Creio que vai de pessoa para pessoa. Entretanto, consigo considerá-lo como um grande líder e importante personagem histórico no quesito "poder de influência" porque ele foi isso mesmo (assim como o Fidel), além de outros adjetivos bondosos como um ótimo orador, apesar de ter sido um ditador desprezível. O que eu não consigo, por exemplo, é ressaltar ou ao menos citar as qualidades que teve a Alemanha em seu poder porque o genocídio que fez impossibilita isso. Os malefícios, principalmente quando se trata de execução em massa, borram qualquer outro benefício, na minha opinião.Bruce Dubber escreveu:Acredito que a maioria das pessoas não cite Hitler como um grande líder e importante personagem histórico simplesmente por não ter conhecimento do assunto. Alguém que estuda de fato não deveria ter problemas em afirmar tal coisa. Não quer dizer que ele tenha sido um ser humano menos horrível.
Ao mesmo tempo em que Fidel fortaleceu Cuba (mesmo com os impedimentos dos Estados Unidos), ferrou com a mesma a todo vapor de maneira assustadora, violando vários direitos humanos. Foi um assassino, assim como Hitler. Ambos mudaram positivamente diversos aspectos para aumentar seu poderio e agir com o ódio que tinham. É nisso que eu comparo. Fortalecer a Alemanha ou fortalecer a Cuba em meio à regimes sangrentos não tornam tais fortalecimentos passíveis de serem citados/relembrados, pra mim, embora tenham existidos e um ser, possivelmente, mais relevante que o outro. Não consigo me lembrar de algo bom em um derramamento de sangue. Tá certo que qualquer história tem os seus dois lados, mas quando um lado é majoritário e imperdoável, não há nada que me faça colocar na mesa essas questionáveis qualidades...Antonio Felipe escreveu:E tem outra coisa... Hitler queria um império, a supremacia da raça ariana, não mediu esforços para levar a cabo um projeto de poder que visava a completa eliminação de quem era diferente. Fortalecer a Alemanha foi condição para recuperar o país, sua influência e prepará-lo para a guerra.
A Revolução Cubana foi para derrubar a ditadura do Fulgencio Batista - que tinha a complacência dos EUA. Acabou instalando outra ditadura. Mas o bloqueio dos EUA, todo o contexto da Guerra Fria, limitou muito qualquer outra aspiração que tivesse o governo cubano.
Comparar Hitler com Fidel, apenas por ditador por ditador, é ignorar todo o contexto histórico envolvido, só para reduzir o debate à superfície.