Educação
- BrendaMarzipan
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: gremio
- Curtiu: 183 vezes
- Curtiram: 160 vezes
- Guarda
- Membro

- Time de Futebol: Pirapora-do-Passa-Quatro FC
- Curtiu: 115 vezes
- Curtiram: 136 vezes
Re: Educação
ou seja: qse td mundoBarbano escreveu:Quase todo mundo quem? Só tô vendo a galerinha do "Fora Temer" chiando...
- Esses usuários curtiram o post de Guarda (total: 1):
- BrendaMarzipan
pasa o zap gostosa
-
Victor235
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 2574 vezes
- Curtiram: 2490 vezes
Não é só essa turma não.Barbano escreveu:Quase todo mundo quem? Só tô vendo a galerinha do "Fora Temer" chiando...
Acontece, Fabão, que o governo deveria discutir com a sociedade (no caso desta, sobretudo com professores e alunos) sobre propostas e mudanças, e não "impor", via medida provisória ainda, para logo em seguida voltar atrás devido a críticas. Isso deve ser discutido antes.
Esta questão não é nenhum pouco simples pra ser "imposta" ou votada via medida provisória.
Diversos conteúdos devem fazer parte do aprendizado de uma pessoa, independente da especialização que ela fará logo em seguida. Você dirá que eles continuam no primeiro ano, mas isso aumenta a carga horária.
Dobrar a carga horária de aulas para manter este currículo comum também pode não ajudar em nada no intuito de "prender a atenção" dos alunos.
Pensar de forma crítica sobre a sociedade e praticar esportes são de extrema importância. A nova proposta só prioriza o ensino técnico e para o trabalho.
E o que dizer as próprias escolas? Todas as unidades de ensino teriam condições de oferecer estas mudanças? E o diploma, como saber que alguém tem "notório saber" para dar aula em uma área que não é a sua?
Artes é quase idêntica à Literatura? Da onde tirou isso, Gordo??
Isso tem que ser muito discutido, a fim de se chegar a um bom plano. Do jeito que estão fazendo, não é nada bom.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
- O Gordo
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 887 vezes
- Curtiram: 4692 vezes
Basicamente os mesmos temas trabalhados em perspectivas diferentes.Victor235 escreveu:Artes é quase idêntica à Literatura? Da onde tirou isso, Gordo??
Na Literatura, você vê o Realismo, o Romantismo, o Nouveau, etc todos para a escrita.
Na Arte é basicamente a mesma coisa, os mesmos movimentos, só que o foco é outro: escultura, pintura, arquitetura.
Vulgo movimentos artísticos, e por "artísticos" entende-se a escrita e o resto.
E como eu tenho que provar que não to falando merda, prints de dois livros lado a lado de Literatura e Artes sob o conteúdo dado no mesmo bimestre

"Desde las hermosas playas de Cancún..."
- Antonio Felipe
- Administrador

- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 316 vezes
- Curtiram: 3104 vezes
Uma colega que estava fazendo publicidade aqui na faculdade mudou pra enfermagem. Outro que chegou a fazer contabilidade mudou pra relações públicas. Uma que fazia ciências da computação passou pra jornalismo.
Se já na faculdade a pessoa não tem real certeza do que quer fazer...
Se já na faculdade a pessoa não tem real certeza do que quer fazer...
- Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
- Victor235
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.
- O Gordo
- Membro

Editei o post mas tu respondeu antes.
Enfim, eu tinha dito que concordo com o ensino técnico pra deixar o cara pronto pro mercado de trabalho e já sair sabendo o que quer da vida.
E sobre o fato de mudarem toda hora de curso: essa base de dar todas as matérias possíveis sob o pretexto de "quanto mais conteúdo, melhor" só leva a isso aí...
E tinham que aproveitar pra passar um facão nos conteúdos cobrados do ENEM. ENEM é a coisa mais humilhante que existe. Só brasileiro mesmo pra achar lindo ter que estudar 10h + diárias pra passar num vestibular pra ter o direito de entrar numa faculdade cujos conhecimentos adquiridos no vestibular, em grande parte, não farão falta.
Enfim, eu tinha dito que concordo com o ensino técnico pra deixar o cara pronto pro mercado de trabalho e já sair sabendo o que quer da vida.
E sobre o fato de mudarem toda hora de curso: essa base de dar todas as matérias possíveis sob o pretexto de "quanto mais conteúdo, melhor" só leva a isso aí...
E tinham que aproveitar pra passar um facão nos conteúdos cobrados do ENEM. ENEM é a coisa mais humilhante que existe. Só brasileiro mesmo pra achar lindo ter que estudar 10h + diárias pra passar num vestibular pra ter o direito de entrar numa faculdade cujos conhecimentos adquiridos no vestibular, em grande parte, não farão falta.

