Religião
- Chokito Cabuloso
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Ed Gein FC
- Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
- Curtiu: 12 vezes
- Curtiram: 191 vezes
Re: JAIR BOLSONARO
É chato mesmo tocar campainha, mas os Tesmunhas são percebidos como seita e nem são reconhecidos pelos cristãos clássicos. Há grupos protestantes mais sérios, o problema mesmo é com alguns neo-pentecostais.
Eu faço uma diferença entre ateus e descrentes, como eu disse eu considero ateísmo uma religião. Pessoas sem religião e que não acreditam na existência de Deus, não são um problema, mas quando as mesmas visam combater a religião teísta com ódio e criam regras e princípios próprios a serem seguidos e louvados, elas passam a ser ateias (na minha percepção).
Ateismo pra mim é a necessidade de forçar na mente dos demais que Deus não existe; vai além da mera e livre decisão de não ter fé. Ateismo seria a vertente que substitui dogmas divinos por dogmas da "ciência" e de uma alegada "racionalidade". Porém, mantêm o mesmo princípio das religiões: olhar pra baixo quem pensa diferente, sentir-se presunçosamente superior, estar absorvido na própria auto-percebida virtude (no caso de teístas, a espiritual, no caso dos ateus, a lógica) e querer converter os demais. Além de punirem os "pecadores", ou seja, ambas delimitam formas inquestionáveis de ser e pensar, que devem ser seguidas, e perseguem aqueles que não as cumprem. É trocar uma tirania por outra.
Eu faço uma diferença entre ateus e descrentes, como eu disse eu considero ateísmo uma religião. Pessoas sem religião e que não acreditam na existência de Deus, não são um problema, mas quando as mesmas visam combater a religião teísta com ódio e criam regras e princípios próprios a serem seguidos e louvados, elas passam a ser ateias (na minha percepção).
Ateismo pra mim é a necessidade de forçar na mente dos demais que Deus não existe; vai além da mera e livre decisão de não ter fé. Ateismo seria a vertente que substitui dogmas divinos por dogmas da "ciência" e de uma alegada "racionalidade". Porém, mantêm o mesmo princípio das religiões: olhar pra baixo quem pensa diferente, sentir-se presunçosamente superior, estar absorvido na própria auto-percebida virtude (no caso de teístas, a espiritual, no caso dos ateus, a lógica) e querer converter os demais. Além de punirem os "pecadores", ou seja, ambas delimitam formas inquestionáveis de ser e pensar, que devem ser seguidas, e perseguem aqueles que não as cumprem. É trocar uma tirania por outra.

- Hugoh
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 159 vezes
- Curtiram: 364 vezes
Re: JAIR BOLSONARO
Concordo. Mas esses "cristãos clássicos" também não se diferenciam muito das testemunhas. Qualquer oportunidade que apareça vão lá e tentam justificar a perfeição de Deus. Nos centros, podemos ver muitos homens pregando a palavra em vias públicas ou no metrô mesmo. Não sei se possa ser algum mandamento descrito na bíblia, mas me incomoda muito esse tipo de coisa. Independente se ela for cristã ou espírita.Kamarada Mishka escreveu:É chato mesmo tocar campainha, mas os Tesmunhas são percebidos como seita e nem são reconhecidos pelos cristãos clássicos. Há grupos protestantes mais sérios, o problema mesmo é com alguns neo-pentecostais.
Não entendi. Você considera o ateísmo uma religião e as pessoas que não acreditam em Deus em descrentes sendo que ambos (descrentes e ateus) são a mesma coisa. Os descrentes também criam regras e princípios próprios. Ambos não acreditam em Deus (alguns ateus, porém, acreditam em outras coisas, mas nunca creem em deuses ou duvidam da existência dos mesmos, aí são agnósticos). Sendo assim, ateísmo não é religião, pois são descrentes de qualquer divindade.Kamarada Mishka escreveu:Eu faço uma diferença entre ateus e descrentes, como eu disse eu considero ateísmo uma religião. Pessoas sem religião e que não acreditam na existência de Deus, não são um problema, mas quando as mesmas visam combater a religião teísta com ódio e criam regras e princípios próprios a serem seguidos e louvados, elas passam a ser ateias (na minha percepção).
Mesma coisa que falei umas duas vezes, nem todo ateu é militante, que tenta enfiar suas verdades filosóficas nos outros, assim como nem todo cristão é assim, conheço muitos. Meu pai é cristão e nunca interferiu na vida de ninguém e nem fica chateado com piadas envolvendo religião, apenas busca uma conexão entre ele e Deus. Não seria melhor se todo cristão fosse assim?Kamarada Mishka escreveu:Ateismo pra mim é a necessidade de forçar na mente dos demais que Deus não existe; vai além da mera e livre decisão de não ter fé. Ateismo seria a vertente que substitui dogmas divinos por dogmas da "ciência" e de uma alegada "racionalidade". Porém, mantêm o mesmo princípio das religiões: olhar pra baixo quem pensa diferente, sentir-se presunçosamente superior, estar absorvido na própria auto-percebida virtude (no caso de teístas, a espiritual, no caso dos ateus, a lógica) e querer converter os demais. Além de punirem os "pecadores", ou seja, ambas delimitam formas inquestionáveis de ser e pensar, que devem ser seguidas, e perseguem aqueles que não as cumprem. É trocar uma tirania por outra.
- Fellipe
- Membro

