Finanças dos Clubes

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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Barbano » 02 Mai 2011, 22:29

E.R escreveu:Foi muita incompetência da diretoria do São Paulo ter ficado tanto tempo sem patrocínio na camisa ano passado, assim como é muita incompetência da Patrícia Amorim e do departamento de marketing do rubro-negro carioca ficar 5 meses sem patrocínio ! (dezembro + 4 primeiros meses desse ano).
Gostaria muito que esses números fossem mais detalhados. Queria saber exatamente quanto o São Paulo recebeu de cada patrocinador.

Esse valor de 18 milhões é muito baixo, pois em tese aí estão inclusos os patrocínios da BMG, aqueles vários patrocínios pontuais, e o da Reebok. Um vexame para o departamento de marketing do clube, que comeu presunto e arrotou caviar o ano todo. Botou essa porcaria de logo laranja na camisa para faturar menos da metade que os rivais em patrocínio...
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 03 Mai 2011, 11:31

http://www.sobreflamengo.com.br/2011/05 ... os-do.html

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. A imprensa, afinal, começou a falar do balanço do Flamengo. O Lance! citou, com dados genéricos, o aumento da dívida do clube; já O Globo fez uma matéria melhor, com Patrícia Amorim dando explicações ("Não foi só uma questão de política, pela importância que reconheço no amador. Foi principalmente para reparar alguns absurdos que encontrei. O basquete não recebia há quatro meses; a ginástica olímpica, há oito; o futsal, há seis. A natação estava em 18 lugar no Brasil. O alojamento do remo caía aos pedaços. Fizemos obras na Gávea. Há coisas que você não pode deixar de fazer, são urgentes. Além disso, circunstâncias como as saídas do Adriano e do Vágner Love explicam por que o valor do futebol foi menor. Mas este ano investimos muito, com Ronaldinho, Thiago Neves... ") e abrindo espaço para algum otimismo. Seria bem melhor se a diretoria desse suas explicações mais completas, de modo oficial, junto com a publicação do documento. Isso ainda será cobrado internamente pelos conselhos do clube e vamos acompanhar como a diretoria vai agir.

Um dos pontos que mais chama a atenção no balanço é o enorme crescimento de gastos no esporte amador, em contraste com o corte no futebol. Patrícia explica que não foi "só" uma questão política, mas também uma correção de absurdos que encontrou, como diversos atletas com salários atrasados.

Especialistas em contabilidade, ao lerem o balanço, poderão explicar melhor se este tipo de pagamento pode estar inserido dentro dos R$22,8 milhões de gastos de pessoal com o esporte amador que o balanço aponta, R$10 milhões a mais do que no ano anterior.

Vamos então a alguns pontos referentes então ao clube social e ao esporte amador :

- O aumento no número de sócios que Patrícia Amorim andou comemorando ao longo do ano passado, depois das melhorias anunciadas na Gávea, não se transformou em crescimento de receitas. Estando corretos os números divulgados pela diretoria anterior no ano passado, somando mensalidades do clube e das atividades esportivas oferecidas na sede, houve uma queda na arrecadação de mais de R$900 mil de 2009 para 2010.

Como comparação – já cansativa, até -, o Inter teve R$39 milhões de receita anual com seus sócios, contra R$7,1 milhões do Flamengo. Mesmo o São Paulo, bem menos badalado nesta área, conseguiu R$20,5 milhões em receita somando seu quadro social e o sócio torcedor. Mas é bom dizer que o Vasco, que tem estádio próprio e lançou seu sócio-torcedor com direito a descontos e prioridade nos ingressos dos jogos, só conseguiu no ano passado R$3,7 milhões com seus sócios. Ou seja: dá pra fazer muito mais, tem que fazer muito mais, mas não existe fórmula mágica.

- Já os esportes amadores tiveram um crescimento de receita considerável, de R$3 milhões (ou 83%). Um terço deste crescimento se refere ao contrato da Olympikus; o resto é de “licenciamentos e royalties”. Embora isso não esteja explícito no balanço, devem ser contratos como os fechados com Sky, BMG e Locanty para patrocinar o basquete e outras modalidades.

