Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Até entre episódios do lote 84 eu ouço discrepâncias absurdas na qualidade do áudio... Os dois primeiros (Matador de lagartixas e Sapateiro) tem qualidade MUITO melhor do que "Na escola... domingo", por exemplo.
É o que mencionei em outro tópico, esses 2 episódios provavelmente foram dublados bem antes dos demais do lote de 1984, distantes até mesmo dos outros de dublagem beta. Se a história da fita "por engano" for real, provavelmente esses dois episódios vieram nela e foram dublados no começo dos anos 80. Quando os diretores da TVS assistiram o "piloto" de Chaves provavelmente assistiram esses dois episódios.
O maior detalhe que confirma isso pra mim é que Seu Madruga não é chamado de Seu Ramon e a Chiquinha não é chamada de Francisquinha e os bordões simplesmente inexistem, ao contrário do que acontece com os demais episódios de dublagem beta que vem depois deles na ordem. A trilha sonora desses episódios também é estranha, como o episódio do sapateiro não terminando com skipping e a sonoplastia também é esquisita. Sem falar na bizzarra trilha de risadas, que é única nesses dois episódios (com exceção das risadas do primeiro bloco do sapateiro, que foram reaproveitadas nos outros episódios com a dublagem beta)
VOANDO Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
É o que mencionei em outro tópico, esses 2 episódios provavelmente foram dublados bem antes dos demais do lote de 1984, distantes até mesmo dos outros de dublagem beta. Se a história da fita "por engano" for real, provavelmente esses dois episódios vieram nela e foram dublados no começo dos anos 80. Quando os diretores da TVS assistiram o "piloto" de Chaves provavelmente assistiram esses dois episódios.
O maior detalhe que confirma isso pra mim é que Seu Madruga não é chamado de Seu Ramon e a Chiquinha não é chamada de Francisquinha e os bordões simplesmente inexistem, ao contrário do que acontece com os demais episódios de dublagem beta que vem depois deles na ordem. A trilha sonora desses episódios também é estranha, como o episódio do sapateiro não terminando com skipping e a sonoplastia também é esquisita. Sem falar na bizzarra trilha de risadas, que é única nesses dois episódios (com exceção das risadas do primeiro bloco do sapateiro, que foram reaproveitadas nos outros episódios com a dublagem beta)
Não existe essa história de fita por engano, os envolvidos já disseram que o Silvio mandou comprar direto. Dublou 4 episódios a princípio, parece - esses dois podem estar inclusos.
Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 1):
Até entre episódios do lote 84 eu ouço discrepâncias absurdas na qualidade do áudio... Os dois primeiros (Matador de lagartixas e Sapateiro) tem qualidade MUITO melhor do que "Na escola... domingo", por exemplo.
Acho que fiz mal em pegar justamente os dois "beta" de exemplo. Os três "beta" de Chapolin tem qualidade de áudio bem inferior.
Dá pra comparar a qualidade do áudio entre "O robô que pirou" e "Selva" pela BGM da abertura e créditos, e qualquer um nota que a qualidade do áudio no episódio do robô é muito melhor.
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio
12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014 USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018e emJUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL); MODERADOR GLOBAL em05/MAI/2016 (3º mandato - Global) MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)
Acho que fiz mal em pegar justamente os dois "beta" de exemplo. Os três "beta" de Chapolin tem qualidade de áudio bem inferior.
Dá pra comparar a qualidade do áudio entre "O robô que pirou" e "Selva" pela BGM da abertura e créditos, e qualquer um nota que a qualidade do áudio no episódio do robô é muito melhor.
Até hoje não entendo porque a abertura do "Selva" é muda.
- XAVIER, Evilásio
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014 USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018e emJUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL); MODERADOR GLOBAL em05/MAI/2016 (3º mandato - Global) MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)
A TVS tinha mais de um estúdio para dublagem, né? Provavelmente alguns foram dublados em um estúdio com equipamentos mais novos, e outros em estúdio com equipamentos piores.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Então, foi isso, eu penei para achar a data de exibição e me baseei nos episódios que passaram no dia. Infelizmente foi a primeira e única vez que passou essa cena, na época até estranhei que ninguém tenha comentado, talvez porque a imagem fluiu com o slow e a dublagem dessa parte estava normal. Enfim, na época eu fui atrás em tudo quanto é lugar e não achei mais (pelo menos o áudio) para remixar.
Se eu estou bem lembrado, você não ia conseguir remixar pois a cena também é cortada nas distribuições internacionais
- XAVIER, Evilásio
.
Há um relato de que uma das exibições desse episódio em 2011 (precisamente 14/12) foi com um trechinho atualmente cortado em todas as distribuições. Bem capaz que também tenha sido com lote velho + sem NR.
Dia 14/12/11:
18h17 - As Apostas/Ladrões Espertos/Brincando de Escolinha
18h56 - Os Ladrões e a Janela/Estourando Balões
19h20 - A Festa da Amizade Dessa vez passaram sem aquele corte:
Guarda:O que está fazendo aqui?
Beterraba:Vim procurar uma moeda que perdi quando estava na lata do lixo.
Guarda:Muito bem,muito bem,muito bem.Mas se a perdeu na lata de lixo porque está procurando aqui?
Beterraba:Porque aqui esta mais claro!
Guarda:Começo a suspeitar de você e de seu amigo,e a propósito onde está seu amigo?
Beterraba:Meu amigo?...
Foi a 1ª vez que essa cena passou,ela não passou nem no CN nem na TLN,e passou com slow motion e quando Beterraba falou "meu amigo?" ficou normal.Alguém gravou?
O post foi feito ~2 meses antes da estréia da versão de 1975 do esquete, e a fala é na mesma linha mesmo. Pra mim é verídico.
O "As apostas" nem precisa comentar. Na Sônia Abrão ele passou completo sem NR
Então, foi isso, eu penei para achar a data de exibição e me baseei nos episódios que passaram no dia. Infelizmente foi a primeira e única vez que passou essa cena, na época até estranhei que ninguém tenha comentado, talvez porque a imagem fluiu com o slow e a dublagem dessa parte estava normal. Enfim, na época eu fui atrás em tudo quanto é lugar e não achei mais (pelo menos o áudio) para remixar.
14 Anos de Fórum Chaves em 12/05/2025,21:28
Jegue escreveu:Eu aceitaria numa boa que não aparecesse mais nada completo dublado pela MAGA desde que queimassem a rosca do Lascalla e do Murilo Fraga com brasas retiradas do mais profundo vale do inferno, e transmitissem ao vivo no SBT durante um dia inteiro.
Se eu estou bem lembrado, você não ia conseguir remixar pois a cena também é cortada nas distribuições internacionais
Na Classico TV (ou outra emissora que não lembro) passava normalmente, acredito que foi cortado só pela Televisa quando mixaram com a MAGA. Na época tinha vídeo disponível com esse trecho em espanhol.
(E perdão pela mensagem, fazia um tempão que não entrava no fórum e não lembrava como respondia kkkkkk )
Edit: aqui tem um react de uma gravação do Distrito Comedia (antiga Classico TV) em que essa cena aparece normalmente, está aos 07:16
14 Anos de Fórum Chaves em 12/05/2025,21:28
Jegue escreveu:Eu aceitaria numa boa que não aparecesse mais nada completo dublado pela MAGA desde que queimassem a rosca do Lascalla e do Murilo Fraga com brasas retiradas do mais profundo vale do inferno, e transmitissem ao vivo no SBT durante um dia inteiro.