Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Paz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3010
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 437 vezes
Curtiram: 1878 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por Paz » 12 Jun 2025, 11:09

Isso merece tópico próprio?
Não sei.
Mas definitivamente merece que eu saia do personagem e fale seriamente pela primeira vez em meses. Notem que vou até escrever feito gente.

Eu acabei de assistir ao segundo episódio da biosérie do Chespirito e fiquei estupidamente emocionado com o quão relatable alguns momentos e cenas foram pra mim.
Vou falar delas, mas antes preciso dar o background:
Nesses 3 anos em que eu morei em São Paulo (2022-2024), eu tinha um propósito: criar algo foda. Foram 3 anos que passei longe de qualquer parente, sozinho, em um ambiente totalmente novo, onde minha única motivação era o meu trabalho (comecei a trabalhar com a Brasil Paralelo, inicialmente como editor do programa Rasta News). Com o sucesso do programa e da minha contribuição humorística na edição, me foi concedida a possibilidade de também colaborar escrevendo os roteiros.
Ainda em 2022, na metade do ano, a BP fez uma rodada de ideias e eu apresentei a ideia de um programa de comédia, totalmente ficcional, para toda a família, com fantoches. Algo que saísse do padrão de documentários e não fosse tão politizado; um humor livre como o das comédias dos anos 80-90, um entretenimento como não se faz mais hoje em dia.
E, por mais que a diretoria da empresa tivesse gostado da ideia, ela foi inicialmente negada.
Aí chega o início de 2023. Já estou consolidado como "o editor do Rasta News" e as pessoas gostam do meu trabalho tanto na edição quanto nos ocasionais roteiros que eu escrevia. Então decido me reunir com o Rasta (o apresentador do programa) e contar a ideia pra ele. O Jopa (roteirista principal do Rasta News) se juntou ao projeto também. O olhar artístico deles confirmou o meu: aquele projeto realmente tinha muito potencial, tal qual a química humorística que havia na nossa dinâmica de trabalho. Nos decidimos de uma coisa: iríamos fazer esse programa COM ou SEM a Brasil Paralelo. De um jeito ou de outro, aquilo precisava acontecer. A essa altura, os roteiros já estavam escritos e eu já havia encomendado a manufatura dos fantoches com meu próprio dinheiro.
Então eu e o Rasta nos juntamos e propomos a ideia novamente para a diretoria da BP. Dessa vez, o projeto foi aceito.
Gravamos o piloto em julho de 2023. Ele foi exibido em agosto e, para nossa surpresa, a audição não teve boas reações.
Ouvi comentários como "isso tá sem pé nem cabeça", "eu jamais deixaria minha filha assistir isso" e "você não serve para ser diretor".
O que eu fiz? Reeditei o piloto. Redublei cenas. Criei cenas novas com colagens.
Convocamos uma segunda audição. E, para nossa surpresa novamente, as reações dessa vez foram super positivas.
O programa havia sido aprovado e iríamos começar 2024 oficialmente filmando a primeira temporada.
Chegam as férias de verão e tudo parece uma alegria.
Até que, passadas as férias, vimos que o projeto não estava realmente indo pra frente. Era reunião atrás de reunião, reunião pra marcar reunião, reunião semanal de sala de roteirista pra cada episódio, parecia tudo muito travado na burocracia interna, até finalmente em abril chegar a reunião dizendo que o projeto iria ser colocado no congelador por haverem outras prioridades no momento.
Então, eu, o Rasta e o Jopa tivemos que nos reagrupar novamente. A ideia agora era de fazer o projeto na guerrilha mesmo, low-budget, por fora da BP (até porque, a essa altura, eu já tinha praticamente todos os fantoches e props). Mas decidimos dar uma última tentativa e falar novamente com a diretoria da BP. Eles gostavam da ideia e queriam que acontecesse, mas percebemos que ainda não havia muita confiança. Nisso, foram dias fazendo reunião atrás de reunião, plano de filmagem, planilha de orçamento, tudo da nossa própria boa vontade pra mostrar que podíamos fazer aquilo acontecer. Pra piorar, ainda houve a enchente no RS e a BP estava realocando todos seus recursos para fazer ações de ajuda.
E nesses dias, houve uma situação que foi bizarramente semelhante a uma cena da biosérie do Chespirito, no episódio 2 que saiu hoje. Trata-se da cena em que o Bolaños anda pra cima e pra baixo tentando convencer o diretor de produção do Canal 8 a acreditar no seu programa; sobretudo a cena em que o dono está andando apressado e Bolaños está (literalmente) correndo atrás dele pra contar suas ideias, até descendo o elevador junto com ele e indo até o limite.