- Só que o crescimento das despesas com os esportes amadores foi muito, muito, muito maior que o das receitas : foram R$10 milhões a mais de gasto de pessoal e R$10 milhões a mais em “despesas gerais". Ou seja : um aumento de gastos de R$20 milhões com Marcelinho, Cielo, Jade e companhia. Considerando receitas e despesas desta área, houve um déficit de mais de R$38 milhões, contra cerca de R$22 milhões de 2009 - um aumento de 72% neste déficit, que comeu quase todo o superávit de R$41 milhões do futebol.

Olhando os números, a conclusão a que se pode chegar é que Patrícia Amorim fez exatamente o que se temia e que a diretoria negava que iria acontecer : tirou dinheiro do futebol pra colocar nos esportes olímpicos. Afinal, o aumento de gastos das outras modalidades foi praticamente igual ao corte de R$19 milhões em despesas com o carro-chefe do Flamengo. Será que a torcida ou mesmo os sócios aprovariam esta política se ela tivesse sido colocada em votação antes ?

Ela pode até justificar, dizendo que estas áreas do clube precisavam de investimento para poder, em seguida, começar a andar com as próprias pernas. Porém, não parece ser isso o que está acontecendo, já que ainda não vemos novas receitas sendo criadas para cobrir o rombo criado.
Uma coisa boa que a Piscina fez foi reformar a quadra de basquete, isso sim foi muito bom. Em compensação, a diretoria precisa reformular o time de basquete, contratar um armador e um pivô que tenham melhor rendimento, etc.

A contratação do Cesar Cielo foi boa sim.

O que acho é que a Piscina NÃO PODE MAIS inventar de investir em novas modalidades (tipo vôlei).

O nosso clube social é basquete, futebol, futsal, ginástica, judô, natação e remo, todo mundo que é ou foi sócio sabe disso. Espero que ela não invente mode, com objetivos políticos. É legalzinho quando o time vence no showbol ou no futebol de areia, mas esses esportes não tem vínculo nenhum com o clube.

Um erro da gestão do Márcio foi o investimento na tal Formula Superliga, aquilo ali foi dinheiro jogado no lixo.
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 03 Mai 2011, 19:26

http://flamengonet.blogspot.com/

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. Como todos puderam perceber, o editorial publicado ontem no Blog da Flamengo Net expôs a situação calamitosa das contas do Clube de Regatas do Flamengo – algo claramente perceptível por meio de breve análise do balanço patrimonial divulgado ao apagar das luzes da última sexta-feira.

A inaceitável explosão da dívida se baseou - entre diversos outros fatores – em aportes insanos realizados nos esportes olímpicos e empréstimos de qualidade duvidosa contratados junto à mesma instituição bancária que patrocina o clube. Esta era a parte mais nebulosa e imprevisível das contas do Flamengo.

No entanto, há um outro lado que infelizmente pode ser previsto com quase de um ano de antecedência : a inacreditável estagnação das receitas do clube, mesmo mediante um panorama amplamente favorável à ampliação destes recursos. Conforme consta no balanço oficial, as receitas do Flamengo totalizaram R$ 128.557.577,00. Míseros R$ 8 milhões a mais do que em 2009.

A previsibilidade desta situação é constatada quando se analisa a coluna que escrevi aqui neste mesmo espaço, em pleno mês de agosto de 2010. Denominada “Previsões para o rombo de 2010”, as opiniões nela expressas deram o tom do desgosto que estava por vir : http://flamengonet.blogspot.com/2010/08 ... 0-por.html.

À época mergulhado em escândalos e desmandos administrativos, calculei para o clube uma receita variável entre R$ 110 e 112 milhões – convenhamos que o erro não foi tão grande. Mas o pior foi que ao estimar o viés de cada uma das grandes contas de receita do Flamengo (“Direitos de TV”, “Bilheterias”, “Marketing”, “Repasse de Direitos Federativos”, “Social/Esportes Amadores” e “Receitas Diversas”), o índice de acerto foi de 100%.

