Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
9%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
29
55%
outras
7
13%

Total de votos: 53

Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: QUADRINHOS & GIBIS

Mensagem por Victor235 » 20 Jun 2016, 00:22

Como sabem (ou não), estou embalando todos os meus gibis. O mais difícl até agora foi embalar os grossos.

Depois de rasgar saquinho ou deixar aberto, tive a ideia de fechar a embalagem destes com o auxílio de um pedaço de papel de mesmo tamanho.

Não sei se fica bom, mas pelo menos serviu. Eles ficam assim:

Imagem

Imagem

PS: eu fecho com durex a lateral, pra tirar o excesso da embalagem, e com fita crepe a abertura, pois ela a fita mais prática de abrir. Nos gibis finos, fica tudo OK, nos grossos, me virei fazendo isso aí. O que acham? E vocês, como embalam eles? Claro que existem saquinhos maiores, mas os que acho facilmente aqui são de 15x22cm, que são ótimos para os gibis finos.

Outra coisa, os "Disney Especial" são bem fáceis de se corromper. Muitos que compro vem com a lombada "comida" (dá pra ver nas fotos). Pelo menos dentro das embalagens eles vão ficar melhor convervados. Curioso também que a Editora Abril muitas vezes imprime a lombada de ponta-cabeça.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6521 vezes
Curtiram: 4022 vezes

Mensagem por E.R » 20 Jun 2016, 00:47

Se tiver como plastificar seria bom. Com o plástico de melhor qualidade no mercado, lógico.
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 20 Jun 2016, 00:51

Plastificar? Isso não é só pra documentos? Eu estou embalando em embalagens individuais. Só tive problema com as edições grossas.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
E.R

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 20 Jun 2016, 00:54

Entendo, no seu caso são gibis maiores, mais grossos.

Eu plastifico cada gibi meu. Mas eu tenho poucos, no máximo uns 12, tudo edição rara de gibis antigos. :joinha:
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 20 Jun 2016, 00:56

Mas com o termo plastificar você quer dizer embalar dentro de saquinhos?

Eu estou fazendo isso com todos os meus, dá muito trabalho, já fiz uns 500.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 20 Jun 2016, 00:57

Victor235 escreveu:Mas com o termo plastificar você quer dizer embalar dentro de saquinhos?

Eu estou fazendo isso com todos os meus, dá muito trabalho, já fiz uns 500.
Isso ! Embalo dentro de um saquinho. Daí quando vou ler é só tirar o gibi dentro do saquinho. Na hora de guardar, coloco de volta dentro do saquinho. :joinha:
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
Victor235
Imagem
Imagem
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2191 vezes
Curtiram: 4784 vezes

Mensagem por Barbano » 20 Jun 2016, 09:17

Vi que as edições 2113 e 2114 foram scanneadas com as capas. A Seleção Disney vinha internamente com as capas de cada gibi?

Essa já era uma fase bem preguiçosa da Editora Abril. Ambas as edições do Zé estavam cheias de republicações, quase todas recentes. A preguiça foi tanta que pegaram várias HQs das mesmas edições, em sequência (edições 1990 a 1994), incluindo as reprises de reprises.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 20 Jun 2016, 20:11

Fabão, vinha apenas uma imagem em miniatura das capas, na contra-capa do encadernado.

Eu escaneei separado porque essas duas edições, das quatro ou cinco que foram encadernadas, eu tinha separadamente também.

Sim, a Abril era bem relaxada nessa época. Além das republicações, havia a mistura de fontes digitais e à mão numa mesma edição, diversas caligrafias diferentes (ao contrário do padrão de antigamente), sendo que alguns letristas faziam letras enormes, código apagado com borracha ou editado à mão, muita história chata da Dinamarca, etc. Ainda bem que voltaram para o padrão de qualidade, lá pra 2002/3.

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 21 Jun 2016, 09:13

Voltaram?

Sei lá, o que eu vi dessas edições mais novas eu não gostei. Continuam predominando essas tais histórias dinamarquesas, e aquelas gigantes da Itália (que eram melhores nos anos 90). E, no Zé, reprises das reprises das reprises.

