gusta dos biscoitos escreveu:Lá tem um monte de regras que só foram surgindo recentemente. O pior é quando republicam uma história que está fora dos padrões atuais, em que eles começam a editar tudo. Só um exemplo: no livro de 50 anos do Cascão, tem uma história de 1984 que a mãe do Cascão mostra um chinelo e manda ele lavar a louça. No livro, simplesmente redesenharam a mão dela, fazendo ela apontar pro infinito e além, só porque maus tratos a crianças não podem mais ser vistos hoje em dia. E o pior, pra justificar a edição, colocaram um balão (que não tinha no original) com ela falando que, se o Cascão não lavasse, ia ficar sem videogame.
Já aconteceu algo semelhante com a Disney também, quando publicaram a saga da Dinastia Pato pela primeira vez durante a ditadura. Apagaram um limpador de tapetes, pelo qual ameaçava seus sobrinhos, da mão do Donald. No caso da Turma da Mônica, deve ter algo a ver com a recente lei que proíbe castigos físicos pelos pais às crianças. A Maurício de Souza Produções considerou a ameaça com o chinelo já como um indicativo disto e cortou. Não, não concordo com estas modificações. HQs e todo material cultural em geral devem ser lidos e interpretados como o registro de um contexto, de uma época. Se na época tais coisas estavam naturalizadas, fazem parte dos roteiros. Cortar algo em republicação é diferente de evitar usar em histórias novas. Isso inclusive desvirtua a questão da "Turma da Mônica - Coleção História". Se estão mudando tanta coisa, não se trata de reprodução fiel dos gibis originais, como foi feito por exemplo no "Anos de Ouro do Pato Donald" pela Abril. Além disso, no caso da MSP, pelos comentários feitos aqui estão exagerando, beirando a censura em alguns elementos. Nada a ver considerarem "azar" como uma palavra proibida para crianças, por exemplo.
gusta dos biscoitos escreveu:Mas, para quem edita o caipirês antigo do Chico Bento só porque algumas palavras se escrevem diferente hoje em dia, isso aí é leve.
Isso aí é até desrespeitoso mudarem. Independente de ser certa ou errada na norma culta, a linguagem oral utilizada pelos caipiras é algo cultural, a ser preservado.
Arenagak escreveu:Ramyen Matusquela escreveu:Ótima postagem, Arena. Vai mesmo fazer uma semana de postagens?
Posso até fazer. Só não garanto que sejam em dias da mesma semana (ou do mesmo mês).
Ou quem sabe do ano
Arenagak escreveu:Victor235 escreveu:Que bom que vai voltar a postar, Arena

Eu demoro tanto para postar que toda vez que eu posto você fala isso.
Pra te dar um incentivo
Arenagak escreveu:Aí não sei. Mas da Disney, só os do Pato e os do Zé não tinham capa até 1980. A exceção foi o número 1000 do Pato Donald, que teve 64 páginas.
"Não ter capa" é modo de dizer. Na verdade, a capa e a contra-capa eram impressas no mesmo tipo de papel do miolo do gibi.
Os gibis dessa fase são muito clássicos, adoro ler os gibis com capa de papel-jornal.