Músicas em CH (Não-BGMs)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 145 vezes
Curtiram: 336 vezes

Músicas em CH (Não-BGMs)

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 06 Jun 2025, 11:27

RenatoCS escreveu:
06 Jun 2025, 01:59
No logré identificar esa parte, ni la encontré. La segunda parte parece que va:
Cuando yo vine aquí
Lo primero que aprendí
Fue a cantar, fue a bailar
Y después a trabajar

Lastimosamente esta es una de esas cosas antiguas que se han perdido con el tiempo
É uma pena mesmo. As novidades da cultura vão matando algumas tradições. Mas sempre foi assim e sempre será. Tem seu lado positivo também.

Essa 2ª parte que você identificou parece ter a ver com a zarzuela "TANGO DE LA MENEGILDA" ("Tango da Criada", "Tango da Faxineira"): "Cuando yo vine aquí / Lo primero que al pelo aprendí / Fue a fregar, a barrer / A guisar, a planchar e a coser"
► Exibir Spoiler
Já que você falou de coisas antigas que se perdem com o tempo, também identifiquei isso em outro episódio, mas com relação à cultura brasileira: o "carne, chile y mole" da Chiquinha foi adaptado para uma cantiga infantil que eu nunca tinha ouvido falar, e também não encontrei registros dela na internet, a não ser uma única matéria jornalística justamente sobre esse assunto.

"O surto de catapora" ("El sarampión", 1973)

ÁUDIO ORIGINAL:
► Exibir Spoiler
ADAPTAÇÃO MAGA (1988):
"Ai ai, que tem?
Saudades... de quem? Do"...
► Exibir Spoiler
AI, AI (MÚSICA DE PULAR CORDA)
- Ai, ai...
- Que tens?
- Saudades!
- De quem?
- Do cravo, da rosa, da laranjeira, escolho a (nome da amiga) para ser minha companheira!

Para brincar é preciso: duas pessoas batendo e uma corda longa. É mais legal se tiver vários amigos brincando.
Como se brinca: A música na verdade é um diálogo entre quem bate a corda e quem pula. O pulador começa a conversa suspirando (e pulando!) no ritmo da batida da corda. No final, vai ter que escolher um amigo de fora para pular com ele.
https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/ ... 090709.htm (22 de setembro de 2007)
Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 1):
RenatoCS

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Músicas em CH (Não-BGMs)

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 07 Jun 2025, 17:46

Na versão de 1984 da troca de lâmpadas, Jaiminho toma choque "dançando" (e desmunhecando de forma hilária, kkkkkkk) uma música eletrônica lançada no mesmo ano: "LET'S BREAK INTO THE 80'S" (1984), da dupla holandesa Master Genius que é desconhecida no Brasil, mas que aparentemente fez sucesso no México (na internet encontramos à venda vários LPs de origem mexicana, contra nenhum lançado no Brasil).

E no final da cena, Chaves pensa que todos estavam brincando de "RUEDA DE SAN MIGUEL", uma espécie de ciranda onde todos ficam de mãos dadas até formar uma roda, e depois giram cantando a música que Chaves começou a cantar: A la rueda, rueda, de San Miguel...

CENA COMPLETA DO EPISÓDIO:
► Exibir Spoiler
Cláudio

Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 4851 vezes

Músicas em CH (Não-BGMs)

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 07 Jun 2025, 18:28

que me quede el infinito sin estrellas

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Músicas em CH (Não-BGMs)

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 07 Jun 2025, 19:40

Me Sacaron del Programa CH escreveu:
07 Jun 2025, 18:28
que me quede el infinito sin estrellas
Toca na série "Sin querer queriendo", né? Ainda não assisti.

Essa matéria cita ainda outras músicas que aparecem no 1º episódio:

“Dancing on ice” de Andrew Fenner
“Mambo del 8” de Dan Zlotnik y Camilo Froideval
“Himno Los Aracuanes” de Roberto Gómez Bolaños
“Mambo Baklan” de Dan Zlotnik y Camilo Froideval
“Night Patrol” de Edward Astley y Harry Booth
“Piel Canela” de El Trío

https://www.sonica.mx/tendencias/2025/0 ... 69976.html

Lu¢iano
Membro
Membro
Curtiu: 1011 vezes
Curtiram: 1061 vezes

Músicas em CH (Não-BGMs)

