Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Billy Drescher
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 1611 vezes

Mensagem por Billy Drescher » 06 Nov 2022, 19:56

Um fato conhecido sobre a música: ela não está em nenhuma biblioteca ou gravadora que já esteja na internet.

Ninguém até hoje reclamou e identificou a BGM por monetização e utilização no YouTube ou em outro player de música.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Luciano Junior
Membro
Membro
Curtiu: 1030 vezes
Curtiram: 1195 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 06 Nov 2022, 20:52

Billy Drescher escreveu:
06 Nov 2022, 19:56
Um fato conhecido sobre a música: ela não está em nenhuma biblioteca ou gravadora que já esteja na internet.

Ninguém até hoje reclamou e identificou a BGM por monetização e utilização no YouTube ou em outro player de música.
Isso não é 100% válido.

Eis um exemplo: As BGMs do álbum Kids And Cartoons possui cópias aos montes pela internet, mas nenhuma delas tem registro no Content ID. Vale notar que esse álbum ainda é vendido oficialmente: https://www.usample.com/en-usamp/discov ... ons-(bre3)
"The time has come to make a decision. Are we in this thing alone, or are we in it, together?"

matheusvhs
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por matheusvhs » 06 Nov 2022, 20:53

Billy Drescher escreveu:
06 Nov 2022, 19:18
Algo que sempre me pareceu vindo do SBT é que eles, intencionados ou não, fizeram algo para dificultar que os funcionários da emissora dessem qualquer pista sobre a origem dessa música.

Nesses nove anos do tópico já foram abordadas diversas pessoas de lá que pareciam saber do assunto, mas paravam de responder quando se chegava mais perto de uma resposta concreta.

Portanto, concluí que o SBT não quer que a gente saiba por eles como essa música chegou lá.
tenho quase certeza porque o sbt não quer vazar essa bgm: ela deve ter mesmo a mensagem subliminar, e o sbt não sabia, por isso que eles não querem vazar, já coloquei um efeito vocoder na bgm, e a mensagem subliminar fica quase idêntica, eu acho que é por isso que eles não querem vazar

wendel sousa
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por wendel sousa » 06 Nov 2022, 21:10

tenho quase certeza porque o sbt não quer vazar essa bgm: ela deve ter mesmo a mensagem subliminar, e o sbt não sabia, por isso que eles não querem vazar, já coloquei um efeito vocoder na bgm, e a mensagem subliminar fica quase idêntica, eu acho que é por isso que eles não querem vazar
não é possivel que você esteja falando sério.

você deve estar se referindo ao texto "mostra a bunda eu meto o pau, tudo fica bem no cabaré"
tem inclusive muitas variações com essa mesma ideia de enfiar pau na bunda de alguém.

tem certeza que depois de tantos funks falando sobre quicar na piroka, relaxa na pika, vou gozar na tua cara e coisas muito mais absurdas, iriam se preocupar pela especulação não comprovada de que essa musica poderia falar sobre pau e bunda?

esse é justamente o tipo de comentário que não poderia aparecer nessa busca pela bgm.

FLASH
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 482 vezes
Curtiram: 1063 vezes

Mensagem por FLASH » 06 Nov 2022, 21:11

matheusvhs escreveu:
06 Nov 2022, 20:53
O auge deste tópico, meu Deus :desver:
Imagem

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 06 Nov 2022, 21:32

matheusvhs escreveu:
Imagem

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 06 Nov 2022, 21:38

Bazzo escreveu:
06 Nov 2022, 21:32
matheusvhs escreveu:
Imagem
e só uma opinião

Billy Drescher
Colaborador
Colaborador
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 1611 vezes

Mensagem por Billy Drescher » 06 Nov 2022, 21:40

Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Ricardo Moro
Membro
Membro
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 26 vezes
Curtiram: 30 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 06 Nov 2022, 21:59

matheusvhs escreveu:
06 Nov 2022, 16:12
Chamone escreveu:
06 Nov 2022, 16:09
Ela é provavelmente um recorte sonoro de outra mídia.
eu também acho, ela não tem cara de vir de um álbum ou lp, por isso ninguém conhece ela, ela deve vir de algum filme ou série
Essa foi a primeira coisa que postei aqui no fórum sobre a bgm, se o (s) autor (es) dela soubessem do famigerado sucesso que fez por aqui, certamente iriam cobrar direitos autorais do SBT, mesmo sendo uma trilha branca. Isso realmente pode indicar que ela foi criada talvez para um único produto (série/filme/comercial) com intuito de ser usada poucas vezes ou sendo uma espécie de teste/remix que de alguma forma foi parar no SBT e deu no que deu. Outras coisas que penso dessa bgm nem vou comentar aqui para não ter minha casa apedrejada novamente e bagunçar o tópico.

