Confesso que, em relação a CH...

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Quase Seca
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1427 vezes

Re: Confesso que, em relação a CH...

Mensagem por Quase Seca » 27 Mar 2018, 23:28

Neto escreveu: Dividir o posto de roteirista seria uma ótima forma de as séries CH escaparem de tantos remakes e/ou piadas parecidas, mas muitas vezes penso q Chespirito era um aficionado por ver o nome dele figurar sozinho nos créditos de "Libreto y dirección general".
Deve ser isso mesmo. Aliás, eu poderia apostar que foi esse o motivo do monopólio.
JoãoB escreveu:
Quase Seca escreveu: Bastava Chespirito deixar outro(s) escrever(em) os roteiros com ele sob sua supervisão, assim como foi em 79 em algumas poucas ocasiões.
Eu não sabia disso. Ele falou isso em alguma entrevista?
Entrevista que eu saiba não. A gente sabe disso pelos créditos desses episódios mesmo.
Imagem

Cláudio
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 536 vezes
Curtiram: 1218 vezes

Mensagem por Cláudio » 27 Mar 2018, 23:37

Depois do fim do Chapolin em 1979 Chespirito teve que sair da zona de conforto, tendo que criar novas situações em Chaves pela falta de Carlos e Ramón e tinha que se dedicar no desenvolvimento da nova série La Chicharra tbm. Talvez por isso pediu ajuda aos irmãos.

Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1397 vezes

Mensagem por Polegar » 28 Mar 2018, 00:28

A saga do engraxate, o episódio da lavadora (ao menos sua segunda versão), a saga da compra do restaurante e o Dr. Chapatin na vila (que originalmente seria uma saga de Chaves) são episódios que não foram escritos por Chespirito. E olha como são bons! O ar de novidade, por serem inéditos sem remake, o aspecto único, o reforço que deram à temporada de 1979 são pontos muito positivos.

O primeiro tem um tema comum, com um objeto comum no cotidiano da vila (a caixa de engraxate). O segundo já traz um objeto diferenciado, e logicamente situações diferenciadas (uma máquina de lavar e a curiosidade por ela), que já o difere de tantos outros. O terceiro é simplesmente a inauguração de um cenário inédito e rico em possibilidades (o restaurante) já com momentos inéditos, como o aniversário do professor na casa da Dona Florinda, o momento das panquecas, a preparação do estabelecimento (embora aí peque por pegar as situações da saga do carpinteiro) as confusões com as placas e a bancada, etc. O quarto se trata de um dos crossovers mais desejados das séries. Vemos o Doutor Chapatin visitando a vila e vemos o pessoal da vila visitando o hospital. No que seria a primeira parte da saga, a presença curiosa do doutor entre os personagens de Chaves, e no que seria a segunda parte, esses personagens num cenário atípico, em meio ao consultório, a recepção, as confusões com a rampa e a cadeira de rodas...

E assistindo a esses episódios, nenhuma pessoa, leiga ou não, diz que são diferentes dos demais. Eles não desviaram o caminho da série, não alteraram os personagens ou mancharam a história, ao contrário, acrescentaram e muito. Trouxeram cenas originais, chamaram a atenção, deixaram o formato cansado e engessado respirar e se renovar. E eles não existiriam se o Roberto quisesse ser o único roteirista, como quis até 1978. Conseguem imaginar quantas possibilidades perdemos nesses seis anos? Chaves e Chapolin seriam milhares de vezes mais interessantes e divertidos. Digo isso com certeza absoluta.

Para mim, os episódios a serem remakeados deveriam ter sido os de 1973 e 1974, já que a série só se solidificou visual e estruturalmente no ano seguinte. E remakeados apenas uma vez. De resto, um bom time de redatores (incluso o Chespirito) dariam continuidade. Eu mesmo, nas minhas fanfics (algumas nunca postadas) tive boas ideias originais que caberiam perfeitamente nos episódios e os engrandeceriam bastante.

Infelizmente, temos que conviver com duas séries marasmentas, e de certa forma" enjoativas". Ótimas na concepção, mas mornas no desenrolar, que prometiam cada vez mais e cumpriam cada vez menos com o passar das temporadas. E os maiores vilões disso foram o excesso de preguiça, ciúmes e síndrome de estrelato do Roberto com seus scripts. Sejamos realistas.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 7):
Medeirosmaníaco CHSeu RampeiroIgorBorgesCHBeterrabaZenon CHDiacho Molhadoa very well mister yo

Bugiga
Membro
Membro
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2782 vezes
Curtiram: 1291 vezes

Mensagem por Bugiga » 28 Mar 2018, 00:32

Só pra constar: parte do enredo de "O Engraxate" (pelo menos da segunda parte) foi reaproveitado de "Confusão no Cabeleireiro".
Esses usuários curtiram o post de Bugiga (total: 1):
Seu Rampeiro
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Seu Rampeiro
Membro
Membro
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 448 vezes
Curtiram: 202 vezes