- Curtiu: 719 vezes
- Curtiram: 1008 vezes
- Chokito Cabuloso
- Membro

- Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Re: RELIGIÃO
Eu acho que descrentes, simplesmente não se importam com religião. Ateus sim e muito! Descrentes não criam dogmas científicos e lógicos a serem seguidos; ateus sim. Descrentes não querem forçar a barra nem convencer os outros a mudar, nem tampouco têm uma visão tão rígida do que é certo e errado; ateus sim. Descrentes não perseguem religiosos teístas; ateus sim. O comportamento de um descrente é o que o diferencia entre ser humanista laico e um que segue a diretrizes da religião ateia.
Hoje em dia ateismo já virou religiao por ter se transformado numa identidade pessoal que é usada orgulhosamente como distintivo, com normas próprias, e de maneira muitas vezes intransigente e pregadora. Não vejo problema nenhum nos descrentes, mas quando a descrença vira uma religião nos seus próprios moldes, isso se torna um problema.
Religião não precisa necessariamente de um Deus ou uma força maior, basta apenas ter uma série de normas e dogmas a serem seguidos, independentes de provas. Ateus tem fé que Deus não existe, mas não tem uma prova cabal disto. Ateus tampouco veneram um Deus sobrenatural, porém criaram um modelo pagão de deidades humanas a serem louvadas porque expelem "verdades racionais" inquestionáveis. Sem contar que a forma intolerante dos ateus já por si só a transforma em uma religião impositiva, sisuda e fechada. Filosofia está aberta ao diferente e pode ser aprimorada, não há uma posição estática, enquanto o ateísmo há tempos deixou de ser assim.
Hoje em dia ateismo já virou religiao por ter se transformado numa identidade pessoal que é usada orgulhosamente como distintivo, com normas próprias, e de maneira muitas vezes intransigente e pregadora. Não vejo problema nenhum nos descrentes, mas quando a descrença vira uma religião nos seus próprios moldes, isso se torna um problema.
Religião não precisa necessariamente de um Deus ou uma força maior, basta apenas ter uma série de normas e dogmas a serem seguidos, independentes de provas. Ateus tem fé que Deus não existe, mas não tem uma prova cabal disto. Ateus tampouco veneram um Deus sobrenatural, porém criaram um modelo pagão de deidades humanas a serem louvadas porque expelem "verdades racionais" inquestionáveis. Sem contar que a forma intolerante dos ateus já por si só a transforma em uma religião impositiva, sisuda e fechada. Filosofia está aberta ao diferente e pode ser aprimorada, não há uma posição estática, enquanto o ateísmo há tempos deixou de ser assim.

