Dr. Chapatin, um personagem subestimado?

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
ElChanfle2
Banido
Banido
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Dr. Chapatin, um personagem subestimado?

Mensagem por ElChanfle2 » 30 Jun 2012, 12:39

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
ElChanfle2 escreveu:João Neto (Eng. Camin), sinceramente, assistir apenas uma saga, que na minha opinião nem é uma das melhores do Chaveco, não é o suficiente para que você diga isso. Como você mesmo admitiu, tinha preguiça de assistir os episódios de 40 minutos do Chompiras é só assistiu aos de 20. Por isso, você não tinha conhecimento de causa algum para dizer que o "estilo da série Chómpiras é barulhento, barraqueiro, enquanto Chaparrón e Dr. Chapatin valorizam o texto que está sendo dito, não quer ganhar a graça no grito." Se você assistiu apenas os esquetes de 20 minutos, então diga isso deles, e não da série como um todo. Se você tiver paciência para assistir mais episódios de 40 minutos ( O que não é perda de tempo alguma), tenho certeza que você admitirá que falou várias barbaridades e absurdos.

Uma coisa é você não gostar da série Chompiras: Ok, gosto é gosto, cada um tem o seu. Agora, outra coisa é você dizer que não gosta da série baseado em argumentos sem nenhum fundamento, já que até o presente momento assistiu a apenas UMA saga de 40 minutos. Se você tiver "paciência" para assistir mais episódios desses, não posso dizer se você passará a gostar da série, pois gosto é gosto, mas aposto meu dedo mindinho que você assumirá que errou feio nas suas declarações.
Tomara mesmo!

Mas é bom ficar claro que não estou criticando a qualidade (até porque não conheço tantos episódios, como você falou), e sim criticando a proposta: transformar o Chómpiras praticamente em uma sitcom doméstica e de comportamento,

Convenhamos que é mais facil fechar 40 minutos de discussões familiares do que 40 minutos naquelas situações milimetricamente planejadas que Dr. Chapatin, Chapolin e Chaparrón passam.

Por isso é que Chapolin e Dr. Chapatin viveram praticamente de remakes no programa Chespirito, enquanto Chómpiras teve histórias inéditas e virou o maior destaque.

E voltando ao tópico, Dr. Chapatin não é subestimado, teve vários bons esquetes nos anos 70, mas não tinha como ser favorecido no período de vacas magras, pois é um personagem associado a roteiros um pouco mais complexos.

Aliás, como o Chómpiras também, antes da descaracterização.
Mas aí é que está.... Não sei de onde você tirou que Chompiras virou uma sitcom de confusões familiares. Eu, que já vi quase todos os episódios que foram dublados, penso diferente. Com a reformulação, que na minha opinião foi uma das coisas mais geniais já feitas por Chespirito, Chompiras deixou de ser um quadro estritamente humoristico, dando bastante espaço a outros gêneros como romance, ação, aventura, suspense, sem, é claro, deixar o humor de lado, até porquê uma série que conta com uma personagem como a Chimoltrúfia não tem como não ser engraçada.

O que mais chega perto dos tais barracos que você tanto fala são as confusões na delegacia,( "Barracos" esses que lembram muito as discussões generalizadas que o pessoal da vila vez ou outra também se envolve) onde a turma vai parar vez ou outra nos finais dos episódios, após passarem por aí sim "situações milimetricamente planejadas", por roteiros bem pensados e elaborados, que na grande maioria das vezes preenchem magistralmente os 40 minutos de duração, sem que eu veja o tempo passar, deixando ainda gostinho de quero mais.

Quanto ao pessoal que reclama da descaracterização do quadro e do personagem, eu acho que isso só deveria ser considerado algo negativo caso ele tivesse mudado pra pior, como aconteceu com o Jaiminho nos anos 80, e não para melhor. Ele pegou um quadro simplesinho e aos poucos foi o transformando num seriado de tirar o chapéu, com a criação de novos personagens e de situações e roteiros cada vez mais bem elaborados. Após ter feito e conduzido tão bem essa genial transformação na estrutura do ex-quadro-com-situações-banais-e-singelas, Chespirito só reforçou, como se ainda houvesse necessidade disso, ser muito merecedor de seu apelido.

Giovani Chambón
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Giovani Chambón » 30 Jun 2012, 12:45

ElChanfle2 escreveu: Quanto ao pessoal que reclama da descaracterização do quadro e do personagem, eu acho que isso só deveria ser considerado algo negativo caso ele tivesse mudado pra pior, como aconteceu com o Jaiminho nos anos 80, e não para melhor. Ele pegou um quadro simplesinho e aos poucos foi o transformando num seriado de tirar o chapéu, com a criação de novos personagens e de situações e roteiros cada vez mais bem elaborados. Após ter feito e conduzido tão bem essa genial transformação na estrutura do ex-quadro-com-situações-banais-e-singelas, Chespirito só reforçou, como se ainda houvesse necessidade disso, ser muito merecedor de seu apelido.
Photobucket

Enalteci esse último parágrafo, mas todo o seu texto está muito bom!
Penso exatamente da mesma maneira.
Imagem
Imagem

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 30 Jun 2012, 13:38

ElChanfle2 escreveu:Quanto ao pessoal que reclama da descaracterização do quadro e do personagem, eu acho que isso só deveria ser considerado algo negativo caso ele tivesse mudado pra pior, como aconteceu com o Jaiminho nos anos 80, e não para melhor
Descaracterização é descaracterização, é sempre algo negativo. Cabe ao gosto pessoal dizer se foi algo bom ou ruim. No caso, o Meio CH inteiro entrou num consenso que o Jaiminho82-92 é uma porcaria... já o Chompiras, divide opinião.

