Educação
-
Victor235
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 2574 vezes
- Curtiram: 2490 vezes
Re: Educação
Porém, a proposta diz que os conteúdos curriculares mínimos continuarão sendo obrigatórios, sendo assim a carga horária do ensino médio quase dobrará.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
- dedediadema
- Membro

- Curtiu: 29 vezes
- Curtiram: 100 vezes
Já estava mais do que na hora. O ensino médio da forma como é atualmente é um desperdício de tempo tremendo. Eu chutaria que pelo menos uns 80% do que se ensina no ensino médio é de uma inutilidade total para o aluno.E.R escreveu:http://www.redebrasilatual.com.br/educa ... -3171.html
O Ministério da Educação (MEC) deverá anunciar ainda nesta semana uma proposta de reforma do ensino médio.
O objetivo é flexibilizar os currículos dos alunos e permitir que eles escolham as disciplinas que irão cursar.
O ministro Mendonça Filho defende a reforma dizendo que o estudante não se vê identificado com o "formato de escola que o Brasil oferece". "Tem de haver uma maior conexão com a educação de nível médio e de nível técnico. A grande maioria das redes é separada, temos de aproximar mais para tornar a escola mais atrativa", disse o ministro em evento na semana passada.
A proposta prevê uma grande curricular comum para todos no primeiro ano, e a opção de aprofundamento em cinco áreas : linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico.
- Esses usuários curtiram o post de dedediadema (total: 1):
- E.R
- O Gordo
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 887 vezes
- Curtiram: 4694 vezes
- Antonio Gabriel
- Membro

- Curtiu: 129 vezes
- Curtiram: 47 vezes
Novo plano do ensino médio usa meta antiga e exclui artes e educação física
O novo modelo para ensino médio, apresentado nesta quinta-feira (22) pelo governo Michel Temer (PMDB), flexibiliza o currículo da etapa, acaba com a obrigatoriedade de disciplinas de artes e educação física e traz um incentivo à expansão do ensino em tempo integral. As mudanças serão levadas ao Congresso por meio de uma MP (Medida Provisória), para acelerar a tramitação legislativa.
O texto provoca a maior alteração já feita na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), de 1996. Parte das mudanças devem passar a ser aplicadas a partir de 2017, enquanto outras terão implementação gradual na rede de ensino.
O novo modelo vai prever flexibilização do percurso do estudante. Hoje, todos os alunos do médio devem cursar 13 disciplinas em três anos.
Com a mudança prevista na MP, somente parte da grade - equivalente a cerca de um dos 3 anos de aulas da etapa -será comum a todos. Para o restante, haverá a opção de aprofundamento em cinco áreas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico.
Ao aluno caberá a escolha da linha que quer se aprofundar. Mas a oferta dessas habilitações dependerá das redes e escolas. Ao menos duas áreas, entretanto, devem ser oferecidas.
O ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio. Mas, ao contrário do que previa a LDB, as disciplinas de artes e educação física deixam de ser obrigatórias no ensino médio. Elas continuam obrigatórias da educação infantil ao ensino fundamental.
INTEGRAL
De acordo com o texto, a carga horária mínima de 800 horas anuais para a etapa deve ser ampliada progressivamente para o mínimo de 1,4 mil horas anuais. Isso representa 7 horas de aulas por dia, o que caracteriza a educação em tempo integral. O texto afirma que essa ampliação deve seguir as metas já dispostas no PNE (Plano Nacional de Educação).
A previsão do PNE é ter, até 2024, ao menos 25% dos alunos em tempo integral. O país registra hoje 6% das matrículas nessa modalidade no médio. Dessa forma, de acordo com o texto, o governo não revoga a carga mínima de 800 horas já prevista na LDB.Para expandir a oferta de tempo integral, o projeto prevê aporte financeiro do governo federal, de forma temporária, às redes estaduais que criarem novas vagas na modalidade. No entanto, esse valor - calculado por aluno- só será pago nos primeiros quatro anos e "respeitada a disponibilidade orçamentária para atendimento.
O ensino médio ainda poderá ser organizado em módulos e adotar o sistema de créditos ou disciplinas com terminalidade específica, "observada a Base Nacional Comum Curricular", a fim de estimular o prosseguimento dos estudos.
O texto também flexibiliza a contratação de professores sem concurso para atender a ampliação do ensino técnico. Também permite a contratação de professores sem formação específica na disciplina na qual vão atuar, desde que tenha "notório saber".
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... pid=comptw
Temer <3O texto provoca a maior alteração já feita na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), de 1996. Parte das mudanças devem passar a ser aplicadas a partir de 2017, enquanto outras terão implementação gradual na rede de ensino.
O novo modelo vai prever flexibilização do percurso do estudante. Hoje, todos os alunos do médio devem cursar 13 disciplinas em três anos.
Com a mudança prevista na MP, somente parte da grade - equivalente a cerca de um dos 3 anos de aulas da etapa -será comum a todos. Para o restante, haverá a opção de aprofundamento em cinco áreas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico.
Ao aluno caberá a escolha da linha que quer se aprofundar. Mas a oferta dessas habilitações dependerá das redes e escolas. Ao menos duas áreas, entretanto, devem ser oferecidas.
O ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio. Mas, ao contrário do que previa a LDB, as disciplinas de artes e educação física deixam de ser obrigatórias no ensino médio. Elas continuam obrigatórias da educação infantil ao ensino fundamental.
INTEGRAL
De acordo com o texto, a carga horária mínima de 800 horas anuais para a etapa deve ser ampliada progressivamente para o mínimo de 1,4 mil horas anuais. Isso representa 7 horas de aulas por dia, o que caracteriza a educação em tempo integral. O texto afirma que essa ampliação deve seguir as metas já dispostas no PNE (Plano Nacional de Educação).
A previsão do PNE é ter, até 2024, ao menos 25% dos alunos em tempo integral. O país registra hoje 6% das matrículas nessa modalidade no médio. Dessa forma, de acordo com o texto, o governo não revoga a carga mínima de 800 horas já prevista na LDB.Para expandir a oferta de tempo integral, o projeto prevê aporte financeiro do governo federal, de forma temporária, às redes estaduais que criarem novas vagas na modalidade. No entanto, esse valor - calculado por aluno- só será pago nos primeiros quatro anos e "respeitada a disponibilidade orçamentária para atendimento.
O ensino médio ainda poderá ser organizado em módulos e adotar o sistema de créditos ou disciplinas com terminalidade específica, "observada a Base Nacional Comum Curricular", a fim de estimular o prosseguimento dos estudos.
O texto também flexibiliza a contratação de professores sem concurso para atender a ampliação do ensino técnico. Também permite a contratação de professores sem formação específica na disciplina na qual vão atuar, desde que tenha "notório saber".
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... pid=comptw
- Esses usuários curtiram o post de Antonio Gabriel (total: 1):
- E.R
- O Gordo
- Membro