De fato, em tempos excepcionais quando alguns clubes ultrapassam a barreira dos R$ 200 milhões em receitas (veremos adiante) - o Flamengo baseou seu incremento meramente na conta de patrocínios (ou “Marketing)”, que saltou de R$ 15 milhões em 2009 para R$ 44 milhões em 2010. Fora isto, quase todas as outras receitas caíram, enquanto os repasses de direitos federativos despencaram a níveis de série D – representaram R$ 778 mil em 2010, ante R$ 14,7 milhões no ano anterior.

Para piorar, a perspectiva-2011 continua sombria, já que os patrocínios até o momento mal alcançam o patamar dos tempos da Petrobras. Atualmente, eu diria que aqueles R$ 44 milhões não atingiram sequer metade desta cifra – isto com um time invicto, campeão de tudo e com um craque da magnitude de Ronaldinho Gaúcho. A lentidão do departamento de marketing do Flamengo é escandalosa.

“Mas as receitas de televisionamento crescerão explosivamente em 2012”, diriam alguns. Sim, verdade. Só este movimento será capaz de fazer com que os aportes do clube cresçam em cerca de R$ 60 milhões. O problema é que ela crescerá para todo mundo, e o Flamengo não pode se contentar com a posição intermediária que vem ocupando neste ranking. Segundo consta, eis a nova lista de clubes brasileiros (por faturamento) :

1) São Paulo – R$ 213 milhões
2) Corinthians – R$ 212 milhões
3) Internacional – R$ 145 milhões
4) ? *
5) Flamengo – R$ 128 milhões


6) Santos - R$ 116,5 milhões
7) Cruzeiro – R$ 101 milhões
8) Atlético-MG – 93 milhões

* A 4ª posição possivelmente será ocupada pelo Palmeiras, que ainda não teve suas contas publicadas por reprovação no Conselho. Grêmio, Botafogo, Vasco e Fluminense também não publicaram seus balanços, mas dificilmente se colocarão entre os 6 primeiros.

Tendo em vista o ranking acima, e considerando que Flamengo e Corinthians terão aumentos semelhantes a título de televisionamento, resta claro que a diferença entre eles tende a se manter na casa dos R$ 80 milhões.

Esta é uma abordagem baseada nas receitas – são elas que pagam dívidas e salários, além de refletirem como os clubes são percebidos no mercado. Infelizmente, a diretoria do Clube de Regatas do Flamengo vem aceitando passivamente nossa condição de coadjuvantes – especificamente quando comparados aos concorrentes paulistanos. Um substancial incremento de receitas se faz necessário para custear os devaneios daqueles que administram o clube – já que eles agem como se o risco de insolvência da instituição não fosse latente.

A luz do título estadual não pode cegar a Nação Rubro Negra mediante tamanhos e obscuros desmandos.
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Barbano » 03 Mai 2011, 19:49

Essa notícia carece de algumas correções.

Sobre o valor do balanço do São Paulo, eu já divulguei.

O do Palmeiras já foi divulgado. Foram 126,9 milhões de reais de faturamento: http://www.palmeiras.com.br/upload/Balanco2010.pdf

O faturamento do Inter foi de 167 milhões: http://globoesporte.globo.com/platb/olh ... o-a-socio/
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 03 Mai 2011, 20:56

http://www.lancenet.com.br/de-prima/Mar ... 52876.html

. O Marketing do Flamengo aponta como uma das dificuldades para fechar o patrocínio máster da camisa o planejamento já em janeiro com a chegada de Ronaldinho Gaúcho, que mudou o patamar de valores. Diz que as principais empresas nessa época estão com seus orçamentos fechados e que a dificuldade, por isso, é maior.
Será que esses incompetentes vão continuar com esse discurso até o final do ano, encobrindo sua própria incompetência. Cadê o Capitão Léo, que deveria fiscalizar isso ? Agora esse filho da p*** não aparece pra comentar sobre o assunto.
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por FooCH » 03 Mai 2011, 22:28

E.R com saudades da Petrobrás hehe... :P

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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 03 Mai 2011, 22:39

FooCH escreveu:E.R com saudades da Petrobrás hehe... :P
Deus me livre ! :lol:
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 04 Mai 2011, 13:01

http://flamengonet.blogspot.com/

. A 1ª coisa que chama atenção no Balanço de 2010 do Flamengo é o aumento substancial do Passivo Circulante, que consiste nos compromissos do Clube com vencimentos em até 365 dias. Tal valor saltou de R$ 151 milhões para R$ 224 milhões em um ano !

