 Rhapsody para cartoon" O jogo também é claramente reconhecível para mim como o meu pai, não obstante as muitas interrupções e distorções do ritmo de comédia.

O desenho vencedor do Oscar "Johann Mouse" foi feito em 1952 e credita corretamente o meu pai como o pianista e compositor dos arranjos musicais.

Havia também um terceiro desenho animado que foi atribuído às vezes com meu pai e tem sido objecto de vários inquéritos. Este é um desenho animado MGM chamado "Cat Concerto", com Tom & Jerry em funções praticamente idênticas às do Pernalonga eo mouse sem nome em "Rhapsody Coelho." Em "Cat Concerto", Tom aparece como um pianista de concerto executando a mesma Segunda Rapsódia Húngara ouvido em "Rhapsody Coelho!"

De acordo com informações disponíveis na internet, tanto "Cat Concerto" e "Rhapsody Rabbit" saiu no mesmo ano de 1946, e sua triagem na Academia foi marcada por escândalos e acusações recíprocas de plágio. O prêmio de Melhor Curta Assunto foi para "Cat Concerto", embora muitos sentiram que "Rhapsody Rabbit" foi o melhor desenho animado. Como o meu pai em "Rhapsody Coelho," o pianista em "Cat Concerto" realizada incógnito, e, até onde eu sei, a sua verdadeira identidade permanece desconhecida ou reservadas a este dia.

Eu acredito que eu sou capaz de resolver o mistério.

Primeiro de tudo, ao comparar as duas versões do Rhapsody, um ouvido musical experiente irá imediatamente reconhecer que eles não são de todo iguais. As diferenças mais óbvias estão no início e no fim. Rhapsody dos erros começa com uma explosão de galvanização de energia dramática, enquanto acordes de abertura de Tom são sombrias e lenta - muito lenta - um ritmo excêntrico meu pai nunca teria escolhido. A passagem oitava diabólico no final do recital de Tom é jogado em oitavas individuais e com uma velocidade fenomenal e precisão. Em "Rabbit Rhapsody", meu pai executa a mesma passagem em oitavas duplas trovejantes - menos difícil, mas muito mais eficaz. Além disso, há muitas nuances de assinaturas em todo o desempenho do meu pai que estão faltando a versão "Cat Concerto". Além disso, enquanto o meu pai tinha uma técnica fabulosa, oitavas simples, não fosse sua "forte", especial e ele nunca teria registrado o fim da segunda Rhapsody in oitavas simples.

Não me entenda mal. Ambos os pianistas são ótimos, e compartilhar certos traços estilísticos em comum; mas, claramente, eles não são uma ea mesma. Quando eu ouvi pela primeira vez "Cat Concerto", pensei de Shura Cherkassky, um grande pianista com uma técnica fenomenal, cujo jogo foi comparável em alguns aspectos a meu pai, embora - quando se trata do repertório clássico / romântico - um pouco menos refinado em musicalidade e bom gosto musical. Perguntando se eu poderia comparar "Cat Concerto" com uma gravação real Cherkassky da 2ª Rhapsody, liguei para uma amiga querida, em British Columbia, que acontece de ser um colecionador dedicado de gravações Cherkassky. Estou falando do poeta Alexander Forbes (cujo Rumores de abelhas delicioso Tive o privilégio de publicar no meu Red Novilha Press - ver http://www.redheiferpress.com ). Minha amizade com Alex Forbes é uma herança de família: seu pai, Charles Forbes, um aluno de Egon Petri, era um pianista talentoso e um grande admirador e amigo íntimo do meu pai e Cherkassky. Forbes-o-filho jogado bela gravação do segundo Rhapsody do Cherkassky 1985 para mim por telefone. Não obstante os 39 anos entre as gravações anteriores e posteriores, a semelhança com o "Cat Concerto" foi bastante convincente - a partir dos acordes introdutórios excêntrica lenta aos finais oitavas individuais. Aos 76 anos, Cherkassky não jogar oitavas tão rápido ou tão brilhante como ele jogou-os em 1946, mas eles ainda estavam fluente e fácil. Alex Forbes, em seguida, ouviu uma versão baixada do "Cat Concerto", e concorda comigo que o pianista é "sem dúvida" Shura Cherkassky.