Imagem

Foi exatamente a cena que eu vivi. Sem tirar nem por. Igualzinho. Até na parte de descer o elevador junto com o diretor de produção da BP só pra poder ficar contando as ideias pra ele.
Fiquei espantado com o quão igual essa cena foi com esse momento que vivi. Até o Rubén na cena foi semelhante à presença que tive do Rasta: um artista veterano "intermediando" a conversa entre o artista sonhador e o diretor de produção.
Fora outros momentos desse episódio, como quando o Bolaños diz estar cansado de fazer uma comédia que sua família não entende. Foi exatamente o sentimento que me fez querer criar algo novo, diferente do padrão do conteúdo com o qual eu estava acostumado a trabalhar.
Enfim, após várias apresentações com orçamentos realistas e detalhados, planos de filmagem completos com cronogramas, design dos cenários e até os planos das câmeras, nos deram um produtor que comprou a briga e conseguimos gravar. Foram 7 diárias no estúdio da BP em São Paulo e 8 diárias nas montanhas Adirondack no interior do estado de Nova York, nos EUA. Um prazo bem apertado pra gravar toda a primeira temporada, e com uma equipe bem reduzida.
Mas posso falar?
Conseguimos gravar tudo com tempo de sobra, e ainda nos divertimos muito. Foram dias incríveis. O esforço e a dedicação de algo feito com carinho não tem preço.

Imagem

Agora a série está nas últimas etapas de pós-produção e será lançada ainda esse ano.
E ver os pontos de semelhança entre essa minha jornada e a jornada do Bolaños, que sempre foi meu grande mestre, me deixou realmente emocionado de um jeito que eu não ficava há muito tempo.
Obviamente não tenho a mais ínfima pretensão de que essa série chegue aos pés da obra de Chespirito. Mas se, assim como ele, eu conseguir fazer adultos e crianças rirem juntos em suas casas e unir famílias, sinto que o conselho da mãe dele serviu pra mim também: valeu a pena.

Imagem

E eu estou contando minha história porque espero que, assim como a história do Bolaños, ela sirva de inspiração para muitos outros jovens sonhadores que existem por aí. Acreditem nos seus sonhos e, acima de tudo, lutem por eles.

Se eu estiver sendo mala demais em fazer um tópico próprio pra falar disso, podem mesclar com o tópico principal da série. Mas, de todo modo, quero que essa mensagem seja ouvida e sirva de inspiração; e todavia acho que é um tópico legal para os usuários falarem sobre o impacto emocional dessa série (ou até do universo CH em geral) e compartilharem experiências do tipo.
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 14):
Ruan FonsecaChavito.MArthur SérgioVelho ReumáticoMVNSLucas de BritoHOMESSAJames RevoltiOdorico ParaguaçuGuilherme CHBully Chespirito animadoBarbanoSargento RefúgioGuz
יעשה שלום


Avatar do usuário
Velho Reumático
Membro
Membro
Mensagens: 1956
Registrado em: 13 Jun 2021, 17:23
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Ainda neste país
Curtiu: 800 vezes
Curtiram: 1232 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por Velho Reumático » 12 Jun 2025, 12:23

Eu quero ver muito, vou esperar sair de graça.
@Parece a Velha eu vi naquele app que você comentou, mas ainda não está disponível :triste:

Mas pelo que ando vendo, tá prometendo muito essa bio série :vitoria:
Evitando a fadiga desde 2006 :]

"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO" :einstein:

Avatar do usuário
MVNS
Membro
Membro
Mensagens: 709
Registrado em: 02 Jul 2024, 18:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 806 vezes
Curtiram: 596 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por MVNS » 12 Jun 2025, 12:31

Cara, te conhecendo desde 2011, me emocionei muito aqui. Te desejo o melhor, e o melhor já está aí.
um burro e um minhoqueiro escreveu:
12 Jun 2025, 12:16
► Exibir Spoiler
Pois você quem perde…
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 2):
Pazum burro e um minhoqueiro
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

Avatar do usuário
Paz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3010
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 437 vezes
Curtiram: 1878 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por Paz » 12 Jun 2025, 12:49