Não dá para comparar com a diversidade que tínhamos nos anos 80, com hqs produzidas em vários países, com vários estilos.

Bia N
Membro
Membro
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 323 vezes

Mensagem por Bia N » 22 Jun 2016, 19:24

Almanaque do Chico Bento nº 89 Editora Globo - Setembro de 2005

Imagem

Imagem
Imagem
As historinhas
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Acho que as historinhas do Horácio não costumam ter títulos, não?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Propagandas
Imagem
Imagem
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Bia N (total: 1):
Hugoh
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.

Desde 2011

Hugoh
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Mensagem por Hugoh » 22 Jun 2016, 19:40

As histórias do Horácio nunca passaram de uma página, né? Essas histórias curtas, de uma página, costumam ter apenas o nome do protagonista mesmo, como essa oitava história do Chico Bento que você postou. Com o Piteco é mais comum disso acontecer.

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 22 Jun 2016, 20:21

Nos gibis dos anos 70 tem muitas hqs longas do Horácio. Na Coleção Histórica é possível constatar.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 22 Jun 2016, 22:58

Barbano escreveu:Voltaram?

Sei lá, o que eu vi dessas edições mais novas eu não gostei. Continuam predominando essas tais histórias dinamarquesas, e aquelas gigantes da Itália (que eram melhores nos anos 90). E, no Zé, reprises das reprises das reprises.

Não dá para comparar com a diversidade que tínhamos nos anos 80, com hqs produzidas em vários países, com vários estilos.
Eu estava falando em qualidades "gráficas-editoriais", sei lá como poderia me referir. Lá pra 2002, a Abril deixou de ter o relaxo que tinha nos anos próximos a 1999. Com isso, a qualidade dos gibis melhorou bastante. "Zé Carioca" teve retomada de inéditas há uns dois anos, ainda que já foram interrompidas novamente. Gosto muito das histórias da Itália, se aproveita 90%. Também gosto dessas histórias mais longas.
Maylene escreveu:Acho que as historinhas do Horácio não costumam ter títulos, não?
Sem código impresso e sem um banco de dados à lá Inducks, não sei como os fãs do Maurício se organizam, nem dá pra identificar essas HQs sem título.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 22 Jun 2016, 23:58

NOTÍCIAS
Edição de Luxo # 02 - Metralhas na História, de novembro de 1989, é uma ótima edição.

Imagem

Trata-se de uma republicação de uma série roteirizada pelo grande Ivan Saidenberg. Originalmente, as histórias eram publicadas isoladamente em "Mickey" e "Almanaque Disney". Uma delas saiu no gibi do Donald.

A cada HQ, o avô dos Metralhas conta (ou inventa) a história de antepassados dos Irmãos Metralhas, a cada ocasião em uma época ou evento importante da história. O final das HQs também é muito criativo: sempre o Azarado 13-13 pensa que enfim encontrou algum antepassado seu sortudo, para logo em seguida haver alguma reviravolta que mostra que a sorte era só aparente.

Além de engraçadas, as histórias são muito bem escritas e cheias de referências históricas.

PS: notem que essa edição foi comprada pelo seu antigo dono no Carrefour, e com um preço numericamente bem maior que o da capa. Será que o mercado distribuiu os gibis anos depois de lançados?

Aliás, a capa só fica assim quando digitalizada. Na verdade são efeitos em alto relevo dourado.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 23 Jun 2016, 01:32

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

Em Zé Carioca # 1889, de agosto de 1990, podemos ver uma coincidência. Na seção de cartas, sugeriram que o Zé Carioca trabalhasse como provador de colchões.

Imagem

Algumas páginas depois, em "Trabalhando duro", HQ publicada orignalmente em 1984, Zé Carioca precisa arrumar um emprego para comprar um presente de aniversário para Rosinha e encontra justamente uma vaga para "piloto de prova de colchões". Claro que ele dormiu no emprego e foi despedido logo em seguida.

Imagem

Imagem

Outras HQs desta edição:
Imagem
(nunca republicada)

• Dona Fidoca
Imagem

• Janjão Dente-de-ouro e Mané Quebra-Fuça
Imagem
Imagem
Imagem
(nunca republicada)