Séries CH em HD

Seria possível?

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Chaveco
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 0
Curtiram: 23 vezes

Séries CH em HD

Mensagem por Chaveco » 02 Mai 2011, 23:08

Não sei se isso já foi comentado aqui, mas estava eu pensando, não tenho certeza em que formato foram gravadas as séries CH, é provável que em Quadruplex, alguém me confirme. Mas então, as películas de filmes, tem uma qualidade superior a HD, tanto que muitos filmes antigos como "E o Vento Levou", já foram lançados em HD, com qualidade excepcional. Agora eu me pergunto, seria possível a Televisa remasterizar as séries CH em HD?
No meio CH desde 2002.

Mario Jr.
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 193 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Séries CH em HD

Mensagem por Mario Jr. » 02 Mai 2011, 23:14

Creio que, se eles quisessem, deve ser possível. MAs, deve custar cofres de dinheiro, fora a porra dos cortes que devem ocorrer....
Imagem

Chápulo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Barcelona S. C.
Curtiu: 134 vezes
Curtiram: 38 vezes

Mensagem por Chápulo » 02 Mai 2011, 23:53

QUE EU SAIBA, as séries CH nos anos 70 foram gravadas e editadas em formato Quad de 1 polegada. Posso me enganar...
Chaveco escreveu:seria possível a Televisa remasterizar as séries CH em HD?
Com as séries originais, anos 70-90: Definitivamente NÃO.
Porque as câmeras e a mídia da época (quase 40 anos) só tinham capacidade para um vídeo (em termos modernos) de 360i no máximo. Tentar fazer "upscaling" seria uma perda de tempo.

Até porque já tem o lote novo de episódios CH, otimizado para um quadro mais amplio.

Agora com os filmes: Todos foram filmados nos padrões da época, HD 16:9. Se a Televisa algum dia no futuro relançasse os filmes comercialmente, deveria fazê-lo em 16:9, não em 4:3 como fez os últimos 40 anos. Mas suspeito que o negativo original do filme "El Chanfle" deviu ter-se perdido pra sempre no terremoto de 1985, pois só vemos a mesma imagem gravada com câmera de tubo... O filme, tenho certeza, deve ser mais colorido...
Chaveco escreveu:as películas de filmes, tem uma qualidade superior a HD, tanto que muitos filmes antigos como "E o Vento Levou", já foram lançados em HD, com qualidade excepcional.
Você mesmo disse, "películas de filmes". Não videotape. Nunca.

E agora com o Chaves em Desenho: Ele foi gravado e tá sendo exibido em HD sim, desde a 3ª temporada. Mas nem você nem eu vimos a versão original HD que tá passando apenas no México.
Usuario del Fórum Chaves desde el 31 de enero de 2009

Ô cô...
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo Futebol Clube
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por Ô cô... » 03 Mai 2011, 00:12

Chaveco escreveu:Não sei se isso já foi comentado aqui, mas estava eu pensando, não tenho certeza em que formato foram gravadas as séries CH, é provável que em Quadruplex, alguém me confirme. Mas então, as películas de filmes, tem uma qualidade superior a HD, tanto que muitos filmes antigos como "E o Vento Levou", já foram lançados em HD, com qualidade excepcional. Agora eu me pergunto, seria possível a Televisa remasterizar as séries CH em HD?
Seria.

Eles podem muito bem jogar pra esse formato HD. Custaria uma grana e tudo mais, mas contanto que saia extremamente bem feito, acho que sim. :sim:
Chápulo escreveu:QUE EU SAIBA, as séries CH nos anos 70 foram gravadas e editadas em formato Quad de 1 polegada. Posso me enganar...
Chaveco escreveu:seria possível a Televisa remasterizar as séries CH em HD?
Com as séries originais, anos 70-90: Definitivamente NÃO.
Porque as câmeras e a mídia da época (quase 40 anos) só tinham capacidade para um vídeo (em termos modernos) de 360i no máximo. Tentar fazer "upscaling" seria uma perda de tempo.

Até porque já tem o lote novo de episódios CH, otimizado para um quadro mais amplio.

Agora com os filmes: Todos foram filmados nos padrões da época, HD 16:9. Se a Televisa algum dia no futuro relançasse os filmes comercialmente, deveria fazê-lo em 16:9, não em 4:3 como fez os últimos 40 anos. Mas suspeito que o negativo original do filme "El Chanfle" deviu ter-se perdido pra sempre no terremoto de 1985, pois só vemos a mesma imagem gravada com câmera de tubo... O filme, tenho certeza, deve ser mais colorido...
Chaveco escreveu:as películas de filmes, tem uma qualidade superior a HD, tanto que muitos filmes antigos como "E o Vento Levou", já foram lançados em HD, com qualidade excepcional.
Você mesmo disse, "películas de filmes". Não videotape. Nunca.

E agora com o Chaves em Desenho: Ele foi gravado e tá sendo exibido em HD sim, desde a 3ª temporada. Mas nem você nem eu vimos a versão original HD que tá passando apenas no México.
A mulher de quem? :heim:

:lol: :garg: :risos:

Mas no futuro deve dar sim, Chápulo. Cê acha mesmo que não?

E quanto aos filmes... que cretina a Televisa de insistir em manter o ultrapassado formato de tela 4:3, não acha? :rolleyes:
Vejam finalmente a verdade sobre a minha origem no link abaixo:
[youtube][/youtube]

Chápulo
Membro
Membro

Mensagem por Chápulo » 03 Mai 2011, 00:15

Ô cô... escreveu:Mas no futuro deve dar sim, Chápulo. Cê acha mesmo que não?
Exato, a qualidade da época não dá para mais nem agora nem no futuro. Como dizemos por aqui: no le busquen la quinta pata al gato.

