Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
10%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
28
54%
outras
7
13%

Total de votos: 52

Chambón
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Re: QUADRINHOS & GIBIS

Mensagem por Chambón » 29 Jul 2013, 19:32

Victor235 escreveu: Eu gosto da coloração maluca da década de 70. Muito sem noção, cada quadrinho o mesmo objeto era colorido com uma cor. A mesma parede num quadrinho era azul, no outro verde, no outro laranja, no outro rosa... O céu era pintado de verde, laranja, rosa... Gramado de campo de futebol as vezes de azul. Loucuras, mas era legal :P.
Eu também gosto muito disso. E era algo muito comum em todos os gibis da época.

Dá uma sensação melhor e mais atraente a revista, pelo menos para mim. :P
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 24055 vezes
Curtiram: 2960 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 29 Jul 2013, 19:57

Victor235 escreveu:
James Revolti escreveu:Isso tem a ver com a reforma ortográfica, também.
E alguns termos são adaptados pra melhor compreensão, "nem tchum" parece meio fora de uso. :P
Já vi editarem o texto mantendo palavras com hífen.

Minha mãe as vezes fala essa expressão "nem tchum" :P.
Barbano escreveu:Gosto bem mais da coloração dos anos 90, que davam um visual mais moderno às HQs. Nessa republicação preferiram manter cores que se aproximam mais das roupas clássicas dos personagens, e cores mais frias.
Eu gosto da coloração maluca da década de 70. Muito sem noção, cada quadrinho o mesmo objeto era colorido com uma cor. A mesma parede num quadrinho era azul, no outro verde, no outro laranja, no outro rosa... O céu era pintado de verde, laranja, rosa... Gramado de campo de futebol as vezes de azul. Loucuras, mas era legal :P.
As histórias da Turma da Mônica são assim até hoje :lol:
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Ramyen
Banido
Banido
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Mensagem por Ramyen » 29 Jul 2013, 20:24

Bem,Falando em gibis essa semana descobri que o Victor 235 foi a um mesmo sebo que eu frequento,e grande parte dos gibis que levei para trocar,foram para a coleção dele... :)
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 30 Jul 2013, 23:38

Li hoje o número 8 do Pato Donald (de 1951, o primeiro republicado no volume 2 do Anos de Ouro do Pato Donald). Pra vocês pode não ter importância, mas enquanto lia vi uma série de coisas curiosas e decidi registrar tudo aqui. Não digitalizei pra não estragar a lombada e pra ficar mais fácil, assim eu tirava ao mesmo tempo que lia, sem precisar achar os quadrinhos na máquina.

Imagens em spoliers, já que esse é um post do tamanho dos do O cô.

- Como era de se esperar, o Português utilizado era mais formal. Nada de "te chamar", em qualquer situação é "chamar-lhe". Ainda há casos, hoje raros, de mesóclise, como a fantástica "Farlhe-ei um favor":
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
- Ainda assim (português mais culto), além dos inúmeros acentos circunflexos que faziam parte da gramática da época, encontrei algumas palavras escritas de forma errada. Como não sei se antigamente elas se escreviam assim, aponto e abro a discussão aqui:
-- u'a (ao invés de uma), não sei se é erro de impressão:
Imagem
-- "sòsinho":
Imagem
-- "geito"!:
Imagem
-- "vês":
Imagem
- "Não se diz peor, se diz peor":
Imagem
- "quizer", "atraz", "atrazado" (esqueci de tirar fotos)

- uma palavra que eu nunca havia visto: "papanata":
Imagem
- Assim como em "Chaves" e "Chapolin", muitas frases iniciadas com "De maneira/modo que este..."

- já li em muitos gibis antigos a palavra "vitrina" invés de "vitrine" e "sereia" no lugar de "sirene", inclusive neste:
Imagem
- Neste mesmo gibi o Pateta é chamado de "idiota" e um outro personagem de "imbecil". Talvez se fosse publicado nos dias de hoje utilizariam termos mais leves, como "tonto" e "burro". Noutro quadrinho, Donald utiliza a frase "com o diabo no corpo":
Imagem

Imagem
- Ainda há alguns "maus exemplos", numa ocasião um cavalo cai na água e nenhum quadrinho mostra se ele saiu de lá, se foi retirado, se morreu. Em outra, as crianças maltratam o animal.
PS: ainda assim temos que ler essas coisas (não somente esses exemplos) com a cabeça nos anos 50, os valores eram outros, então não estou julgando e sim apontando.
Imagem
- Nessa época, havia alguns roteiros meio sem noção. Neste gibi, por exemplo, tem uma história que o Mickey quer alugar um quarto, então dezenas de pessoas invadem sua casa e invés dele brigar ou chamar a polícia ele sem problema algum em ceder sua casa a qualquer um pega e vai dormir na praça...

- A Abril também mudava o layout de algumas histórias, dividindo-as em partes. As primeiras 21 edições do Pato Donald tinham cinco tiras por páginas, com quatro quadros por tira. Enorme para um gibi. Hoje em dia geralmente tem três tiras com dois quadros cada. Ou seja, em 1950 uma página tinha até 20 quadrinhos, hoje tem até 6 (Momento Fabão observando o layout das páginas).

