Trilha do Chapolin no SBT

"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
toshi
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Não tenho
Curtiu: 53 vezes
Curtiram: 63 vezes

Mensagem por toshi » 22 Set 2025, 22:47

Chapolinex escreveu:
22 Set 2025, 22:22
Pensando bem a música do Chapolin não tem cara de ser de antes dos anos 70, porque a música eletrônica no final dos anos 60 era muito escassa, mas um detalhe: A drum machine usada na BGM foi feita em 1967.

OBS: Tinha descobrido meses atrás um senhor chamado Sidionil Gomes, ele foi sonoplasta do SBT nos anos 80 (Inclusive no Veja o Gordo) valeria a pena tentar falar com ele para ver se conseguimos alguma informação sobre como eram feitas as escolhas da música para por no programa?
Caso falar com ele, pergunte se ele poderia tirar uma dúvida sobre uma trilha(BGM) que tocava no SBT nos anos 80, se ele nao aceitar, nao insistir.
E em momento algum mencione que é do Chapolin, e se enviar algum material pra ele com a musica, tenha certeza que nao vai ter titulo ou thumb, nada que mostre que é do Chapolin, porque automaticamente já faria a pessoa associar a bgm ao chapolin.
Se caso a pessoa saiba que a bgm veio de outro local, é péssimo ela associar de cara com chapolin, pode confundir a memória.
"Ah, pensei que vinha de tal local, mas devo ter me enganado, deve ter vindo do chapolin mesmo já que no video/audio que me enviaram tá escrito Chapolin."
Acompanhando os topicos sobre a procura dessa musica eu percebi que esse é um erro muito comum já cometido por muitos que tentaram ajudar, infelizmente influenciaram as respostas das pessoas a dizerem que é Chapolin e nada alem disso.

Chapolinex
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 7 vezes

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 22:49

BazzoReverso escreveu:
22 Set 2025, 22:33
Complementando o assunto do aparelho de mixagem caseira, encontrei esse vídeo bastante didático e demonstrativo de como ele funcionava, é bastante interessante, assistam até o final.
Acabei de assitir a esse vídeo, e realmente, isso tudo mostrado nesses cinco minutos se encaixa perfeitamente ao modo de como essa BGM pode ter sido feita, agora acredito eu que apenas uma pessoa num quarto sem ruídos com um teclado sintetizador, uma gravação de clarinete e uma drum machine dos anos 60 conseguiu fazer isso tudo sozinha.

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 22:50

toshi escreveu:
22 Set 2025, 22:47
Ah, pensei que vinha de tal local, mas devo ter me enganado, deve ter vindo do chapolin mesmo já que no video/audio que me enviaram tá escrito Chapolin."
Acompanhando os topicos sobre a procura dessa musica eu percebi que esse é um erro muito comum já cometido por muitos que tentaram ajudar, infelizmente influenciaram as respostas das pessoas a dizerem que é Chapolin e nada alem disso.
Obrigado pelas dicas, tudo anotado. :joia:

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 22 Set 2025, 23:08

Chapolinex escreveu:
22 Set 2025, 22:49
Acabei de assitir a esse vídeo, e realmente, isso tudo mostrado nesses cinco minutos se encaixa perfeitamente ao modo de como essa BGM pode ter sido feita, agora acredito eu que apenas uma pessoa num quarto sem ruídos com um teclado sintetizador, uma gravação de clarinete e uma drum machine dos anos 60 conseguiu fazer isso tudo sozinha.
Sim, eu sempre tinha pensado que essa trilha tinha sido feita em um estúdio super elaborado e profissional, mas essa descoberta recontextualiza bastante coisa.

Pra mim está praticamente confirmada a hipótese de que essa trilha é uma gravação caseira de baixo orçamento gravada entre 1979 e 1983. O maior problema disso tudo, é que talvez seja impossível encontrá-la...
Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 1):
cyber Revolvinho

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 23:13

BazzoReverso escreveu:
22 Set 2025, 23:08
Pra mim está praticamente confirmada a hipótese de que essa trilha é uma gravação caseira de baixo orçamento gravada entre 1979 e 1983. O maior problema disso tudo, é que talvez seja impossível encontrá-la
E isso mostra também que ela pode ser gravação única, ou seja, só existia uma única cópia dela criada.

Sempre percebi que o estilo e modo que essa porra foi feita fugia do conceito de trilha branca.
Esses usuários curtiram o post de Chapolinex (total: 1):
cyber Revolvinho

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 11757 vezes
Curtiram: 2276 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 22 Set 2025, 23:21

Sem contar que pode ser de um cara totalmente aleatório ou que não esteja mais entre nós, saber o nome ou quem fez pode ser difícil.
Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
cyber Revolvinho
1 ano no Fórum Chaves! :feliz:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 23:25

Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu:
22 Set 2025, 23:21
Sem contar que pode ser de um cara totalmente aleatório ou que não esteja mais entre nós, saber o nome ou quem fez pode ser difícil.
Ou melhor: alguém que simplesmente conhecia o cara responsável pela sonorização/setor de trilhas do SBT e resolveu ''presentear'' ele com uma gravação que ele fez em casa.
cyber Revolvinho

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 209 vezes
Curtiram: 916 vezes

Mensagem por Chamone » 22 Set 2025, 23:38

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 3):
Senhor MadrugaSpyonHeadcyber Revolvinho
(...)