A hipótese de Cherkassky como o pianista mistério de "Cat Concerto" se encaixa mais do que musicalmente. Há um aspecto mais sério para o enigma: na verdade, parece que nem a MGM nem Warner jamais foi capaz de limpar completamente a si mesmo de a mancha de plágio - embora Warner Brothers (mais uma vez, de acordo com informações disponíveis na internet), colocar em defensiva, supostamente lançada a história de que o seu laboratório de processamento de filme enviou as cópias de "Rhapsody Rabbit" a MGM por engano. Por sua parte, a MGM foi relatado para ter insistido que ele tinha estado a trabalhar de forma independente na mesma idéia o tempo todo.

Pessoalmente, eu não acredito que qualquer versão. Se fosse verdade que Technicolor enviou as impressões para o estúdio errado, a última coisa MGM teria feito teria sido para tentar produzir uma cópia tão óbvia a partir do zero. Por outro lado, o acaso de dois grandes estúdios concorrentes na mesma cidade cada um trabalhando de forma independente em exatamente a mesma idéia sem vazamentos envolvidos simplesmente desafia a crença. Claramente, havia um vazamento - apenas o suficiente de um vazamento de obter pessoas estranhas interessados ​​na idéia, mas não o suficiente de um vazamento para assustar-los fora. Aqui está o que eu acho que realmente aconteceu:

Cherkassky, como já referi, foi muito simpático com os meus pais durante os anos 40 adiantados. De acordo com os meus pais, ele era um homem encantador e divertido, e, eles eram muitas vezes juntos para as refeições, festas e passeios. Havia uma rivalidade amigável entre os dois pianistas, cada um lutando para superar o outro no piano. O jovem Cherkassky teve uma falha lamentável, porém, que, eventualmente, terminou o relacionamento: que ele era um brincalhão inveterado, e era um defeito que afetou mais de seu senso de humor. Existem várias histórias sobre as travessuras de Cherkassky, mas tenho três em excelente autoridade.

Alex Forbes diz-me que Cherkassky usado para passar por seu negócio do pai (de Alex) de vez em quando e pedir 50 centavos ou mais para "o dinheiro do gás." Isso continuou por um período considerável. Para pagar a guia de montagem, Cherkassky finalmente convidou Forbes para um suntuoso almoço no Derby Brown (um famoso restaurante de Hollywood, já não existe). "Ordena o que quiser. Por minha conta." Um deleite que era, e que incluiu uma muito boa garrafa de vinho; mas quando o garçom trouxe a conta, Cherkassky cobrada tudo para a conta de Josef Hoffman - o famoso pianista - o professor de Cherkassky e um patrono famoso do Derby Brown!

Em outra ocasião, diz Alex Forbes, seus pais estavam em uma festa com Cherkassky em casa dos meus pais. Havia vários convidados, e, à noite, sendo quentes, jaquetas e gravatas foram depositados no quarto. Mais tarde, naquela noite, como os Forbeses foram andando de volta para seu carro com Cherkassky, este último chamou um monte de gravatas do bolso do casaco e mostrou-lhes a Charles. "Onde você conseguiu isso?" perguntou Forbes, com surpresa. "A partir do quarto Gimpels '", foi a resposta indiferente.

De acordo com a minha mãe, o que terminou sua amizade com Cherkassky foi o seguinte. Houve uma série de telefonemas de brincadeira de origem desconhecida para a casa dos meus pais, e minha mãe e meu pai eram bastante preocupado. Uma noite, durante uma festa, minha mãe passou a observar Cherkassky nos números aleatórios marcação corredor no telefone. A próxima vez que ela recebeu um telefonema brincadeira, ela disse para o receptor, "Shura, eu sei que é você. Pare com isso, ou eu vou contar à polícia." As chamadas parado.