- Hugoh
- Membro

Como assim "criar dogmas científicos e lógicos?". A ciência está aí e não foi criada, foi estudada. Acreditar nela, que ainda não tem as respostas para todas as questões que envolvem nossa criação, não diz que você é necessariamente ateu (e nem descrente, pois são as mesma coisa). Um ateu pode não acreditar em nada, nem em ciência e nem em teorias. A descrença e o ateísmo andam juntos da mesma forma que apenas crer em Deus e ser evangélico são sinônimos. Descrentes podem têr a mesma característica de um ateu, assim como um ateu as de um descrente, logo, são a mesma coisa. Acreditar na ciência ou em filosofias de vida não é religião, são apenas pensamentos ideológicos.
O ateismo nunca é um conjunto de apenas uma ideia. Você nunca vai encontrar dez ateus com o mesmo ideal. Que religião é essa onde cada um acredita naquilo que lhe der na telha? Um ateu ele é ateu por não acreditar em divindades, apenas isso. Acreditar na ciência não o torna "mais ateu" e desacreditar na mesma não o torna "menos". Sua aparência de religião são apenas ideias colocadas no debate. Disse ideias e não fatos, pois religião funciona por meio de seus fatos e não de achismos.
Ser ateu é ser descrente. Acreditar na ciência não o torna crente que consequentemente torna o ateismo uma religião. São coisas bem distantes uma da outra.
Os ateus não podem provar que Deus não existe, assim como os cristãos não podem provar a existência dele. É cientificamente impossível provar ou não sua existência. De certa forma, os agnósticos são bem mais lógicos que os ateus já que isso não se pode provar, mas não tira o mérito dos ateístas que não acreditam em algo que não tem provas e que nunca sequer viram. Da mesma forma que não acreditamos no Pé Grande e que não temos nenhuma prova contra ele.
O ateismo, por acreditar na ciência e na filosofia de vida, não são posicionamentos fechados e estáticos, pelo contrário. Estão abertos à novas ideias que forem descobertas, ou até mesmo, na prova da existência de algum deus, seja ele Cristo ou Buda, ou um outro que ninguém conheça. É melhor ser um ateu sem resposta, pois nesse mundo não temos a evidência de nada, do que um religioso com resposta pra tudo.
O ateismo nunca é um conjunto de apenas uma ideia. Você nunca vai encontrar dez ateus com o mesmo ideal. Que religião é essa onde cada um acredita naquilo que lhe der na telha? Um ateu ele é ateu por não acreditar em divindades, apenas isso. Acreditar na ciência não o torna "mais ateu" e desacreditar na mesma não o torna "menos". Sua aparência de religião são apenas ideias colocadas no debate. Disse ideias e não fatos, pois religião funciona por meio de seus fatos e não de achismos.
Ser ateu é ser descrente. Acreditar na ciência não o torna crente que consequentemente torna o ateismo uma religião. São coisas bem distantes uma da outra.
Os ateus não podem provar que Deus não existe, assim como os cristãos não podem provar a existência dele. É cientificamente impossível provar ou não sua existência. De certa forma, os agnósticos são bem mais lógicos que os ateus já que isso não se pode provar, mas não tira o mérito dos ateístas que não acreditam em algo que não tem provas e que nunca sequer viram. Da mesma forma que não acreditamos no Pé Grande e que não temos nenhuma prova contra ele.
O ateismo, por acreditar na ciência e na filosofia de vida, não são posicionamentos fechados e estáticos, pelo contrário. Estão abertos à novas ideias que forem descobertas, ou até mesmo, na prova da existência de algum deus, seja ele Cristo ou Buda, ou um outro que ninguém conheça. É melhor ser um ateu sem resposta, pois nesse mundo não temos a evidência de nada, do que um religioso com resposta pra tudo.
- bebida com metanol CH
- Moderador

- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 519 vezes
- Curtiram: 5296 vezes
- Chokito Cabuloso
- Membro

Quando o alegado conhecimento científico é colocado acima de qualquer outro ponto de vista, isto torna-se um dogma. Reprimir e repreender quem não pensa desta maneira ''lógica'' é levar este suposto conhecimento como um dogma inquestionável a ser seguido e concordado. As perseguições e detrações dos ateus contra aqueles que não pensam desta forma rigorosa e tentam conciliar evolucionismo com criacionismo, ciência e fé, é levar a razão cética ateia como um dogma dono da verdade acima dos sentimentos e necessidades dos demais. A maneira como ateus querem converter os demais, como impõem normas de comportamento e pensamento (e punem quem não as cumprem) e reprimem dissidentes, não torna o ateísmo melhor que nenhuma religião intolerante. As ações militantes dos ateus e suas doutrinas de como ser/agir/pensar os tornam semelhantes a uma seita religiosa comum. Afinal eles estariam com a verdade e a justiça plena em seu lado e os outros teriam o dever de segui-los, não? Esta forma de proceder e estas características pesadas que tornam o ateísmo a religião dos descrentes. Não basta ele não acreditar: os outros tampouco! Nem todos valorizam um racionalismo ranzinza ou querem deixar de lado a sua espiritualidade e nem por isto elas são atrasadas, dementes e inferiores como ateus presumem com pretensão.DiscoHugo escreveu:Como assim "criar dogmas científicos e lógicos?". A ciência está aí e não foi criada, foi estudada. Acreditar nela, que ainda não tem as respostas para todas as questões que envolvem nossa criação, não diz que você é necessariamente ateu (e nem descrente, pois são as mesma coisa). Um ateu pode não acreditar em nada, nem em ciência e nem em teorias. A descrença e o ateísmo andam juntos da mesma forma que apenas crer em Deus e ser evangélico são sinônimos. Descrentes podem têr a mesma característica de um ateu, assim como um ateu as de um descrente, logo, são a mesma coisa. Acreditar na ciência ou em filosofias de vida não é religião, são apenas pensamentos ideológicos.
Há ''milagres'', fenômenos e situações enigmáticas não explicadas; a teoria do Big Bang é um pouco simplista e bastante conveniente. Mesmo quando há provas científicas e não se trata de suposição ou achismo, ainda assim vira um dogma ateu quando macetado na mente de gente que prefere acreditar em algo mais espiritual, este é o problema.
Quanto ao Pé Grande, eu vi o que tu fizeste, porém a comparação é infundada na desproporção. Não há uma cultura de veneração ao Pé grande, nem tampouco toda uma estrutura social histórica de sociedades que tem sido moldadas em seu nome. Logo dizer que o mesmo não existe, não afeta a vida de ninguém. É só uma mera lenda urbana, diferente de Deus e os supostos profetas.