EU TO CHORANO
SÓ VALE PRA QUEM COMEÇAR ENSINO MÉDIO EM 2018
--
Aos hater um comentário do G1
| Cursei quimica biologia e se me perguntar alguma coisa dessas matérias a única que lembro é que ter o ovo esquerdo maior que o direito é normal. |

"Desde las hermosas playas de Cancún..."
- @EA
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 272 vezes
- Curtiram: 165 vezes
Pá de cal na educação brasileira.
É sério isso de que vão simplificar tudo pra humanas, exatas, biológicas?
É sério isso de que vão simplificar tudo pra humanas, exatas, biológicas?
Agente da Coroa a serviço da Rainha

- O Gordo
- Membro

A única parte que fiquei meio receoso foi essa dos professores não precisarem de diploma. Enfim, no meu Colégio um professor de Matemática dava aula pro Ensino Médio inteiro e ele mesmo só tinha o Ensino Médio completo. Maior mito. @EDIT: E minha prof. de Literatura deu aula de História da Arte num período em que a prof. correspondente estava de licença-maternidade sem saber porra nenhuma de Arte, porque tem muita coisa em Literatura vista também em Arte.
Quanto a focarem somente no que o aluno quer: PER-FEI-TO!
Aliás, não sabia que Filosofia era obrigatório nos 3 anos. Aqui o 2º ano não tem Filosofia e o 1º não tem Sociologia. Mas ninguém liga mesmo, então foda-se
Quanto a focarem somente no que o aluno quer: PER-FEI-TO!
Aliás, não sabia que Filosofia era obrigatório nos 3 anos. Aqui o 2º ano não tem Filosofia e o 1º não tem Sociologia. Mas ninguém liga mesmo, então foda-se

- Chad'
- Membro

- Time de Futebol: Portuguesa
- Curtiu: 111 vezes
- Curtiram: 270 vezes
O Ensino Médio hoje já é feito pro vestibular, só oficializaram isso mais um pouco.
Títulos e posições de destaque:
- O Gordo
- Membro

Um ponto negativo desse projeto é a carga horária integral. Não pensaram nas Escolas que só dão E.M. no período noturno e não pensaram também nos estudantes que já estão começando a trabalhar.

- dedediadema
- Membro

Outras matérias no meu caso:O Gordo escreveu:Aos hater um comentário do G1
Cursei quimica biologia e se me perguntar alguma coisa dessas matérias a única que lembro é que ter o ovo esquerdo maior que o direito é normal.
Sociologia - Não me lembro de absolutamente nada.
Artes - A vida toda que tive artes foi praticamente a mesma coisa: Ficar fazendo desenhos bobos pra ganhar nota.
Filosofia - Karl Marx é meu pastor e nada me faltarás.
- Esses usuários curtiram o post de dedediadema (total: 1):
- O Gordo
- O Gordo
- Membro

Arte pode ser completamente integrada à Literatura sem problema algum. Coincidem demais.

- dedediadema
- Membro

Esse pessoalzinho adora greves.DiscoHugo escreveu:Professores da escola do meu irmão entraram em greve com isso
- E.R
- Colaborador

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6499 vezes
- Curtiram: 4015 vezes
Eu acho que devia manter a Educação Física no Ensino Médio, nem que seja uma vez por semana, de preferência, na segunda-feira como uma das primeiras matérias do dia, porque ainda atrai muitos alunos pra escola, principalmente as pessoas mais pobres.

- O Gordo
- Membro

^
Se for pra levar pra quadra e deixar jogando futsal e queimada por 50 minutos tem é que tirar mesmo. Assim só joga quem quer seguir na área de esportes.
--
Nego no Twitter chorando horrores porque vão formar "jovens sem senso crítico". Façam-me o favor, pelo amor de Deus...
Se for pra levar pra quadra e deixar jogando futsal e queimada por 50 minutos tem é que tirar mesmo. Assim só joga quem quer seguir na área de esportes.
--
Nego no Twitter chorando horrores porque vão formar "jovens sem senso crítico". Façam-me o favor, pelo amor de Deus...