Transporte Público

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45383
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4732 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Barbano » 08 Fev 2017, 12:13

Chokito Cabuloso escreveu:No RJ, aqui em SP burlar a catraca é mais civilizado.
Também ajuda o fato dos ônibus paulistas só abrirem a parte de cima da janela Imagem
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 191 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Chokito Cabuloso » 08 Fev 2017, 12:19

Tbm ajuda o fato de sermos mais educados e melhores seres humanos que os
cariocas.
Imagem

Avatar do usuário
Hugoh
Membro
Membro
Mensagens: 6206
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Hugoh » 08 Fev 2017, 13:03

Nunca vi ninguém burlar a catraca. Só algumas mães com criança que empurram filho para que ele não pague a passagem. Nem mesmo vi alguém entrar pela janela, que loucura.

Mas já vi muito moleque pedir carona pro motorista, e geralmente aceitam. Eu mesmo já cheguei a pedir e aceitaram :vamp:

Enfim, creio que a função de cobrador no ônibus será inútil com o passar do tempo, mas a presença de um outro funcionário além do motorista para monitorar todo o transporte é sim indispensável, como já citaram alguns exemplos. Pedidos de informações, problemas com o Bilhete, auxílio aos deficientes e um suporte para o próprio motorista. É um pau para a toda obra. Sendo assim, o motorista não se sobrecarrega, afinal, a função dele requer muita atenção.

E acho errado demitir todos os cobradores sem reaproveitá-los para outra função. A tecnologia é um meio para a praticidade de todos, e não um fantasma que tira o emprego dos outros.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45383
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4732 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Barbano » 08 Fev 2017, 13:39

Não acho indispensável. No mundo inteiro os ônibus operam com apenas um funcionário, o que comprova que um segundo funcionário no veículo não é algo indispensável. É na verdade um custo a mais, que impacta na tarifa em cerca de 50 centavos.

Sobre a tecnologia, ela pode ser um aliado do ser humano para aumentar a produtividade, de forma que a gente trabalhe menos, e produza mais. A longo prazo seria interessante a tecnologia possibilitar uma redução de jornada. É algo que já vem acontecendo ao longo dos tempos. Só comparar a jornada de trabalho há 2 séculos, na revolução industrial, e a atual.

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 18484
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Fellipe » 08 Fev 2017, 13:56

Borges escreveu:
FellipeKyle escreveu:Alguns entram pela janela também.
É sério? :P
Há algumas semanas eu peguei um ônibus no centro, e tinham vários garotos voltando da praia. Quando chegou na Central do Brasil, eles desceram e boa parte deles atravessaram a rua e correram atrás de outro ônibus, alguns subiram pela janela e outros pela porta de trás enquanto estava aberta.

Avatar do usuário
Hugoh
Membro
Membro
Mensagens: 6206
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Hugoh » 08 Fev 2017, 19:24

Barbano escreveu:Não acho indispensável. No mundo inteiro os ônibus operam com apenas um funcionário, o que comprova que um segundo funcionário no veículo não é algo indispensável. É na verdade um custo a mais, que impacta na tarifa em cerca de 50 centavos.
É, exagerei ao dizer "indispensável" visto que atualmente muitos ônibus circulam sem cobradores, principalmente em zonas periféricas. Talvez seja uma essencial importância (pelo menos em 2017) para auxiliar os usuários, assim como os deficientes, principalmente hoje em que ainda tem usuário que paga em dinheiro. Até mesmo quem tem o Bilhete certamente já pagou em dinheiro alguma vez. Fora os outros casos que citei em que o "cobrador" traria uma boa ajuda ao motorista.
Barbano escreveu:Sobre a tecnologia, ela pode ser um aliado do ser humano para aumentar a produtividade, de forma que a gente trabalhe menos, e produza mais. A longo prazo seria interessante a tecnologia possibilitar uma redução de jornada. É algo que já vem acontecendo ao longo dos tempos. Só comparar a jornada de trabalho há 2 séculos, na revolução industrial, e a atual.
Concordo, mas sem tirar o emprego de ninguém. Que a tecnologia possa nos substituir ao mesmo passo tempo em que ofereça novas oportunidades de trabalho.

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3936 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 23 Fev 2017, 08:45

O DIA

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3936 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 06 Mar 2017, 21:35

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... -rio.ghtml

A crise financeira do Rio de Janeiro também chegou às empresas de ônibus.