- Hugoh
- Membro

Todo ateu, sem citar os militantes, esta aberto ao novo e nunca preso a uma ideologia. Eles sempre mudam de opiniões revendo seus conceitos, além de ainda ter várias indagações sem respostas. A repressão e perseguição, e tudo que você repetiu em falar no mesmo post desses ateus, tem nome e se chama militância, terceira vez que falo isso e que parece que você não entendeu. A minoria desses militantes tendem a ser piores que os cristãos, pois eles vivem numa sociedade cristã e querem a todo custo provar suas ideias para se mostrar como alguém "inteligente", "superior" e "revolucionário religioso". O Big Bang, assim como outras teorias, é usado pelos militantes para justamente provar a origem do mundo. O cara que acredita que o mundo veio de uma explosão é ateu, mas não por acreditar nessa explosão, e sim por não acreditar em deuses. Se ele começar a praticar militância com isso, bom, será apenas militância e não que o ateismo tenha virado uma religião.
Sabe por que eu não acredito no Pé Grande? Porque não contém nenhuma prova a favor da existência dele. É a mesma coisa com Deus e seus supostos, bem supostos, profetas. Não é sua estrutura social histórica que fará com que eu acredite nesse Deus, principalmente com sua história tão absurda de se acreditar e refutável. Se Deus existe, irei ter que acreditar em qualquer divindade que ir aparecendo, afinal, seria muito egocêntrico acreditar que só o meu é certo.
Sabe por que eu não acredito no Pé Grande? Porque não contém nenhuma prova a favor da existência dele. É a mesma coisa com Deus e seus supostos, bem supostos, profetas. Não é sua estrutura social histórica que fará com que eu acredite nesse Deus, principalmente com sua história tão absurda de se acreditar e refutável. Se Deus existe, irei ter que acreditar em qualquer divindade que ir aparecendo, afinal, seria muito egocêntrico acreditar que só o meu é certo.
- Chokito Cabuloso
- Membro

Eu nem sei por que eu estou tomando o lado religioso, afinal eu tbm sou descrente e não acredito em Deus. Entretanto, está provado que Jesus existiu e que ele morreu na cruz, apenas que se este homem benfeitor era um profeta diretamente enviado por Deus ou apenas um homem terreno, porém bom e de alma pura, é questão de fé. Eu tomo, aqui, o lado religioso pq vejo uma repressão e uma discriminação auto-justificada contra essas pessoas. Além de eu ter um pendor em defender causas ignoradas e que vão contra a maré (na minha percepção pelo menos): na internet há uma discriminação forte contra religiosos, de maneira geral.
Sem contar que eu espero algo melhor dos ateus, enquanto dos religiosos eu não espero nada. Por isto que quando um ateu fala ou advoga merda me afeta mais. Afinal,
não seriam eles que vieram reformar as vícios da Igreja, antes de reprisá-los?
Sem contar que eu espero algo melhor dos ateus, enquanto dos religiosos eu não espero nada. Por isto que quando um ateu fala ou advoga merda me afeta mais. Afinal,
não seriam eles que vieram reformar as vícios da Igreja, antes de reprisá-los?

