Monarquia
Debate sobre esse tipo de regime
-
Victor235
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 2574 vezes
- Curtiram: 2490 vezes
Re: Monarquia
Concordo com o Antonio, mas relaxa aí nas palavras :p
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
-
SBBHQK
- Membro

- Curtiu: 29 vezes
- Curtiram: 157 vezes
Pelo menos uma monarquia parlamentarista é mais apegada a valores do que uma República. Como vamos mudar o Brasil? Justificam dizendo "Ah, mas é culpa da população que não sabe votar direito". Em partes eu concordo mas quando você vota para cargos legislativos, o sistema e proporcional: você está votando em uma lista definida pelo partido. Como vamos mudar o Brasil se o sistema republicano é falho e corruptor em todos os sentidos? Por isso eu defendo a monarquia parlamentarista.
E não é uma família imperial herdando o país. É UMA FAMÍLIA IMPERIAL E UM PRIMEIRO-MINISTRO HERDANDO O PAÍS. O poder é dividido entre imperador e primeiro-ministro. Um cargo é vitalício e hereditário e outro cargo é eleito pelo povo. Entenda bem.
E não é uma família imperial herdando o país. É UMA FAMÍLIA IMPERIAL E UM PRIMEIRO-MINISTRO HERDANDO O PAÍS. O poder é dividido entre imperador e primeiro-ministro. Um cargo é vitalício e hereditário e outro cargo é eleito pelo povo. Entenda bem.
- bebida com metanol CH
- Moderador

- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 517 vezes
- Curtiram: 5238 vezes
"um cargo é vitalício e hereditário"
Por isso é uma bosta, esse é o unico mérito necessario. Nascer na familia certa.
Fim.
Por isso é uma bosta, esse é o unico mérito necessario. Nascer na familia certa.
Fim.
- Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 2):
- E.R • Victor235
- Billy Drescher
- Colaborador

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 50 vezes
- Curtiram: 1613 vezes
Quando a monarquia voltar teremos também a presença da principal forma de trabalho até 1888?
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2173 vezes
- Curtiram: 4742 vezes
Que foi abolida na monarquia...
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel

- Billy Drescher
- Colaborador

- Curtiu: 50 vezes
- Curtiram: 1613 vezes
A monarquia viveu mais de 300 anos com esse esquema e nem viu a virada para 1890.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
- E.R
- Colaborador

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6377 vezes
- Curtiram: 3937 vezes
Monarquia só devia existir em Mônaco e na Grã-Bretanha.
Nos outros países não tem importância nenhuma.
Eu defendo o sistema parlamentarista.

- @EA
- Membro

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 272 vezes
- Curtiram: 165 vezes
Agora falando sério.
Também defendo o sistema parlamentarista. É necessário separarmos com maior clareza o que é Estado e o que é governo e termos um chefe pra cada um é a melhor opção.
No sistema atual não há muito uma política de continuidade. Quando troca um governante (prefeito/governador/presidente) por outro de partido diferente sobra pouca coisa do mandato do primeiro no final do mandato do segundo. O legado é mal-preservado por motivos eleitoreiros.
Teoricamente, a monarquia garantiria uma continuidade plena em políticas de Estado já que não há grandes mudanças ideológicas ao longo do tempo.
No caso do Brasil, simplesmente não tem como retomar a monarquia. Já tivemos um hiato muito grande desde a queda de D. Pedro II e, numa era em que a democracia é muito valorizada (a ponto de ser superestimada, mas deixemos essa conversa pra outra ocasião), não há legitimidade pra coroar qualquer família como a família real brasileira. Nem mesmo os Orleáns e Bragança por mais que eles falem que foram treinados desde a infância. Não é uma questão de treino. O lance é que no século XXI, não tem o menor cabimento entregar o comando de um país republicano, com uma democracia plena (impeachments a parte), pra uma família real se perpetuar no poder.
Também defendo o sistema parlamentarista. É necessário separarmos com maior clareza o que é Estado e o que é governo e termos um chefe pra cada um é a melhor opção.
No sistema atual não há muito uma política de continuidade. Quando troca um governante (prefeito/governador/presidente) por outro de partido diferente sobra pouca coisa do mandato do primeiro no final do mandato do segundo. O legado é mal-preservado por motivos eleitoreiros.
Teoricamente, a monarquia garantiria uma continuidade plena em políticas de Estado já que não há grandes mudanças ideológicas ao longo do tempo.
No caso do Brasil, simplesmente não tem como retomar a monarquia. Já tivemos um hiato muito grande desde a queda de D. Pedro II e, numa era em que a democracia é muito valorizada (a ponto de ser superestimada, mas deixemos essa conversa pra outra ocasião), não há legitimidade pra coroar qualquer família como a família real brasileira. Nem mesmo os Orleáns e Bragança por mais que eles falem que foram treinados desde a infância. Não é uma questão de treino. O lance é que no século XXI, não tem o menor cabimento entregar o comando de um país republicano, com uma democracia plena (impeachments a parte), pra uma família real se perpetuar no poder.
Agente da Coroa a serviço da Rainha