Mensagem por Seu Rampeiro » 28 Mar 2018, 07:46

Churrumín escreveu:A saga do engraxate, o episódio da lavadora (ao menos sua segunda versão), a saga da compra do restaurante e o Dr. Chapatin na vila (que originalmente seria uma saga de Chaves) são episódios que não foram escritos por Chespirito. E olha como são bons! O ar de novidade, por serem inéditos sem remake, o aspecto único, o reforço que deram à temporada de 1979 são pontos muito positivos.
Se os primeiros episódios do restaurante não foram escritos por Roberto, há a possibilidade de o restaurante em si não ter sido criação dele, correto? :ponder: :ponder:
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1427 vezes

Mensagem por Quase Seca » 28 Mar 2018, 08:57

Acho difícil, ele já devia estar pensando nisso pela questão do Quico e Seu Madruga..Até pq o restaurante deu outro rumo a série (pelo menos em 79). Ele só deve ter pedido para o irmão fazer o roteiro mesmo.
Esses usuários curtiram o post de Quase Seca (total: 2):
Seu RampeiroZenon CH
Imagem

John Jow
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 178 vezes
Curtiram: 552 vezes

Mensagem por John Jow » 28 Mar 2018, 11:19

Eu não acompanhou muito todos os tópicos, mas o que fazem supor que Chapatin na vila era pra ter sido uma saga? Não creio nessa hipótese a menos que tenha alguma prova...

Billy Drescher
Colaborador
Colaborador
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 1611 vezes

Mensagem por Billy Drescher » 28 Mar 2018, 11:39

http://www.forumchaves.com.br/viewtopic ... 76#p803776

Apesar de não ter mais as imagens, o texto já ajuda.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1397 vezes

Mensagem por Polegar » 28 Mar 2018, 11:43

Aqui estão seus churros: viewtopic.php?t=14918&p=803764#p803764
Só não sei se vai comê-los todos. :vamp:

EDIT: Billy ninja voador!

Sai-de-Trás
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 147 vezes
Curtiram: 978 vezes

Mensagem por Sai-de-Trás » 28 Mar 2018, 11:46

Após a saída de Carlos e Ramón, Chespirito deveria ter criado sketchs dos anos 80, focando apenas nas crianças. Ex: O Sanduiche de Presunto (1982).
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Curtiu: 795 vezes
Curtiram: 924 vezes

Mensagem por Chavo Arachán » 28 Mar 2018, 11:50

Rodrigo CH escreveu:Após a saída de Carlos e Ramón, Chespirito deveria ter criado sketchs dos anos 80, focando apenas nas crianças. Ex: O Sanduiche de Presunto (1982).
Pena que Chespirito quería readaptar guiones antiguos de Don Ramón y Quico con los niños sobrantes (Popis, Ñoño, Godinez) y los adultos (Doña Florinda, Doña Cleotilde, Doña Nieves, Jaimito), creando maravillosos remakes que pueden quedar bien o mal dependiendo de la situación.
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

Teawine Chavinho
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 366 vezes
Curtiram: 303 vezes

Mensagem por Teawine Chavinho » 28 Mar 2018, 12:26

Confesso que, ao contrário da maioria dos fãs, eu gosto dos episódios dos anos 80 e 90. Claro que não são tão bons quanto os da fase "clássica" (1971 a 1980), mas também tem vários episódios legais.
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

JoãoB
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 101 vezes
Curtiram: 571 vezes

Mensagem por JoãoB » 28 Mar 2018, 21:49

Aliás, sobre os remakes, um detalhe: alguém aí já leu aqueles gibis de Chaves & Chapolin da Editora Globo? Lá as histórias eram sempre inéditas. O pessoal que fez aqueles gibis caprichou nas estórias, soube ser criativo e não perdeu a essência da série. As estórias daqueles gibis eram melhores do que os episódios do Chaves em Desenho e às vezes até melhores do que alguns episódios das séries originais, pelo menos pra mim. E até dariam ótimos episódios nos seriados. Pena que o Chespirito não escreveu estórias como aquelas. Lá no México, até nos gibis o Chespirito fez remakes. Tenho que admitir: ele era um bom comediante, mas lhe faltava criatividade. Pelo menos com os seus dois principais personagens.
Editado pela última vez por JoãoB em 28 Mar 2018, 21:57, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de JoãoB (total: 2):
Zenon CHa very well mister yo

Seu Rampeiro
Membro
Membro
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 448 vezes
Curtiram: 202 vezes

Mensagem por Seu Rampeiro » 28 Mar 2018, 21:52

Fola escreveu:Confesso que, ao contrário da maioria dos fãs, eu gosto dos episódios dos anos 80 e 90. Claro que não são tão bons quanto os da fase "clássica" (1971 a 1980), mas também tem vários episódios legais.
Acho que a maioria dos fãs pensa justamente como você.
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito

Tiago
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 67 vezes
Curtiram: 165 vezes

Mensagem por Tiago » 28 Mar 2018, 22:11

Vendo alguns episódios do Chaves dos anos 80 na escolinha, percebi eles mais sarcásticos. Ninguém nunca notou nisso? Aquele episódio da aula de Geografia é um exemplo.
Imagem
Tri Campeão da América!

Campeão do Bolão FCH Libertadores 2015
Campeão do Bolão FCH Campeonato Brasileiro 2014

Responder