A de empréstimos é para mim a pior notícia de todas pois mostra que o CRF correu para bancos tais como o Banco Industrial e BMG para se financiar e com dívidas de curto prazo ! No tal Banco Industrial a dívida foi de R$ 19,5 milhões para R$ 33,9 milhões. E no BMG saltou de R$ 737 mil para R$ 8,4 milhões ! (PS :[/color] Já tô vendo que o BMG vai estampar sua marca na camisa do Fla pelo resto da vida !)

A BWA que aparecia em “outras instituições” na dívida de curto prazo veio para a “receitas a realizar” por se tratar de um adiantamento, mas o valor caiu a metade, de R$ 12 milhões em 2009 para R$ 6 milhões em 2010. O que impressionou foi o aumento do adiantamento das receitas junto a Azaléia (OLK) que saltaram de R$ 8 milhões para R$ 18 milhões.

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Já no passivo com vencimento superior a um ano (não circulante) o maior valor é o Timemania que congrega R$ 170 milhões e está escalonado para pagamento em 20 anos. O destaque fica para receitas diferidas no valor de R$ 29 milhões e uma conta de compensaçãode R$ 7,6 milhões ... Os dois sem qualquer explicação ... Mas, responsáveis por uma “fonte” de R$ 36milhões !

Conclusão o CRF deve ao fim de 2010 R$ 458.501.240, R$ 113.871.321 a mais que no ano de 2009 (R$ 344 milhões) !! A pergunta que se faz é : onde foram usados estes recursos ? Estas fontes de financiamento ?

Esses números tão errados, o clube deve 30 milhões ao C13, então, o valor correto da dívida é de R$ 488.501.240.

--

http://www.lancenet.com.br/flamengo/Rib ... 52575.html

. O presidente do Conselho Fiscal do Flamengo, Leonardo Ribeiro, saiu em defesa dos resultados econômicos do clube em 2010. Disse que o Flamengo teve um resultado operacional - sem abatimento de despesas financeiras - de R$ 9 milhões. Porém, deve indicar no parecer do órgão os altos custos dos empréstimos, que fizeram explodir as dívidas bancárias ano passado.


Sem comentários para o que esse filho da p*** disse.
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 05 Mai 2011, 19:33

http://www.lancenet.com.br/flamengo/Fla ... 52809.html
. Flamengo e Hyundai mantêm conversas sobre o patrocínio master – frente e costas da camisa – mas os valores envolvidos impedem que ambas as partes cheguem a um denominador comum.

O Fla pediu aproximadamente R$ 23 milhões por um contrato com duração até o fim deste ano. A marca sul-coreana de automóveis, por sua vez, fez uma oferta de cerca de R$ 18 milhões.

As minutas contratuais já passaram pelos departamentos jurídicos do clube e da empresa. O montante e o tempo de contrato, porém, precisam ser alinhavados.

O Flamengo pretende acertar o patrocínio principal de sua camisa até o início do Campeonato Brasileiro. Nos últimos dez dias, entretanto, não houve acordo e as partes não acenaram para algum tipo de acerto.

As cifras pedidas pelo Fla podem render um valor quase 80% superior ao pago pela Batavo, patrocinadora até janeiro, considerando os montantes mensais.

Em um acordo de sete meses com a Hyundai, o clube poderia embolsar R$ 3,2 milhões a cada 30 dias.

No total, considerando os acordos já firmados com o Banco BMG e com a TIM, o clube teria R$ 34 milhões em receita oriundos dos três patrocínios na camisa.

Cauteloso, o departamento de marketing do clube se resguarda e não descarta fazer um vínculo maior com o futuro patrocinador para não incorrer no mesmo episódio que aconteceu este ano.

O vínculo acertado com a Batavo em 2010 terminaria dia 31 de janeiro, mas em outubro o grupo anunciou que não renovaria o contrato.

– O clube pretende fechar para o restante da temporada e para o ano seguinte. Isso dá uma segurança para o clube e para a marca interessada. É uma coisa boa para ambos – explicou Henrique Brandão, vice de marketing do Flamengo.