-
Victor235
- Membro

Ter conteúdos semelhantes entre uma gama de temas não torna as matérias quase iguais. Nas Artes, você não apenas aprende sobre tais movimentos, mas pode trabalhar diretamente com eles (os artísticos). Na Artes, você não aprende sobre literatura brasileira, tipos de narrador, etc.
Gordo, você já sabe bem o que quer fazer?
Não é o que acontece com a maioria. Eu mesmo decidi meu curso na metade do 3º colegial. Outros, como o Antonio citou, até passam em um curso e depois mudam por ver que não era o que queriam. Isso acontece com adultos, imagine com adolescentes.
Gordo, você já sabe bem o que quer fazer?
Não é o que acontece com a maioria. Eu mesmo decidi meu curso na metade do 3º colegial. Outros, como o Antonio citou, até passam em um curso e depois mudam por ver que não era o que queriam. Isso acontece com adultos, imagine com adolescentes.
- Hugoh
- Membro

- Curtiu: 159 vezes
- Curtiram: 364 vezes
Quando eu mudei pro colégio particular, artes foi praticamente extinta do cronograma. Até o 1° ano eu tinha ela como matéria e posso dizer que não tem nada a ver com literatura. Enquanto a gente estudava obras, pinturas, movimentos e desenvolvia desenhos e arte, na literatura a gente estuda obras literárias, movimentos que fizeram parte da literatura, escritores literários, fases e etc. É diferente sim.
E não adianta nada obrigar o aluno a ter todos os conteúdos (muitos, diga-se de passagem) se ele só fica na "decoreba" e faz um trabalhinho qualquer no Google pra ganhar nota. Com muitos conteúdos, o aluno não aprende nada por justamente ser muito conteúdo. Escolher o que quer fazer é um grande incentivo para o estudante. A autonomia em que tem para aprender determinada matéria que goste o impulsiona ao estudo, diferente de trocentas matérias ao mesmo tempo para dar conta. Sobre a educação física, concordo que ela deveria ser obrigatória por questão de saúde.
E a indecisão sempre fará parte de qualquer pessoa e de qualquer idade. Isso não torna a proposta inválida.
E não adianta nada obrigar o aluno a ter todos os conteúdos (muitos, diga-se de passagem) se ele só fica na "decoreba" e faz um trabalhinho qualquer no Google pra ganhar nota. Com muitos conteúdos, o aluno não aprende nada por justamente ser muito conteúdo. Escolher o que quer fazer é um grande incentivo para o estudante. A autonomia em que tem para aprender determinada matéria que goste o impulsiona ao estudo, diferente de trocentas matérias ao mesmo tempo para dar conta. Sobre a educação física, concordo que ela deveria ser obrigatória por questão de saúde.
E a indecisão sempre fará parte de qualquer pessoa e de qualquer idade. Isso não torna a proposta inválida.
-
Victor235
- Membro

Mas todas as unidades escolares teriam condições de fornecer todas as opções para o aluno escolher (se não me engano, 5)? Ou ele ira pra Exatas ou Humanas e ponto?
Está correto sobre a diferenciação Artes x Literatura.
Está correto sobre a diferenciação Artes x Literatura.
- Hugoh
- Membro

- Curtiu: 159 vezes
- Curtiram: 364 vezes
Foi o que eu disse. Um plano como esse precisa de reforma e estrutura para ser colocado em prática. Existem muitos pontos abertos que precisariam ser revistos para que ocorra a adequação.
Fora que existem questões básicas na educação que precisam ser corrigidas antes. Tem escola com sala de aula podre.
Fora que existem questões básicas na educação que precisam ser corrigidas antes. Tem escola com sala de aula podre.
- O Gordo
- Membro

Essa educação estilo decoreba só leva a mais pesquisas assim:
http://educacao.uol.com.br/noticias/age ... brasil.htm
Na teoria, o Ensino Médio, que deveria ser a "base" para todas as matérias, faz é aprofundar tudo. Isso é erradíssimo.
http://educacao.uol.com.br/noticias/age ... brasil.htm
Na teoria, o Ensino Médio, que deveria ser a "base" para todas as matérias, faz é aprofundar tudo. Isso é erradíssimo.

