Transporte Público

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Hugoh
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Hugoh » 29 Abr 2016, 18:45

Bem pensado sobre a questão do sol. Mas eu iria preferir deixar a cortina aberta pra ver a paisagem, mesmo com o sol.

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Re: ÔNIBUS

Mensagem por E.R » 11 Mai 2016, 01:01

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/20 ... lhoes.html

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) montaram uma força-tarefa e deflagraram a Operação São Cristóvão, na qual investigaram 30 empresas de ônibus das 42 que atuam no Rio. O relatório divulgado ontem constatou que 100% das empresas investigadas não respeitam as jornadas de trabalho e não recolhem corretamente FGTS e contribuição social rescisória.

A investigação do MTE e do MPT durou quase sete meses (setembro de 2015 a abril deste ano). De lá para cá, foram aplicados 902 autos de infração, que ultrapassaram a soma de R$ 100 milhões em multas.

As irregularidades com FGTS e contribuição social rescisória são de mais de R$ 53 milhões, além de 73% das empresas terem algum tipo irregularidade no pagamento de salários.

Para Robson Leite, superintendente regional do Ministério do Trabalho, a situação nas empresas é degradante. Defensor de uma CPI para abrir a caixa-preta das empresas, ele disse que encaminhará o relatório para a prefeitura, para a Secretaria Municipal de Transportes e, principalmente, para a Câmara de Vereadores. Se os empresários não se ajustarem às leis ele defende até fim das concessões.

"Queremos disciplinar as empresas para que elas não descumpram mais a legislação. As autoridades competentes têm de cobrar das empresas um ajustamento para que os trabalhadores não sejam mais penalizados. Se não cumprirem as normas, as concessões deveriam ser cassadas", afirma Leite.

Mais de 70 ações civis públicas foram instauradas pelo MPT contra empresas. A procuradora Juliane Mombelli disse que avisará aos empresários para cumprirem as determinações. "Chamaremos para conversar porque as empresas precisam cumprir as normas dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). Se não cumprirem, entraremos com novas ações para que sejam responsabilizadas criminalmente", disse a procuradora.

Além de constatarem a falta de banheiros químicos e de água potável para motoristas, cobradores e fiscais nos pontos finais, o relatório apontou que há motoristas trabalhando até 16 horas por dia, quando o normal deveria ser jornada de até sete horas. Os trabalhadores não têm direito nem mesmo ao intervalo mínimo de descanso.

"Encontramos problemas gravíssimos nas fiscalizações. As condições de trabalho são as piores possíveis, já que os motoristas que deveriam trabalhar sete horas/dia têm a jornada dobrada e não têm os intervalos respeitados", explica o auditor do MTE Jorge Mendes.

Questionamento frequente é o da dupla função (motorista que cobra passagem). O auditor do MTE Leonardo Loppi fez um levantamento preocupante (de 2005 até o momento). "Tragédias acontecem porque motoristas fazem dupla função. Foi assim com um ônibus que caiu de um viaduto na Av. Brasil e outro na Linha Amarela, no qual nove pessoas morreram. Isso é resultado da sobrecarga", denunciou Loppi, citando dois exemplos.

Então vereador, Eliomar Coelho (PSOL) (atualmente deputado estadual) requereu a CPI dos Ônibus na Câmara de Vereadores. Ela foi suspensa em 2013 e em 2015 tentou ser retomada. "Naquela época já recebíamos denúncias de trabalho escravo dos próprios funcionários das empresas. É preciso uma investigação neste setor", diz o deputado.

O Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus da cidade do Rio, não respondeu a até o fechamento desta reportagem.

As 30 empresas fiscalizadas :

Auto Viação Alpha
Auto Viação Bangu
Auto Viação Jabour
Auto Viação Tijuca
Auto Viação Três Amigos
Empresa de Transportes Braso Lisboa LTDA
Empresa de Viação Algarve LTDA-ME
Empresa Viação Ideal S/A
Expresso Pegaso LTDA
Litoral Rio Transportes LTDA
Premium Auto Ônibus LTDA
Real Auto Ônibus LTDA
Rodoviária A Matias LTDA
Transportes Estrela Sociedade Anônima
Transportes América LTDA
Transportes Barra LTDA
Transportes Campo grande LTDA
Transportes Futuro LTDA
Transportes Paranapuan S/A
Transportes Santa maria LTDA
Transportes São Silvestre SA
Transportes Vila Isabel S/A
Transurb S/A
Viação acari S/A
Viação Nossa senhora das Graças S/A
Viação Nossa Senhora de Lourdes S/A
Viação Novacap S/A
Viação Redentor LTDA
Viação Rubanil LTDA
Viação Vila Real S/A
Finalmente ! E além de tudo os motoristas são tratados que nem lixo pelos passageiros, que querem que eles parem fora do ponto. Sem contar os "bondes" de marginais que entram no ônibus sem pagar.
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Bia N » 13 Mai 2016, 18:37

Além do mais, pelo que vi numa reportagem, uma das empresas, a Viação Bangu, faliu essa semana. Pelo o que tô vendo ultimamente, me parece que a Transportes Barra tá cuidando das linhas que eram da Bangu.

