Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 313 vezes
Curtiram: 3019 vezes

Re: Religião

Mensagem por Antonio Felipe » 24 Jul 2012, 15:42

Don chelipe escreveu:negar a Deus é uma forma de viver livre da "culpa"...
Que culpa? Dos "pecados" terrenos?
Don chelipe escreveu: crer que viemos de uma explosão e que depois de anos e anos de progresso estamos aqui é pequeno demais, como todos os seres vivos podem ter vindo de algo tao pequeno... evoluir... o organismo de um ser vivo é complexo e perfeito demais, ha simetria, periodos, mudanças, genética, caracteristicas, nao ha como nao haver um projetor por tras de tudo isso... as estações perfeitas, a terra no lugar exato, o ser humano como raça dominante tendo todos os outros seres com sujeição...
Isso não é algo pequeno. É uma história de bilhões de anos. Algo gigantesco, toda a evolução, a formação da Terra, das rochas, dos continentes, das formas de vida primitivas, desde os microorganismos, bactérias, os seres cambrianos, dinossauros e todo o resto. Achar que isso é pequeno, isto sim, é pensar pequeno. Mais fácil dizer que tudo foi obra de um desígnio divino. Compreensível.
Don chelipe escreveu:a fé é sem duvidas o sentimento mais verdadeiro, pq ele nos faz continuar crendo e acreditando em algo que talvez pareça inacreditavel... é como o vento que sentimos mas nao podemos ver...
Prefiro ter fé em mim mesmo, nas minhas capacidades, na minha inteligência, nas minhas faculdades.

E não esqueça que isso de crer e acreditar em algo que talvez pareça inacreditável já provocou incontáveis mortes por todo o mundo.
Don chelipe escreveu:o universo inteiro, magnifico com suas interminaveis galaxias, nao, certamente nao veio de uma explosão...
Raciocínio tão simplista...
Don chelipe escreveu:e é claro que a terra nao foi criada em meros 6 dias, um dia nosso são como milhares de anos para Deus, ele pensou em tudo, de forma que as coisas se encaixassem perfeitamente para que a vida fosse possivel, enfim.. nao tem como descrever o ser que criou, respeito quem nao crê, porém fico chateado em darem créditos a "humanos" imperfeitos e suas teorias.... até agora nao conseguem explicar como o besouro, a joaninha ou a abelha voam mesmo com o corpo desprorpocional para isso...
Fico com os humanos imperfeitos ao invés do invisível.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Professor Baratinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por Professor Baratinha » 24 Jul 2012, 18:53

MARTY escreveu:O devedor insolvente gostaria que seu credor não existisse. O pecador que não quer deixar o pecado, passa a negar a existência de Deus.
Don chelipe escreveu:negar a Deus é uma forma de viver livre da "culpa"...
Se Deus realmente existir, realmente tiver um julgamento e eu ficar cara a cara com ele pra acertar as contas, ao invés de me ajoelhar e pedir impiedosamente pelo seu perdão, farei a seguinte pergunta: O que eu fiz como ser humano não vai valer de nada agora? Vai ser justo eu ser punido por usar a consciência que o senhor mesmo me deu? (visto que foi o senhor que me criou, e nunca apareceu nem pra dar um bom dia, então minha consciência manda que eu não acredite na existência do senhor).
Don chelipe escreveu: crer que viemos de uma explosão e que depois de anos e anos de progresso estamos aqui é pequeno demais, como todos os seres vivos podem ter vindo de algo tao pequeno... evoluir... o organismo de um ser vivo é complexo e perfeito demais, ha simetria, periodos, mudanças, genética, caracteristicas, nao ha como nao haver um projetor por tras de tudo isso... as estações perfeitas, a terra no lugar exato, o ser humano como raça dominante tendo todos os outros seres com sujeição... a vida é algo divino
Entendam de uma vez, ser ateu não siguinifica ter as respostas para estas perguntas. Origem do universo, origem da vida, evolução, morte e muitos mistérios da natureza são verdades sombrias e ocasionais, que estão fora do alcance do ser humano. Sinceramente pra mim, da na mesma dizer que o mundo veio do nada ou foi criado por Deus. Se Deus criou, como criou? quem criou Deus? resposta: "Deus não foi criado, sempre existiu", ou seja, voltamo ao "do nada".

