Rádios

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
jppedro86
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 11 vezes

Re: RÁDIOS

Mensagem por jppedro86 » 22 Abr 2016, 20:56

O problema da Nova Brasil é a repetição das músicas, caso você passe a ouvi-la com certa frequência.

Hugoh
Membro
Membro
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Mensagem por Hugoh » 22 Abr 2016, 21:39

Isso é. Já vi tocarem Elis Regina durante três dias consecutivos na parte da manhã.

Adão RS
Membro
Membro
Time de Futebol: Neutro
Curtiu: 63 vezes
Curtiram: 76 vezes

Mensagem por Adão RS » 22 Abr 2016, 22:26

iago83 escreveu:O dial de Porto Alegre é uma porcaria. Só tem rádios populares como a Farroupilha, a Caiçara, a 104, a Alegria, e rádios de notícias como a Gaúcha (que o meu pai mais ouve), Guaíba, BandNews... Tudo muito chato.
Discordo, tem coisa boa no dial daí sim. A União FM e alguns programas da própria Farroupilha (Pijama Show e Vale a Pena Ouvir de Novo) são exemplos disso.

Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 23 Abr 2016, 01:10

Isso de cortar músicas é muito chato mesmo. Tem rádio que em horário comercial toca uma música por minuto. Pra que fazer isso? Tá, vão falar "para colocar mais anúncios", mas a pergunta foi retórica. Às vezes num bloco tocam três músicas cortadas no lugar de uma inteira.

Sobre a repetição, também é bem comum. Muitas rádios repetem playlists inteiras por dias. Se você a ouve sempre, sabe a próxima música que irá tocar, até que montem uma nova playlist. De madrugada isso acontece muito, só soltam o play na primeira e se repete a mesma ordem, com os breaks nos mesmos horários e tudo. Já ouvi rádio que ficou uns dois meses fazendo isso, todo domingo tocavam a mesma playlist da madrugada sem mudar nada, tendo vários cantores mudado a música de trabalho, mas continuava sendo tocada as anteriores no mesmo minuto e nunca as novas.

Algumas repetem a playlist, mas invertendo ou tornando a ordem aleatória. Fazem isso com o auxílio de vinhetas de horário, que são automáticas e em qualquer em horário que forem ao ar darão a hora exata.

As rádios costumam usar várias gravações, como "Uma e", e "Um", "Dois", "Doze", etc., e automaticamente a vinheta de hora certa vai ao ar sem erros. Me mostraram isso quando apresentei um programa no rádio. Essa tecnologia é bem legal.

Também é comum repetirem sequências do dia, que tocaram em programas, nas madrugadas, ignorando os breaks comerciais e vinhetas de programa.

O que eu estou falando se refere a emissoras que ficam sem locutores nas madrugadas, apenas tocando músicas.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8961 vezes
Curtiram: 4934 vezes

Mensagem por Jacinto » 23 Abr 2016, 02:11

jppedro86 escreveu:Por falar em Metropolitana, o pessoal deu uma criticada legal nela nos comentários desta notícia.
Reclamam da mistura de gêneros que é feita em sua programação.
O estranho é que aqui onde eu moro (Jaboatão) nessa mesma frequência 98.5 FM também tem várias interferências inclusive chegou a pegar a sintonia de outras rádios lá :unsure:
jppedro86 escreveu:O problema da Nova Brasil é a repetição das músicas, caso você passe a ouvi-la com certa frequência.
DiscoHugo escreveu:Isso é. Já vi tocarem Elis Regina durante três dias consecutivos na parte da manhã.
Isso é verdade teve uma vez que eu tava escutando essa rádio e no mesmo dia tocou uma música do Skank umas 4 vezes :wacko:
Victor235 escreveu:Isso de cortar músicas é muito chato mesmo. Tem rádio que em horário comercial toca uma música por minuto. Pra que fazer isso? Tá, vão falar "para colocar mais anúncios", mas a pergunta foi retórica. Às vezes num bloco tocam três músicas cortadas no lugar de uma inteira.
O pior é que no caso da Mix os cortes são fixos, raramente passam completas.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 23 Abr 2016, 02:20

É mais tolerável quando cortam a música de forma inteligente, que exige um ouvido mais "musical" do editor. Ou seja, deixam a música rolar até o primeiro refrão, e daí corta-se o solo e as repetições, indo direto ao último refrão mais o final da música. Sei fazer esse trabalho, e se não fizer certo fica zuado. As rádios cada vez mais fazem esse tipo de edição, ao invés de "tocar até certo ponto e parar". Ainda assim, não é legal tocar música cortada.

jppedro86
Membro
Membro
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por jppedro86 » 23 Abr 2016, 08:00

Essas coisas que o Victor citou são mais comuns em rádios do interior.
Falando em softwares de automação, a maioria das rádios aqui usa o Pulsar. Mas já vi usarem também o Playlist Digital.

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Mensagem por Fellipe » 23 Abr 2016, 17:24

Victor235 escreveu:É mais tolerável quando cortam a música de forma inteligente, que exige um ouvido mais "musical" do editor. Ou seja, deixam a música rolar até o primeiro refrão, e daí corta-se o solo e as repetições, indo direto ao último refrão mais o final da música. Sei fazer esse trabalho, e se não fizer certo fica zuado. As rádios cada vez mais fazem esse tipo de edição, ao invés de "tocar até certo ponto e parar". Ainda assim, não é legal tocar música cortada.
Nem assim pra mim é tolerável. Às vezes fico justamente esperando a parte do solo e fico no vácuo. Pra mim tem que tocar tudo na íntegra, a não ser que tenha alguma introdução demorada.

Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Curtiu: 796 vezes
Curtiram: 924 vezes

Mensagem por Chavo Arachán » 23 Abr 2016, 17:33

Publicidade Rádio Meridional de Yaguarón:
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

SBBHQK
Membro
Membro
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 157 vezes

Mensagem por SBBHQK » 23 Abr 2016, 21:18

Victor235 escreveu:Isso de cortar músicas é muito chato mesmo. Tem rádio que em horário comercial toca uma música por minuto. Pra que fazer isso? Tá, vão falar "para colocar mais anúncios", mas a pergunta foi retórica. Às vezes num bloco tocam três músicas cortadas no lugar de uma inteira.

Sobre a repetição, também é bem comum. Muitas rádios repetem playlists inteiras por dias. Se você a ouve sempre, sabe a próxima música que irá tocar, até que montem uma nova playlist. De madrugada isso acontece muito, só soltam o play na primeira e se repete a mesma ordem, com os breaks nos mesmos horários e tudo. Já ouvi rádio que ficou uns dois meses fazendo isso, todo domingo tocavam a mesma playlist da madrugada sem mudar nada, tendo vários cantores mudado a música de trabalho, mas continuava sendo tocada as anteriores no mesmo minuto e nunca as novas.

Algumas repetem a playlist, mas invertendo ou tornando a ordem aleatória. Fazem isso com o auxílio de vinhetas de horário, que são automáticas e em qualquer em horário que forem ao ar darão a hora exata.

As rádios costumam usar várias gravações, como "Uma e", e "Um", "Dois", "Doze", etc., e automaticamente a vinheta de hora certa vai ao ar sem erros. Me mostraram isso quando apresentei um programa no rádio. Essa tecnologia é bem legal.

Também é comum repetirem sequências do dia, que tocaram em programas, nas madrugadas, ignorando os breaks comerciais e vinhetas de programa.

O que eu estou falando se refere a emissoras que ficam sem locutores nas madrugadas, apenas tocando músicas.
Apesar da mix cortar muito as músicas minha família sempre ouve mais a mix do que a atl.
As emissoras de rádio sempre procuram ser rápidas para não cansar o ouvinte ao ouvir 5 minutos de uma musica. Por isso, sempre cortam para andar logo.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 24 Abr 2016, 00:52

Iago, as vezes cortam música de 2 minutos e meio...
FellipeKyle escreveu:
Victor235 escreveu:É mais tolerável quando cortam a música de forma inteligente, que exige um ouvido mais "musical" do editor. Ou seja, deixam a música rolar até o primeiro refrão, e daí corta-se o solo e as repetições, indo direto ao último refrão mais o final da música. Sei fazer esse trabalho, e se não fizer certo fica zuado. As rádios cada vez mais fazem esse tipo de edição, ao invés de "tocar até certo ponto e parar". Ainda assim, não é legal tocar música cortada.
Nem assim pra mim é tolerável. Às vezes fico justamente esperando a parte do solo e fico no vácuo. Pra mim tem que tocar tudo na íntegra, a não ser que tenha alguma introdução demorada.
Exato. Eu também não acho legal tocar a música cortada, apenas ressaltei que nesses casos alguém ainda se deu ao trabalho de deixar a música "mais lógica", e não cortando ela do nada no meio de uma fala igual o SBT faz em "Chaves". Também já fiquei na expectativa de ouvir um solo ou determinada parte da música e ela acabou.

Billy Drescher
Colaborador
Colaborador
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 1611 vezes

Mensagem por Billy Drescher » 24 Abr 2016, 11:35

Em algumas ocasiões é a própria gravadora que manda a música reduzida.

Como já sabem que a música vai ser cortada, selecionam a parte que interessa ser ouvida.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Barbano
Administrador
Administrador
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4732 vezes

Mensagem por Barbano » 24 Abr 2016, 12:23

Tem músicas que são censuradas também.

Já vi algumas rádios censurarem uma palavra da frase "Que trabalhar, amanhã é o cacete". E a " Baile de Favela" ganhou uma versão mais leve para as rádios.
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

SBBHQK
Membro
Membro
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 157 vezes

Mensagem por SBBHQK » 24 Abr 2016, 14:46

Billy Drescher escreveu:Em algumas ocasiões é a própria gravadora que manda a música reduzida.

Como já sabem que a música vai ser cortada, selecionam a parte que interessa ser ouvida.
Algumas músicas possuem uma versão "radio edit".

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 24 Abr 2016, 19:45

Barbano escreveu:Tem músicas que são censuradas também.

Já vi algumas rádios censurarem uma palavra da frase "Que trabalhar, amanhã é o cacete". E a " Baile de Favela" ganhou uma versão mais leve para as rádios.
É "engraçado" quando fazem isso em músicas internacionais, colocando um clique em branco (silêncio) no lugar de cada palavrão, daí a música fica sendo interrompida toda hora :lol:

Acontece muito em raps.

O problema é que alterando a frase a música pode perder o sentido. O eu-lírico da "Farra, pinga e foguete" quer sim chutar o balde, virar a noite e não ir trabalhar no dia seguinte. Tirando o "cacete", o resto da letra já pode ficar desconexa. Substituíram por qual frase? Aqui tocam normal :p

Tem uma outra música da dupla que fala "Põe fogo na boca da champanhe e abaixa as porta dessa zona que hoje eu tô pagando", será que se essa fosse de trabalho censurariam?

Responder