Jornalismo
- E.R
- Colaborador

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6359 vezes
- Curtiram: 3920 vezes
-
Bia N
- Membro

- Curtiu: 129 vezes
- Curtiram: 323 vezes
Re: JORNAIS
Caiu a rua na Radial Oeste
Caiu uma rua na Zona Sul...
Enfim... uma coisa a contar aqui (ou no tópico de rádios) e me fez pensar em algo.
Semanas atrás, eu estava no Centro e eu fazia lanche reforçado, foi por volta de 12:00. Estava ouvindo na rádio um programa, eu acho que é da Super Radio Tupi, o programa A Verdade Nua e Crua. Não sou muito boa de rádios, então corrijam-me se estiver errada.
Ouvia reportagens como "Cara mete a fuça no chão, morreu na hora... Carro é levado de gancho para a delegacia..." e me lembrei de jornais como o Meia Hora.
Pensei, será que o tipo de jornalismo não é do tipo... humorístico (fazer ter graça na situação)? Considerando que esses noticiários dados assim são fatos.
Ou esse tipo de jornalismo é tudo sensacionalista (querer impressionar o público)?
Pode ter alguma diferença entre o jornalismo sensacionalista e o jornalismo como do Meia Hora e do programa que ouvi naquele dia.
Enfim... uma coisa a contar aqui (ou no tópico de rádios) e me fez pensar em algo.
Semanas atrás, eu estava no Centro e eu fazia lanche reforçado, foi por volta de 12:00. Estava ouvindo na rádio um programa, eu acho que é da Super Radio Tupi, o programa A Verdade Nua e Crua. Não sou muito boa de rádios, então corrijam-me se estiver errada.
Ouvia reportagens como "Cara mete a fuça no chão, morreu na hora... Carro é levado de gancho para a delegacia..." e me lembrei de jornais como o Meia Hora.
Pensei, será que o tipo de jornalismo não é do tipo... humorístico (fazer ter graça na situação)? Considerando que esses noticiários dados assim são fatos.
Ou esse tipo de jornalismo é tudo sensacionalista (querer impressionar o público)?
Pode ter alguma diferença entre o jornalismo sensacionalista e o jornalismo como do Meia Hora e do programa que ouvi naquele dia.
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.
Desde 2011
Desde 2011
- E.R
- Colaborador

No caso das capas do Meia Hora é mais humor mesmo.Maylene escreveu:Caiu a rua na Radial Oeste

- Antonio Felipe
- Administrador

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 312 vezes
- Curtiram: 2966 vezes
É jornalismo que quer falar a língua do povão pra ganhar mais audiência, ter mais proximidade.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.
-
Victor235
- Membro

- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 2574 vezes
- Curtiram: 2490 vezes
O negócio custa um real e você ainda ganha umas bolachas? 
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
-
Bia N
- Membro

Língua do povão, língua da internet...
Acho que agora faz sentido a relação entre essas linguagens e os noticiários como da Meia Hora e da rádio que ouvi naquele dia, principalmente da língua do povão.
Obrigada pelos esclarecimentos. Agora me fez entender a diferença entre o jornalismo sensacionalista e o mencionado acima.
Se bem que existem casos em que ambos os tipos de jornalismo andam juntos. Só não sei muito bem como provar isso.
Acho que agora faz sentido a relação entre essas linguagens e os noticiários como da Meia Hora e da rádio que ouvi naquele dia, principalmente da língua do povão.
Obrigada pelos esclarecimentos. Agora me fez entender a diferença entre o jornalismo sensacionalista e o mencionado acima.
Se bem que existem casos em que ambos os tipos de jornalismo andam juntos. Só não sei muito bem como provar isso.
Desde 2011
Desde 2011
- Hugoh
- Membro

- Curtiu: 159 vezes
- Curtiram: 364 vezes
TV Fama? Sei lá eu.Maylene escreveu:Se bem que existem casos em que ambos os tipos de jornalismo andam juntos. Só não sei muito bem como provar isso.
- Billy Drescher
- Colaborador

- Curtiu: 50 vezes
- Curtiram: 1611 vezes
Isso varia conforme o público que o veículo espera alcançar.
Você nunca ouviria/leria a frase "Luana não tem mais Dado em casa" na rádio Band News ou no jornal O Globo.
Você nunca ouviria/leria a frase "Luana não tem mais Dado em casa" na rádio Band News ou no jornal O Globo.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
- E.R
- Colaborador

- E.R
- Colaborador

-
Bia N
- Membro

Tentando dar exemplo ao que postei... o Cidade Alerta com o Rezende tá mais pra humorístico, às vezes chega a ser sensacionalista.
Sim, tem jornalismos que precisam ser mais neutros pra atender a um público alvo, como os mencionados há alguns posts acima. Claro que tem outros jornalismos que apelam pro humor ou sensacionalismo pra chamar a atenção de um público alvo. E isso vale para qualquer veículo de imprensa, qualquer mídia, seja rádio, TV, jornal impresso ou on-line.
Sim, tem jornalismos que precisam ser mais neutros pra atender a um público alvo, como os mencionados há alguns posts acima. Claro que tem outros jornalismos que apelam pro humor ou sensacionalismo pra chamar a atenção de um público alvo. E isso vale para qualquer veículo de imprensa, qualquer mídia, seja rádio, TV, jornal impresso ou on-line.
Desde 2011
Desde 2011
- Rondamon
- Membro

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 595 vezes
- Curtiram: 589 vezes
Meia Hora mitando como sempre...
Mas falando de jornais com linha editorial "povão", o Notícias Populares já fazia isso, até quando foi comprado pelo Grupo Folha, que lentamente o tirou das bancas. O "Agora", que já existia desde 1998, passou a substituí-lo. Se bem que a linguagem do "Agora" não é tão escrachada quanto a do NP, que estampava assim as manchetes:
Atenção: linguajar impróprio
Recomendado: http://fotografia.folha.uol.com.br/gale ... -populares / http://fotografia.folha.uol.com.br/gale ... l-com-o-np
Mas falando de jornais com linha editorial "povão", o Notícias Populares já fazia isso, até quando foi comprado pelo Grupo Folha, que lentamente o tirou das bancas. O "Agora", que já existia desde 1998, passou a substituí-lo. Se bem que a linguagem do "Agora" não é tão escrachada quanto a do NP, que estampava assim as manchetes:
Atenção: linguajar impróprio
Há 13 anos no Fórum Chaves! 
- E.R
- Colaborador

Dormir com a Dilma e acordar com a Marcela Temer.
Se bem que eu preferia dormir com a Marcela Temer e acordar com a Dilma, sair de fininho de manhã.