A NEGOCIAÇÃO

- Valor aproximado pedido pelo Flamengo a Hyundai : R$ 23 milhões

Possibilidade de rendimento mensal : R$ 3,2 milhões ( junho a dezembro de 2011)

- Valor aproximado oferecido pela Hyundai : R$ 18 milhões

Possibilidade de rendimento mensal : R$ 2,5 milhões ( junho a dezembro de 2011)

- Contrato com a Batavo na temporada de 2010 : R$ 22 milhões

Rendimentos mensais pelo patrocínio master com o grupo : R$ 1,8 milhão

- Aumento para 2011, considerando as diferenças pedidas pelo clube e proposta da empresa :

Elevação da receita que varia entre 38,8% a 77%


O QUE O FLA JÁ TEM ACERTADO PARA 2011

- Patrocínio do BMG na manga : R$ 9 milhões (por 12 meses: janeiro a dezembro)
- Patrocínio dentro do número da TIM que rendeu R$ 2 milhões (por três anos, com possibilidade de reajuste por temporada)
- Patrocínio de ocasião para a estreia de Ronaldinho Gaúcho, no dia 2 de fevereiro. A Visa e a Cielo desembolsaram, no total, R$ 900 mil para exibir as
marcas na frente e nas costas da camisa (Visa) e na barra (Cielo).
Vai tomar no c********** diretoria ! Acerta logo essa p*********, se não vai ficar sem patrocínio o ano inteiro !

São tão incompetentes que não não conseguiram nem um "patrocínio de ocasião" para a final da Taça Rio !

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Vai tomar no c****** esse Henrique Brandão, seu m******* !
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 05 Mai 2011, 19:49

http://www.lancenet.com.br/fluminense/C ... 52679.html
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. O presidente da Unimed, Celso Barros, abriu o jogo sobre o momento da parceria com o Fluminense.

A eliminação nas oitavas de final da Libertadores foi a gota d'água para o executivo e conselheiro tricolor, que assistiu ao jogo em local separado da diretoria. O maior reflexo do fracasso na competição sul-americana será a redução dos investimentos em contratações para o Campeonato Brasileiro. Afinal, como ele mesmo disse, "houve sérios abalos na relação da patrocinadora com o clube".

Como você está analisa a eliminação do Fluminense da Libertadores ?

Estou muito triste, acho que todos nós estamos muito tristes com o que aconteceu. Agora teremos de pensar no Campeonato Brasileiro, foi o que nos sobrou depois de sermos eliminados também no Campeonato Carioca. Estou decepcionado.

Como explicar uma eliminação prematura diante dos investimentos feitos na contratação de reforços ?

A saída do Muricy Ramalho, a saída de Alcides Antunes, tudo isso interferiu decisivamente na falta de resultados, criaram problemas que acabaram prejudicando o trabalho. Direta e indiretamente. Na verdade, surgiram uma série de notícias tendenciosas que instalaram uma crise no Fluminense. Não sei quem foi o autor disso, mas o time, mesmo eliminado do Carioca e da Libertadores, não era para estar assim, afinal é o atual campeão brasileiro. Não podemos entender isso. Outros clubes também caíram, é verdade, mas isso não é desculpa. O resultado decepcionou muito.

O que o você, na condição de patrocinador, pode fazer a partir de agora para contornar esse e outros problemas ?

É uma situação complicada, o vice de futebol foi retirado do cargo e até agora não foi reposto. Está na hora de conversarmos com a diretoria, de forma tranquila, para tentarmos entrar nos eixos novamente. Temos de focar uma maneira de o clube se acertar. Problemas sempre vão existir, como no caso dos jogadores, a questão é a forma como você lida com eles.

Diante desses problemas em relação a forma de trabalho da diretoria, o patrocinador cria algum tipo de receio em relação aos investimentos futuros ou para o Campeonato Brasileiro o trabalho será o mesmo ?

Faz com que fiquemos mais cautelosos, não tenha dúvida quanto a isso. Temos de ter mais cautela na hora de investirmos. Até porque a relação foi abalada nesses quatro meses. Houve sérios abalos na relação da patrocinadora com o clube.
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Seu Madruga Veste Preto » 06 Mai 2011, 02:33

Eu sinceramente fico meio puto de ver o dinheiro que meu pai paga de plano de saúde, indo para esse mecenas financiar o tricolor.

