Yahoo Mail recebe nova interface, novos recursos e ganha plano pago
O Yahoo Mail segue vivo e ganhou uma nova interface. Mais limpa e moderna, o novo design deixou o serviço de e-mail mais rápido. Com 225 milhões de usuários ativos por mês e sob nova administração, já que o serviço passa agora a fazer parte do portfólio da Verizon, o Yahoo Mail deixou de ser uma espécie de clone do Gmail, mas ainda traz características que o aproxima dos principais serviços de e-mail do mercado.
Entre os novos recursos que o Yahoo Mail recebeu estão o acesso direto a todas as fotos e documentos do e-mail através de links no menu lateral. Também é possível visualizar prévias de anexos ao passar o mouse sobre o ícone ainda na lista de e-mails. Para quem gosta de utilizar os diferentes temas disponíveis na plataforma, o novo Yahoo Mail manteve o suporte a esta personalização, incluindo melhorias tanto na acessibilidade quanto na ampliação de fontes e na utilização de leitores de tela.
Com a intenção de tornar o serviço mais leve e sutil, a nova interface ganhou elementos mais espaçados e um esquema de cores mais sóbrio. Em relação ao desempenho, o consumo de JavaScript e CSS foi reduzido em 50% comparado à versão anterior, tornando as buscas e a leitura mais rápidas.
Apesar das mudanças positivas, o Yahoo Mail enfrenta uma grande desconfiança por parte dos usuários. Em 2014, um ataque cibernético afetou mais de 500 milhões de contas da Yahoo. Um ano antes, a empresa já tinha enfrentado um problema muito maior: mais de um bilhão de usuários da empresa tiveram seus dados violados. Para piorar a credibilidade da marca, a Yahoo esperou dois anos para só então informar os usuários afetados que o problema havia acontecido, o que certamente permitiu que senhas e outras informações fossem utilizadas maliciosamente em outros lugares na web.
Junto com a nova interface, o Yahoo Mail também lançou um novo plano, denominado de Yahoo Mail Pro, que remove os anúncios da interface e inclui suporte ao cliente. Disponível apenas nos Estados Unidos, o novo plano custa US$ 9,99 por ano para dispositivos móveis e US$ 39,99 por ano para a versão em dispositivos móveis e desktop.
Ou seja deve encher de anúncios a versão free em breve.
---
Após quase duas décadas de operação, clássico portal está chegando ao fim
Se você já acessava a internet lá no período da conexão discada deve se lembrar de que um dos poucos portais que tínhamos para ficar por dentro das últimas notícias e até mesmo conhecer gente nova por meio do bate-papo era o Terra. Após um período de quase duas décadas na ativa, vem o anúncio de que o portal deixará de operar em diversos países, incluindo o Brasil.
Em um comunicado feito pela própria Terra Networks (e obtido pelo site Siete24), foi mencionado que os portais da empresa que estão em sete países, incluindo Espanha e Estados Unidos, vão ser desligados às 23h59 do dia 30 de junho. Entretanto, outras áreas de negócio, como serviços de textos via celular e servidores que armazenam páginas pequenas, vão continuar funcionando.
Quanto ao Brasil, houve a menção de que o portal ainda vai seguir funcionando por algum tempo em nosso país, mas não se sabe exatamente quando as operações serão encerradas por aqui. Isso se deve ao fato de que há várias linhas de negócios digitais em solo nacional (como contratos e parcerias), e talvez os serviços se mantenham ativos até que a empresa consiga resolver essas questões.
Pegos de surpresa
Curiosamente, o anúncio do fim das operações dos portais que levam o nome Terra não está sendo veiculado na página principal desses sites. Em uma busca rápida, vimos que não há nada no site brasileiro, enquanto na vertente espanhola apenas a página destinada ao email conta com um aviso, como é possível ver a seguir:
https://www.tecmundo.com.br/internet/11 ... do-fim.htm