A diversidade foi a principal coisa que me afastou da religião, tanto a diversidade de religiões dentro do próprio Cristianismo, como também a diversidade de deuses. Pensem bem, se o Brasil fosse colonizado por povos de cultura islâmica, você seria muçulmano ao invés de cristão, e uma hora dessas estaria ajoelhado beijando o chão e não ia nem lembrar da existência de Jesus. Pensem nisso, será que você seria o que é, se não tivessem te obrigado a isso? (quem coloca uma criança dentro da igreja, está obrigando ela a seguir aqueles preceitos). O que garante que o santo de Israel é o correto? Quem garante que são os dogmas católicos os corretos? ou os evangélicos? ou os testemunhas de Jeová?

Emfim pessoal, já tivemos a sorte nascer num país livre, não envenene sua mente com falácias e ignorância, não gaste seu suado dinheiro com explorações, e principalmente: fuja da ditadura religiosa.

Cláudio
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 544 vezes
Curtiram: 1225 vezes

Mensagem por Cláudio » 24 Jul 2012, 22:36

Scopel escreveu:Digo a você o que digo a todos: seja curioso, vá estudar. Vá aprender o que ainda não sabe. Seja livre.
Ter conhecimento sobre algo é sinônimo de compreende-lo?

dedediadema
Membro
Membro
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 100 vezes

Mensagem por dedediadema » 25 Jul 2012, 11:10

Antonio Felipe escreveu:
Don chelipe escreveu: crer que viemos de uma explosão e que depois de anos e anos de progresso estamos aqui é pequeno demais, como todos os seres vivos podem ter vindo de algo tao pequeno... evoluir... o organismo de um ser vivo é complexo e perfeito demais, ha simetria, periodos, mudanças, genética, caracteristicas, nao ha como nao haver um projetor por tras de tudo isso... as estações perfeitas, a terra no lugar exato, o ser humano como raça dominante tendo todos os outros seres com sujeição...
Isso não é algo pequeno. É uma história de bilhões de anos. Algo gigantesco, toda a evolução, a formação da Terra, das rochas, dos continentes, das formas de vida primitivas, desde os microorganismos, bactérias, os seres cambrianos, dinossauros e todo o resto. Achar que isso é pequeno, isto sim, é pensar pequeno. Mais fácil dizer que tudo foi obra de um desígnio divino. Compreensível.
Se considerarmos que a explosão não foi o marco inicial da existência o que venho depois ficaria pequeno .

Don CHelipe
Membro
Membro
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Don CHelipe » 25 Jul 2012, 12:22

sua raiva contra a relgigião é tbm em grande parte contra os lideres religiosos que exploram os fiéis, pois afirmo a voce que existem muito mais pessoas crentes na biblia do que em porra de pastores ou outros lideres religiosos, acredito em Deus e na sua palavra não no que alguem que leu a biblia acha que é certo ou errado, foda-se isto... o mais engraçado de tudo é que se somos meros projetos evolutivos então a vida em si é uma verdadeira viagem... nao existe uma perspectiva, ou seja tenho que aproveitar ao maximo minha existencia, pois quando vier a morrer, nao terei esperança de poder viver para sempre numa terra que foi perdida por meus antepassados... vou tocar o foda-se agora e viver de farra e prazeres, trabalhar pra q, estudar pra q? vou conhecer o mundo pois ja perdi anos da minha vida acreditando em um ser superior, claro minha mente é muito evoluida a ponto de achar que viemos do nada e pra la que vamos... pense bem... como que tudo o que somos e o que fazemos pode se resumir a anos de evolução... !!! quer dizer que estamos estacionados na cadeia evolutiva? o que ha de vir depois do homen sapiens? qual o proximo passo da evolução? mutação? a verdade é que os ateus perderam a fé... ninguem nasce ateu, todos acreditam numa força maior.... quem nao cre em Deus é pq nao compreende o seu real propósito e nao entende o pq de estarmos aqui se fudendo e nada melhorar, esse é o grande problema, a falta de fé... sem a fé os outros sentimentos ficam artificiais...nao existem coincidencias, as coisas nao sao por acasos.. algo esta por tras de tudo isso, uma força muito maior do que qualquer coisa que possa a existir... e que nao compreendemos...

big ban... uma explosão grandiosa, vindo do nada? como uma coisa explode do nada?

sim e Deus da onde veio.. sempre existiu... nao da pra entender é o mesmo que querer saber o ovo ou a galinha...