Seis delas fecharam as portas nos últimos dois anos na cidade do Rio.

O Sindicato dos Rodoviários informa que outras seis estão operando no vermelho. O presidente do sindicato diz que o setor está em crise.
"Essas empresas estão há seis meses sem conseguir fazer seus pagamentos em dia. O pagamento deveria ser no quinto dia útil e está saindo lá pelo dia 20", afirmou Sebastião José da Silva, presidente do Sindicato dos Rodoviários do Município do Rio.

As empresas estão deixando de pagar benefícios como ticket alimentação e cestas básicas. Outras atrasam os salários. O motivo apresentado pelas empresas ao sindicato é a diminuição de passageiros por causa da crise.

Sem emprego, as pessoas usam menos o ônibus e não tem vale-transporte. Entre janeiro e setembro de 2016, foram 48 milhões de passagens a menos.

Em dois anos, as empresas Andorinha, Rio Rotas e Translitorânea, em 2015; e Top Rio, Algarve e Bangu, em 2016, fecharam as portas.

Nesta manhã de segunda (6), rodoviários da empresa Silvestre, que atende Zona Sul e Centro, paralisaram os trabalhos contra o atraso de pagamento. Eles voltaram a circular por volta das 9h. Os passageiros foram os prejudicados.
"A gente tem que se virar. Nessa a gente vai pagando, pagando e quem paga a nossa conta", questiona a autônoma Jacira Veloso.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3936 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 13 Mar 2017, 03:23

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... ibus.ghtml

Passageiros que dependem dos transportes públicos na Região Metropolitana do Rio ainda sofrem muito com a falta de ar condicionado nos ônibus.

Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, 130 mil pessoas usam os 685 ônibus da frota todos os dias. Nenhum deles tem ar-condicionado.

Os ônibus têm 67 linhas que circulam por mais de 90 bairros.

Os ônibus de São Gonçalo têm uma das tarifas mais caras do estado : R$ 3,95.

Usuários dos ônibus de São Gonçalo reclamam que os veículos circulam sempre lotados e nenhum dos que trafega no Centro da cidade tem ar-condicionado.

Segundo eles, tem dias que o interior do veículo está tão quente que fica até difícil sentar nos bancos.

A Prefeitura de São Gonçalo disse que está revisando os contratos desses ônibus, mas não tem ainda uma previsão de quando a frota estaria totalmente equipada com ar.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Butch
Membro
Membro
Mensagens: 3574
Registrado em: 24 Ago 2016, 03:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Genoa
Localização: Bluffington
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 106 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Butch » 13 Mar 2017, 16:27

O calor de lascar e o ônibus lotado sem ar condicionado...
Esses usuários curtiram o post de Butch (total: 1):
E.R
Imagem
"Não costumo ser um homem religioso, mas se tu estás lá em cima, me salva, SUPER HOMEM"

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3936 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 14 Mar 2017, 01:47

EXTRA

O descompasso entre discurso e prática tem sido uma marca da gestão de Marcelo Crivella na Prefeitura do Rio de Janeiro.

Embora o prefeito tenha congelado a passagem de ônibus, ele estendeu a mão aos empresários, mantendo isenções fiscais às empresas de transporte rodoviário, que só este ano deixarão de pagar R$ 71,7 milhões.

A previsão de renúncia para o ano que vem salta para R$ 75,6 milhões e chega a R$ 79,3 milhões em 2019.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Willianch
Membro
Membro
Mensagens: 6079
Registrado em: 28 Jan 2009, 23:32
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 49 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Willianch » 14 Mar 2017, 09:23

Amanhã aqui em São paulo será um verdadeiro caos, com a greve dos ônibus e metrôs.

Já estou até pensando em como farei pra vir trabalhar, sendo que eu pego 2 trens e 3 metrôs.
Idolos futebolisticos eternos:



__

Willianch DVD's: Os melhores DVD's da net, vendedor super recomendado e com muito material:
. Um maluco no pedaço
. Anos incriveis
. Jogos de futebol
. O Fantastico Mundo de Bobby
. A Escolinha do Golias

E muito mais. ;)

Mandem um email para: willianbertuzzioficial@gmail.com
Ou no facebook:https://www.facebook.com/willian.bertuzzi.9

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 18484
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Fellipe » 14 Mar 2017, 17:26

E o Metrô aqui no Rio vai subir pra R$ 4,30, não me lembro quando.