Nunca é saudavel dividir opiniões de uma fanbase, pois acaba cada um idealizando algo diferente, e quando for sair algo novo: quem agradar? É nisso que muita empresa e escritor se afunda, pois daí tenta agradar os dois lados, criando outra distorção que acaba não agradando ninguem...

Só parabenizo a Televisa e a Anima Studios, pelo modo que Chompiras foi retratado na animação "Gracias Chespirito". É impossivel definir se aquele Chompiras é aquele honrado de 86 a 95 ou um ladrão bonzinho como o de antes. Mas não dá pra manter essa neutralidade por mais de 5 minutos não...

Cláudio
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 536 vezes
Curtiram: 1218 vezes

Mensagem por Cláudio » 30 Jun 2012, 14:32

Eu já acho Los Chifladitos formidável, talvez até a melhor das criações de Chespirito.

Giovani Chambón
Membro
Membro

Mensagem por Giovani Chambón » 30 Jun 2012, 17:09

Pra ver como o gosto varia de pessoa a pessoa.
Se não tivesse Loc CHifladitos no Programa Chespirito, eu seria mais feliz. uasuhas
Imagem
Imagem

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 30 Jun 2012, 17:22

Sorte sua que deram uma contratada no Rubén Aguirre em outro lugar em 71... se não, o carro-chefe de 73 a 79 ia ser o Deus Chaparrón

husahuashuhuahuhuahuahuhahuhuahuhusa

Gol D Roger
Membro
Membro
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 178 vezes

Mensagem por Gol D Roger » 30 Jun 2012, 17:24

Um Maluco Legal Chamado Riddle escreveu:Sorte sua que deram uma contratada no Rubén Aguirre em outro lugar em 71... se não, o carro-chefe de 73 a 79 ia ser o Deus Chaparrón

Foi em 1972, provavelmente em Abril. ;)
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Giovani Chambón
Membro
Membro

Mensagem por Giovani Chambón » 30 Jun 2012, 17:31

Um Maluco Legal Chamado Riddle escreveu:Sorte sua que deram uma contratada no Rubén Aguirre em outro lugar em 71... se não, o carro-chefe de 73 a 79 ia ser o Deus Chaparrón

Bah ahushuasuhas se isso tivesse acontecido, eu não estaria aqui hoje! UHAHUHUASAS
( fórum chaparrón rs )
Imagem
Imagem

Ecco - Kiko Botones is my life
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 71 vezes

Mensagem por Ecco - Kiko Botones is my life » 01 Jul 2012, 12:22

Duvido muito disso...
MEMBRO DO FÓRUM CHAVES
Imagem

- Moderador DDNL / Fonte dos Desejos (2010-2011)
- Moderador global (2011-2012)
- Viado (1996-2010)
- Campeão do Quiz Premiado do Fórum Chaves (2010)
- Campeão do Winner Futebol Game (2010)
- Campeão da Chapoliga (2010)
- Usuário do ano de 2010
- Campeão da Casa dos Chavesmaníacos 9 (2011)
- Campeão do Torneio GUF (2011)
- Vice-campeão do Big Chaves Brasil (2012)
- Campeão da Copa Haxball do Fórum Chaves (2012)
- Amigo do Nelson Machado

Adão RS
Membro
Membro
Time de Futebol: Neutro
Curtiu: 63 vezes
Curtiram: 76 vezes

Mensagem por Adão RS » 01 Jul 2012, 12:37

Helder CH escreveu:O Dr. Chapatin é muito conhecido sim, pelo menos na minha opinião. Depois do Chaves e do Chapolin, colocaria ele em terceiro lugar dos personagens do Chespirito:

Chaves > Chapolin > Chapatin > Chaveco > Pancada > Dom Caveira

Chaves em primeiro seguido do Chapolin, por uma diferença bem pequena. Depois vem o Dr. Chapatin, que conheci assistindo os episódios clássicos do Chapolin, em que ele aparecia nas esquetes curtas de 10 minutos.

Acho que ele fica acima do Chompirras, que mesmo tendo um quadro maior que o do Dr. Chapatin, é muito mais subestimado e até esquecido por causa da bagunça das dublagens que batizaram ele com vários nomes: Chaveco/Beterraba/Carne Seca/Baixinho :heim:,

E mais abaixo fica Pancada/Champarrón, que é um dos melhores personagens do Chespirito, mas que é ainda mais esquecido do que o Chompirras. Por último o Dom Caveira e os demais personagens que Chespirito interpretava.

