Pokémon

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Red
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Curtiu: 0
Curtiram: 969 vezes

Re: Pokémon

Mensagem por Red » 08 Set 2014, 07:11

Eu já sabia dessa, mas não deixa de ser uma curiosidade interessante, pelo menos a 4Kids foi criativa nesse ponto, pior foi trocar o nome do protagonista que era uma homenagem ao Satoshi Tajiri para colocar "Cinzas".

A propósito, vocês sabiam que não foram somente o anime (via 4Kids) e os mangás (via VIZ Media) que sofreram censura, mas também os games? Alguns casos:

- Nos jogos da primeira geração (Red, Green Blue e Yellow) e seus remakes (FireRed & LeafGreen), há um velho deitado na cidade de Viridian que não te deixa passar. Nas versões americanas, ele é um velho rabugento e a sua neta diz que ele está fraco por não ter tomado café, já na versão japonesa, é dito que ele está bêbado e se recupera após tomar um café forte.

- Nas versões europeias de Diamond & Pearl, o sprite do Registeel foi modificado. Enquanto que nas versões japonesas e americanas o Pokémon aparece com o braço esquerdo levantado, nas europeias ele aparece com o braço abaixado. A Nintendo da Europa entendeu que o braço levantado fazia apologia ao nazismo. Em Platinum e HeartGold & SoulSilver, a Game Freak passou a utilizar o sprite com o braço abaixado.
Imagem Imagem

- Nas versões europeias de Platinum, não é possível jogar no Game Corner da cidade de Veilstone, para não induzir as pobres criancinhas ao vício dos jogos de azar. A partir de Black & White, a Game Freak baniu os Game Corner.

- Esse é o mais estranho de todos. Em Black & White, quando se escolhe o personagem masculino, no verão, em determinado ponto do jogo, você encontra um personagem (o Alpinista Andy) em frente a Roda Gigante da cidade de Nimbasa. Após batalhar com ele, vocês darão um voltinha na Roda Gigante. O diálogo da versão japonesa enquanto estão no brinquedo foi considerado um tanto... impróprio e foi bastante modificado na versão americana:

Versão americana
O quê?
Não foi isso que eu prometi?
Você ainda quer passear na Roda Gigante?
OK, tudo bem, eu acho...
(entram no brinquedo)
Eu pensei que iria aproveitar esse passeio, mas eu sinto como se estivesse apertado em um espaço minúsculo...
Felizmente eu não tenho medo de altura. Isso não seria legal para um alpinista.
Eu vou ficar legal. Me sinto legal aqui dentro. Olha como é legal lá fora.
(fim do passeio)
Isso... uh... isso foi divertido. Sim, que bela vista...
O quê? Eu não estava olhando a paisagem?
Eu fiquei olhando para os meus pés todo o tempo?
O que você está falando?
Está pensando que eu tenho medo de altura?
Nah. Isso seria ridículo.
Eu caminho por montanha mais altas do que está pequena Roda Gigante.
Te pego depois, Treinador!

Versão japonesa
Ufa, muito bem, garoto!
Você e seu Pokémon são esplêndidos!
Maravilhoso! Eu não me canso deles!
Então, agora...
Nós aquecemos nossos corpos e almas, então...
Vamos para dentro da Roda Gigante!
Me acompanhe, garoto!
(entram no brinquedo)
Ho ho... com certeza está úmido... como uma sauna, garoto, eu te digo!
Ahhh, isso está tão quente...
você está realmente suando, garoto...
A propósito... garoto...
você já teve um amor?
(fim do passeio)
Cara, aquela coisa estava mais quente e úmida do que eu esperava!
Mas eu acho que comecei a conhecê-lo um pouco melhor, garoto! Você entende?!
Eu estou pensando em dar mais uma volta!
Quando você quiser melhorar sua compreensão, não fique tímido, passe por aqui e grite! Certo!
OK, vejo você de novo, garoto!

Powered by Google Translate

Aliás, no mangá Pokémon Special volume 43, lançado recentemente no Brasil como Pokémon Black & White volume 1, o autor brinca com esse diálogo bizarro da versão japonesa. No capítulo 4 (VS. Cottonee), o protagonista Black encontra esse Andy na Rota 1 e começam uma batalha, só que o alpinista abandona a batalha após um ataque de fogo do Tepig. Ele se justifica dizendo que não suporta o calor, sendo um "calorento irremediável".

