Problema da Linha 12 é que têm duas pontes muito velhas em que os trens precisam atravessar devagar entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. Aliás, Engenheiro Goulart tá reformando pra abrigar também uma nova linha que vai até Cumbica -e é praticamente certeza que não sai nessa década.Kamarada Mishka escreveu:Tu já andaste na CPTM Rubi? Já faz uns 2 anos, não sei como está agora, eu a usei pra ir pro Pico do Jaraguá. Uma das portas mal fechava, o trem andava com ela aberta uns 7 cm. A CPTM Safira, entretanto, é a pior: aquela lata parece que é puxada a cavalo, não passa dos 10 km/h. Eu a usei pra ir pro Parque Tiete e percebi que era mais prático ir de ônibus direto, de tão ruim que é esta linha. A única que eu achei mais ou menos foi a Esmeralda, porém esta é outra que vive quebrando e as estações ficam com um cheiro horrível. Ainda bem que eu só uso CPTM bem esporadicamente, porque no geral é uma merda incomparável ao metrô.
Mesmo assim a lentidão da Linha 12 é assustadora. Outro dia peguei a Linha 11, pra testar, e descobri que o tempo em que demora pra ir do Brás até Engenheiro Goulart pela Linha 12 é o mesmo tempo que demora pra ir da Luz até José Bonifácio pela Linha 11, uma distância bem maior.
No mesmo dia peguei a Linha 9 e achei uma merda. Tem poucas baldeações; enchem muito; as estações são minúsculas e fedorentas (já que ficam ao lado do Rio Pinheiros) e a via férrea nem é duplicada, se acontece algum problema é mais difícil resolver e o dano é maior. Estação Santo Amaro é muito pequena, fica muito lotada (essa combinação faz parecer que é mais cheia que o Brás) e é mal-feita, a plataforma de embarque pra Linha 5 fica no meio do caminho entre o terminal de ônibus e a plataforma da Linha 9, o que atrapalha muito já que quem quer sair da estação fica no meio do caminho de quem vai usar o metrô e vice-versa. Pra mim, até a Linha 12 é menos pior.
Pra mim, da CPTM, as mais razoáveis parecem ser as Linhas 8 e 10, mas ainda não as peguei em horário de pico pra confirmar. Comparando o sistema inteiro, a melhor disparada é a Linha 4.