Me fez lembrar da Transportes Campo Grande, e acho que a Jabour também, que agora cuida de algumas linhas deixadas pela Rio Rotas.
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.


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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Billy Drescher » 14 Mai 2016, 11:30

Muitas empresas da Zona Oeste não estão conseguindo suportar esse padrão da cidade dividida.
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Victor235 » 14 Mai 2016, 22:17

Sei que é cedo pra falar e a priori sou contra privatizações. Mas o pessoal tem reclamado muito da privatização do transporte público de Araraquara, após o fim da CTA. Por mim, acho que colocarem a frota novinha invés daqueles ônibus arregaçados dos anos 90 já é um grande avanço. Pela primeira vez a cidade tem visto ônibus novos, e não alguns aí que não devem ter aproveitado nem pra Rurais e que ainda circulavam diariamente.
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por E.R » 17 Mai 2016, 16:29

1001 tem uma vantagem em relação às outras empresas, uma sala VIP na Rodoviária Tietê onde você pode beber café e água de graça.

Na Dutra, todos os ônibus da 1001 param numa praça de alimentação, que é um pouquinho melhor do que os outros lugares onde as outras empresas costumam parar.
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Barbano » 17 Mai 2016, 16:58

Os passageiros do Expresso do Sul (que também opera a linha Rio - SP), Catarinense e Cometa também utilizam a mesma sala vip.

Pelo menos tem ar-condicionado. A água nem sempre está gelada (principalmente quando tem muita gente) e o wi-fi nem sempre funciona.

Quando vou a São Paulo eu prefiro voltar de Cometa por fatores como a sala vip, a água de copinho no ônibus, e a parada no Graal Barreirense, que é menor, mais feio, mas com comida melhor que a do Graal Castelo, onde param os ônibus da Empresa Cruz. O único problema é que os ônibus convencionais da Cometa são mais apertados (mas em alguns horários tem leito e leito cama pelo preço de convencional).
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Victor235 » 04 Jun 2016, 00:06

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(via Mickey # 234, de abril de 1972)
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Victor235 » 09 Jun 2016, 20:59

Ônibus com universitários bate e mata 18 pessoas em rodovia de SP
Estadão
19 horas atrás

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© Fornecido por Estadão
VEÍCULO TRANSPORTAVA ESTUDANTES DO LITORAL NORTE A MOGI DAS CRUZES
Um ônibus da Companhia União Litoral, com pelo menos 46 pessoas a bordo, capotou na noite de 8 de junho

SÃO PAULO - Um ônibus da Companhia União Litoral, com pelo menos 46 pessoas a bordo, capotou na noite desta quarta-feira, 8, na Rodovia Mogi-Bertioga. Segundo informações dos bombeiros e da Polícia Civil, 18 pessoas morreram, entre eles o motorista, e 31 ficaram feridas.

De acordo com as equipes de socorro iniciais, o veículo levava estudantes das Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Brás Cubas (UBC) para a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Também estariam no coletivo alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Mogi. O acidente aconteceu no km 84, entre Mogi das Cruzes e Bertioga. Ainda segundo informações dos bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo, colidiu de frente com um rochedo na pista contrária e caiu em uma ribanceira.

O delegado Fabio Pierre, da Delegacia de Bertioga, responsável pela investigação das causas do acidente, disse em entrevista à Rádio Estadão que o ônibus ficou totalmente danificado, o que deve inclusive atrapalhar as investigações. "Os danos causados no ônibus dão a impressão de que houve um atentado terrorista, parece que uma bomba foi colocada dentro dele e ele implodiu. Não dá para entender como, felizmente, algumas pessoas saíram vivas daquele coletivo", disse.

O acidente na rodovia aconteceu no km 84, entre Mogi das Cruzes e Bertioga

Pelo menos 20 viaturas e 67 homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além de oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do litoral, atenderam o caso. Grupos de outras cidades litorâneas também foram deslocadas para prestar atendimento às vítimas. Equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) estavam no local, uma vez que o tráfego teve de ser bloqueado nos dois sentidos.