aparições, forças sobrenaturais, pessoas que relatam coisas... os textos antigos, o diluvio... babilonia que nunca foi encontrada... seria talvez a maior mentira da face da terra? todos estes milhares de anos e algum ser inventou que outro ser superior nos criou? isso é o que nao passa na garganta... pois até mesmo ateus na hora da dificuldade extrema procuram forças em algo maior....
Desde 2006 no meio CH

Scopel
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 61 vezes

Mensagem por Scopel » 25 Jul 2012, 13:40

Não vou discutir sua fé com você. Só espero que tenha menos que 15 anos. Sua visão de mundo, infelizmente é de uma criança. Uma criança que chora pelo Pai ausente, mas que quer acreditar que Ele vai voltar...
Don chelipe escreveu:sim e Deus da onde veio.. sempre existiu... nao da pra entender é o mesmo que querer saber o ovo ou a galinha...
A do "ovo ou a galinha" já foi bem compreendida. Se as aves são ancestrais de seres mais antigos, talvez até mesmo os dinossauros, certamente estes já botavam ovos muitos antes da galinha existir. Hoje as galinhas nascem dos ovos. Claro, jamais encontrarão o ponto em que deixou de ser galinha e passou a ser, pois a evolução é gradual. Mas se pegarmos os ancestrais de 65, 50, 20, 5, 1 milhão e ontem, veremos que todos botam ovos, porém nem todos são galinhas. O ovo vem antes da galinha.

Cuidado com as verdades absolutas.
Cláudio escreveu:
Scopel escreveu:Digo a você o que digo a todos: seja curioso, vá estudar. Vá aprender o que ainda não sabe. Seja livre.
Ter conhecimento sobre algo é sinônimo de compreende-lo?
Não sei de onde vem a pergunta. Eu usei a palavra "aprender", que para mim tem muito mais a ver com "compreender" do que meramente "saber". Há, entretanto, muitas vezes em que se usar a palavra "saber" e "conhecimento" com sentidos mais profundos do que o que você aponta. Saber você sabe que a bolsa caiu uns pontos ontem, porém não compreende por que. Eu nunca fiz tal confusão.

Você aprendeu essa distinção ontem? Só pode ser.
Editado pela última vez por Scopel em 25 Jul 2012, 13:49, em um total de 1 vez.

Don CHelipe
Membro
Membro
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Don CHelipe » 25 Jul 2012, 13:57

<_< cara havia dito que te achava com um QI um pouco mais elevado para poder debater e não discutir um tema como este, porém com uma resposta desta nem preciso dizer mais nada... e não, não tenho menos que 15 anos (ja tenho até CNH.. ha! ha! haaa!)

não quero fazer voce começar a acreditar em Deus, estou apenas pondo meu ponto de vista e argumentando a favor da existência do mesmo... eu ia postar até os argumentos contra e favor da existência de Deus, porém acho que o pessoal ja até abusando e querendo partir pra agressão verbal, na boa cara, nao precisa ofender para defender sua opinião, isso sim é uma atitude de alguém com menos de 15 anos, pode ter certeza...
Desde 2006 no meio CH

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mensagem por Chapolin Gremista » 25 Jul 2012, 14:17

Posta ai os argumentos a favor da existência de Deus. Quero ver.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Mensagem por Rafinha » 25 Jul 2012, 14:36

Discussão sem fim...
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4775 vezes

Mensagem por Barbano » 25 Jul 2012, 14:37

Don chelipe escreveu:o mais engraçado de tudo é que se somos meros projetos evolutivos então a vida em si é uma verdadeira viagem... nao existe uma perspectiva, ou seja tenho que aproveitar ao maximo minha existencia, pois quando vier a morrer, nao terei esperança de poder viver para sempre numa terra que foi perdida por meus antepassados...
Sim, é exatamente isso.

Aliás, o que é para você viver para sempre? Se você nasceu há 20 anos, por exemplo, já perdeu milhões de anos do nosso planeta. Não viveu desde sempre, não faz sentido querer viver para sempre...
Don chelipe escreveu:vou tocar o foda-se agora e viver de farra e prazeres, trabalhar pra q, estudar pra q?
Bom, acho difícil conseguir viver de farra e prazeres sem estudar e trabalhar para bancar isso. :]

A gente trabalha para a própria sobrevivência, para bancar alimentação, moradia, mimos,etc. É uma necessidade, não uma obrigação divina.
Don chelipe escreveu:a verdade é que os ateus perderam a fé... ninguem nasce ateu, todos acreditam numa força maior....
Eu acho que é exatamente o oposto. Ninguém nasce com religião, nem acreditando na bíblia ou em Deus. As convicções religiosas seriam totalmente diferentes se você nascesse na China ou numa tribo. E há até países com maioria de ateus... Quando crianças nós acreditamos em Deus da mesma forma que acreditamos no Papai Noel. A diferença é que pelo menos uma dessas crenças são desmentidas com o tempo.