Em face do exposto, eu acho que é seguro conjectura que de alguma maneira palavra voltou para Cherkassky que meu pai estava gravando o Liszt Rhapsody para a Warner Brothers. Possivelmente, o meu pai ou algum outro colega mencionou isso a ele em confiança, ou, como possivelmente, a Warner tinha inicialmente abordado Cherkassky para fazer o trabalho eo negócio não passou. De uma forma ou de outra, eu suspeito que Cherkassky, cacarejando com alegria, visitou seus contatos no MGM (todos os grandes músicos de Los Angeles registrou para os estúdios) e casualmente deixar cair, "Ei, você sabe o quê? Eu tinha essa grande idéia para um Tom & Jerry desenho animado...! "

Eu quase posso ouvir a reação. "Maravilhoso! Vamos fazer isso! E por que você não gravar a parte de piano?"

Se a minha conjectura é correta, então é verdade, afinal, que a MGM não tinha idéia de que a Warner Brothers tinha vindo a trabalhar sobre esta mesma idéia, ou mesmo que a Warner foi a fonte de sugestão de Cherkassky. Se soubessem, eles nunca teriam gasto os recursos para a produção de um filme que foi obrigado a chamar-los em uma controvérsia muito feio. Por seu lado, a Warner poderia ter tido as suas suspeitas, mas, como sempre, com vazamentos, havia muito pouco que pudesse fazer sobre isso.

Em última análise, é claro, a piada era Cherkassky. Ele deve ter ficado louca para contar a todos que ele era o pianista mistério da Academy Award-winning "Cat Concerto!" Ironicamente, ele não podia se permitir fazer isso, pois se a verdade saísse, poderia ter danificado seriamente sua reputação e carreira. Como isso deve ter doído! Ainda mais irônico é o fato de que 60 anos após o evento, o desempenho do Cherkassky ainda está sendo atribuído ao meu pai!

No fechamento, é importante notar que os meus pais participaram de um recital de Cherkassky de em Los Angeles algum tempo, eu acredito que, durante os anos 80 adiantados. Eles foram ao camarim para parabenizar o artista após o que eles disseram foi um desempenho maravilhoso. Pelo que eu ouvi, foi um reencontro genuinamente alegre e um tanto emocional, depois de tantos anos.
Imagem
Imagem
Danton, fã número 1 dos Desenhos Clássicos
Pica-pau
Imagem

Tom & Jerry
Imagem

Looney Tunes
Imagem

Bóris
Membro
Membro
Time de Futebol: nenhum
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 77 vezes

Mensagem por Bóris » 28 Out 2014, 21:02

Na minha opinião os dois episódios são realmente muito bons.
Mas independente de qual é cópia de qual, prefiro o do Tom e Jerry, pois acho que tem mais cara de ser original e ter combinado mais. Tipo, o Pernalonga contracenado com um rato e ele falando praticamente nada durante todo o episódio não combinou muito. Esse tipo de encenação combina muito mais com Tom e Jerry.
Imagem

Fellipe
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Mensagem por Fellipe » 29 Out 2014, 01:36

Concordo, como eu já tinha visto esse do Tom e Jerry, achei meio desnecessário o Pernalonga contracenando com um rato também.

[PV]
Membro
Membro
Curtiu: 2165 vezes
Curtiram: 1098 vezes

Mensagem por [PV] » 29 Out 2014, 08:41

1 - Teve algum censurado do Looney Tunes que foi lançado em DVD?, é porque ontem estive assistindo o ''O Ensopado de Coelho'' e qualidade dele era boa, sem logos (Não era ótima), e ainda na vinheta de abertura e encerramento não tem música (Poderia ser mixado), baixei do servidor minhateca de um cara que reupou os episódios baixados do blog ''Hanna Barbera Show Parte 2''. (Se alguém tem problema com o Uploaded, recomendo baixar nesse servidor, pois a velocidade consome o máximo da sua banda sem gerar links e com qualquer gerenciador de download).
2 - Tem alguns do Pernalonga e/ou do Looney Tunes que termina do nada mesmo?, é porque tinha alguns dos anos 40 que terminava desse jeito. (Ex: Episódio ''O Mundo é dos Mais vivos'').
3 - De toda a sua história do Looney Tunes/Merrie Melodies, ''O Coiote e Papa-Léguas'' só teve 47 episódios mesmo?, achei que tinha mais...