florisvaldodacosta
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por florisvaldodacosta » 06 Nov 2022, 22:31

Bora buscar as grades do SBT em 1987 / 1988 / 1989 e procurar os episódios dos filmes / séries / desenhos que passavam na época :lol:

Olha, realmente compreendo a dor dos veteranos ao ver os "iniciantes" no fórum repetindo as mesmas hipóteses anteriores que foram descartadas (ou até lhes faltando senso), mas proponho uma solução para isso: abram um bloco de notas virtual (por exemplo, https://www.notion.so/) e coloquem todas as hipóteses descartadas, contatos realizados com pessoas, etc, para assim evitar "loops" na buscas. Pensem a respeito dessa ideia.

Descartando tudo isso, torna-se importante analisar o que pessoas que estão chegando agora estão investigando. Hipóteses são assim mesmo: levanta-se e testa-se se ela é verdadeira ou falsa.

Sinceramente, tenho receio dessa busca passar a ter "proprietários", digamos assim, por mais bem intencionado que isso seja praticado. A realidade é que foram vários anos de pesquisa e não houveram avanços significativos, a ponto de um simples "vazamento" da trilha em um episódio de Veja o Gordo ser mais eficiente que as análises dos últimos tempos.

Boa sorte!! :reverencia:

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8961 vezes
Curtiram: 4934 vezes

Mensagem por Jacinto » 06 Nov 2022, 23:39

Esse tópico virou palco de muitas risadas!!!
Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 2):
Marlombríssimo KidBazzoNatalino

toshi
Membro
Membro
Time de Futebol: Não tenho
Curtiu: 53 vezes
Curtiram: 63 vezes

Mensagem por toshi » 06 Nov 2022, 23:42

Olá pessoal tudo bem? faz anos que não posto aqui no fórum, eu prefiro ler os comentários, mas eu tenho acompanhado um pouco o tópico e resolvi colaborar com o que acredito que possa ajudar, se eu falar algo sem sentido ou se caso o que eu falar aqui já foi verificado peço desculpas, porém eu li e não achei nada a esse respeito sendo levantado.
Vamos lá, na minha primeira teoria particularmente acredito que a parte meio eletrônica pertence a uma música diferente, visto que na abertura do chapolin quando toca os trompetes ela inicia logo em seguida parecendo ter sido cortada e inserida com efeito de fade, assim como a conhecemos, então a parte mais pra frente que eu li o povo falando que poderiam ser clarinetes acredito que tenha sido acrescentado com alguma edição e que a parte eletrônica talvez seria uma música mais conhecida com efeitos de distorção e talvez por isso o sbt evite falar dela ou dar muitas informações, justamente por usar uma música que não deveria estar usando, e aí ficaria bem difícil descobrir que música seria se caso essa teoria estivesse correta.
Uma outra teoria que pensei quando ví que ela foi usada no Jo é que lembrei que o Jo sempre gostou muito de músicas desses tipos de instrumentos músicais sem voz, talvez seria até algum do repertório de artistas que ele gostava e talvez procurando no meio desses artistas talvez encontraria.
Mas uma coisa interessante que percebi é o seguinte: recentemente o sbt veio com aquele "Reporter sbt" que tem a mesma abertura do "Reporter esso" e ao menos eu percebo bastante semelhança entre a abertura do reporter esso e a abertura do chapolin(a partir de 10 segundos do vídeo):

e do chapolin(a partir de 2 segundos do vídeo)

Então é aqui que entra minha ultima teoria, que talvez seria a mesma música com novos arranjos, ou talvez estaria no pacote de onde tiraram a do reporter esso. Novamente, se minha postagem não for de contribuição peço que me desculpem.

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 07 Nov 2022, 09:05

Vou repetir várias vezes pra ver se você entende:

AS CORNETAS NÃO FAZEM PARTE DA BGM!!!

Isso foi dito na PRIMEIRA MENSAGEM DO TÓPICO EM 2013
Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 1):
Arieel

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 07 Nov 2022, 09:43

Bazzo escreveu:
07 Nov 2022, 09:05
Vou repetir várias vezes pra ver se você entende:

Isso foi dito na PRIMEIRA MENSAGEM DO TÓPICO EM 2013
ele não está se referindo as cornetas, ele está se referindo ao trecho sintetizado e os clarinetes

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 07 Nov 2022, 09:57

matheusvhs escreveu:
07 Nov 2022, 09:43
ele não está se referindo as cornetas, ele está se referindo ao trecho sintetizado e os clarinetes
ah, é mesmo? E o que "a partir de 2 segundos do vídeo" quer dizer então?

Trancado