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3936 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 23 Mar 2017, 01:35

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/20 ... mento.html

Imagem

‘Rolou um estresse e acabei ficando cansado disso tudo. Adquiri hipertensão e hoje tomo remédio duas vezes por dia”. O relato é do motorista Wladimir Garcia de Matos, 41 anos.

O medo e a exposição constante a assaltos causaram no profissional uma série de problemas de saúde ao longo dos quatro anos em que dirigiu ônibus.

No ano passado, abandonou o ofício e foi trabalhar com o aplicativo Uber.

A história de Wladimir, contada na série ‘Passageiros da Agonia’, ilustra um problema crônico no Rio.

Transtornos psicológicos e psiquiátricos causados pela violência urbana e pelo estresse do trânsito mantêm 6 mil motoristas afastados de suas funções para tratamento em Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Tanguá.

Equivalem a 20% do efetivo (um a cada cinco profissionais) de 30 empresas de transporte que atuam nessas cidades.

Os dois assaltos a ônibus ocorridos em sequência ontem em Niterói levaram o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) a divulgar a estatística.

De outubro de 2015 a outubro de 2016, 6.998 atendimentos (quase 20 por dia) com psicólogos e 2.252 (seis por dia) com psiquiatras foram realizados pelos rodoviários, segundo sindicato.

“Coletivos que circulam na Avenida do Contorno e nas vias de acesso à Ponte Rio-Niterói, pelo lado da capital, são alvos diários de marginais. Essas práticas criminosas requerem medidas urgentes da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro”, cobrou o presidente do sindicato, Rubens dos Santos Oliveira.

Segundo o Sintronac, ofícios foram enviados no início do ano passado aos 5º, 7º e 12º BPMs (Praça Mauá, São Gonçalo e Niterói) pedindo reforço na segurança.

O sindicato ressalta que as solicitações não surtiram efeito.

Já a PM diz que faz operações rotineiras de abordagem e revista em ônibus para coibir práticas delituosas nas regiões.

A violência urbana freia a qualidade na mobilidade em todo o país.

Pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou que 28,7% dos motoristas de ônibus urbanos de 12 Unidades da Federação (quase um terço), incluindo o Rio, foram vítimas de assalto pelo menos uma vez nos últimos dois anos.

Entre os pontos negativos da profissão, 35,9% acham perigosa; 30,8% afirmam que o principal problema é o risco de assaltos e roubos.

Entre as reivindicações, 61,7% destacam a necessidade de maior segurança.

“É preciso maior atenção ao problema, porque essa insegurança crescente afugenta os usuários do sistema coletivo. Estes então tendem a buscar soluções individuais de mobilidade, como motos e carros, o que agrava os congestionamentos”, avalia Bruno Batista, diretor executivo da CNT.

Muitos não largam o trabalho por amor à carreira: 70% gostam de ser motorista. Foram realizadas 1.055 entrevistas nas cinco regiões do Brasil entre 6 e 19 de dezembro.

O presidente do sindicato dos rodoviários do Rio critica a falta de integração entre prefeitura, empresas e polícia.

“A prefeitura monitora os ônibus por GPS. As câmeras da CET-Rio registram a hora e onde tal veículo estava. A câmera interna identifica o que acontece no crime. Não há razão para índices tão altos de violência e impunidade”, critica Sebastião José, presidente do Sintraturb.

Os motoristas de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá não recebem treinamento específico para casos de assaltos, mas são orientados a não reagir, segundo o sindicato das empresas da região (Setrerj).
É muito importante cuidar do bem estar e da segurança dos motoristas e dos passageiros.

Motorista de ônibus é muito maltratado no Brasil.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3936 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 28 Mar 2017, 16:31

http://oglobo.globo.com/rio/apesar-da-c ... o-21122314

Mesmo com um déficit bilionário, o governo do estado planeja tirar da gaveta um projeto antigo : o da expansão do metrô até o Recreio.

Seriam 14 estações num trecho de aproximadamente 20 quilômetros sob a Avenida das Américas.

O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Marcelo Crivella discutem buscar ainda este ano no mercado imobiliário os recursos necessários para a obra, como adiantou, nesta segunda-feira, o Blog do Moreno, do GLOBO.

