Neto escreveu:Bolaños tinha de entregar os episódios num prazo apertado, as séries eram exibidas de forma exaustiva, ele era o único roteirista e, ainda por cima, havia as turnês internacionais: não foi necessariamente "preguiça" a razão de tantos remakes.
Mas, realmente, um remake CH só tem seu valor quando acrescenta algo de novo à estória original, novas piadas, novas situações etç. Em vários esquetes do Programa Chespirito, os remakes eram, diálogo por diálogo, trapalhada por trapalhada, apenas uma reprodução de episódios anteriores.
As séries de Chespirito são, querendo ou não, repetitivas (isso não quer dizer necessariamente algo ruim). Bordões, situações e piadas são repetidas a rodo em diversos episódios. Uma série com remakes já é bem "broxante", agora séries com remake e mais situações parecidas é demais. Se fossem só as situações parecidas, estava bem ok, mas graças a essa mistura de remakes e cenas repetitivas temos por exemplo numa mesma temporada o remake do episódio do extrato de energia volátil e um episódio "novo" onde também criam um líquido que faz objetos voarem, porém com outro nome pra maquiar rs (plasma de energia vital), também na mesma temporada o remake da bola cristal e um outro episódio "novo" que tem basicamente o mesmo roteiro, só que com um vaso no lugar da bola, o final de banho do Chaves reutilizado no episódio do Chaves louco, e com isso gravado 3 anos seguidos (77, 78 e 79), O roteiro de mal entendido adaptado para o restaurante como algo novo, mesmo já tendo sido gravado 3 vezes nos anos anteriores, piadas da escola usadas na vila e vice versa da mesma maneira sem nenhuma mínima alteração, piadas com cola/rabo utilizadas 1 milhão de vezes em remakes e roteiros novos, São Valentim comemorado uma vez com roteiro do ano novo e em outra com roteiro de natal, e por aí vai...
Bastava Chespirito deixar outro(s) escrever(em) os roteiros com ele sob sua supervisão, assim como foi em 79 em algumas poucas ocasiões. As séries não iriam descaracterizar com alguns roteiros de colaboradores, ainda mais se fossem seus irmãos.