MVNS escreveu:
12 Jun 2025, 12:31
Cara, te conhecendo desde 2011, me emocionei muito aqui. Te desejo o melhor, e o melhor já está aí.
Cara, tu sabe que eu também me emociono muito com cada conquista tua. Dizem que só o tempo diz quem você realmente deve manter ao seu lado, e você não me deixa dúvidas disso. Quando você conhece alguém que fica genuinamente feliz pelas suas conquistas e também luta pelas próprias, esse é o indício inequívoco de que é um vínculo que você deve manter sempre por perto. É o que distingue um amigo de internet que compartilha um interesse em comum, para realmente, um amigo de vida.
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 1):
MVNS
יעשה שלום

Avatar do usuário
um burro e um minhoqueiro
Membro
Membro
Mensagens: 2421
Registrado em: 13 Fev 2013, 19:07
Curtiu: 147 vezes
Curtiram: 332 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por um burro e um minhoqueiro » 12 Jun 2025, 13:02

Esses usuários curtiram o post de um burro e um minhoqueiro (total: 1):
MVNS
Imagem

Avatar do usuário
MVNS
Membro
Membro
Mensagens: 709
Registrado em: 02 Jul 2024, 18:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 806 vezes
Curtiram: 596 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por MVNS » 12 Jun 2025, 13:09

oasis wonderwall da silva blur escreveu:
12 Jun 2025, 12:49
MVNS escreveu:
12 Jun 2025, 12:31
Cara, te conhecendo desde 2011, me emocionei muito aqui. Te desejo o melhor, e o melhor já está aí.
Cara, tu sabe que eu também me emociono muito com cada conquista tua. Dizem que só o tempo diz quem você realmente deve manter ao seu lado, e você não me deixa dúvidas disso. Quando você conhece alguém que fica genuinamente feliz pelas suas conquistas e também luta pelas próprias, esse é o indício inequívoco de que é um vínculo que você deve manter sempre por perto. É o que distingue um amigo de internet que compartilha um interesse em comum, para realmente, um amigo de vida.
E pensar que quase 15 anos de amizade é o que alguns aqui têm quase de vida kkkkk

Obrigado demais. :joia: digo o mesmo.
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

Avatar do usuário
O Monstro do Espaço!
Membro
Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 11 Fev 2024, 01:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: NENHUM
Localização: Jacareí-SP (Vale do Paraíba)
Curtiu: 583 vezes
Curtiram: 795 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por O Monstro do Espaço! » 12 Jun 2025, 14:36

► Exibir Spoiler
. Escutem isso em loop enquanto lêem o texto. By The River e sua melodia de lavar os olhos de drento pra frora. Meus Parabéns pela conquista!
Editado pela última vez por O Monstro do Espaço! em 12 Jun 2025, 15:36, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Chavão
Membro
Membro
Mensagens: 1236
Registrado em: 14 Mai 2025, 14:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 264 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por Chavão » 12 Jun 2025, 14:50

oasis wonderwall da silva blur escreveu:
12 Jun 2025, 11:09
Isso merece tópico próprio?
Não sei.
Mas definitivamente merece que eu saia do personagem e fale seriamente pela primeira vez em meses. Notem que vou até escrever feito gente.