- Ah, e pra quem não sabe, apenas uma história de cada edição era colorizada (e a capa e contracapa). As demais eram em preto-e-branco.

- Palavra "nazistas" censurada:
Imagem
- Pateta se chamava Dippy:
Imagem
- Pato Donald de óculos:
Imagem
- Um personagem é chamado de "Rei Leão":
Imagem
- Donald vai ficar como um pinto :lol: :
Imagem
- "Amigo Coelho" é o Quincas?

No mais, legal demais ler um gibi desses, dessa época, que bom que foi republicado na coleção "Anos de Ouro".
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

James Revolti
Administrador
Administrador
Curtiu: 633 vezes
Curtiram: 2000 vezes

Mensagem por James Revolti » 30 Jul 2013, 23:59

Eu li várias vezes essas edições na época do lançamento do Anos de Ouro, muitas bizarrices, é legal demais!

Lembro que na conclusão de "O segredo do castelo" (classicão absoluto do Carl Barks), em O Pato Donald 3, o novo capataz disse que matou o anterior. Coisa da tradução.
Morte sempre foi tabu nos quadrinhos Disney, os autores eram orientados a ignorar o assunto. Acho que a única exceção foi a menção à morte dos pais do Tio Patinhas em "A Saga do Tio Patinhas" do Don Rosa.

Sobre a gramática, algumas regras de português mudaram só em 1973.
Mas a revisão da revista não era muito cuidadosa, também. A Abril era uma editora iniciante, o Pato era a segunda revista deles.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 31 Jul 2013, 00:08

Sim, é o que eu disse, o lance é ler com a cabeça nos anos 50 (embora não vivemos ele), aí é legal demais mesmo :P.

Eu lembro quando li "O segredo do castelo" num fac-simile. Aí chega aquele "continua na próxima edição" kk. Ainda bem que republicaram na íntegra no "Mega Disney", só assim li a história completa. Essa é clássica mesmo.

Qual foi o primeiro título da Abril, James?

James Revolti
Administrador
Administrador

Mensagem por James Revolti » 31 Jul 2013, 00:43

Victor235 escreveu: Eu lembro quando li "O segredo do castelo" num fac-simile. Aí chega aquele "continua na próxima edição" kk. Ainda bem que republicaram na íntegra no "Mega Disney", só assim li a história completa. Essa é clássica mesmo.
Eu reli esses dias naquela coleção com as obras completas do Carl Barks. ^^
Victor235 escreveu:Qual foi o primeiro título da Abril, James?
Foi o Raio Vermelho, que não durou muito.
Tem aquele folclore que a Abril começou com o Pato Donald, mas é fanfarrice pra deixar a história mais bonita. É tipo o Disney falando que o primeiro desenho animado sonoro foi o do Mickey. =D

Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 31 Jul 2013, 01:13

Até a contra-capa do "Anos de Ouro do Pato Donald" diz que a primeira revista foi a dele.

Os caras tentavam vender pela quantidade de quadrinhos, invés da de páginas :lol:.

Para maiores de 11 anos :vamp:.

É de 1949 ou 1950?

---------------------

Só tenho dois volumes da coleção do Barks, o 8 e o 16. Mas já li muita coisa em gibis variados. O cara é foda. O Don Rosa também.

---------------------

Se as primeiras edições do Donald são raras, imagine aquelas "Seleções Coloridas" da EBAL.

James Revolti
Administrador
Administrador

Mensagem por James Revolti » 31 Jul 2013, 01:49

Victor235 escreveu: É de 1949 ou 1950?
É de maio de 1950.
Victor235 escreveu:Só tenho dois volumes da coleção do Barks, o 8 e o 16. Mas já li muita coisa em gibis variados. O cara é foda. O Don Rosa também.
Eu consegui a coleção completa, mas deu um puta trampo. Algumas edições não apareceram nem na Loja da Abril e os outros sites vendiam caro pra caramba.
O Barks é mito, gênio, o rei da cocada preta! Pau a pau com Stan Lee e Jack Kirby.
O Don Rosa é bom, mas é um mala. :lol:
Já quis processar a Abril, teve uma conversa que até o Barks ele quis processar.
Victor235 escreveu:Se as primeiras edições do Donald são raras, imagine aquelas "Seleções Coloridas" da EBAL.
Serve essa? :vamp:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... izadas-_JM

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 31 Jul 2013, 01:57

James Revolti escreveu:Eu consegui a coleção completa, mas deu um puta trampo. Algumas edições não apareceram nem na Loja da Abril e os outros sites vendiam caro pra caramba.
Não chegavam nas bancas daí?
James Revolti escreveu:O Don Rosa é bom, mas é um mala. :lol:
Já quis processar a Abril, teve uma conversa que até o Barks ele quis processar.
Desconheço essas histórias. E olha que ele sempre "homenageia" o Barks.
Em DVD não serve :vamp: .

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 390 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 31 Jul 2013, 02:42

Victor, "u'a" é contração de "uma", é muito encontrada em literatura um pouco antiga.