Scopel
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 61 vezes

Mensagem por Scopel » 25 Jul 2012, 15:58

A ideia de que o universo precisa ter um principio, e este é Deus, parte da noção limitada humana de que tudo tem inicio e fim. Mas é pura aparência. O que nasce e morre são plantas, animais, pessoas, estrelas, mundos, etc., ou seja, meras noções humanas, nomes e significações que damos às coisas mas que na natureza em si não há. Os átomos, moléculas e elementos que compõem os objetos e os seres jamais encontram seu fim, apenas se recombinam em novos seres e elementos, como aprendemos com aquele professor meio gay de Química no Ensino Médio.

Não há início e fim no universo, apenas recombinações sem fim. A tabela periódica mostra em essência qual a diferença entre os elementos. A biologia mostra a diferença entre determinadas combinações orgânicas destes elementos. Carl Sagan dizia que somos apenas poeira das estrelas, porque somos formados dos elementos que se formam no interior das estrelas. Nossa experiência limitada nos leva a procurar padrões semelhantes aos nossos, procurar noções parecidas com as nossas escolas.

A teoria de que o universo "nasceu" de uma Grande Explosão é derivada da observação de que efetivamente as galáxias estão se afastando umas das outras. Acredita-se que o movimento das galáxias foi causado por uma Grande Explosão inicial. Mas nem isso explica a origem da matéria que compunha, digamos, o ponto inicial. Eu mesmo jamais aceitei muito bem esta teoria. Entretanto, não procuro explicar o desconhecido com algo mais desconhecido, nem procuro sentidos. Não vejo problemas, baseado em nossa experiência histórica, em admitir que não sabemos, e talvez ainda demoremos muito para descobrir.

Não saber para mim sempre foi estímulo, sempre foi motivo de esperança. Assim ainda espero por vida em outros lugares ou uma explicação fantástica para o surgimento da matéria e da energia no universo. Mas talvez isso tudo sempre esteve aí, pelo que sabemos. Acho que quando pensamos nisso, temos o mesmo sentimento que deu origem às religiões [em seu significado geral] e o mesmo sentimento que faz com que alguns tenham certeza da existência de Deus. E não duvido disso. A certeza tem a ver com convencimento, não com a verdade.

Mas não cabe o Deus da Bíblia em tudo isso. Poupemo-nos da pergunta final, quem criou Deus?

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4775 vezes

Mensagem por Barbano » 25 Jul 2012, 16:17

Os humanos criaram Deus. :]

Motodoido CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 0

Mensagem por Motodoido CH » 25 Jul 2012, 16:35

Esse tópico é besteira, não adianta discutir religião.

Vá pregar o evangelho pra quem tem sede, pra quem busca. Na carta dePaulo a Timóteo, ele fala pra evitarmos falatórios sem fim e fazermos o que realmente interessa...
Ex-Administrador e Fundador do Fórum Chaves
Ex-Administrador do Fórum Único Chespirito
Ex-Administrador do Fórum Turma do Chaves
Fundador do Portal Chaves - www.portalchaves.com

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Mensagem por Rafinha » 25 Jul 2012, 16:57

É um meio sem fim. Eu acho até bacana ler as diversas opiniões sobre a [in]existência Deus e a origem do mundo, mas é impossível chegar a um ponto final (pelo menos sobre o primeiro). Não tem como comprovar a verdade, até porque se desse, só existiria uma religião.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Cláudio
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 544 vezes
Curtiram: 1225 vezes

Mensagem por Cláudio » 25 Jul 2012, 18:06

Scopel escreveu: Não sei de onde vem a pergunta. Eu usei a palavra "aprender", que para mim tem muito mais a ver com "compreender" do que meramente "saber". Há, entretanto, muitas vezes em que se usar a palavra "saber" e "conhecimento" com sentidos mais profundos do que o que você aponta. Saber você sabe que a bolsa caiu uns pontos ontem, porém não compreende por que. Eu nunca fiz tal confusão.

Você aprendeu essa distinção ontem? Só pode ser.
Eu realmente estava confuso quanto a essa distinção, não quis te ironizar ou corrigir.

Responder