Existe vários motivos pra saída da porta. E tenho uma má notícia quanto a última parte.Victor235 escreveu:É até bizarro pensar que o usuário não tem o poder nem de plugar um fone de ouvido no seu aparelho sem precisar de um caro adaptador. Tomara que isso não vire moda em outras empresas
O custo de licenciamento da porta proprietária Lightning usada nos iPhones / iPods / iPads (não mais) é estimado em $4. Pra cada adaptador ou plug que você vende ou fabrica com essa porta, 4 dólares de royalties vão pra Apple, porque eles são os donos da porta. É explicado aqui em inglês: https://mfi.apple.com/MFiWeb/getFAQ.action#1-1 (mas não com os valores, esses vem de quem se arrisca a vazar).
Pode parecer pouco, mas pra efeitos de comparação, uma porta HDMI, também proprietária, pode cobrar apenas $0,05 de royalties.
E a má notícia: essas empresas querem promover sua própria solução de fones sem fio. Samsung lançou e promoveu seus Galaxy Buds - anunciou a compra da gigante que comandava empresas como JBL e AKG - e o que aconteceu? A porta sumiu dos Galaxy S20. OnePlus é outra, apresentou seus fones sem fio Bullet, o que aconteceu? A porta sumiu também. Google retirou a porta do Pixel 2 em diante. O motivo? Pixel Buds!
O que elas tem em comum? Fizeram dezenas de vídeos e anúncios debochando da decisão "corajosa" (em referência a "courage" dita no evento de lançamento do iPhone 7, que afirmaram que tirar a porta era um ato de coragem) da Apple. A Samsung na maior cara de pau apagou todos do seu canal e fingiu que nada existiu. A Google foi a mais descarada, por ter feito isso textualmente na conferência de apresentação do Pixel 1, e na geração seguinte ter sumido com a porta. Eu acho até meio triste isso, era um padrão usado desde a década de 1870.
Se alguém trabalha com áudio e quer um topo de linha com a entrada de fones, a melhor opção é qualquer LG, que tem um DAC elogiado por muitos.
E se eu não quero um topo de linha, quase qualquer intermediário ou aparelho de entrada tem o plug. Só removem dos topo de linha porque assumem que a pessoa também terá poder aquisitivo pra comprar o fone Bluetooth. Uma prova: fui no site gsmarena.com e coloquei pra filtrar todos os celulares com as duas últimas gerações de processadores Snapdragon. 93 resultados. Coloquei pra mostrar isso E também que tivesse a entrada, e caiu pra 40 resultados. Ou seja, 57% dos aparelhos Android de última geração não possuem a entrada!