- CHarritO
- Membro

- Curtiu: 89 vezes
- Curtiram: 1326 vezes
Bem que um dia poderia ter aulas de música nas escolas brasileiras!!!
Meus títulos e conquistas no FCH:
- Don CHelipe
- Membro

- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 27 vezes
- Curtiram: 107 vezes
Não entendo. Na época em que estava no ensino médio todo mundo reclamava de várias matérias que só estavam lá pra encher linguiça. EF a noite não existe! E de manhã é só desculpa pra jogar futsal ou vôlei (isso quando não chove e resolvem colocar Dama pra vocẽ jogar a aula inteira).
Ai dão a possibilidade do aluno escolher matérias pra estudar e reclamam? OSH --' EF não será mais obrigatório e qual o problema nisso? A mulecada hoje já vive socada em porra de academia e quem gosta de praticar esportes já faz suas atividades fora da escola.
Sejam verdadeiros, quando o professor de EF ia dar aula teórica era um porre. Todos odiavam.
Artes tem que ser uma materia optativa. Quem quer faz, quem não quer não faz. Filosofia idem, até porque, os professores sempre tendem a um lado politico e isso ai manipula e não forma opinião.
Temer é um babaca, legal. Mas tenho certeza de que se isso fosse dito no governo Dilma, todo mundo estaria chupando ela.
Se eu tivesse a oportunidade de escolher materias ao invés de ter tido temas empurrados goela abaixo, seria muito mais proveitoso.
Quimica, fisica,,, OMG teria ficado livre dessas pragas...
O sistema de ensino Americano (que não dá nem pra comparar com o daqui), segue um viés um pouco parecido: em determinado momento, os alunos são redirecionados para cursos de maior interesse.
Português, Matemática e Inglês realmente devem ser obrigatório a todos, pois são essencial em praticamente todas as carreiras. As demais deve ser por conta do aluno, até porque, primeiro semestre de facul sempre dá uma revisada nas matérias básicas da escola (de acordo com o seu curso, por exemplo, pessoal de Engenharia, sempre pega calculo 1 e 2 para lembrarem de como é feito).
Ai dão a possibilidade do aluno escolher matérias pra estudar e reclamam? OSH --' EF não será mais obrigatório e qual o problema nisso? A mulecada hoje já vive socada em porra de academia e quem gosta de praticar esportes já faz suas atividades fora da escola.
Sejam verdadeiros, quando o professor de EF ia dar aula teórica era um porre. Todos odiavam.
Artes tem que ser uma materia optativa. Quem quer faz, quem não quer não faz. Filosofia idem, até porque, os professores sempre tendem a um lado politico e isso ai manipula e não forma opinião.
Temer é um babaca, legal. Mas tenho certeza de que se isso fosse dito no governo Dilma, todo mundo estaria chupando ela.
Se eu tivesse a oportunidade de escolher materias ao invés de ter tido temas empurrados goela abaixo, seria muito mais proveitoso.
Quimica, fisica,,, OMG teria ficado livre dessas pragas...
O sistema de ensino Americano (que não dá nem pra comparar com o daqui), segue um viés um pouco parecido: em determinado momento, os alunos são redirecionados para cursos de maior interesse.
Português, Matemática e Inglês realmente devem ser obrigatório a todos, pois são essencial em praticamente todas as carreiras. As demais deve ser por conta do aluno, até porque, primeiro semestre de facul sempre dá uma revisada nas matérias básicas da escola (de acordo com o seu curso, por exemplo, pessoal de Engenharia, sempre pega calculo 1 e 2 para lembrarem de como é feito).
- Esses usuários curtiram o post de Don CHelipe (total: 1):
- Barbano
Desde 2006 no meio CH
- O Gordo
- Membro

Mas foi a Dilma que propôsDon CHelipe escreveu:Temer é um babaca, legal. Mas tenho certeza de que se isso fosse dito no governo Dilma, todo mundo estaria chupando ela.
[youtube16x9]
--
Quanto a ensinar Português e Matemática, acho legal. Mas tinham que aprofundar menos Matemática. Bem menos. Coisas mais básicas mas necessárias.
E tem gente esquecendo que certas matérias seguem obrigatórias no Fundamental, como se a pessoa pulasse do Fundamental pro Médio...

- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2186 vezes
- Curtiram: 4783 vezes
Mas Cálculo 1 e 2 não é revisão de matéria básica. Pelo menos para mim sempre foi conteúdo novo. Cálculo 1 é basicamente integral, derivada e limite. Nada disso se vê no ensino médio.Don CHelipe escreveu:Português, Matemática e Inglês realmente devem ser obrigatório a todos, pois são essencial em praticamente todas as carreiras. As demais deve ser por conta do aluno, até porque, primeiro semestre de facul sempre dá uma revisada nas matérias básicas da escola (de acordo com o seu curso, por exemplo, pessoal de Engenharia, sempre pega calculo 1 e 2 para lembrarem de como é feito).
No mais, concordo 100% contigo. Acho válido Educação Física como disciplina obrigatória no ensino fundamental. Para o ensino médio é algo bem dispensável. Quem realmente gosta de esportes vai correr atrás e praticar.