Eu acabei de assistir ao segundo episódio da biosérie do Chespirito e fiquei estupidamente emocionado com o quão relatable alguns momentos e cenas foram pra mim.
Vou falar delas, mas antes preciso dar o background:
Nesses 3 anos em que eu morei em São Paulo (2022-2024), eu tinha um propósito: criar algo foda. Foram 3 anos que passei longe de qualquer parente, sozinho, em um ambiente totalmente novo, onde minha única motivação era o meu trabalho (comecei a trabalhar com a Brasil Paralelo, inicialmente como editor do programa Rasta News). Com o sucesso do programa e da minha contribuição humorística na edição, me foi concedida a possibilidade de também colaborar escrevendo os roteiros.
Ainda em 2022, na metade do ano, a BP fez uma rodada de ideias e eu apresentei a ideia de um programa de comédia, totalmente ficcional, para toda a família, com fantoches. Algo que saísse do padrão de documentários e não fosse tão politizado; um humor livre como o das comédias dos anos 80-90, um entretenimento como não se faz mais hoje em dia.
E, por mais que a diretoria da empresa tivesse gostado da ideia, ela foi inicialmente negada.
Aí chega o início de 2023. Já estou consolidado como "o editor do Rasta News" e as pessoas gostam do meu trabalho tanto na edição quanto nos ocasionais roteiros que eu escrevia. Então decido me reunir com o Rasta (o apresentador do programa) e contar a ideia pra ele. O Jopa (roteirista principal do Rasta News) se juntou ao projeto também. O olhar artístico deles confirmou o meu: aquele projeto realmente tinha muito potencial, tal qual a química humorística que havia na nossa dinâmica de trabalho. Nos decidimos de uma coisa: iríamos fazer esse programa COM ou SEM a Brasil Paralelo. De um jeito ou de outro, aquilo precisava acontecer. A essa altura, os roteiros já estavam escritos e eu já havia encomendado a manufatura dos fantoches com meu próprio dinheiro.
Então eu e o Rasta nos juntamos e propomos a ideia novamente para a diretoria da BP. Dessa vez, o projeto foi aceito.
Gravamos o piloto em julho de 2023. Ele foi exibido em agosto e, para nossa surpresa, a audição não teve boas reações.
Ouvi comentários como "isso tá sem pé nem cabeça", "eu jamais deixaria minha filha assistir isso" e "você não serve para ser diretor".
O que eu fiz? Reeditei o piloto. Redublei cenas. Criei cenas novas com colagens.
Convocamos uma segunda audição. E, para nossa surpresa novamente, as reações dessa vez foram super positivas.
O programa havia sido aprovado e iríamos começar 2024 oficialmente filmando a primeira temporada.
Chegam as férias de verão e tudo parece uma alegria.
Até que, passadas as férias, vimos que o projeto não estava realmente indo pra frente. Era reunião atrás de reunião, reunião pra marcar reunião, reunião semanal de sala de roteirista pra cada episódio, parecia tudo muito travado na burocracia interna, até finalmente em abril chegar a reunião dizendo que o projeto iria ser colocado no congelador por haverem outras prioridades no momento.
Então, eu, o Rasta e o Jopa tivemos que nos reagrupar novamente. A ideia agora era de fazer o projeto na guerrilha mesmo, low-budget, por fora da BP (até porque, a essa altura, eu já tinha praticamente todos os fantoches e props). Mas decidimos dar uma última tentativa e falar novamente com a diretoria da BP. Eles gostavam da ideia e queriam que acontecesse, mas percebemos que ainda não havia muita confiança. Nisso, foram dias fazendo reunião atrás de reunião, plano de filmagem, planilha de orçamento, tudo da nossa própria boa vontade pra mostrar que podíamos fazer aquilo acontecer. Pra piorar, ainda houve a enchente no RS e a BP estava realocando todos seus recursos para fazer ações de ajuda.
E nesses dias, houve uma situação que foi bizarramente semelhante a uma cena da biosérie do Chespirito, no episódio 2 que saiu hoje. Trata-se da cena em que o Bolaños anda pra cima e pra baixo tentando convencer o diretor de produção do Canal 8 a acreditar no seu programa; sobretudo a cena em que o dono está andando apressado e Bolaños está (literalmente) correndo atrás dele pra contar suas ideias, até descendo o elevador junto com ele e indo até o limite.

Imagem

Foi exatamente a cena que eu vivi. Sem tirar nem por. Igualzinho. Até na parte de descer o elevador junto com o diretor de produção da BP só pra poder ficar contando as ideias pra ele.
Fiquei espantado com o quão igual essa cena foi com esse momento que vivi. Até o Rubén na cena foi semelhante à presença que tive do Rasta: um artista veterano "intermediando" a conversa entre o artista sonhador e o diretor de produção.
Fora outros momentos desse episódio, como quando o Bolaños diz estar cansado de fazer uma comédia que sua família não entende. Foi exatamente o sentimento que me fez querer criar algo novo, diferente do padrão do conteúdo com o qual eu estava acostumado a trabalhar.
Enfim, após várias apresentações com orçamentos realistas e detalhados, planos de filmagem completos com cronogramas, design dos cenários e até os planos das câmeras, nos deram um produtor que comprou a briga e conseguimos gravar. Foram 7 diárias no estúdio da BP em São Paulo e 8 diárias nas montanhas Adirondack no interior do estado de Nova York, nos EUA. Um prazo bem apertado pra gravar toda a primeira temporada, e com uma equipe bem reduzida.
Mas posso falar?
Conseguimos gravar tudo com tempo de sobra, e ainda nos divertimos muito. Foram dias incríveis. O esforço e a dedicação de algo feito com carinho não tem preço.

