Trilha do Chapolin no SBT

"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
toshi
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Não tenho
Curtiu: 53 vezes
Curtiram: 63 vezes

Mensagem por toshi » 22 Set 2025, 21:00

Ela aparece também no Fantasia 2008
Será que no programa completo tocaram algum trecho diferente/inedito da trilha? :ponder:

Ela toca com a edição da abertura a partir de 2:22 do video abaixo(ja copiado url com o minuto exato):

Chapolinex
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 7 vezes

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 21:02

toshi escreveu:
22 Set 2025, 21:00
Será que no programa completo tocaram algum trecho diferente/inedito da trilha?
Isso é só a versão padrão armazenada no SBT, já com a inclusão das trombetas pra ser usada na intro do Chapolin. Nada demais.

lucasdb
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 1755 vezes

Mensagem por lucasdb » 22 Set 2025, 21:11

Até tem a fala do Chapolin
Não há de queijo, só de batata. :pancada:

toshi
Membro
Membro
Time de Futebol: Não tenho
Curtiu: 53 vezes
Curtiram: 63 vezes

Mensagem por toshi » 22 Set 2025, 21:13

Chapolinex escreveu:
22 Set 2025, 21:02
Isso é só a versão padrão armazenada no SBT, já com a inclusão das trombetas pra ser usada na intro do Chapolin. Nada demais.
Foi por isso que eu disse o seguinte:
toshi escreveu:
Será que no programa completo tocaram algum trecho diferente/inedito da trilha? :ponder:

Ela toca com a edição da abertura a partir de 2:22 do video abaixo(ja copiado url com o minuto exato):
Não se acha muitos trechos do programa desse dia, mas se alguem achar que vale a pena ir atrás do programa completo pra descobrir, tá sabendo desde já que pelo menos a versão editada toca, então vai que... :joinha:

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 21:20

toshi escreveu:
22 Set 2025, 21:13
Não se acha muitos trechos do programa desse dia, mas se alguem achar que vale a pena ir atrás do programa completo pra descobrir, tá sabendo desde já que pelo menos a versão editada toca, então vai que...
Perdão pela falta de atenção a sua mensagem, realmente não prestei atenção no que você estava querendo dizer.

Mas... acho que o SBT so deva ter a versão padrão de 33 segundos, a versão original da fita (ou o que quer que seja) que continha a música em sua totalidade se perdeu, sendo ou por discuido de alguém lá dentro ou por não achar mais necessário manter a versão original dela armazenada já que só usava um trecho específico num programa específico.

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 22 Set 2025, 21:30

Chapolinex escreveu:
22 Set 2025, 20:59
Então nota-se que ela deve ser uma composição musical muito antiga, mais pra trás dos anos 80 (porque quase todas as musicas em 1980 eram em estereo, ate as dos anos 70 tambem)
Stereo se tornou o padrão da indústria no final dos anos 60/início dos 70, particularmente, eu acho que a trilha original está em stereo e foi o SBT que deixou ela em mono naquele processo de transformar a trilha em "cartucho" para o uso em vinhetas e chamadas, claramente esses cartuchos não tinham a mesma qualidade de um LP.
toshi escreveu:
Será que no programa completo tocaram algum trecho diferente/inedito da trilha
É literalmente só uma ripagem da abertura do Chapolin... Inclusive, lembro que uma dessas ripagens eles tinham tirarado do YouTube pois tinha umas falhas bastamte específicas no áudio.
Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 2):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).cyber Revolvinho

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 21:55

BazzoReverso escreveu:
22 Set 2025, 21:30
Stereo se tornou o padrão da indústria no final dos anos 60/início dos 70, particularmente, eu acho que a trilha original está em stereo e foi o SBT que deixou ela em mono naquele processo de transformar a trilha em "cartucho" para o uso em vinhetas e chamadas, claramente esses cartuchos não tinham a mesma qualidade de um LP.
Exato, no Brasil as músicas do humorista Coronel Ludugero (muito a ver com o tema desta página) já eram em stereo e numa qualidade muito boa. Sobre ela ser em stereo, é provável, pois essa música por mais simples que seja parece ser bem elaborada e não foi feita pra ''qualquer coisa''.

Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 435 vezes
Curtiram: 1856 vezes

Mensagem por Paz » 22 Set 2025, 21:57

BazzoReverso escreveu:
22 Set 2025, 21:30
particularmente, eu acho que a trilha original está em stereo
claramente não é uma trilha masterizada em estéreo
o trabalho de equalização nos instrumentos é ridiculamente porco, todo o acabamento dessa trilha é tal qual o de uma composição amadora
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 1):
cyber Revolvinho
יעשה שלום

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 22 Set 2025, 22:02

Chapolinex escreveu:
22 Set 2025, 21:55
Exato, no Brasil as músicas do humorista Coronel Ludugero (muito a ver com o tema desta página) já eram em stereo e numa qualidade muito boa. Sobre ela ser em stereo, é provável, pois essa música por mais simples que seja parece ser bem elaborada e não foi feita pra ''qualquer coisa''.
O que me faz crer que ela estava em stereo originalmente é que essa mixagem em mono é muito ruim, tem instrumentos como os synths de acorde que estão muito abafados, às vezes até me surpreendo com as coisas que encontro quando separo as faixas de áudio com IA, se a trilha estivesse em stereo, seria muito mais fácil discernir os diferentes instrumentos/synths que compõem a música.
Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 1):
cyber Revolvinho