A operação que está sendo elaborada prevê a venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), que permitirão a construção de prédios no entorno das avenidas das Américas e Ayrton Senna com gabarito acima do previsto em lei, além do acréscimo de pavimento em edifícios existentes. O aumento em discussão é de até um andar e meio.

O dinheiro arrecadado iria para um fundo destinado à expansão. A nova linha seguiria sob a Avenida das Américas, e as escavações, afirma o governador, seriam feitas com o tatuzão, hoje parado à espera da retomada as obras da Estação Gávea que não foi concluída por falta de recursos.

Estado e município já formaram um grupo de trabalho para executar o projeto.

— A obra será pelo canteiro central, com pouca desapropriação — diz Pezão, explicando que a operação dos Cepacs neste caso seria semelhante à do Porto Maravilha, cujo dinheiro arrecadado foi investido em obras de infraestrutura na região.

Segundo o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, a ampliação será feita em duas etapas : a primeira do Jardim Oceânico até o Terminal Alvorada (intercessão das avenidas Ayrton Senna e das Américas), e a segunda até o Recreio.

— Pelos estudos conceituais, são cinco estações do Jardim Oceânico ao Alvorada, e o restante até o Recreio. A última estação ficará depois da Avenida Glaucio Gil. A obra é uma linha reta, passando por baixo das Américas — conta o secretário. — Esse projeto não tem o grau de complexidade da Linha 4 (Ipanema-Barra) devido à menor quantidade de prédios no entorno.

A localização das estações, afirma Vieira, ainda será tema de debate com moradores. Nos cálculos do secretário, dificilmente haverá tempo hábil para que as obras comecem ainda este ano. O valor do projeto também não foi estimado.

— As reuniões entre estado e município estão acontecendo desde janeiro. A primeira coisa que tem que se fazer é estruturar a operação urbana consorciada e arrecadar recursos com as Cepacs. Temos projetos conceituais de todas as linhas metroviárias para os próximos 40 anos. O que poderá ser feito na região depende do volume de recursos que será arrecadado. Após essa etapa, vêm a elaboração do projeto básico, o licenciamento ambiental e a contratação da obra. São muitos passos — completa o secretário.

A operação das Cepacs ficará sob a responsabilidade da prefeitura, que vai precisar mudar a legislação urbanística da região. Em nota, a Subsecretaria de Projetos Estratégicos do município informou que prepara uma chamada pública para convocar interessados em participar da operação que vai permitir a expansão. “Acordo entre a prefeitura e o estado traz para o município a possibilidade de ampliar o potencial adicional de construção na região da Barra da Tijuca (avenidas das Américas e Ayrton Senna), para que o investimento seja privado”, afirma o comunicado da subsecretaria, que, diferentemente do estado, inclui somente o metrô até o Alvorada. O trecho até o Recreio, diz a nota, ainda será avaliado.

Representantes do mercado imobiliário e lideranças da região acreditam que o aumento de potencial construtivo atingirá o Recreio e as Vargens, deixando a Barra de fora. Rubem Vasconcelos, presidente da Patrimóvel, aposta que esse acréscimo será permitido em áreas a partir da Estrada Alceu de Carvalho, no Recreio:

— O mercado tem total interesse nessa operação. Aquela região do Recreio e de Vargem Grande e Vargem Pequena pode ser totalmente transformada pelo progresso — comenta Vasconcelos, dizendo que, no Recreio, o gabarito máximo é de 25 pavimentos nas proximidades da Avenida das Américas.

Delair Dumbrosck, presidente da Câmara Comunitária da Barra, diz que hoje o bairro não comporta mais adensamento, ao contrário do Recreio :

— Para aumentar o gabarito na orla teria que ouvir a comunidade. Mas em alguns locais acho que poderia. O metrô vale a pena esse sacrifício, essa mudança.

Professor de arquitetura da PUC e consultor em legislação urbanística, Manuel Fiaschi explica que na orla do Recreio são permitidos hoje até cinco andares :

— Poderia haver um adensamento principalmente no entorno das Américas, já no Recreio. Mas eu sou contra aumentar o gabarito no miolo do Recreio (entre a Américas e a praia).
Fundamental fazer o metrô até o Terminal Alvorada. De lá, as pessoas podem ir para o Barra Shopping e pegar ônibus ou táxi lá dentro para outras localidades da Barra.
Imagem
Imagem
Imagem

Responder