Os materiais sumidos do SBT!

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Bugiga
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2779 vezes
Curtiram: 1287 vezes

Re: Os materiais sumidos do SBT!

Mensagem por Bugiga » 29 Mar 2016, 17:53

Baixinho escreveu:Dos anos 80 o máximo q podemos encontrar são gravações de 89 mesmo.

Ops e a gravação do Luiz El Chavo de 88 :vamp:
No YouTube tem gravações do SBT (não de CH, mas de outros programas) do início dos anos 80. Não vejo por que seja impossível encontrar gravações de CH (embora reconheça ser mais difícil de se encontrar que as de 89).
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Champion
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Não Tenho Time
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 25 vezes

Mensagem por Champion » 29 Mar 2016, 18:59

Naquela época jamais sonhariam que teria uma geração de fãs que correriam atrás do material, a produção dos acervos da TVS não valorizava o material, pensavam que era apenas tapa buraco.
Acredito que essas fitas onde estão inseridos esses episódios, estão com créditos e aberturas completos, e também acredito que essa estórinha que o episódio da Sinuca seja uma grande farsa do Sbt para lotar de páginas e mais páginas os tópicos do Fórum Chaves. Quanto mais reclamam parece que mais eles se sentem valorizados.
Imagem

Gol D Roger
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 178 vezes

Mensagem por Gol D Roger » 29 Mar 2016, 21:44

Não estão.

Há muitos anos atrás, um funcionário copiou de dentro do próprio SBT para um fã que era seu amigo a saga dos espíritos zombeteiros de 1974. Nela, as aberturas estavam danificadas. Valette Negro, por participar das dublagens feitas pelos estúdios da Rio Sound, conseguiu cópia da fita original do SBT de alguns episódios, como a 2ª parte da saga do festival da boa vizinhança. E a abertura está quase muda, dando pra ouvir apenas um áudio bem baixo do Marcelo narrando ''Chaves''.
Esses usuários curtiram o post de Gol D Roger (total: 1):
Jimmytwain91
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Champion
Membro
Membro

Mensagem por Champion » 29 Mar 2016, 23:10

Matheus Rolim escreveu:Não estão.

Há muitos anos atrás, um funcionário copiou de dentro do próprio SBT para um fã que era seu amigo a saga dos espíritos zombeteiros de 1974. Nela, as aberturas estavam danificadas. Valette Negro, por participar das dublagens feitas pelos estúdios da Rio Sound, conseguiu cópia da fita original do SBT de alguns episódios, como a 2ª parte da saga do festival da boa vizinhança. E a abertura está quase muda, dando pra ouvir apenas um áudio bem baixo do Marcelo narrando ''Chaves''.
Quando me referi a aberturas e créditos completos, foi sem a abertura e encerramento inserido no Sbt (a última que saiu em 1993), mas sim em constarem os créditos e introduções originais independente de estarem mudas.
Acho que isso ocorreu devido a preguiça, quando começaram a colocar as aberturas feitas pelo própio Sbt tiveram uma idéia de pensamento imediatista e pensaram, por que devo colocar sonoplastia se as aberturas foram vedadas, agora é só uma hipótese, já que pode-se ouvir a narração quando aparece o letreiro da série. Vai ver vai acabar ficando algo sem explicação como a famosa linha branca que aparece em algumas cópias das dos episódios que o Sbt possui.
Esses usuários curtiram o post de Champion (total: 1):
cyber Revolvinho
Imagem

Gol D Roger
Membro
Membro

Mensagem por Gol D Roger » 30 Mar 2016, 00:09

Não, velho. Essas aberturas foram dubladas (em sua maioria a dos lote de 84 e 88) e deixadas normal ali de bobeira com os episódios. A merda que o SBT fez foi mais recente, talvez nas reorganizações da série. Eles tem sim as aberturas originais e créditos, mas o que eles não tem é o áudio dublado de várias aberturas, que ficaram danificadas.

Veja a abertura de ''A volta dos espíritos zombeteiros'' - 2ª parte (1974). Vaza no começo e no fim da abertura um som da bgm ''Skkiping'', que era usada nas aberturas dubladas. Mas está completamente danificada a abertura....