-
SBBHQK
- Membro

Nenhum país é escravista. Podemos ter sido o último das Américas a abolir a escravidão, mas não fomos os últimos do mundo (os últimos do mundo a abolirem foi a Arábia Saudita, que aboliu em 1967 e a Mauritânia, que aboliu na década de 80)!Billy Drescher escreveu:Quando a monarquia voltar teremos também a presença da principal forma de trabalho até 1888?
Só que o parlamentarismo republicano não deu certo no Brasil em 1961, foi feito um plebiscito que votou contra o parlamentarismo. As crises políticas e a oposição de vários países ao governo de João Goulart levaram ao golpe militar de 1964.E.R escreveu:Monarquia só devia existir em Mônaco e na Grã-Bretanha.
Nem em Portugal funcionou: Portugal era uma república parlamentarista de 1910 até 1926, mas as crises constantes levaram à Ditadura Nacional e ao Salazarismo (Estado Novo) que durou até 1974.
O parlamentarismo monárquico vai ter apenas uma correção: que vai escolher o primeiro-ministro será o parlamento (normalmente o líder da maioria, se não houver maioria entram em um consenso), que será aprovado ou não pelo rei e pelo povo, como é no parlamentarismo britânico.
No Brasil, quando Dom Pedro II criou o cargo de Presidente do Conselho de Ministros, era ele que nomeava os parlamentares que iriam exercer este cargo, para que houvesse uma alternância de poder e um partido não ficasse mais tempo que o outro.
Uma minoria da população era escrava, e Dom Pedro II queria abolir a escravidão, mas isso era responsabilidade do parlamento, que era contra. Além disso, Dom Pedro II viu a Guerra Civil Americana e como não queria que acontecesse algo semelhante, ele preferiu dar um fim a escravidão de forma lenta e gradual. Dom Pedro chegava a comprar escravos e apenas dar carta de alforria. A Princesa Isabel chegava até a esconder escravos em seu palácio.Billy Drescher escreveu:A monarquia viveu mais de 300 anos com esse esquema e nem viu a virada para 1890.
Além disso, a monarquia planejava emancipar os escravos, semelhante ao que Lincoln fez nos Estados Unidos. Mas não deu certo, pois em 1889, foi proclamada a República. O resto todo mundo sabe. Guerra de Canudos, Revoltas da Vacina, da Chibata, desigualdade social, autoritarismo, ditadura, coronelismo, inflação...
Tudo isso é a verdade sobre a monarquia parlamentarista que foi esquecida pelos anos de doutrinação republicana e pelos livros do MEC.
-
SBBHQK
- Membro

A república brasileira é o sistema do egoísmo, o que um governo faz de bom o sucessor não quer dar continuidade, vide que o novo precisa de alguém para jogar a culpa de suas incapacidades.

- O Gordo
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 880 vezes
- Curtiram: 4175 vezes
O slogan da Monarquia:
exemplo de como em nossa Monarquia não existe visão a longo prazo porque tanto faz essa bosta, eu nasci na família certa, chupem minhas bolas
exemplo de como em nossa Monarquia não existe visão a longo prazo porque tanto faz essa bosta, eu nasci na família certa, chupem minhas bolas

- Hyuri Augusto
- Membro

- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 114 vezes
- Curtiram: 678 vezes
Nessa monarquia teriam cavaleiros do rei?
Seria muito foda se tivesse ao estilão "Em Busca do Calice Sagrado". Se você já assistiu, vai entender do que eu estou falando.
Seria muito foda se tivesse ao estilão "Em Busca do Calice Sagrado". Se você já assistiu, vai entender do que eu estou falando.
Hyuri Augusto
Jornalista
Ator
Ex-moderador do Fórum
Jornalista
Ator
Ex-moderador do Fórum
-
SBBHQK
- Membro

Não. Vai ter guardas guardando o Palácio do Rei, mas nem todo o poder vai estar nas mãos de uma família imperial. VAI ESTAR NAS MÃOS DE UM PRIMEIRO MINISTRO! ESTOU FALANDO DE MONARQUIA PARLAMENTARISTA!Hyuri Augusto escreveu:Nessa monarquia teriam cavaleiros do rei?
Ou seja, não é preciso nascer na família certa para ser primeiro-ministro. O primeiro-ministro é o cargo mais importante de uma monarquia moderna, depois é o rei/imperador.
-
Victor235
- Membro

- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 2574 vezes
- Curtiram: 2490 vezes
Então. Se o importante vai ser o primeiro ministro, pra que o rei?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
- Dona Clotilde
- Membro

- Curtiu: 38 vezes
- Curtiram: 964 vezes