Ô cô...
Membro
Membro

Mensagem por Ô cô... » 03 Mai 2011, 00:17

Chápulo escreveu:
Ô cô... escreveu:Mas no futuro deve dar sim, Chápulo. Cê acha mesmo que não?
Exato, a qualidade da época não dá para mais nem agora nem no futuro. Como dizemos por aqui: no le busquen la quinta pata al gato.
A mulher de quem? :heim:

:lol: :garg: :risos:

Mas enfim, porque você acha que seria perda de tempo? Não tô contestando não, só quero entender mesmo...
[youtube][/youtube]

Chápulo
Membro
Membro

Mensagem por Chápulo » 03 Mai 2011, 00:25

Ô cô... escreveu:Mas enfim, porque você acha que seria perda de tempo? Não tô contestando não, só quero entender mesmo...
Insisto, porque a mídia da época não dá pra mais qualidade e um upscaling seria uma perda de qualidade, tempo e dinheiro. Vide o lote novo...

Ô cô...
Membro
Membro

Mensagem por Ô cô... » 03 Mai 2011, 00:27

Chápulo escreveu:
Ô cô... escreveu:Mas enfim, porque você acha que seria perda de tempo? Não tô contestando não, só quero entender mesmo...
Insisto, porque a mídia da época não dá pra mais qualidade e um upscaling seria uma perda de qualidade, tempo e dinheiro. Vide o lote novo...
Quer dizer então que a imagem, digamos, não sai da merda?

Chato isso, hein. :triste:
[youtube][/youtube]

Chápulo
Membro
Membro

Mensagem por Chápulo » 03 Mai 2011, 00:37

Ô cô... escreveu:Quer dizer então que a imagem, digamos, não sai da merda?

Chato isso, hein. :triste:
Exato. :( :( :( :( :( :( :( :(

Chaveco
Membro
Membro

Mensagem por Chaveco » 03 Mai 2011, 00:42

Bom, segundo apurei, as primeiras câmeras utilizadas nas séries, de 1970 a 1976, tinham no máximo 400p de resolução, de 1976 a 1986, a resolução era de 500p e de 1986 a 1994 era de 800p, somente no último ano da série, ela foi gravada com a resolução de 850p, o máximo na época. Resumo, o mínimo de resolução para HD seria 480p e para o FULL HD, 1080i. Bom foi mais ou menos isso que eu entendi até agora.

Aqui explica mais detalhadamente como funciona o sistema HD: http://www.clubedohardware.com.br/print ... -HDTV/1253
No meio CH desde 2002.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 03 Mai 2011, 00:44

Sem chances...

É um produto gravado há décadas, em formato 4 x 3, em baixa definição. Não tem como...

Chaveco, 480p não é HD. É resolução de DVD...
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Chaveco
Membro
Membro

Mensagem por Chaveco » 03 Mai 2011, 00:48

Fabão escreveu:Sem chances...

É um produto gravado há décadas, em formato 4 x 3, em baixa definição. Não tem como...

Chaveco, 480p não é HD. É resolução de DVD...
Tem razão, escrevi errado, seriam 720p. Acertei agora? rsrs
No meio CH desde 2002.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 03 Mai 2011, 00:53

Isso, 720p já é considerado alta definição...

Então, por melhores que fossem as câmeras da época, esse tipo de material normalmente é editado e armazenado em resolução standard. Até porque na época nem se cogitava transmitir em definição maior. Pode ver que as novelas da Globo produzidas há alguns anos, que passam no Vale a Pena Ver de Novo, são sempre exibidas em SD, mesmo sendo gravadas com ótimas câmeras.

Você chegou a ver o Jornal Nacional hoje? Mostraram algumas imagens da edição de 11/09/2001, e as imagens estavam horríveis... As emissoras não armazenam esses materiais antigos em alta qualidade...
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Chaveco
Membro
Membro

Mensagem por Chaveco » 03 Mai 2011, 01:02

Fabão escreveu:Isso, 720p já é considerado alta definição...

Então, por melhores que fossem as câmeras da época, esse tipo de material normalmente é editado e armazenado em resolução standard. Até porque na época nem se cogitava transmitir em definição maior. Pode ver que as novelas da Globo produzidas há alguns anos, que passam no Vale a Pena Ver de Novo, são sempre exibidas em SD, mesmo sendo gravadas com ótimas câmeras.

Você chegou a ver o Jornal Nacional hoje? Mostraram algumas imagens da edição de 11/09/2001, e as imagens estavam horríveis... As emissoras não armazenam esses materiais antigos em alta qualidade...
Sim, os arquivos das emissoras se encontram normalmente nos formatos U-Matic e BetaCam, em alguns casos Quadruplex também. Agora a pouco estava assistindo "Anos Dourados" no Viva (por stream, já que a Oi não tem esse canal <_< ), a imagem está bem conservada, mas teve uma hora que a fita deu uma enroscada, parece VHS, quando dá problema de trecking. Mas então, acredito que a Televisa consiga fazer um upscaling, pelo menos na série Chespirito. Geralmente filmes, séries e novelas são conservados em formatos de melhor resolução.
No meio CH desde 2002.

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3933 vezes

Mensagem por E.R » 03 Mai 2011, 01:28

Tinham que passar a versão HD do desenho do Chaves no mundo inteiro (da terceira temporada em diante).
Imagem
Imagem
Imagem

Trancado