"Nazi" não é censura, é um apelido muito comum para nazista. O mesmo vale para "comuna", que é comunista.

Agora, essas palavras tipo "vês", "geito", só podem ser erro mesmo.

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 31 Jul 2013, 08:44

E vocês conhecem a história porque Bafo-de-onça se escreve com hífen?
Uma vez ficou escrito separado Ba e na outra linha "fodeonça".aí as mães da época começaram a reclamar disso e até hoje se escreve com hífen.

Pancho
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 12 vezes

Mensagem por Pancho » 31 Jul 2013, 14:16

Legal, bem interessante Victor, mas acho que nessa época o jeito de escrever era assim mesmo, mas como foi republicado nos Anos de Ouro
do Pato Donald, década de 80 dava pra editar os diálogos ou colorir as páginas que eram em preto e branco, mas a Abril manteve tudo, e isso
é bom, se fosse republicado hoje sofreria várias alterações, aí tirava o brilho da coisa, he, he. Mas nunca encontrei essas edições Anos de Ouro
pra comprar.

E quanto ao Amigo Coelho, acho que é o Quincas sim, não sei se você já assistiu o filme A Canção do Sul, filme da Disney com atores reais
e com personagens da Disney como Quincas, Zé Grandão e João Honesto, eu via direto no SBT, era bem engraçado, tinha um velhinho (Tio Remus)
que contava a história do Irmão Coelho para o garoto. Fui dar uma pesquisada e vi que ele era de 1942, não pensei que fosse tão antigo assim.
Imagem

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 31 Jul 2013, 14:23

Pancho escreveu:Legal, bem interessante Victor, mas acho que nessa época o jeito de escrever era assim mesmo, mas como foi republicado nos Anos de Ouro
do Pato Donald, década de 80 dava pra editar os diálogos ou colorir as páginas que eram em preto e branco, mas a Abril manteve tudo, e isso
é bom, se fosse republicado hoje sofreria várias alterações, aí tirava o brilho da coisa, he, he. Mas nunca encontrei essas edições Anos de Ouro
pra comprar.

E quanto ao Amigo Coelho, acho que é o Quincas sim, não sei se você já assistiu o filme A Canção do Sul, filme da Disney com atores reais
e com personagens da Disney como Quincas, Zé Grandão e João Honesto, eu via direto no SBT, era bem engraçado, tinha um velhinho (Tio Remus)
que contava a história do Irmo Coelho para o garoto. Fui dar uma pesquisada e vi que ele era de 1942, não pensei que fosse tão antigo assim.
O nome Quincas foi escolhido pelos leitores Disney na metade da década de 50.
Até então era"amigo coelho"

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 31 Jul 2013, 16:36

João Neto (Eng. Camin) escreveu:Victor, "u'a" é contração de "uma", é muito encontrada em literatura um pouco antiga.
Obrigado pela informação. Existiam mais contrações desse tipo? Sabe o motivo?
"Nazi" não é censura, é um apelido muito comum para nazista. O mesmo vale para "comuna", que é comunista.
Como está faltando três letras, e com os três pontos das reticências, pensei que haviam feito isso para não escrever toda a palavra. Pensei que "comuna" fosse "cidade".
jonas136 escreveu:E vocês conhecem a história porque Bafo-de-onça se escreve com hífen?
Uma vez ficou escrito separado Ba e na outra linha "fodeonça".aí as mães da época começaram a reclamar disso e até hoje se escreve com hífen.
Não conhecia.

E aquele parceiro do Bafo? Cada história tem um nome diferente: Fuinha, Escovinha, um nome em inglês... E é a mesma pessoa.

Se bem que bandidos costumam ter vários vocativos mesmo.
Pancho escreveu:Legal, bem interessante Victor, mas acho que nessa época o jeito de escrever era assim mesmo, mas como foi republicado nos Anos de Ouro
pra comprar.
Com certeza, ainda bem que não editaram! Justamente ver o gibi tal como na época, inclusive com erros, que é legal.
Pancho escreveu:E quanto ao Amigo Coelho, acho que é o Quincas sim, não sei se você já assistiu o filme A Canção do Sul, filme da Disney com atores reais
que contava a história do Irmão Coelho para o garoto. Fui dar uma pesquisada e vi que ele era de 1942, não pensei que fosse tão antigo assim.
Nunca assisti ao filme. Mas já li histórias em quadrinhos da turma do Quincas. A Disney deu uma folga pra esse personagem?
jonas136 escreveu:O nome Quincas foi escolhido pelos leitores Disney na metade da década de 50. Até então era"amigo coelho"
Não sabia também. Que legal a escolha que fizeram, o nome é ótimo. O nome sobrinho do Peninha, Biquinho, também foi escolhido por leitores.

Algumas pérolas do "Pato Donald # 9":
- atravez
- quasi
- amisade
- pôz
- chau (tchau)
- "vamos ver si arranjo"
- vêses
- "mãos vasias"
- "sou um crack em responder perguntas difíceis" :lol:
- um desenho do Mickey e o Pluto e legendado "Mickey e Dippy" (Dippy era o Pateta) :garg:
- bungalow (acho que isso tá certo, em inglês)

Responder