Causas. O capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, informou à rede Tribuna que havia muita neblina no momento do acidente. Pelo menos quatro ônibus faziam a travessia em comboio, incluindo o que sofreu o acidente.

De acordo com Pierre, os sistemas de segurança do ônibus foram danificados, mas nesta quinta-feira será feita uma perícia técnica detalhada no veículo. "Apesar de ser uma curva com declive acentuado, seguramente o coletivo não vinha devagar. A gente ainda não sabe precisar a velocidade, mas ele não estava devagar", disse o delegado.

Os motivos que levaram o motorista do coletivo, um fretado de prefixo 4900, perder o controle, ainda serão investigadas. Por volta de 1h05, o Corpo de Bombeiros informou que as vítimas estavam sendo atentidas no Pronto Socorro de Bertioga e no Hospital Santo Amaro do Guarujá. Ainda havia pessoas presas às ferragens e nenhuma previsão de fim dos trabalhos. Duas das vítimas morreram nos hospitais.

Estudantes. De acordo com o delegado, a maioria dos estudantes tinha entre 20 e 22 anos e estavam dormindo no momento do acidente. Até as 8h desta quinta-feira, apenas um corpo havia sido identificado pelo família - o da estudante de psicologia Ana Carolina da Cruz Veloso, de 21 anos.

"Dezenas e dezenas de pertences das vítimas foram levados à delegacia. São bolsas, mochilas, agasalhos e celulares. Inclusive, alguns desses celulares estão tocando sem parar e a gente não sabe se são de pessoas que estão vivas ou que, infelizmente, faleceram. É uma tragédia sem precedente", disse o delegado.
MSN NOTÍCIAS / ESTADÃO
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Victor235 » 09 Jun 2016, 22:30

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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Barbano » 09 Jun 2016, 23:49

Já andei no 1, nos anos 90, quando tinha pintura vermelha.
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Victor235 » 11 Jun 2016, 22:21

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(outubro de 1976)
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por E.R » 12 Jun 2016, 00:02

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/g ... a-09062016

O governo do Rio de Janeiro anunciou, nesta quinta-feira (9), que está em discussão um recorte de renda para que apenas usuários mais pobres mantenham o direito ao Bilhete Único Estadual.

O subsídio do governo do Estado permite que passageiros do transporte público tenham redução da passagem, quando fazem baldeações em viagens que usam modais estaduais, como a barca, ônibus intermunicipais e os trens da Supervia.

O governador em exercício, Francisco Dornelles, e o secretário estadual de Casa Civil, Leonardo Espíndola, concederam entrevista coletiva à imprensa para anunciar um pacote de medidas que pretende reduzir gastos em até R$ 2 bilhões. Outras ainda estão em estudo, como a limitação do bilhete único para atender apenas a pessoas com menor renda.
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por Victor235 » 14 Jul 2016, 20:23

Conar condena Haddad por propaganda enganosa em ônibus
Estadão Conteúdo
14.07.16 - 19h26

O Conselho Superior do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) condenou a gestão Fernando Haddad (PT) por propaganda enganosa. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 14, o órgão privado recomendou à Prefeitura a retirada do termo Ecofrota das laterais dos ônibus que rodam na cidade utilizando apenas o diesel comum como combustível.

Unânime, a decisão é resultado de uma denúncia encaminhada ao Conar pelo vereador Gilberto Natalini (PV). Nela, o parlamentar afirma que o programa Ecofrota, iniciado na gestão passada, de Gilberto Kassab (PSD), sofreu “completo retrocesso”, ao ponto de ser descontinuado pela atual administração.

O projeto previa dois tipos de mistura nos motores dos veículos: o uso de biodiesel (B7), em 1,2 mil ônibus, e de diesel de cana (na proporção de 30%), em outros 395 coletivos. “Mas, infelizmente, ambos foram abandonados, sob a alegação da Prefeitura, de que haveria problemas técnicos e financeiros”, diz Natalini.

Segundo o Conar, a Prefeitura defendeu a adesivação, com o termo Ecofrota, nos ônibus movidos a eletricidade ou etanol, mas reconheceu que, diante do exposto, a utilização dos adesivos nos coletivos que não mais participam do programa não se justifica. Em nota, a SPTrans afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que vai respeitar a decisão do Conar e determinar às empresas a retirada imediata dos adesivos.

Para Natalini, a gestão Haddad não podia mais enganar o povo. “É uma lástima que a Prefeitura tenha deixado de investir em uma frota sustentável.”
ISTOÉ
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Re: ÔNIBUS

Mensagem por E.R » 17 Jul 2016, 01:16

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