Raphael'
Membro
Membro

Mensagem por Raphael' » 29 Out 2014, 10:50

1 - Não.
2 - Sim.
3 - Sim, tirando os do Coiote junto com o Pernalonga.

[PV]
Membro
Membro
Curtiu: 2165 vezes
Curtiram: 1098 vezes

Mensagem por [PV] » 29 Out 2014, 10:56

Raphael' escreveu:1 - Não.
2 - Sim.
3 - Sim, tirando os do Coiote junto com o Pernalonga.
1 - Então de onde vem as gravações em boa qualidade dos censurados se eles não são mais distribuídos desde os anos 60?

Quanto as 2 respostas, valeu. :joinha:

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Mensagem por Chambón » 29 Out 2014, 11:39

Paulo Vitor CH escreveu: 1 - Então de onde vem as gravações em boa qualidade dos censurados se eles não são mais distribuídos desde os anos 60?
Esses Cartoons se tornaram disponíveis ao domínio público pouco depois de saírem da TV, em 1968. Desde então, diversas distribuidoras independentes os lançaram em VHS e DVD.

Eu tinha um DVD com ''Jungle Jitters'' (1938), por sinal. A dublagem era horrível, claramente feita com baixíssimos custos. Qualquer dia eu procuro e upo por aqui.
Esses usuários curtiram o post de Chambón (total: 1):
[PV]
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Mensagem por Fellipe » 29 Out 2014, 13:21

É possível achar todos os episódios do Coiote e Papa Léguas no Web Archive, já que eu acredito terem se tornado de domínio público também.

Raphael'
Membro
Membro

Mensagem por Raphael' » 29 Out 2014, 14:09

Nos DVDs originais dos Looney Tunes não encontrará episódios censurados, tudo ali passa normalmente no Sbt e TV fechada.

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Mensagem por Chambón » 29 Out 2014, 14:23

Raphael' escreveu:Nos DVDs originais dos Looney Tunes não encontrará episódios censurados, tudo ali passa normalmente no Sbt e TV fechada.
Exato. Eu falo de produções independentes, tal como essa da foto abaixo:

Imagem

O contéudo é composto inteiramente por curtas em domínio público, extraídos de fitas (creio eu) não remasterizadas.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8956 vezes
Curtiram: 4933 vezes

Mensagem por Jacinto » 29 Out 2014, 15:29

Só uma pergunta, aqueles episódios do Coyote em que ele rouba ovelhas e tem o cachorro que vigia as ovelhas chamado Charlie faz parte do programa "O Coiote e Papa-Léguas" ?

Raphael'
Membro
Membro

Mensagem por Raphael' » 29 Out 2014, 17:25

Chambón está certo, esses DVDs contém certos episódios sumidos e com uma dublagem diferente, conheço alguns da coleção "Mundo Animado" também.
Jacinto escreveu:Só uma pergunta, aqueles episódios do Coyote em que ele rouba ovelhas e tem o cachorro que vigia as ovelhas chamado Charlie faz parte do programa "O Coiote e Papa-Léguas" ?
Sim, pertence ao "The Road Runner Show".

Ruan Fonseca
Membro
Membro
Time de Futebol: potiguar de mossoró
Curtiu: 360 vezes
Curtiram: 1706 vezes

Mensagem por Ruan Fonseca » 29 Out 2014, 18:08

Interessante, assistia ambos os episódios quase que diariamente e nunca notava nada de estranho, mas parando pra analizar eles são quase idênticos.
Bem vou fazer uma pergunta e um pedido:

Pergunta: Porque a cinecastro utilizou a mesma Bgm do Tom e jerry em quase todos os desenhos dublados por ela, inclusive nos looney tunes? Ela podiam ter pelo menos variado, deixando alguns momentos sem a BGM de fundo ou até mesmo mixar trechos da bgm correspondentes com as cenas dos episódios em si.
Ps: Eu sei das Dificuldades técnicas da época, mas o trabalho podia ter ficado melhor, vide Pica-Pau dublado pela AIC.

Pedido: Alguém tem o curta "The Wild Hare" (O coelho selvagem) com dublagem antiga?
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Responder