FooCH escreveu:Scopel escreveu:Sempre que suas opiniões se parecerem demasiadamente com as da classe dominante e você não fizer parte dela, fique atento.
e fique atento vc tb quando suas opiniões se parecerem demais com as de extremistas que cometem crimes para defenderem seus interesses...
a polarização das ideias é uma merda...
Na dúvida volte e leia o que eu já escrevi sobre os movimentos que apoio.
FooCH escreveu:Scopel escreveu:
FooCH escreveu:
já vi vários estudantes falando na televisão... e sempre falando bobagem, algo como "a universidade é um lugar de livre pensamento e aqui estamos sofrendo repressão"...
Não lhe ocorre que talvez seja verdade?
não há repressão para quem vai pra USP estudar...
Nunca vai haver repressão para quem é conformado com a "liberdade" que temos.
FooCH escreveu:
claro q é um meio... um meio criminoso... assim como o tráfico tb é um meio de vida... cada um faz o q acha certo...
"ouvi dizer"? aí fica díficil, hein... cada um conta a história q quiser... "apenas picharam"? como se fosse pouco...
http://www.viomundo.com.br/denuncias/la ... toria.html
Pode ser criminoso, mas nunca se esqueça dos fins, por isso evite comparações esdrúxulas.
não lhe ocorre que talvez seja mentira?
os fins não justificam os meios... há meios corretos e meios incorretos... pode-se escolher...
Pode ser que sim. Só estou dizendo que algumas coisas que passam na tv podem e devem ser questionadas. O depoimento desta pessoa certamente não foi levado a público, assim como nada a respeito do reitor.
Quando o estado de coisas impede direitos básicos, quando as leis impedem que as pessoas sejam felizes e se realizem, os fins justificam os meios. A lei é feita para manter a ordem, mas e se essa ordem é feita para nos mantem sem emprego, sem casa e sem comida? Não estou dizendo que este é o caso da USP.
No caso da USP, a "ordem" é revistar estudantes e professores e reprimir comportamento considerados "subversivos". É reprimir qualquer manifestação, qualquer tipo de pensamento coletivo contra a ordem estabelecida. Ninguém pode questionar e se meter com o reitor. Essa é a crítica. Deste modo, pelo fim que é ter um reitor eleito e uma guarda universitária capaz, os meios se justificam uma vez que é impossível o diálogo. Caramba, o cara nem foi eleito.
Você ainda está achando que estão brigando para poder fumar maconha em paz?
A polícia causa esse tipo de problema que os estudantes estão alegando!!! Você não leva a sério porque na sua cabeça são todos vândalos drogados.
A guarda faria a segurança sem se preocupar em reprimir comportamentos ou mesmo o vicio em drogas, como é alegado e é histórico da polícia. A função de policia militar e de guarda universitário é bastante diferente até pela postura e pelas instituições.
até o momento eu não disse nada sobre drogas...
mas então é isso, a diferença seria q com a guarda universitária os estudantes poderiam fumar sem preocupação? esse é o real motivo pra toda essa revolta então?
Não, mas foi o que fez explodir algo que já estava fervendo e é mais uma questão a ser pensada. Por que usuário ainda é tratado como traficante? Pra que? Como disse o deputado, isso compete à esfera individual e um Estado como o nosso não tem nenhum direito de interferir, teoricamente.
Todo. Reitor tem que ser eleito pela comunidade universitária. Na minha universidade, inclusive, o voto é paritário: 33% cada, para funcionários, professores e alunos. Muitas universidades grandes são assim. Em algumas mesmo que o voto não seja paritário, o reitor é sempre eleito pela comunidade universitária. Mas a USP é um caso a parte, tem orçamento bilionário, nível internacional e um grande potencial político.
nossa, ainda bem q na USP não tem isso de 33%... onde já se viu funcionários escolherem o reitor? não tem sentido... e alunos estão de passagem... podem ter direito a uma porcentagem de voto, mas não igual a dos professores...
e o governador não pode escolher qquer um, tem q escolher um dos 3 mais votados, vc sabe disso...
vêem o reitor como um inimigo, como se ele quisesse acabar com a universidade... e tb vêem os policiais como inimigos, esquecendo q são homens como quaisquer outros, é uma profissão como qquer outra... seu pai poderia ser um PM, ou seu tio, ou seu irmão...
Eu sei que os policiais são trabalhadores, eu sei que eles pertencem à classe proletária. Mas são os indivíduos, é a instituição da polícia. Eles fazem o que são mandados fazer. Em Sonho Real, operários sem tetos operaram os tratores para derrubar as casas do pessoal construídas na terra disputada.
A universidade pública sempre foi um espaço de liberdade de expressão e pensamento, sempre foi um espaço amplo de produção livre de conhecimento. É também um espaço de manifestações culturais distinto do mundo "normal". Se essa cultura universitária de liberdade de debate e expressão é ameaçada de alguma forma, surgem conflitos. Isso é histórico, já aconteceu muitas vezes em muitos lugares.
Se acha que o reitor é tão bom e a polícia está a serviço de uma justiça divina, então tenha mais atenção com as alegações dos estudantes e dos professores e pese as coisas. Mas não espere que o Jornal Nacional vá mostrar isso.
Antonio Felipe escreveu:É que o PM por definição está a serviço de quem comanda o estado, a república, a classe dominante, blá blá blá whiskas sachê. Logo, é o "inimigo" do povo oprimido, do trabalhador, etc, etc.
Exato. Da mesma forma a polícia em Cuba é instrumento do Estado e da mesma forma que a SS era na Alemanha e da mesma forma que era na URSS. A polícia é feita para manter a ordem, para manter as coisas como estão e vai reprimir qualquer um que se movimente contra esse estado de coisas. Alguma dúvida quanto a isso?
Minha forma de ver o mundo tem esse pilar: esse uma luta de classes entre os que são proprietários das coisas e os que apenas trabalham para quem tem as coisas. Os proprietários são os donos do poder em qualquer lugar do mundo capitalista. Há uma formação histórica de tudo isso que não cabe dizer aqui. Ou você se sente representado no congresso? Você acha que vivemos numa democracia onde os endinheirados podem financiar os partidos políticos? Se acha que a sociedade é formada por pessoas associadas em busca de paz e justiça, então nossas visões não podem ser conciliadas e não devemos ficar tentando convencer um ao outro, porque isso é impossível. A sociedade gira em torna da propriedade privada e de sua defesa. Infelizmente a maioria da população do mundo não tem nada, a não ser sua própria força de trabalho e tem que vendê-la, são os trabalhadores. Ou não?
O Estado sempre serviu à classe dominante, que nos dias de hoje é a capitalista. Na URSS, eram os burocratas do Partido Comunista, na Arabia Saudita são os nobres da família governante e seus lacaios. Ou não? Toda classe que está no poder quer se manter no poder. Isso é básico. É só dar uma olhadinha na história do mundo.
Resumindo, a polícia é o instrumento do Estado para manter a ordem sim.
Me diz aí, de onde você acha que vem a riqueza, do capital ou do trabalho? Ou acha que o trabalho é apenas um fator de produção? Não, a riqueza vem do trabalho e o trabalho precisa ser dominado,
cultivado. Por isso a classe dominante possuidora de coisas explora e domina o trabalhador despossuído. Isso é histórico, já vimos isso muitas vezes em muitos regimes de produção.