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 23:42

Essa trilha do Chapolin também não é grande coisa não viu. Qualquer músico de garagem poderia com um aparelho semelhante ao do vídeo gravar uma peça musical em seu próprio quarto, literalmente.

Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 435 vezes
Curtiram: 1856 vezes

Mensagem por Paz » 23 Set 2025, 01:09

Não. Coloured Candles não soa nem um pouco amador. Tá maluco?
Eu entendi o seu ponto, mas que exemplo péssimo, Chamone. Coloured Candles, como todas as outras do Tony Hymas, é uma trilha bem acabada e com um middle 8 super complexo melodicamente, com umas harmonias dissonantes contrastando com o aparente minimalismo da trilha, influências claras de Vangelis...
Esse "abafado" dela não tem nada a ver com o da trilha do Chapolin. Hymas trabalhava muito com pedal de sustentação e ataques que não “abrem” o som, mas o deixam mais “embaçado”. Isso mata os agudos cristalinos e reforça um grave encorpado, nebuloso, que dá essa impressão abafada. Totalmente diferente do abafamento de uma acústica zoada em uma gravação de baixa qualidade mal mixada.
Você realmente entende algo de teoria musical?
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 2):
BazzoNatalinocyber Revolvinho
יעשה שלום

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 23 Set 2025, 07:29

Esse tipo de pensamento é o mesmo que leva o SBT a aplicar filtro de upscale IA e a Televisa a dar crop e zoom. Conteúdo antigo, principalmente conteúdo perdido, não precisa de "remasterização", exceto em casos extremos, e mesmo assim, a prioridade é sempre a gravação bruta.

E como Paz havia dito, remasterização é algo que se faz com a MASTER original, aplicar um filtro amador de equalização não melhora em nada a qualidade do áudio, só distorce ainda mais um trilha cuja mixagem original já não era muito boa.

Então por favor, pelo bem da comunidade, apenas postem a versão original sem edição e compressão de YouTube no Google Drive. Depois que vocês fizerem isso, aí sim vocês pode "remasterizar" o áudio o quanto quiserem, não me importo.

Agora o que não pode é a única versão disponível na Internet ser a que vocês editaram.

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 209 vezes
Curtiram: 916 vezes

Mensagem por Chamone » 23 Set 2025, 10:44

@Paz Eu me referi apenas em termos de arranjo e custo de produção. O Tony Hymas deve ter gravado este tema entre outros sozinho com auxílio de overdubs em uma única sessão. Meu ponto é o contraste da sonoridade com o poder e alcance da Bruton, já que a ela por si só não dá indícios da origem.

Você chamou a BGM de "composição amadora". Composição e arranjo são conceitos distintos.

O arranjo, embora meio porco, é complexo por unir elementos eletrônicos e acústicos. A presença de um clarinetista fazendo frases complicadas e, ao que conhecemos, três seções distintas demostram um vocabulário musical que não se encontra em músicas obscuras de pop e new wave.

A distância entre essa realidade e a "gravação caseira" de um anônimo, como citaram, é enorme.
(...)

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 23 Set 2025, 10:49

Que discussão completamente despirocada. Eu não vejo nenhum problema na remasterização do Urubak, e também não vejo nenhum problema em quem viu problema criticar. Parem de escalar qualquer motivo besta pra brigar. Mais tarde eu vou limpar essa trocação de roupa suja aí.

Sobre qualidade de arranjo, lembrem que ainda não dá pra saber como a musica realmente é em sua forma original de forma tão minuciosa assim. Ela pode tar mono em todo canto que ela tocou no SBT, mas ela ainda pode estar em stereo na sua versão original. A abertura de 93 do Chaves só usa o LADO ESQUERDO da Aí Vem o Chaves.
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
cyber Revolvinho

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 23 Set 2025, 10:57

Chamone escreveu:
23 Set 2025, 10:44
distância entre essa realidade e a "gravação caseira" de um anônimo, como citaram, é enorme.
Ou então talvez esse cara que fez a suposta gravação caseira da BGM seja um "técnico na matéria" como dizia o Seu Madruga.

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 23 Set 2025, 10:59

Me Sacaron del Programa CH escreveu:
23 Set 2025, 10:49
Ela pode tar mono em todo canto que ela tocou no SBT, mas ela ainda pode estar em stereo na sua versão original.
Pode ser também, pois vale ressaltar que durante esses mais de 20 anos que essa música está em Chapolin sofreu muitas compressões devido ao constante uso, sem contar a deterioração do "cartucho" que o Bazzo disse.
cyber Revolvinho

Responder