Será que no programa completo tocaram algum trecho diferente/inedito da trilha?
Ela toca com a edição da abertura a partir de 2:22 do video abaixo(ja copiado url com o minuto exato):
"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos
Isso é só a versão padrão armazenada no SBT, já com a inclusão das trombetas pra ser usada na intro do Chapolin. Nada demais.
Foi por isso que eu disse o seguinte:Chapolinex escreveu: ↑22 Set 2025, 21:02Isso é só a versão padrão armazenada no SBT, já com a inclusão das trombetas pra ser usada na intro do Chapolin. Nada demais.
Não se acha muitos trechos do programa desse dia, mas se alguem achar que vale a pena ir atrás do programa completo pra descobrir, tá sabendo desde já que pelo menos a versão editada toca, então vai que...
Perdão pela falta de atenção a sua mensagem, realmente não prestei atenção no que você estava querendo dizer.
Stereo se tornou o padrão da indústria no final dos anos 60/início dos 70, particularmente, eu acho que a trilha original está em stereo e foi o SBT que deixou ela em mono naquele processo de transformar a trilha em "cartucho" para o uso em vinhetas e chamadas, claramente esses cartuchos não tinham a mesma qualidade de um LP.Chapolinex escreveu: ↑22 Set 2025, 20:59Então nota-se que ela deve ser uma composição musical muito antiga, mais pra trás dos anos 80 (porque quase todas as musicas em 1980 eram em estereo, ate as dos anos 70 tambem)
É literalmente só uma ripagem da abertura do Chapolin... Inclusive, lembro que uma dessas ripagens eles tinham tirarado do YouTube pois tinha umas falhas bastamte específicas no áudio.
Exato, no Brasil as músicas do humorista Coronel Ludugero (muito a ver com o tema desta página) já eram em stereo e numa qualidade muito boa. Sobre ela ser em stereo, é provável, pois essa música por mais simples que seja parece ser bem elaborada e não foi feita pra ''qualquer coisa''.BazzoReverso escreveu: ↑22 Set 2025, 21:30Stereo se tornou o padrão da indústria no final dos anos 60/início dos 70, particularmente, eu acho que a trilha original está em stereo e foi o SBT que deixou ela em mono naquele processo de transformar a trilha em "cartucho" para o uso em vinhetas e chamadas, claramente esses cartuchos não tinham a mesma qualidade de um LP.
claramente não é uma trilha masterizada em estéreoBazzoReverso escreveu: ↑22 Set 2025, 21:30particularmente, eu acho que a trilha original está em stereo
O que me faz crer que ela estava em stereo originalmente é que essa mixagem em mono é muito ruim, tem instrumentos como os synths de acorde que estão muito abafados, às vezes até me surpreendo com as coisas que encontro quando separo as faixas de áudio com IA, se a trilha estivesse em stereo, seria muito mais fácil discernir os diferentes instrumentos/synths que compõem a música.Chapolinex escreveu: ↑22 Set 2025, 21:55Exato, no Brasil as músicas do humorista Coronel Ludugero (muito a ver com o tema desta página) já eram em stereo e numa qualidade muito boa. Sobre ela ser em stereo, é provável, pois essa música por mais simples que seja parece ser bem elaborada e não foi feita pra ''qualquer coisa''.
Uma pergunta sobre sua afirmação Paz, vocês aqui no período de busca da música, já levantaram a hipótese de a trilha ser uma gravação caseira? Isso cairia bem no que você disse sobre ''masterização amadora''
Verdade. Essa versão da música tá tão abafada que engolfam algumas frequências essenciais de alguns instrumentos, exemplo: nessa mesma música ai tem uma espécie de gaita (ou seria uma guitarra?) bem fininha que toca uns acordes durante toda a trilha, em algumas isolações minhas eu consegui isolar quase perfeitamente esse instrumento.BazzoReverso escreveu: ↑22 Set 2025, 22:02O que me faz crer que ela estava em stereo originalmente é que essa mixagem em mono é muito ruim, tem instrumentos como os synths de acorde que estão muito abafados, às vezes até me surpreendo com as coisas que encontro quando separo as faixas de áudio com IA, se a trilha estivesse em stereo, seria muito mais fácil discernir os diferentes instrumentos/synths que compõem a música.
Se for esse o caso, a trilha não poderia ter sido produzida antes de 1979, pois foi a apartir desse ano que começaram a lançar e popularizar produtos de mixagem caseira de até 4 faixas de fita cassete + drum machine.Chapolinex escreveu: ↑22 Set 2025, 22:03Uma pergunta sobre sua afirmação Paz, vocês aqui no período de busca da música, já levantaram a hipótese de a trilha ser uma gravação caseira? Isso cairia bem no que você disse sobre ''masterização amadora''

Pensando bem a música do Chapolin não tem cara de ser de antes dos anos 70, porque a música eletrônica no final dos anos 60 era muito escassa, mas um detalhe: A drum machine usada na BGM foi feita em 1967.BazzoReverso escreveu: ↑22 Set 2025, 22:18Se for esse o caso, a trilha não poderia ter sido produzida antes de 1979, pois foi a apartir desse ano que começaram a lançar e popularizar produtos de mixagem caseira de até 4 faixas de fita cassete + drum machine
Complementando o assunto do aparelho de mixagem caseira, encontrei esse vídeo bastante didático e demonstrativo de como ele funcionava, é bastante interessante, assistam até o final.Chapolinex escreveu: ↑22 Set 2025, 22:22Pensando bem a música do Chapolin não tem cara de ser de antes dos anos 70, porque a música eletrônica no final dos anos 60 era muito escassa, mas um detalhe: A drum machine usada na BGM foi feita em 1967
Depois vou dar uma bisoiada nesse vídeo, parece muito interessante mesmo.BazzoReverso escreveu: ↑22 Set 2025, 22:33Complementando o assunto do aparelho de mixagem caseira, encontrei esse vídeo bastante didático e demonstrativo de como ele funcionava, é bastante interessante, assistam até o final.
E também pode indicar que a trilha possa ter sido feita em solo brasileiro! Porque convenhamos, SBT n ia lá na gringa pegar trilha de compositor de quintal pra trazer pro Brasil sendo que aqui mesmo tinham e até hoje tem gente que faz essas musiquinhas caseiras aí.BazzoReverso escreveu: ↑22 Set 2025, 22:33Agora imaginem um pequeno estúdio, com esse aparelho, um clarinete, uma drum machine, e um sintetizador, é basicamente tudo o que precisa pra gravar esse tema. Acho que estamos chegando em algum lugar, se isso for confirmado, podemos praticamente descartar quase toda a década de 70.