Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Re: Como me tornei agnóstico

Mensagem por Antonio Felipe » 19 Fev 2014, 10:41

Léo Silveira escreveu:Ah sim, ainda não tinha visto.

Pois bem, vocês ateus só sabem enxergar as coisas por este lado, só o lado que convém a vocês. Tudo bem, estas coisas (criança de morre de câncer, mãe que morre no parte) acontecem por fazer parte da natureza humana. Claro que não foi Deus quem quis que isso acontecesse, mas são coisas que acontecem infelizmente, mesmo em uma escala mínima. Aliás, câncer é um mal que o homem criou, com tanto agrotóxico, produtos químicos, drogas, que acabam afetando pessoas inocentes. Agora me diga a quantidade de pessoas que sobrevivem e se salvam após tragédias, ou doenças irreversíveis, quem nem mesmo a medicina consegue explicar? Eu por exemplo, conheço uma menina que nasceu deficiente, e conseguiu andar após a benção de um padre milagroso que temos aqui (o mesmo padre que citei antes, o diabético, que é cego de um olho), isto quando a menina tinha 10 anos. Até hoje os médicos daqui não sabem dar uma explicação do ponto de vista científico de como ela conseguiu andar.

Agora, outro caso em âmbito nacional, me diga o motivo pela qual aquela criança que se levantou normalmente após ter sido atropelado com a sua avó, e o carro passou por cima de sua cabeça? Vai me dizer que ela se salvou por uma bruxaria da Bruxa do 71?
"Câncer é um mal que o homem criou". Cara, tu tá falando uma enorme bobagem. Causas ambientais não são os únicos fatores que levam ao câncer. Existe predisposição genética, mutações de DNA, de células... Eu mesmo tive câncer depois de sofrer uma pancada no rim. Caí, me machuquei ali e depois de um tempo, começou. Não fui exposto a nenhuma droga, agrotóxico... Provavelmente aquilo causou um trauma que deu origem ao crescimento desordenado das células. E anos mais tarde, tive um tumor na medula espinhal - por conta da radioterapia que tive que fazer para curar o câncer. E ambos foram curados por intermédio exclusivo da medicina.

"Deus não quis que isso acontecesse". Aham, daí alguém morre e dizem que é "vontade de Deus".

Sobre o caso da criança atropelada: foi uma conjunção de fatores. O carro que atropelou estava parado e foi impulsionado pelo outro que bateu - logo não estava em alta velocidade. Se fosse o outro carro, aí provavelmente não teria tanta sorte.

É muito conveniente dizer que algo extraordinariamente bom é "milagre" - e o que é muito ruim é sempre culpa do diabo. O mundo não funciona assim na verdade.
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
Fellipe
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 19 Fev 2014, 11:04

Don CHelipe escreveu:Não seria melhor doar o dinheiro a quem precisa do que pra igreja? Afinal, deus precisa de dinheiro pra que???? :ponder:
A igreja serve como intermediário, como uma organização de pessoas que darão tal assistência.

Quem é que vai sozinho numa favela procurar gente que precisa para dar dinheiro? Sem condições, né? Tem que ser por meio de alguma entidade ou organização, religiosa ou não.

Don CHelipe
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Don CHelipe » 19 Fev 2014, 11:13

Barbano escreveu:
Don CHelipe escreveu:Não seria melhor doar o dinheiro a quem precisa do que pra igreja? Afinal, deus precisa de dinheiro pra que???? :ponder:
A igreja serve como intermediário, como uma organização de pessoas que darão tal assistência.

Quem é que vai sozinho numa favela procurar gente que precisa para dar dinheiro? Sem condições, né? Tem que ser por meio de alguma entidade ou organização, religiosa ou não.
Intermediário? A igreja pega o valor para causas "pessoais", assim como ja foi mencionado. Reformas, materiais. Pagamento de viagens, enfim. Se fosse seguir a biblia, nao necessitariam de intermediário, iriam lá e doariam.
Fora que a igreja pode incentivar os fiéis a doarem a instituições e que os próprios fiéis vão e procurem ONGs/Instituições, enfim, dá pra fazer de boa.

Ah quero ver escapar dessa:
Se o império romano adotasse o mitraísmo ou qualquer outra religião ao invés do cristianismo, provavelmente hoje, o ocidente teria outra religião principal.
Desde 2006 no meio CH

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 19 Fev 2014, 11:38

Óbvio. A crença deriva justamente do que somos ensinados desde que nascemos. E, no caso da América, foi imposta na marra há cerca de 500 anos, até se tornar consenso.
Intermediário? A igreja pega o valor para causas "pessoais", assim como ja foi mencionado. Reformas, materiais. Pagamento de viagens, enfim. Se fosse seguir a biblia, nao necessitariam de intermediário, iriam lá e doariam.
Fora que a igreja pode incentivar os fiéis a doarem a instituições e que os próprios fiéis vão e procurem ONGs/Instituições, enfim, dá pra fazer de boa.
A grana que entra lá no chapéu em geral é para a própria Igreja mesmo. A assistência a famílias carentes é feita por meio de doações de alimentos, roupas e outras doações diversas. Muitas vezes o trabalho é feito por outras instituições ligadas à Igreja, como os vicentinos.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 19 Fev 2014, 15:21

No caso de igrejas que roubam o dinheiro (as quais eu tenho consciencia absoluta que são minoria! elas apenas ganham mais destaque), eu não julgo os padres corruptos. É um roubo super facil de perceber, quem paga é idiota, quando é óbvio que vai 20% pros investimentos da igreja e 80% pro bolso.