Mensagem por Lu¢iano » 07 Jun 2025, 20:40

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
07 Jun 2025, 17:46
Na versão de 1984 da troca de lâmpadas, Jaiminho toma choque "dançando" (e desmunhecando de forma hilária, kkkkkkk) uma música eletrônica lançada no mesmo ano: "LET'S BREAK INTO THE 80'S" (1984), da dupla holandesa Master Genius que é desconhecida no Brasil, mas que aparentemente fez sucesso no México (na internet encontramos à venda vários LPs de origem mexicana, contra nenhum lançado no Brasil).
► Exibir Spoiler
Muito interessante! Eu presumo que essa dupla holandesa se inspirou em um outro grupo holandês (Stars On 45) que faziam músicas com um propósito parecido: um medley (termo que aqui conhecemos como pot-pourri) com músicas de sucesso da época:
► Exibir Spoiler
Aliás, a linha de baixo da parte que toca no episódio é da música Blue Monday:
► Exibir Spoiler
Esses usuários curtiram o post de Lu¢iano (total: 1):
João Neto (Eng. Camin)
JF CH escreveu:
29 Mar 2025, 15:51
Gewhr__ escreveu:
29 Mar 2025, 15:31
Eu odeio DO FUNDO DA MINHA ALMA quando estou fazendo alguma coisa e sempre vem alguém ficar observando
Imagem

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Músicas em CH (Não-BGMs)

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 11 Jun 2025, 23:51

Lu¢iano escreveu:
07 Jun 2025, 20:40
Muito interessante! Eu presumo que essa dupla holandesa se inspirou em um outro grupo holandês (Stars On 45) que faziam músicas com um propósito parecido: um medley (termo que aqui conhecemos como pot-pourri) com músicas de sucesso da época:
Fun fact: O produtor do Stars on 45 "roubou" essa ideia de uma dupla de DJs do Canadá que lançaram esse disco um ano antes:
Aliás, a linha de baixo da parte que toca no episódio é da música Blue Monday:
É verdade mesmo! Está creditado na capa e no rótulo do disco. Além dessa música do New Order, o pot-pourri tem músicas de Arthur Brown, David Bowie, The Who e outros.
https://freeimage.host/i/F3yi7at

As inspirações parecem ter sido mesmo essas que você citou (a influência dos holandeses + a ideia dos canadenses até como referência no título), somadas ao break dos EUA, partindo de "LET'S DO IT IN THE 80'S" e chegando em "LET'S BREAK INTO THE 80'S".

-----

A seguir, uma adaptação digna de se admirar o trabalho da Gota Mágica.

Chaves: Aprendendo a ser higiênico (Clases sobre higiene, 1992)

PROF. GIRAFALES: "Eu não entendi nada do que eu ouvira"!
CHIQUINHA: "Peraí, professor, eu não falei nada sobre o hino".
PROF. GIRAFALES: "Mas de que hino você está falando"?
PÓPIS: "Quer que eu explique? 'Ouvira' é o começo do nosso hino. E também é uma musiquinha portuguesa, assim, ó: 'ah, o vira, tiro liro liro liro, ah, o vira, tiro liro liro lá..."
► Exibir Spoiler

De forma criativa, a Gota Mágica juntou nessa piada inusitada o primeiro verso do Hino Nacional Brasileiro ("ouviram do Ipiranga as margens plácidas"...) e o refrão da música TIRO LIRO LIRO, que é um exemplo do gênero vira, típico de Portugal, mais conhecido no Brasil de hoje em dia por conta do cantor Roberto Leal, pelo "vira-vira-lobisomem" dos Secos e Molhados, e pela paródia surubeira dos Mamonas Assassinas.

No original, acontece da seguinte forma:

PROF. JIRAFALES: "No te entiendí ni jota"!
CHILINDRINA: "Yo no dije ninguna palabra que se escribiera con jota"...
PROF. JIRAFALES: "Quiero decir que no entendí nada"!
PÓPIS: "Quiere que yo le explique? La jota es una letra. Y también es una musiquita que se baila así, tananananan, tananananan"...
► Exibir Spoiler

Ou seja, o trocadilho original é com uma expressão popular (não entendi um J = não entendi bulhufas) + literalmente a letra J + o gênero de música e dança espanhola chamado jota, que se dança com os braços para cima, exatamente da forma que Pópis imitou:
Cláudio

Responder