IgorBorgesCH escreveu:Mais só que tem vários episódios que o Seu Barriga desconta alguns meses do Seu Madruga.
Sim. E, como não há cronologia, ele sempre está devendo 14 meses. Tanto faz se ele continua sem pagar, ou se já teve vários meses descontados. No episódio seguinte tudo volta ao normal.
JoãoB escreveu:Há sim, porque o episódio só poderia ter acontecido depois do Natal na Casa da Dona Florinda. Se alguém fosse colocar os episódios de Chaves numa ordem, nunca que esse episódio do Ano Novo poderia ser muito depois do Natal de 1973 ou antes.
Claro, pois são episódios festivos. Pela lógica, cada episódio festivo é exibido em sua data comemorativa (e é o que o sbt faz). Mas os episódios são independentes. Se quiserem exibir apenas um e sumir com o outro, não afeta em nada o entendimento. Poderiam até ser de temporadas diferentes, sem nenhum problema.
JoãoB escreveu:Então imagine o seguinte: alguém vê o episódio do Cachorrinho da Chiquinha. Depois vê a primeira parte dos Hóspedes do Senhor Barriga. O Seu Madruga estava morando no 72 e, de uma hora pra outra, quem passou a morar lá foi a Dona Neves? Não faz sentido, cara. Até porque a Dona Neves, mesmo sendo bisavó da Chiquinha, não morava na vila antes e de repente estaria lá, do nada. Repito: episódios com Dona Neves e Jaiminho só podem ser depois de "Nasce uma Biscavó".
Assim como o Seu Madruga em um esquete mora no 14, e do nada já aparece na casa 72. E assim com em 1981 o Seu Madruga volta para o 72, e a Dona Neves some do nada, e no ano seguinte ela volta a ser a moradora do 72.
Já te disse, é óbvio que episódios com um personagem só podem existir depois de sua criação, mas isso não implica em cronologia. Em episódios com a Dona Neves, a Chiquinha e o Chaves não são necessariamente mais velhos do que nos episódios anteriores.
Como disse o ,Edu, Pica-Pau é um exemplo de produto sem cronologia. Ainda assim, episódios com a Miny Ranheta, por exemplo, só aparecem a partir dos anos 60, que é quando a personagem foi criada. Isso não quer dizer que há uma cronologia envolvida. É só uma introdução de um novo personagem, e nada mais.
JoãoB escreveu:Em muitos episódios, exibir fora de ordem não prejudica o entendimento, mas há outros que sim! Já expliquei antes. E no caso de Acapulco ser o último com o Quico, então a música "Boa Noite Vizinhança" foi pra se despedir dele né?

Pelo que você diz, seguindo a exibição, seria verdade. Mas não é, já se sabe que isso é lenda e que Acapulco não foi o último episódio com o Quico.
Eu não disse que é o último.
Disse que, no contexto da série, poderia perfeitamente ser. O último episódio com o Quico é um episódio qualquer da escolinha. Se houvesse um episódio "A despedida do Quico", mostrando ele indo embora da vila e se despedindo dos amigos, aí sim daria para dizer que esse é o último, e mesmo no contexto da série seria posterior aos demais. E só. Não implicaria que ele teria conhecido a Paty somente depois de ir a Acapulco, já que não há cronologia no restante do seriado. Nem mesmo implica que todos os episódios sem o Quico são posteriores. Vide "Uma epidemia de gripe". Isso se aplica para a Chiquinha também, que não aparece em um episódio de 1976. Não quer dizer que esse episódio seja da fase em que ela estava morando com as tias.