Depois disso, o Black fica suando (porque o lugar começa a pegar fogo) e o alpinista solta praticamente a mesma frase do jogo: "meu jovem, você está pingando de suor".

--------------------------------------------

Saiu mais um trailer dos jogos Omega Ruby & Alpha Sapphire:

[youtube16x9]

Está bonito demais! Apesar de achar esse negócio de concurso e Pikachu cosplay uma frescurada sem tamanho, tem quem goste. E tô achando que o 3DS vai abrir o bico rodando esse jogo, se no X & Y o console quase explode numa batalha tripla com condições climáticas, imagina com todas essas coisas mostradas no vídeo. Não duvido que esse seja o último jogo principal da franquia para o 3DS, os próximos devem ser exclusivos para o New 3DS que tem um hardware mais potente.
Ex-moderador da Fonte dos Desejos (05/2013 a 11/2013)
Ex-moderador do TV de Segunda Mão (05/2015 a 11/2015)
Ex-moderador global do Fórum Chaves (11/2013 a 11/2014 e 11/2015 a 05/2016)
Usuário do mês de janeiro de 2017

Ruuki
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 160 vezes

Mensagem por Ruuki » 08 Set 2014, 15:27

Também teve censura no sprite dos swimmers (treinadores do mar) onde trocaram as sungas por bermudas, e biquínis por maiôs
A MAIS QUERIDA DO FÓRUM CHAVES:
Bi-Vencedora do A Propósito... - Edições #5 e #6 (2011)
Bi-Vencedora do Balão do Usuário 3.0 - Edições #2 e #16(2011/2012)
Vice-Campeã do 14º Concurso de Piadas (2012/2013)
Consagrada Usuária Dourada da Fazenda do Fórum Chaves 2 - Em grupo (2013)
Eleita a Usuária do Mês de Outubro e Novembro/2013
3º Lugar na Fazenda do Fórum Chaves 3 (2014)
3º Lugar na Casa dos Chavesmaníacos 14 (2015)
Moderadora do TV de Segunda Mão (Novembro/2015-Novembro/2016)
Campeã da Casa dos Chavesmaníacos 15 (2016)
Vice-Campeã da Fazenda do Fórum Chaves - Nova Chance (2018)
Campeã de #AFazendaConectada (2019)
Moderadora (Maio-Novembro/2019)

Chavo
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 08 Set 2014, 16:01

É muito comum censura nos jogis, em especial nos sprites de treinadores. Listo abaixo alguns exemplos que vi na Bulbapedia, a maioria deles de Gold, Silver e Crystal.

Na versão japonesa, as Hexmaniacs de RSE aparecem possuídas, sem pupilas aparentes nos olhos. Na ocidental, elas foram redesenhadas normalmente.

Na versão japonesa, os Sages e as Mediums de GSC aparecem com um crucifixo. Na ocidental, o crucifixo foi removido.

Na versão japonesa, os Fishers de GSC aparecem com um cigarro na boca. Na ocidental, o cigarro foi removido.

Na versão japonesa, as Beauties e Swimmers de GSC aparecem com vestes curtíssimas e piscam pro treinador. Na ocidental, foram redesenhadas com vestes mais longas e sem estarem piscando.

Na versão japonesa os Swimmers de GSC usam sunga. Na ocidental, um calção.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Jiback
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 10 vezes
Curtiram: 28 vezes

Mensagem por Jiback » 08 Set 2014, 22:37

Sobre o nome "Ash", existe um significado maior que simplesmente "cinzas". Mas confesso que não lembro qual é =/ a versão americana de Pokémon 2000 brinca com o nome dele na lenda do escolhido também (brincadeira que se perdeu na nossa dublagem).

Todos os nomes americanos têm algum significado e um porquê de terem sido escolhidos, não é aleatório.

Chavo
Membro
Membro

Mensagem por Chavo » 08 Set 2014, 23:16

Não teria a ver com renascer das cinzas? Afinal, o Ash viu o Ho-oh (Fênix) no primeiro episódio e tá sempre iniciando do zero cada jornada em que ingressa. :vamp:

Misty (neblinado, enevoado) e Brock (rock = rocha) são autoexplicativos.