Exemplo de abertura dublada do Chaves:

Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Champion
Membro
Membro

Mensagem por Champion » 30 Mar 2016, 03:32

Eu não descarto essa possibilidade. E muito provavelmente isso ocorreu na remasterização de 2003, por que o logo do Sbt que consta no encarte das fitas bate com a data, ao menos que colocaram um encarte de identificação.

A imagem do vídeo está boa, o que se refere a áudio a trilha está morta, sim isso ficou feio. Mas acredito que o Sbt fez isso com pretensão de que não exibiria mais essas aberturas. Eu não entendo o por que de tirar cópias com o áudio da abertura mudo, isso tá na cara que foi propositado. Deixaram 60 episódios perdidos por 20 anos e depois falam na cara aberta que fizeram por não querer poupar dinheiro, por isso que dessa emissora não duvido mais de nada.
Imagem

Gol D Roger
Membro
Membro

Mensagem por Gol D Roger » 30 Mar 2016, 04:03

No início do tópico eu coloquei uma tese feita pelo Riddle a algum tempo que era bem plausível. Nela, ele teorizava que o SBT estava tentando tirar as bgm's ''Skkiping'' (aberturas dos lotes de 84 e 88) e a instrumental de ''Aí vem o Chaves'' (aberturas do lote de 90) para colocar a música ''Aí vem o Chaves''. Faz sentido, e o resultado teria ficado a cagada que ficou e acabaram abandonando a ideia. Quem sabe o SBT iria voltar com as aberturas originais?

E na verdade, quase todos esses episódios estavam fora do ar por serem semelhantes. Exceto alguns, que não sabemos nem nunca vamos saber os motivos porque estavam fora do ar, como ''Assistindo ao jogo'' (1975) por exemplo.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2011 vezes
Curtiram: 4283 vezes

Mensagem por Barbano » 30 Mar 2016, 09:15

Em Chapolin não mexeram nas aberturas? Pois, na TLN e no sbt Vídeos, vazaram muitas aberturas com a dublagem normal.

Zouza_Neto
Membro
Membro
Time de Futebol: Flu
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por Zouza_Neto » 30 Mar 2016, 11:07

Matheus Rolim escreveu:No início do tópico eu coloquei uma tese feita pelo Riddle a algum tempo que era bem plausível. Nela, ele teorizava que o SBT estava tentando tirar as bgm's ''Skkiping'' (aberturas dos lotes de 84 e 88) e a instrumental de ''Aí vem o Chaves'' (aberturas do lote de 90) para colocar a música ''Aí vem o Chaves''. Faz sentido, e o resultado teria ficado a cagada que ficou e acabaram abandonando a ideia. Quem sabe o SBT iria voltar com as aberturas originais?

E na verdade, quase todos esses episódios estavam fora do ar por serem semelhantes. Exceto alguns, que não sabemos nem nunca vamos saber os motivos porque estavam fora do ar, como ''Assistindo ao jogo'' (1975) por exemplo.
Outra hipótese é que estavam tentando tirar o BMG pra deixar só a locução do Gastaldi, pra poder usar ela no início dos episódios, aí como não conseguiram deixaram pra lá.

Champion
Membro
Membro

Mensagem por Champion » 30 Mar 2016, 16:25

Matheus Rolim escreveu:Exceto alguns, que não sabemos nem nunca vamos saber os motivos porque estavam fora do ar, como ''Assistindo ao jogo'' (1975) por exemplo.
Esse já é sabido por muitos anos que foi censurado. Acharam que a cena do Quico engasgado com o rádio fosse incentivar crianças a fazer o ato, e quem disse isso foi um funcionário do Sbt que cedeu entrevista a um antigo site Ch, o Chespiritoweb se não me engano. Espíritos Zombeteiros também foi censurado por parecer desrespeito a crença religiosa (ataque ao kardecismo o que realmente é) e os dos balões retiraram por parecer que crianças iriam se jogar com balões pelas sacadas, e eles tem motivo para ter feito isso visto que nos anos 90 uma criança morreu imitando Chaves, tentando simular choque elétrico. Engraçado que censuram tudo menos esse, e deixara um semelhante de 1979 (É duro ser eletrecista tem cenas semelhantes ao Curto Circuito), e em 2007 deixaram um episódio perdido por 5 anos por acharem que era semelhante ao outro sendo que o outro era a primeira parte e isso formava uma saga (saga do Seu Madruga Fotógrafo) e no mesmo ano voltaram com a última parte da saga do Cachorrinho do Quico por aparecer com dublagem maga no DVD da Imagens Filmes. São muito desorganizados os arquivistas e funcionários da emissora.
Esses usuários curtiram o post de Champion (total: 1):
cyber Revolvinho
Imagem