Mas quando o investimento vai todo na igreja, eu acho certo, principalmente quando o investimento tambem vai em causas nobres (que tambem não são poucas)

Chavo
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 19 Fev 2014, 15:27

Eu nem sei mais o que sou. Faz muito tempo mesmo que não rezo antes de dormir, não tenho interesse mais nesses lances de fé em algo superior etc.

Será que tô caminhando pro agnosticismo ou até pro ateísmo? :unsure:
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 19 Fev 2014, 15:32

segura firme Chavo, resista, não aperte o botão "curtir" na pagina da ATEA!

Chavo
Membro
Membro
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 19 Fev 2014, 15:34

Tenho até medo de me converter ateu de vez se fizer isso. :rolleyes:

Sei lá, cara. O curso de Direito talvez tenha contribuído pra eu ter ficado assim, já que tudo é "por que?". Daí comecei a fazer isso com religião, questionar as coisas.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 19 Fev 2014, 17:29

O curso influencia, mas se você realmente acredita em algo, mesmo questionando, não larga.

Meu curso tem vários ateus (e vários indefinidos, daquele que acredita e não segue, ou que tem dúvida, estão numa situação intermediária tipo o comentário do Chavo).

Mesmo assim continuo católico e acreditando em Deus.

Também tem vários homossexuais na universidade, e continuo sendo hétero.

E todo mundo do meu curso odeia sertanejo, mesmo assim continuo gostando. Enfim, o pessoal influencia, mas você não abandona o que realmente gosta.

---------------------------------------------------

Legal o pessoal desse tópico achando que Igreja é uma comunidade auto-sustentável que fica em pé sem pagar a luz, sem fazer reformas e sem gastos. Até parece que o dinheiro arrecadado é propriedade do padre. Se fosse assim, o resto do pessoal da Igreja nem iria ajudar na coleta... O dinheiro arrecadado pela Igreja fica para a Igreja, para a comunidade. O dinheiro do padre é outra cifra, o que ele ganha de salário.

---------------------------------------------------

E esse pessoal achando que Deus é "ruim" porque pessoas morrem. Quero ver o que estariam falando se o mundo tivesse 8.546.657.987.165.168.874.154.674.684 habitantes.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Don CHelipe
Membro
Membro
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Don CHelipe » 19 Fev 2014, 17:58

Vitão voce confia na biblia acima de tudo?
Desde 2006 no meio CH

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Mensagem por Chambón » 19 Fev 2014, 18:19

Victor235 escreveu: E esse pessoal achando que Deus é "ruim" porque pessoas morrem. Quero ver o que estariam falando se o mundo tivesse 8.546.657.987.165.168.874.154.674.684 habitantes.
Ninguém aqui está dizendo isso. Apenas questionando o fato de ''Deus'' salvar alguns de boa e deixar outros serem eliminados das piores maneiras possíveis.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 19 Fev 2014, 18:25

Victor235 escreveu:E esse pessoal achando que Deus é "ruim" porque pessoas morrem. Quero ver o que estariam falando se o mundo tivesse 8.546.657.987.165.168.874.154.674.684 habitantes.
Ora, ele é Deus. Ele pode aumentar o tamanho da Terra.
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
Barbano

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Mensagem por Chambón » 19 Fev 2014, 18:26

Riddle (1) escreveu:
Victor235 escreveu:E esse pessoal achando que Deus é "ruim" porque pessoas morrem. Quero ver o que estariam falando se o mundo tivesse 8.546.657.987.165.168.874.154.674.684 habitantes.
Ora, ele é Deus. Ele pode aumentar o tamanho da Terra.
E ainda mandar uma cesta básica pro pessoal.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Mensagem por Rafinha » 19 Fev 2014, 19:56

Victor235 escreveu:O curso influencia, mas se você realmente acredita em algo, mesmo questionando, não larga.
Se você acredita 100% em algo, você não questiona. Logo, você não acredita na sua religião 100%. E isso é normal. Religião é altamente questionável, não há verdade absoluta. Não há provas, apenas relatos, subjetividades, parcialidades.
Victor235 escreveu:Também tem vários homossexuais na universidade, e continuo sendo hétero.
Ninguém vira gay por conviver com homossexuais.
Aliás, ninguém muda a orientação sexual. Quem faz isso quer aparecer.
Eu não acho Deus ruim porque Oscar Niemeyer morreu, por exemplo. Ele estava muito velho e chegou a sua hora. Só não me entra à cabeça por que Deus tiraria a vida de uma criança recém-nascida ou permitiria que uma criança tivesse um tumor. Acho que um deus tão maravilhoso relatado na Bíblia não permitiria tal desgraça sem motivo.
Esses usuários curtiram o post de Rafinha (total: 1):
Fellipe
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1427 vezes

Mensagem por Quase Seca » 19 Fev 2014, 20:23

Esse tópico não poderia constar no tópico de religião? Pra começo de conversa ele é só um desabafo, confissão, sei lá, o que deveria ser feito lá. E toda essa discussão que está rolando aqui, cabe perfeitamente lá também.

Meu tópico de virgindade foi parar no de sexo e, apesar do mesmo tema, os dois eram bem mais desassociados do que esse aqui.
Esses usuários curtiram o post de Quase Seca (total: 1):
Rafinha
Imagem

Responder