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)

Red
Membro
Membro

Mensagem por Red » 09 Set 2014, 08:47

Jiback escreveu:Sobre o nome "Ash", existe um significado maior que simplesmente "cinzas". Mas confesso que não lembro qual é =/ a versão americana de Pokémon 2000 brinca com o nome dele na lenda do escolhido também (brincadeira que se perdeu na nossa dublagem).

Todos os nomes americanos têm algum significado e um porquê de terem sido escolhidos, não é aleatório.
Se não me engano a explicação é só essa mesmo. A lenda segundo a versão brasileira é: "[...]embora o guardião do mar vai se levantar para a luta sufocar, somente a sua música falhará e assim virará cinzas a Terra." Daí a virgem do festival pergunta onde vão encontrar o escolhido e, numa adaptação até que aceitável da dublagem, a Misty fala: "tá na lenda! Cinzas em inglês é Ash."

Aliás, a Delart comete um erro incrível nesse filme, colocando dois dubladores no vilão da história, sem falar no Patolino dublando o Meowth. Mas uma coisa legal da dublagem do filme é a mescla de dubladores paulistas e cariocas, em especial o Carlos Seidl dublando o Carvalho, que ficou muito bom.

E independente do quão poético seja a origem do nome na versão estadunidense, não deixa de ser uma das milhares de cagadas da 4kids nomear o protagonista de Éxi, enquanto que o seu nome no Japão é uma homenagem ao cara que, junto com Ken Sugimori, criou a porra toda.

100º post meu no tópico. Que vício...

Ruuki
Membro
Membro

Mensagem por Ruuki » 09 Set 2014, 21:04

O nome de Misty tem esse significado por causa de seu temperamento, e o de Brock é porque ele é líder de ginásio, e os líderes tem nomes relacionados ao tipo de Pokémon que usa

Chavo
Membro
Membro

Mensagem por Chavo » 09 Set 2014, 21:09

Misty tem a ver com o tipo dela (água), não com o temperamento. Explosiva do jeito que é a Misty lembra até o tipo fogo em vez do água haha.

Ruuki
Membro
Membro

Mensagem por Ruuki » 09 Set 2014, 21:56

Chavo escreveu:Misty tem a ver com o tipo dela (água), não com o temperamento. Explosiva do jeito que é a Misty lembra até o tipo fogo em vez do água haha.
Foi mais por causa da neblina e da névoa kkkkkkkkkk

Jiback
Membro
Membro

Mensagem por Jiback » 10 Set 2014, 01:59

Rei de Copos escreveu:
Jiback escreveu:Sobre o nome "Ash", existe um significado maior que simplesmente "cinzas". Mas confesso que não lembro qual é =/ a versão americana de Pokémon 2000 brinca com o nome dele na lenda do escolhido também (brincadeira que se perdeu na nossa dublagem).

Se não me engano a explicação é só essa mesmo. A lenda segundo a versão brasileira é: "[...]embora o guardião do mar vai se levantar para a luta sufocar, somente a sua música falhará e assim virará cinzas a Terra." Daí a virgem do festival pergunta onde vão encontrar o escolhido e, numa adaptação até que aceitável da dublagem, a Misty fala: "tá na lenda! Cinzas em inglês é Ash."

Aliás, a Delart comete um erro incrível nesse filme, colocando dois dubladores no vilão da história, sem falar no Patolino dublando o Meowth. Mas uma coisa legal da dublagem do filme é a mescla de dubladores paulistas e cariocas, em especial o Carlos Seidl dublando o Carvalho, que ficou muito bom.

E independente do quão poético seja a origem do nome na versão estadunidense, não deixa de ser uma das milhares de cagadas da 4kids nomear o protagonista de Éxi, enquanto que o seu nome no Japão é uma homenagem ao cara que, junto com Ken Sugimori, criou a porra toda.

100º post meu no tópico. Que vício...
Verdade, até que a dublagem se saiu bem :P
E bem, pelo menos "Ash" de certa forma está inserido em Satoshi. =]

Red
Membro
Membro

Mensagem por Red » 10 Set 2014, 11:38

O nome da Misty é mais bizarro ainda. Quem diabos se chama neblina? Se bem que nome estranho é marca da franquia, no mangá mesmo os protagonistas levam o mesmo nome do jogo em que participam, daí nós temos menina chamada de Azul, Amarela, Branca e Y e menino chamado de Verde, Pérola, Preto e Preto 2.