Champion
Membro
Membro

Mensagem por Champion » 30 Mar 2016, 16:27

Barbano escreveu:Em Chapolin não mexeram nas aberturas? Pois, na TLN e no sbt Vídeos, vazaram muitas aberturas com a dublagem normal.
Por isso eu começo a acreditar na teoria do Riddle.
Imagem

Gol D Roger
Membro
Membro

Mensagem por Gol D Roger » 30 Mar 2016, 16:36

Nada a ver. Nenhum episódio foi censurado. :estrelas:

Isso ai eram besteiras que os fãs ficavam inventando pra tentar encontrar motivo pro SBT não exibir esses episódios. Diziam que ''Os insetos do Chaves'' (1975) não passavam pela cena do Chaves lambendo o ferro, sendo que ele não era exibido por ser semelhante a ''Nas ponta dos pés'' (1979). ''O cachorrinho'' (1979) por exemplo ficou um bom tempo perdido até voltar, e o pessoal ficava teorizando que o SBT não o passava por achar que as pessoas podiam pensar que Chiquinha seria uma dominatrix e Chaves um submisso (isso é sério, o pessoal pensava essa merda). :estrelas:

O próprio Murilo Fraga quando questionado, disse que os episódios não eram exibidos por serem semelhantes e os outros por apresentarem defeitos.
Barbano escreveu:Em Chapolin não mexeram nas aberturas? Pois, na TLN e no sbt Vídeos, vazaram muitas aberturas com a dublagem normal.
Aparentemente, não, Fabão. Se a gente notar, a única abertura danificada é a da múmia.

A TLN não passou as 4 primeiras aberturas do Chapolin provavelmente por causa do ''Polegar Vermelho'', e já vimos que a TLN editou a abertura de ''Um miado ao cair da noite'' (1973) e vários outras de frescura mesmo, já que o SBT passou ela bonitinha e dublada.

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 7589 vezes
Curtiram: 4229 vezes

Mensagem por Jacinto » 30 Mar 2016, 16:42

Pleno 2016 e ainda tem gente que acredita nessa babaquisse de censura ? PQP... :duh:

Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 4916 vezes

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 30 Mar 2016, 16:59

Matheus Rolim escreveu:e o pessoal ficava teorizando que o SBT não o passava por achar que as pessoas podiam pensar que Chiquinha seria uma dominatrix e Chaves um submisso (isso é sério, o pessoal pensava essa merda)
Acho que fui eu que espalhei isso aí como piada
hauahuhuahuahauhauhahauhua

Gol D Roger
Membro
Membro

Mensagem por Gol D Roger » 30 Mar 2016, 17:02

Pior que não mano, isso ai tá desde a época 2002/2003, veja: http://igorcbarros.br.tripod.com/escapulil.html.

Curiosidade: Dois episódios que o Igorcbarros, relatam ter passado em chamada, são ''Quem disse que Sansão não tinha um jeito de tonto?'' (1976) - que Jean Chambre alega que o SBT e ''O bar tem que fechar! / Não me incomode, mosquito!'' (1974). O primeiro ele diz que Chapolin está numa casa com Florinda com bóbis e vestido amarelo, essa cena é do episódio em questão, mas o vestido de Florinda não é amarelo e sim o lençol da cama, que pela cena passar rápida ele deve ter pensado que era o vestido.
Esses usuários curtiram o post de Gol D Roger (total: 1):
cyber Revolvinho

Responder