O foda é que não dá pra mudar, pois é o plano da empresa :(
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 13 Mai 2011, 15:36

http://globoesporte.globo.com/futebol/n ... inios.html

. A cada ano que passa, o hábito de vender jogadores vem perdendo espaço na gestão dos clubes brasileiros. De acordo com a auditoria da BDO RCS, a prática diminuiu pelo terceiro ano consecutivo e significa, agora, apenas 15% das receitas. Por outro lado, arrecadar com patrocínio e publicidade está ficando mais importante. Essa parcela, que em 2009 representava 14% das receitas, pulou para 17%. As cotas de televisão continuam em primeiro lugar no ranking, mas mantendo o percentual : 28%.

Em 2009, a queda da arrecadação com a venda de jogadores foi resultado, segundo a BDO RCS, da crise econômica na Europa. Entretanto, em 2010 já existem outros motivos que contribuem para isso.

- É uma soma de fatores. A Europa sofre com a desaceleração de um mercado em crise. Mas vender jogadores também ficou menos atrativo por causa dos fundos de investimento (os clubes negociam parte de seus jogadores para eles). O dólar também está mais barato. A gente percebeu que em 2009 era só a crise, mas em 2010 teve outros fatores. Os clubes também passaram a investir, trazer jogadores de nome - explicou Amir Somoggi, diretor da área Esporte Total da BDO.

As maiores fatias dessa pizza são as receitas com TV e publicidade, dominadas principalmente pelos quatro grandes de São Paulo e o Flamengo. O Corinthians, por exemplo, lidera os dois quesitos no país. Só com cotas de TV, saltou de R$ 29 milhões arrecadados em 2009 para R$ 55 milhões em 2010.

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Para quem acha que os clubes brasileiros já exploraram tudo o que tinha para ser explorado no que diz respeito a patrocínio e publicidade, Somoggi avisa que não é bem por aí. A BDO apresenta uma previsão de arrecadação nos próximos anos, com o montante podendo chegar a R$ 1,094 bilhão em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, contra os R$ 565 milhões alcançados em 2010.

- No Brasil, mais de 90% dos homens acompanham futebol de alguma forma na mídia. As empresas sabem que investir no futebol é um porto seguro. Os números podem crescer ainda mais se os clubes passarem a investir em novas alternativas de marketing. Eles precisam aprender o que é o marketing esportivo, ser mais ambiciosos, diversificar mais as ações. Há uma gama enorme de operações que podem ser feitas neste setor e que devem ser mais bem exploradas - disse Amir Somoggi.

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Amir Somoggi aponta três pontos para serem melhor explorados : em relação aos estádios, os clubes devem deixar de viver da venda dos ingressos e começar a enxergar os jogos como uma real oportunidade para alavancar as receitas com bares, restaurantes, camarotes, venda de produtos, etc. Na Europa, essa receita mais ampla se chama matchday revenue; o marketing precisa deixar de viver da negociação de contratos de patrocínio e alavancar a marca do clube, através de mais ações, projetos de ativação com patrocinadores, etc; e as diretorias têm que perceber que todo o negócio depende muito do relacionamento estreito e contínuo com o torcedor. O futuro do marketing dos clubes depende diretamente de uma respeito maior a eles, que devem ser tratados como verdadeiros clientes.

Há também quem sobreviva, e muito bem, sem contar com os pomposos patrocínios que os clubes de São Paulo e Rio conseguem. O Internacional, segundo clube brasileiro que mais arrecadou no ano passado, é o que mais ganha dinheiro com sócios. Entretanto, a BDO RCS diz que o Colorado precisa continuar investindo nessa área para não ficar para trás.

Em 2010, por exemplo, o Inter teria menos receita do que em 2009 se não fosse a venda do estádio dos Eucaliptos.

- Como não tem maior publicidade, maior bilheteria, o Internacional tem que transformar os R$ 39 milhões ganhos com os sócios em R$ 80 milhões para poder crescer ainda mais. O modelo a seguir é o do Manchester United, que também não tem a maior torcida na Inglaterra e mesmo assim consegue as maiores receitas. Tem que investir no torcedor, nos serviços e campanhas para eles.