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 22:03

Paz escreveu:
22 Set 2025, 21:57
o trabalho de equalização nos instrumentos é ridiculamente porco, todo o acabamento dessa trilha é tal qual o de uma composição amadora
Uma pergunta sobre sua afirmação Paz, vocês aqui no período de busca da música, já levantaram a hipótese de a trilha ser uma gravação caseira? Isso cairia bem no que você disse sobre ''masterização amadora''
Esses usuários curtiram o post de Chapolinex (total: 1):
cyber Revolvinho

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 22:08

BazzoReverso escreveu:
22 Set 2025, 22:02
O que me faz crer que ela estava em stereo originalmente é que essa mixagem em mono é muito ruim, tem instrumentos como os synths de acorde que estão muito abafados, às vezes até me surpreendo com as coisas que encontro quando separo as faixas de áudio com IA, se a trilha estivesse em stereo, seria muito mais fácil discernir os diferentes instrumentos/synths que compõem a música.
Verdade. Essa versão da música tá tão abafada que engolfam algumas frequências essenciais de alguns instrumentos, exemplo: nessa mesma música ai tem uma espécie de gaita (ou seria uma guitarra?) bem fininha que toca uns acordes durante toda a trilha, em algumas isolações minhas eu consegui isolar quase perfeitamente esse instrumento.

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 22 Set 2025, 22:18

Chapolinex escreveu:
22 Set 2025, 22:03
Uma pergunta sobre sua afirmação Paz, vocês aqui no período de busca da música, já levantaram a hipótese de a trilha ser uma gravação caseira? Isso cairia bem no que você disse sobre ''masterização amadora''
Se for esse o caso, a trilha não poderia ter sido produzida antes de 1979, pois foi a apartir desse ano que começaram a lançar e popularizar produtos de mixagem caseira de até 4 faixas de fita cassete + drum machine.

Exemplo de um aparelho de mixagem caseiro do inicío dos anos 1980:

Imagem

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 22:22

BazzoReverso escreveu:
22 Set 2025, 22:18
Se for esse o caso, a trilha não poderia ter sido produzida antes de 1979, pois foi a apartir desse ano que começaram a lançar e popularizar produtos de mixagem caseira de até 4 faixas de fita cassete + drum machine
Pensando bem a música do Chapolin não tem cara de ser de antes dos anos 70, porque a música eletrônica no final dos anos 60 era muito escassa, mas um detalhe: A drum machine usada na BGM foi feita em 1967.

OBS: Tinha descobrido meses atrás um senhor chamado Sidionil Gomes, ele foi sonoplasta do SBT nos anos 80 (Inclusive no Veja o Gordo) valeria a pena tentar falar com ele para ver se conseguimos alguma informação sobre como eram feitas as escolhas da música para por no programa?

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 22 Set 2025, 22:33

Chapolinex escreveu:
22 Set 2025, 22:22
Pensando bem a música do Chapolin não tem cara de ser de antes dos anos 70, porque a música eletrônica no final dos anos 60 era muito escassa, mas um detalhe: A drum machine usada na BGM foi feita em 1967
Complementando o assunto do aparelho de mixagem caseira, encontrei esse vídeo bastante didático e demonstrativo de como ele funcionava, é bastante interessante, assistam até o final.

Agora imaginem um pequeno estúdio, com esse aparelho, um clarinete, uma drum machine, e um sintetizador, é basicamente tudo o que precisa pra gravar esse tema. Acho que estamos chegando em algum lugar, se isso for confirmado, podemos praticamente descartar quase toda a década de 70.

Chapolinex
Membro
Membro

Mensagem por Chapolinex » 22 Set 2025, 22:37

BazzoReverso escreveu:
22 Set 2025, 22:33
Complementando o assunto do aparelho de mixagem caseira, encontrei esse vídeo bastante didático e demonstrativo de como ele funcionava, é bastante interessante, assistam até o final.
Depois vou dar uma bisoiada nesse vídeo, parece muito interessante mesmo.
BazzoReverso escreveu:
22 Set 2025, 22:33
Agora imaginem um pequeno estúdio, com esse aparelho, um clarinete, uma drum machine, e um sintetizador, é basicamente tudo o que precisa pra gravar esse tema. Acho que estamos chegando em algum lugar, se isso for confirmado, podemos praticamente descartar quase toda a década de 70.
E também pode indicar que a trilha possa ter sido feita em solo brasileiro! Porque convenhamos, SBT n ia lá na gringa pegar trilha de compositor de quintal pra trazer pro Brasil sendo que aqui mesmo tinham e até hoje tem gente que faz essas musiquinhas caseiras aí.
Esses usuários curtiram o post de Chapolinex (total: 1):
cyber Revolvinho

Responder