-
SBBHQK
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 29 vezes
- Curtiram: 159 vezes
Eu tenho uma pena da terra do Chaves... Está em 40º lugar na Classificação de Perseguição Religiosa em 2016, pela Missão Portas Abertas.
https://www.portasabertas.org.br/classi ... il/mexico/
https://www.portasabertas.org.br/classi ... ais/mexico
| México O crescimento do crime organizado e o registro de incidentes violentos contra os cristãos continuam intensos Organizações criminosas e cartéis de drogas têm como alvo os cristãos, porque eles veem igrejas como centros de receita (extorsões) e porque as igrejas apoiam programas para a reabilitação de toxicodependentes e alcoólicos. Os cristãos que se recusam a pagar os cartéis de drogas têm que fechar suas igrejas, sob ameaças. As comunidades locais nos estados do sul do México são guiadas pelo direito tradicional indígena de "usos e costumes" para forçar todos os membros da comunidade em um estilo de vida homogênea. Assim que os membros da comunidade aceitam uma religião diferente, a lei de "usos e costumes" se torna o nó que ameaça sua própria existência. Cristãos em comunidades indígenas sofrem abusos físicos e muitos são forçados a abandonar suas casas. As forças de segurança nacionais têm sido incapazes de abordar adequadamente a violência e o crime, em parte por causa da infiltração e cooptação das instituições de segurança e judiciárias. A situação da segurança no México continuará na mesma instabilidade, o que deixa um contexto terrível para a sobrevivência da igreja na região. "Se Deus permite a perseguição, é por uma razão: para proclamar o seu nome!" Pascuala, cristã mexicana. |
| A igreja Nos últimos anos, especialmente desde a década de 1950, algumas regiões do país tiveram uma transformação religiosa devido à crescente presença de vários movimentos protestantes, evangélicos e pentecostais. Na região sudeste do país, formada pelos estados de Chiapas, Tabasco, Campeche e Quintana Roo, onde as populações indígenas estão concentradas e onde missões católicas foram menos presentes do que no resto do país, os cristãos protestantes tornaram-se uma parte significativa da população. Vale ressaltar que a conversão ao protestantismo em populações indígenas ocorre principalmente em pequenas unidades domésticas. A corrupção e o crime organizado afetam a igreja. A violência intensa e repetidas exigências de dinheiro dos líderes cristãos reduzem sua liberdade. Violência extrema, incluindo assassinatos, extorsão e sequestros, dão medo nos cristãos, fazendo com eles desistam de ir aos cultos, por exemplo. Estas ameaças constantes tornam quase impossível que a igreja permaneça em algumas áreas. Os cristãos que se recusam a pagar o dinheiro solicitado por organizações criminosas, tem que fechar sua igreja ou enfrentar represálias violentas. Suas casas são frequentemente atacadas e alguns cristãos já foram presos, outros até mortos. A perseguição O México é um dos países mais violentos do mundo. Esta violência é causada principalmente pela presença do crime organizado, com um grande número de organizações criminosas envolvidas em diversas formas de tráfico. Todos os cristãos são afetados, embora haja diferenças entre as formas de perseguição. A corrupção e o crime organizado afetam todas as denominações cristãs, mas particularmente aqueles cristãos que se envolvem ativamente na transformação social e, portanto, são uma ameaça à hegemonia desejada por estes líderes; o antagonismo tribal geralmente incide sobre a situação, principalmente por aqueles que já pertenceram à tribo e agora são convertidos; a intolerância secular afeta todas as denominações cristãs. A liberdade religiosa no México, e em geral, na América Latina, é um quadro complexo. Resulta da interação entre uma total falta de segurança e de exclusão social. O alto grau de violência afeta particularmente os cristãos, que são percebidos como uma ameaça às organizações criminosas. Socorro a cristãos presos A Portas Abertas auxilia cristãos que foram presos por causa da fé em Jesus, bem como seus familiares provendo-lhes ajuda legal e financeira, que inclui desde os gastos com advogados até as despesas mensais daqueles que perderam, com a prisão do ente querido, o sustento da casa. |
- Chokito Cabuloso
- Membro

Parece que em todos os países onde a ''religião da paz'' está em vigor, cristãos são severamente perseguidos. Porém, eu sempre achei que essa gente era vítima, quem diria que são eles os intolerantes
.

-
SBBHQK
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 29 vezes
- Curtiram: 159 vezes
São duas "religiões da paz": Islamismo e BudismoDiscoHugo escreveu:Qual seria essa religião da paz?
- Hugoh
- Membro

E o cristianismo?iago83 escreveu:São duas "religiões da paz": Islamismo e BudismoDiscoHugo escreveu:Qual seria essa religião da paz?