E não sabia que o Jiback do fórum era o mesmo do JBox. Excelente site, leio a bastante tempo.

Mas aquela piada do 1º de abril já tinha sido feita pelo ANMTV no ano passado. :vamp:

Jiback
Membro
Membro

Mensagem por Jiback » 10 Set 2014, 14:04

Rei de Copos escreveu:O nome da Misty é mais bizarro ainda. Quem diabos se chama neblina? Se bem que nome estranho é marca da franquia, no mangá mesmo os protagonistas levam o mesmo nome do jogo em que participam, daí nós temos menina chamada de Azul, Amarela, Branca e Y e menino chamado de Verde, Pérola, Preto e Preto 2.

E não sabia que o Jiback do fórum era o mesmo do JBox. Excelente site, leio a bastante tempo.

Mas aquela piada do 1º de abril já tinha sido feita pelo ANMTV no ano passado. :vamp:
Esse estranhamento, como o da Misty, varia de cultura. Seria o mesmo que dizer que Sakura (nome muito comum no Japão) é estranho, afinal, quem se chama "Cerejeira"? hehe :P

E sim, sou aquele Jiback, mas não espalha D= hehe Obrigado pelo elogio. Quanto à piada ter sido feita pelo ANMTV, sinceramente não vi.

@EA
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Mensagem por @EA » 11 Out 2014, 19:05

Quando sai o 2º Pokémon Black & White?
Agente da Coroa a serviço da Rainha

Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!

Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Red
Membro
Membro

Mensagem por Red » 12 Out 2014, 01:16

Sai ainda esse mês. Está em pré-venda no site Liga HQ: http://loja.ligahq.com.br/pokemon-2.html#.VDn3LvkXE-J. A Beth Kodama já divulgou em seu Facebook a capa da edição brasileira de Pokémon Black & White volume 2:

Imagem
White coxuda
Preço: R$ 11,90
Páginas: por volta de 200
Periodicidade: Bimestral (saga concluída no Japão com 9 volumes, mangá em andamento com 51 volumes)
Capítulos: 7 (Vs. Galvantula / Vs. Timburr / Vs. Purrloin / Vs. Tympole / Vs. Audino / Vs. Pansage, Pansear e Panpour / Vs. Watchog)

Incrível como as capas brasileiras estão melhores do que as da edição japonesa e as da edição lixo estadunidense:
Imagem
Imagem
A arte está mais limpa e melhor redimensionada. Aliás o trabalho da Panini no volume 1 está impecável, parabéns ao editor Bruno Zago que além de ser um fã de Pokémon e ser muito educado com os outros fãs, dando até entrevista para site, ainda fez um excelente trabalho nessa primeira edição. Diferente do nosso amigão Chavonildo dos arquivos, né? :rolleyes:

E o volume 1 está sendo um grande sucesso de vendas. A primeira impressão se esgotou rapidamente em sites como Liga HQ e Comix e até mesmo no próprio site da Panini e a editora precisou faz uma nova tiragem, que já se esgotou na Comix também. :joia:

Se esse sucesso continuar nos próximos volumes (e o volume 2 será a prova, já que é mais caro), não duvido nada que a Panini comece a publicar a saga Red, Green e Blue paralelamente ao Black & White, algo parecido com o que acontece com One Piece e Naruto, os volumes mais novos são lançados bimestralmente enquanto que os antigos são mensais.
Editado pela última vez por Red em 21 Abr 2015, 10:50, em um total de 2 vezes.

Mandarim
Membro
Membro
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 230 vezes

Mensagem por Mandarim » 12 Out 2014, 08:08

Eu fui na terça feira da semana passada ver se tinha o volume 2 [segundo meus calículos, havia passado um mês já rsrs] dai não tinha, e não lembrava se iria ser mensal, o cara disse que chegaria no fim de semana, mas nem fui, acho que só semana que vem ainda.

E eu achei a arte bem legal.
Poxa, seria demais eles lançarem outras sagas... mas haja dinheiro hahahaha
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

Responder