Depois da Vila, qual o seu ambiente favorito das histórias?

Restaurante X Escola

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.

Restaurante ou Escola?

Restaurante
27
66%
Escola
14
34%

Total de votos: 41

Alexandre_Henrique
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 12 vezes

Depois da Vila, qual o seu ambiente favorito das histórias?

Mensagem por Alexandre_Henrique » 27 Mar 2016, 18:16

Imagem

Além dos tradicionais episódios de Chaves que se passam na famosa vila, temos outros cenários que servem para as histórias.

Primeiramente, a Escola do Professor Jirafales. Lá, Chaves, Quico, Chiquinha, além de outros figurantes respondem às perguntas do Professor de forma absurda e divertida, dando muita dor de cabeça para ele.

O humor da escola geralmente gira em torno das gozações entre os alunos (Principalmente Chaves e Nhonho) e também à notável falta de conhecimento dos mesmos, já que quase sempre eles falham em responder às perguntas do Professor de forma correta.

Imagem

E outro local que ganhou bastante força depois da saída de Quico e Seu Madruga do seriado foi o Restaurante de Dona Florinda.

O humor fica por conta de Chaves, Chiquinha e Nhonho aprontarem para conseguir comida de graça. Mais tarde, Chaves ganha um emprego e passa a trabalhar para Dona Florinda, sendo um ótimo exemplo de garçom... Ou quase.

Então, tirando a Vila que é praticamente o principal cenário das aventuras do Chaves, qual o outro local que possui as suas histórias favoritas? Vocês gostam da Escola? E do Restaurante?
Editado pela última vez por Alexandre_Henrique em 27 Mar 2016, 20:45, em um total de 1 vez.
Imagem

helenaldo
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 69 vezes
Curtiram: 128 vezes

Re: Depois da Vila, qual o seu ambiente favorito das históri

Mensagem por helenaldo » 27 Mar 2016, 18:28

Restaurante, apesar de que neste tanto o seu madruga como o quico, fazerem uma falta tremenda, aqui pelo menos ao meu ver as historias tenham mais originalidade, alem de ter sido o restaurante que salvou a temporada de 79.
O FLAMENGO É SELEÇÃO!

Dona Clotilde
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 964 vezes

Mensagem por Dona Clotilde » 27 Mar 2016, 19:24

Os novatos tão fazendo tópicos bem interessantes, hein. :)

Pra mim, o melhor ambiente é o restaurante mesmo. Apesar do segundo pátio estar na vila, ele é o meu ambiente preferido também.
Imagem

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 27 Mar 2016, 19:27

"Depois da Vila" seria se eu ao menos gostasse da vila.

O Restaurante é o fodão. Pena que a maioria dos eps nele são lixo.

Ronaldchaves1234
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por Ronaldchaves1234 » 27 Mar 2016, 20:37

Olha galera vou ser o patinho feio aqui mas eu sou quem sabe um dos pouquíssimos que adoram os episódios na ESCOLINHA. Claro que nem todos são bons. Entre os que eu venero estão aquele que o Madruga vai á escola fugido da Dna Florinda e dá uma de professor, eu acho que é O PRIMEIRO DIA DE AULA. E outro é A RECUPERAÇÃO que também é bem legal. Eu acho que na escola só não tem aquele humor físico que celebrizou o seriado, mas as piadas, as respostas incabíveis dos alunos e as trapalhadas do Chaves e cia lá na escola são demais. Não podemos esquecer que o episódio do JOVEM AINDA também se passa na escolinha e eu gosto muito. Mas eu também acho como os demais que o Restaurante foi melhor sobretudo por ter sido criado numa temporada que foi fraquíssima. Eu acho que meu ambiente favorito depois da vila seria o Restaurante da velha carcomida mesmo.

Alexandre_Henrique
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 12 vezes

Mensagem por Alexandre_Henrique » 27 Mar 2016, 20:46

Agora vocês me surpreenderam... Por algum motivo, quando eu fiz esse tópico, pensei que a Escolinha ia ganhar de lavada. :chocado:
Imagem

Hugoh
Membro
Membro
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Mensagem por Hugoh » 27 Mar 2016, 20:50

Gostaria que a área externa da vila fosse utilizada nos roteiros. No episódio do fotógrafo, por exemplo, usaram aquele parquinho. Diversas histórias poderiam ser desenvolvidadas ali.
Respondendo a pergunta, prefiro o restaurante.

Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 191 vezes

Mensagem por Chokito Cabuloso » 27 Mar 2016, 21:02

Hotel de Acapulco
Imagem

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 27 Mar 2016, 21:26

Alexandre_Henrique escreveu:Agora vocês me surpreenderam... Por algum motivo, quando eu fiz esse tópico, pensei que a Escolinha ia ganhar de lavada. :chocado:
A imagem da Escolinha desgastou mto pra mim depois daqueles eps de 92

Seu Mundinho
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 227 vezes
Curtiram: 24 vezes

Mensagem por Seu Mundinho » 27 Mar 2016, 21:55

Depende. Até 78, a escolinha é meu segundo ambiente favorito. Sem Quico e Madruga, prefiro tanto a escolinha como o restaurante, e a vila é o menos legal sem eles.

