Mundo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Hugoh
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Hugoh » 26 Nov 2016, 23:40

Bruce Dubber escreveu:Acredito que a maioria das pessoas não cite Hitler como um grande líder e importante personagem histórico simplesmente por não ter conhecimento do assunto. Alguém que estuda de fato não deveria ter problemas em afirmar tal coisa. Não quer dizer que ele tenha sido um ser humano menos horrível.
Creio que vai de pessoa para pessoa. Entretanto, consigo considerá-lo como um grande líder e importante personagem histórico no quesito "poder de influência" porque ele foi isso mesmo (assim como o Fidel), além de outros adjetivos bondosos como um ótimo orador, apesar de ter sido um ditador desprezível. O que eu não consigo, por exemplo, é ressaltar ou ao menos citar as qualidades que teve a Alemanha em seu poder porque o genocídio que fez impossibilita isso. Os malefícios, principalmente quando se trata de execução em massa, borram qualquer outro benefício, na minha opinião.
Antonio Felipe escreveu:E tem outra coisa... Hitler queria um império, a supremacia da raça ariana, não mediu esforços para levar a cabo um projeto de poder que visava a completa eliminação de quem era diferente. Fortalecer a Alemanha foi condição para recuperar o país, sua influência e prepará-lo para a guerra.

A Revolução Cubana foi para derrubar a ditadura do Fulgencio Batista - que tinha a complacência dos EUA. Acabou instalando outra ditadura. Mas o bloqueio dos EUA, todo o contexto da Guerra Fria, limitou muito qualquer outra aspiração que tivesse o governo cubano.

Comparar Hitler com Fidel, apenas por ditador por ditador, é ignorar todo o contexto histórico envolvido, só para reduzir o debate à superfície.
Ao mesmo tempo em que Fidel fortaleceu Cuba (mesmo com os impedimentos dos Estados Unidos), ferrou com a mesma a todo vapor de maneira assustadora, violando vários direitos humanos. Foi um assassino, assim como Hitler. Ambos mudaram positivamente diversos aspectos para aumentar seu poderio e agir com o ódio que tinham. É nisso que eu comparo. Fortalecer a Alemanha ou fortalecer a Cuba em meio à regimes sangrentos não tornam tais fortalecimentos passíveis de serem citados/relembrados, pra mim, embora tenham existidos e um ser, possivelmente, mais relevante que o outro. Não consigo me lembrar de algo bom em um derramamento de sangue. Tá certo que qualquer história tem os seus dois lados, mas quando um lado é majoritário e imperdoável, não há nada que me faça colocar na mesa essas questionáveis qualidades...
Esses usuários curtiram o post de Hugoh (total: 1):
Bugiga

Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 26 Nov 2016, 23:59

Antonio Felipe escreveu:Fidel foi um ditador, responsável por um regime que perseguiu opositores, restringiu a liberdade de pensamento, de imprensa, que caçou LGBTs. E ao mesmo tempo o regime cubano tornou a ilha referência até hoje em questões como esporte e saúde.
Agora não precisam mais perguntar no seu debate se os fins justificam os meios :vamp:

Brincadeira :p
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Mensagem por Fellipe » 27 Nov 2016, 00:42

to rindo demais da galera comemorando a morte dele como se ele ainda tivesse algum poder de influência atualmente

Chad'
Membro
Membro
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 270 vezes

Mensagem por Chad' » 27 Nov 2016, 11:19

Kamarada Mishka escreveu:Adoraria contactar o velho da foto e dizer que tem um gordo gatófilo punheteiro metido a comediante se fazendo passar por ele.
O personagem surgiu aqui...

Imagem
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

BrendaMarzipan
Membro
Membro
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 158 vezes

Mensagem por BrendaMarzipan » 27 Nov 2016, 11:47

DiscoHugo escreveu:Creio que vai de pessoa para pessoa. Entretanto, consigo considerá-lo como um grande líder e importante personagem histórico no quesito "poder de influência" porque ele foi isso mesmo (assim como o Fidel), além de outros adjetivos bondosos como um ótimo orador, apesar de ter sido um ditador desprezível. O que eu não consigo, por exemplo, é ressaltar ou ao menos citar as qualidades que teve a Alemanha em seu poder porque o genocídio que fez impossibilita isso. Os malefícios, principalmente quando se trata de execução em massa, borram qualquer outro benefício, na minha opinião.
Concordo que os tais malefícios tornam os benefícios quase insignificantes, porém eles ainda estão lá e devem ser citados. Omitir tantos fatos assim é desonesto com a leitura do contexto.

Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 191 vezes

Mensagem por Chokito Cabuloso » 27 Nov 2016, 12:25

Imagem

Hugoh
Membro
Membro
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Mensagem por Hugoh » 27 Nov 2016, 13:04

Bruce Dubber escreveu:Concordo que os tais malefícios tornam os benefícios quase insignificantes, porém eles ainda estão lá e devem ser citados. Omitir tantos fatos assim é desonesto com a leitura do contexto.
Claro, em uma biografia sobre a trajetória do Fidel, todas as informações devem estar lá. Apenas acho um pouco inadequado as pessoas citá-las. Na minha opinião, pra deixar registrado.
Esses usuários curtiram o post de Hugoh (total: 1):
Bugiga

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6358 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Mensagem por E.R » 27 Nov 2016, 18:47

Fidel já tava doente faz tempo, bom vai ser quando caírem Rafael Correa, Nicolas Maduro e Evo Morales.
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 27 Nov 2016, 21:02

Kamarada Mishka escreveu:As taras de Fidel

http://g1.globo.com/mundo/noticia/os-de ... stro.ghtml
Curioso. Diz que ele parou de fumar por motivos de saúde, mas que autografava caixas de charutos em benefício da saúde pública de seu país :p
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Don CHelipe
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Don CHelipe » 28 Nov 2016, 07:53

Seria surpresa o AF não defender o Fidel. Ele até pode ter deixado seu nome registrado na história, mas de uma maneira totalmente negativa. Só galera da esquerda que acham argumentos ate do inferno pra compensar o tanto de merda que ele fez.

É muito ilógico, nem o povo dele gostava dele. Lutou tanto contra a ditadura e no final se tornou um ditador. Cuba está a anos luz de inúmeros países.
Viveu na riqueza enquanto seu povo estava na extrema miséria. Ai tu vê ate o Jean Willys defendendo o cara, WTF?? Dizendo que ele pode ter errado, mas no final ele pediu perdão e que agradeceria se o povo quisesse mandar ele pra Cuba pra acompanhar o funeral do Fidel...

AH PRA PUTA QUE PARIU!

Queria ver se fosse o Bolsonaro, que viesse com essa de arrependimento se a galeria intelectual de merda iria falar o mesmo.
Desde 2006 no meio CH

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 28 Nov 2016, 10:47

Seria surpresa se você não viesse mentir a meu respeito como de costume. Eu não defendi o Fidel.

Na boa, é uma merda isso. Fiz todo um esforço para fazer uma leitura histórica do cara, pois uma figura muito complexa, não só pelo que foi, mas por tudo o que o envolveu. E sempre ressaltando os absurdos que ele fez, como perseguição aos LGBTs, repressão a quem pensa diferente.

Até a Globo fez isso. Vai dizer que eles estão defendendo o Fidel também?

Eu como LGBT não posso celebrar uma pessoa que perseguiu outros como eu. Foi um ditador, foi um cara que implantou um regime que matou milhares, perseguiu outros tantos e tudo mais. Tá bom? É isso que queria ler, não é? É a verdade, sim.

Como também há outras leituras e fatos históricos que não podem ser desconsiderados no ambiente histórico, do que ele representou para o continente e para seu próprio país.

Só estou tentando ser racional aqui.

Sério, vai chupar um prego e vê se me erra.

(e desculpem pelo desabafo)
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 28 Nov 2016, 11:59

Agora sim você colocou de forma transparente. Sempre tenta de alguma forma, querer passar mais de um sentido com os seus textos, dá nisso. :B):

Sobre o que ele representou para o próprio país é meio complicado, já que até a filha e irmã dele fugiram do regime Fidel... inclusive com várias criticas por parte da filha.
Desde 2006 no meio CH

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 28 Nov 2016, 15:05

Não tenho culpa se alguns não sabem interpretar texto.

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 29 Nov 2016, 07:34

Antonio Felipe escreveu:Não tenho culpa se alguns não sabem interpretar texto.
Não tenho culpa se os futuros jornalistas não são diretamente objetivos.
Desde 2006 no meio CH

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 29 Nov 2016, 10:39

Eu fui claro. Quem interpretou errado já vinha com pré-conceito em relação a mim.

Responder