Imagem

Agora a série está nas últimas etapas de pós-produção e será lançada ainda esse ano.
E ver os pontos de semelhança entre essa minha jornada e a jornada do Bolaños, que sempre foi meu grande mestre, me deixou realmente emocionado de um jeito que eu não ficava há muito tempo.
Obviamente não tenho a mais ínfima pretensão de que essa série chegue aos pés da obra de Chespirito. Mas se, assim como ele, eu conseguir fazer adultos e crianças rirem juntos em suas casas e unir famílias, sinto que o conselho da mãe dele serviu pra mim também: valeu a pena.

Imagem

E eu estou contando minha história porque espero que, assim como a história do Bolaños, ela sirva de inspiração para muitos outros jovens sonhadores que existem por aí. Acreditem nos seus sonhos e, acima de tudo, lutem por eles.

Se eu estiver sendo mala demais em fazer um tópico próprio pra falar disso, podem mesclar com o tópico principal da série. Mas, de todo modo, quero que essa mensagem seja ouvida e sirva de inspiração; e todavia acho que é um tópico legal para os usuários falarem sobre o impacto emocional dessa série (ou até do universo CH em geral) e compartilharem experiências do tipo.
Cara fico muito feliz com a sua história e fico feliz com a sua conquista meus parabéns que tudo dê certo e que esse texto sirva de inspiração para outras pessoas que possuem sonhos e querem que esses sonhos torna-se realidade meus parabéns
Esses usuários curtiram o post de Chavão (total: 1):
Paz

Avatar do usuário
Odorico Paraguaçu
Membro
Membro
Mensagens: 3162
Registrado em: 27 Mar 2016, 10:49
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 3204 vezes
Curtiram: 1053 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por Odorico Paraguaçu » 12 Jun 2025, 17:58

Nossa, Oasis, que história bacana e no fim, apesar de muita luta, muita batalha, tudo isso está valendo a pena, fico muito feliz por ti e tomara que você continue trilhando nesse caminho.
Esses usuários curtiram o post de Odorico Paraguaçu (total: 3):
MVNSPazBully Chespirito animado

Avatar do usuário
Bully Chespirito animado
Membro
Membro
Mensagens: 3433
Registrado em: 05 Ago 2024, 22:36
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1605 vezes
Curtiram: 3234 vezes

Como "Chespirito: Sem querer querendo" me emocionou profundamente

Mensagem por Bully Chespirito animado » 16 Jun 2025, 13:13

Eu gostei muito da história do Oasis e a ligação profunda que tem com a biosérie mas também há algo que me afetou muito que foi uma das duas mensagens que a mãe do Roberto deu antes de falecer que é "Nunca dar as costas a quem você ama" e como a parte mais trágica da história do Roberto é justamente a traição que ele faz, isso me lembrou de como eu também já fui um completo idiota com uns ex- amigos que tive na adolescência e recentemente eu tive que separar de outros por causa de alguns projetos que eu andava fazendo e que eu não tinha espaço a decisões minhas(sendo que a ideia original era eu quem tinha feito e eles forçavam a eu ficar fazendo algo que já não me dava mais vontade.)
Se teve uma coisa que aprendi também quando aborrecente foi que, se sua amizade não está dando certo, já é o indício de que é melhor terminar, e foi justamente o que fiz nesse segundo caso mais recente, falei com calma mas claro que mesmo assim, tanto eu quanto os outros saimos decepcionados numa primeira vez, mas entendemos nossas partes e seguimos em frente.
Achar as pessoas que verdadeiramente se importam com você é difícil, mas quando você achar, seja também fiel o quanto você puder a elas, e assim vai estabelecer uma imagem de confiança que certamente te dará satisfação e felicidade na vida.
Esses usuários curtiram o post de Bully Chespirito animado (total: 2):
Odorico ParaguaçuChavito.M
Imagem
Sou Geotti Guara(vulgo o idiota com a foto de Chapolin emo, desde 2022 no meio CH e 2024 no Fórum)
(Não frequento tanto as minhas redes sociais, somente uso para postagem)
Quer acompanhar os dotes de um grande artista?

Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler

Responder