HOMESSA
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 811 vezes
Curtiram: 5170 vezes

Mensagem por HOMESSA » 27 Mar 2016, 22:08

Fico com a escolinha,pois aquele episódio que o seu Madruga assiste e dá aula,que é um dos meus favoritos,me faz rir mais que todos do restaurante juntos.
Imagem

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1390 vezes

Mensagem por Polegar » 28 Mar 2016, 00:10

O restaurante tem mais movimentação, mais possibilidade de tramas, os personagens são mais soltos naquele espaço. Tem a rua que passa em frente, o salão com as mesas, as gags com o balcão e o banheiro, e a cozinha. Há uma grande liberdade ali, de fazer e acontecer. Novas piadas, novas situações...

O fato dele ter sido criado apenas em 79 tem pros e contras: contras, por que não contam com a participação de Seu Madruga e Quico, que trariam um novo leque de acontecimentos, e por que os episódios não são encenados com a mesma vivacidade e tiradas cômicas e rápidas que os atores tinham nos primeiros anos da série.
Prós, por que ser apresentado apenas no último ano da série o tornou menos enjoativo, e com um ar de curiosidade, de novidade. Também pelo mesmo motivo foram limadas as possibilidades de remakes. Todos os capítulos (ou quase todos) são de roteiros inéditos e inovadores, preparados especialmente para a temática de restaurante.

Já a escolinha era ótima nas aparições iniciais. Mas depois foi ficando absurdamente cansativa. Todos os episódios, por mais que fossem de roteiro inédito, tinham um clima de já visto, já se sabia o que esperar deles. Não tinham surpresa nos acontecimentos.

Toda a construção dos personagens na vila se desmancha ali. O Chaves é um garoto órfão que inventa brincadeiras novas e se diverte com o que tem á mão, faz tudo por alguma quantia em dinheiro ou comida, é mal criado, coisa e tal. Mas na escola é só um menino que responde besteiras. O Quico é o contra-ponto, um garoto rico, esnobe, mimado e por muitas vezes abobalhado. Mas na escola é idêntico ao Chaves: apenas mais um menino que responde besteiras.

É assim com a Chiquinha, com o Nhonho, com a Pópis, com todos. Parece que, ao entrarem na sala, eles de despem de todas as características originais que apresentam na vila, e que servem de engrenagem paravas situações, e passam a ser igualmente bobos, como clones sem particularidades próprias, rotulados com um mesmo comportamento. Isso tira toda a graça do ambiente, tudo passa a ser enjoativo, como um looping infinito de perguntas e respostas "engraçadinhas".

Basta ver que se tirar qualquer criança dali (menos o Chaves, por motivos óbvios), não faz falta nenhuma. Outra supre o papel dela com perfeição. Não há uma posição única para cada um, lá é tudo homogêneo.

O Nhonho ter sido um dos burros, depois da saída do Quico, quando na verdade era o espertalhão, foi um erro grotesco de continuidade. E ele ter sido o espertalhão pela falta da Elisabeth, que só apareceu em um episódio, também.
Cândida, Elisabeth e Malicha poderiam ter sido aproveitadas, se tornando fixas, mas nem isso. Figuram apenas como participações especiais.

Os melhores episódios são os com a participação dos adultos, como a saga d'O Último Exame ou a do Seu Madruga Professor. Ali, as características de cada um retornam, há um paralelo com o cotidiano já bem lapidado da vila, isso torna o enredo extremamente atrativo.

Outro pecado da escolinha foi mostrar sempre uma mesma premissa; a da aula. Os personagens não saem daquela sala, um único cenário o capítulo inteiro é osso.
Raras são as vezes em que vemos o pátio, se não me engano, isso só ocorreu em três ocasiões, uma delas, o remake da Fonte dos Desejos.

Chespirito deveria ter aproveitado a deixa para criar roteiros inovadores com o ambiente, Os brinquedos do pátio gerariam piadas novas, a hora do recreio, ou os momentos antes e depois da aula trariam novas situações.

Até mesmo em sala, coisas diferentes poderiam acontecer, como experiências comandadas pelo Professor, aulas práticas (saindo da mesmice da teoria), trapalhadas aprontadas pelos alunos e afins. Momentos que marcassem um episódio. Como o em que o Quico veio com um lençol colado no corpo. Detalhes assim seriam memoráveis e divertiriam muito.

Tudo isso deixou a desejar, e me fez voltar no restaurante, na enquete.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 5):
BarbanoRonaldchaves1234helenaldoa very well mister yoSardse

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8956 vezes
Curtiram: 4933 vezes

Mensagem por Jacinto » 28 Mar 2016, 00:51

Restaurante.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 28 Mar 2016, 09:21

Acho que o Churrumín disse tudo no textão. Escolinha é um formato muito genérico, que acaba fugindo um tanto do padrão da série, e que limitava alguns dos personagens principais, como o Senhor Barriga (que nunca apareceu na escolinha), a Dona Florinda e o Seu Madruga (que às vezes aparecia só pra cumprir tabela, como em "A escolinha do Professor Girafales"). Comparando escolinha 79 com restaurante 79, os episódios do restaurante são muito superiores, e os da escolinha parecem ser todos a mesma coisa. Já os episódios da escolinha do período de 74 a 78 são mais ricos, já que alguns mesclam blocos na vila ou no pátio da escola com a escolinha em si, e contam com Madruga e Quico.

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 1265 vezes

Mensagem por CHarritO » 28 Mar 2016, 14:17

Para mim o ambiente favorito é da restaurante, porém um dos melhores episódios vem da escolinha. A saga de Seu Madruga Professor (versão 1).
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Responder