Entre os grandes clubes, o Vasco não aparece nos gráficos apresentados por não divulgar em seu balanço anual a divisão detalhada das fontes de receita.

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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 13 Mai 2011, 15:39

http://www.lancenet.com.br/de-prima/Div ... 52121.html

. O Botafogo com R$ 361,7 milhões lidera o ranking do endividamento do futebol brasileiro.

A pesquisa Parker Randall, divulgada com exclusividade pelo LANCE!, revela um aumento de 20% no consolidado de débitos do time da Estrela Solitária. A maior parte correspondente às obrigações fiscais : R$ 170,3 milhões, quase a metade do total.

Logo atrás no total de dívidas vem o Fluminense : R$ 358,2 milhões. Apesar do esforço para honrar os compromissos, o Tricolor acumula saldo negativo em empréstimos, dívidas fiscais e acordos cíveis (especialmente de direitos trabalhistas).

O terceiro lugar cabe ao Atlético-MG. Isso sem considerar todo o passivo, já que parte dele não significa necessariamente a dívidas, a análise contábil aponta R$ 316,1 milhões a quitar.

O quarto posto cabe ao Flamengo, com R$ 304,4 milhões. Destes, R$ 172,3 milhões correspondem ao assumido no consolidado da Timemania.

O Vasco é o quinto com R$ 298,3 milhões no total.

Tal como mostrou o Lance! na edição desta sexta-feira, as dívidas se devem ao fato de os clubes gastarem mais do que arrecadam. Na definição dos pagamentos, o privilégio é dado aos salários e direitos de imagem, deixando os impostos em segundo plano. Sem a cobrança firme da Receita Federal e penas atribuídas pela Justiça, os dirigentes seguem uma prática que parece sem solução.
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Jader » 13 Mai 2011, 16:38

Dos 5 clubes que mais devem no Brasil, 4 são cariocas :unsure:
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Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 14 Mai 2011, 09:33

http://extra.globo.com/esporte/gilmar-ferreira/

. Sabe-se que o Flamengo tem sérias dificuldades no caixa e dívidas importantes a serem pagas este mês — inclusive com a Fifa, referente ao acordo firmado na entidade para o cumprimento de compromissos não honrados com clubes europeus.

Os dirigentes rubro-negros tentam um adiantamento das cotas de TV para reforçar o time que disputará o Brasileiro e devem fechar a toque de caixa, nos próximos dias, o contrato com a Hyundai que já se dispõe a pagar US$ 16 milhões anuais (cerca de R$ 23 milhões anuais - um total de US$ 32 milhões) por um contrato até dezembro de 2012.
--
http://www.lancenet.com.br/flamengo/Fla ... 52292.html

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. Flamengo e Hyundai mudaram os rumos das conversas que já vinham acontecendo e, agora, acenam para um possível acordo pelo patrocínio master da camisa.

O Fla poderá fechar com a marca sul-coreana de automóveis por um ano e meio, tempo que coincide com o término do
mandato da presidente Patricia Amorim no clube.

A Hyundai aguarda pela definição, por parte do clube, do contrato dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A empresa quer avaliar qual o tipo de retorno terá. O Flamengo ainda não assinou com a TV Globo para 2012-2015 (o Conselho Fiscal pediu para analisar o contrato).

A Traffic terá direito a 10% do total do valor conversado e garantido por cláusula prevista no acordo entre a empresa e o clube, caso o contrato de patrocínio não atingisse o valor mínimo de R$ 30 milhões.

O grupo é o responsável por captar e negociar o patrocínio para o Flamengo. O acordo aconteceu no início do ano, quando Ronaldinho Gaúcho foi contratado e teve o aporte financeiro da Traffic.

O LANCE!NET entrou em contato com o presidente do grupo, Júlio Mariz, e ele não confirmou a informação, afirmando não ter tido
qualquer contato com os responsáveis pelo marketing do Flamengo nos últimos dias.

O clube, por meio do vice de marketing Henrique Brandão, admitiu que o Fla conversa com a Hyundai, mas também há negociações com outras empresas, cujos nomes não foram revelados pelo dirigente.
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