Não acho que o Chapatin seja subestimado, cada personagem tem sua fama conforme o seu papel na trama, visto que o Godinez é um dos meus personagens favoritos do Chaves, mas que tem pouca participação.
O certo seria:

Chaves > Chapolin > Chapatin > Chaveco > Pancada > Dom Caveira -Vicente Chambón -Cidadão Gómez

Nelson
Membro
Membro
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Nelson » 01 Jul 2012, 12:57

Começei a ver o Programa Chespirito, por causa do pancada, com o tempo eu fui gostando dos outros personagens, se nao fosse ele dificilmente ia ter começado de ver o Programa Chespirito.
Antigo nick:Kyle CH

TOUCHÉ!
Imagem

Tiago
Membro
Membro
Curtiu: 67 vezes
Curtiram: 165 vezes

Mensagem por Tiago » 01 Jul 2012, 14:45

A verdade é que não dá pra comparar a popularidade de Chaves e Chapolin com a do Dr Chapatin, mas ainda assim o Chapatin é o personagem do Bolanõs mais conhecido depois do Chaves e Chapolin, pelo menos no Brasil. Se perguntar a uma pessoa que não é fã se conhece o Chapatin a maioria diria que conhece, agora se perguntar do Chompiras, vão ser poucos que vão saber quem é. A popularização do personagem se deve muito ao ter esquetes grudados com o do Chapolin.

agora quanto a discussão da mudança que o quadro do Chompiras teve, eu acho que foi a melhor coisa que o Bolaños fez no Programa Chespirito. Eu mesmo já vi muitíssimos episódios de 40 minutos, e a maioria são muito bons. a personagem Maruja deu um bom acréscimo ao quadro.
Imagem
Tri Campeão da América!

Campeão do Bolão FCH Libertadores 2015
Campeão do Bolão FCH Campeonato Brasileiro 2014

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 01 Jul 2012, 16:06

É só entender os elementos isolados. A chegada da Maruja não tem a ver com a regeneração do Chompiras, independente dela ter chegado quando o cara ja tava regenerado... 2 ladrões podem conhecer uma prostituta de boa... e todos sabem que 1 só personagem adicional já é o suficiene como material pra roteiro.

Sem contar que nula diferença existe entre o Policial do Carlos Villagrán(70-75) e o Sargento Refúgio, não é um personagem "novo" tb não, exceto pela mudança de ator...

O que sobra? O Seu Lúcio e o Seu Cecilio. Convenhamos, ele só tá ali como "piso" pra acontecer um enredo. Mal chega a ter uma personalidade caricata que possa ser lembrada...

Logo, regeneração nenhuma era necessaria. Foi só uma idéia ruim que Chespirito teve, viu que não tinha como reverter, dai decidiu "vai assim mesmo" e tentou fazer algo agradavel.

Beterraba
Membro
Membro
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Mensagem por Beterraba » 01 Jul 2012, 16:13

adão RS escreveu:Chaves > Chapolin > Chapatin > Chaveco > Pancada > Dom Caveira -Vicente Chambón -Cidadão Gómez
O Vicente Chambón e o Cidadão Gómez pra mim nem existiam.
Usuário do Mês de Março de 2018

Giovani Chambón
Membro
Membro

Mensagem por Giovani Chambón » 01 Jul 2012, 16:58

Cada personagem de Chompiras na fase do Hotel, tem sua personalidade e características, sendo tão elaborado como os personagens da vila.
Temos :
- Chimoltrufia, uma mulher de origem humilde, mas de bom coração, mesmo que sendo meio vulgar.
- Botijão, com sua personalidade nada amigável, egocêntrico e egoísta, mas mesmo assim, no fundo ainda uma pessoa de bem.
- Dona Cotinha, a vizinha fofoqueira e incherida, sempre dando piteco onde não deve e causando confusão.
- Sargento Refúgio, de fato um 'bobo alegre' que sempre coloca as mãos pelos pés, isso sem contra a trama de seus amores pela Maruja, que também contribui muito para o enredo.
- Maruja, outro grande papel, uma mulher 'vivida' que tem uma personalidade muito peculiar, ótimas participações.
- E o Delegado Morales, a 'voz da razão' do seriado, outra figura importante e carismática.
E até mesmo os personagens secundários preenchem as estórias muito bem, como a Dona Agrimaldolina e Seu Lucio.

Tudo isso regido a uma história, em que se tem que prestar atenção nos 40 minutos do episódio para se sentir cativado, e no fim ainda deixar um gostinho de 'quero mais'.

Agora em contrapartida, temos o Lucas e o Pancada, que ficam 10 minutos falando 'Não tem de queijo só de batatas', um tendo 'ataques da rebinboca' e o outro dando tapas para consertá-lo.
Imagem
Imagem

Trancado