WhatsApp

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
@EA
Membro
Membro
Mensagens: 6932
Registrado em: 30 Mar 2010, 23:47
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Via Láctea
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por @EA » 28 Jan 2016, 20:23

modesto roma escreveu:O WhatsApp sugere a si mesmo ser usado como uma alternativa gratuíta (quase) aos SMS's, quando não é possivel parar pra conversar na vida corrida do mundo moderno. Mas hoje uma legião de alienados, mesmo os que não precisam de uma alternativa dessas
Não precisam do Whatsapp por quê? Por que podem pagar pra usar SMS ou qual outro motivo?
modesto roma escreveu:dedicam suas vidas á esse sistema, criando aberrações como "grupos de familia" e outras coisas que até seriam boas, com um planejamento conceitual que o WhatsApp NÃO tem.
Por que os grupos de família são aberrações e que planejamento conceitual seria esse que o Whatsapp não tem?
modesto roma escreveu:
Barbano escreveu:É inferior a ICQ ou MSN? Não vejo em que... As funções básicas são as mesmas.
A função básica de um carro é transportar pessoas de ponto A pra ponto B, a mesma de um burro montado por caipiras. Reduzindo o bastante qualquer coisa fica igual a qualquer coisa (principalmente quando se há um vão no conhecimento sobre uma das mesmas). Não é algo a se usar como coberta pra ignorar a nojeira do planejamento conceitual do Whatsapp.
Em quê o ICQ e o MSN são superiores ao Whatsapp?
modesto roma escreveu:
Barbano escreveu:A revolução é essa. Um comunicador que você acessa do sofá, do vaso sanitário, da poltrona do ônibus, de qualquer lugar. Veio pra ficar, lidemos com isso.
Um aplicativo decente certamente tambem seria capaz dessas coisas que o whatsapp nem mesmo foi o primeiro a ter de caracteristica. Tá parecendo que a unica defesa existente ao app é a propria fama. Fama essa que é justamente algo que tá amplificando as consequencias de se dedicar uma vida á esse negócio. Doenças mentais estão sendo desenvolvidas com ele mais do que qualquer outra coisa.
Fala mais sobre essas doenças mentais.

Algo a ver com a radiação emitida pelos celulares ou lesões nas mãos causadas pelo teclado que é pequeno?
modesto roma escreveu:"Deu certo, é bom e funciona" menos a parte em que é bom, né? Se vai agradar a pessoa é claro que ela vai ignorar o que tudo isso causa. Afinal, se tão lá, "no banheiro, no sofá, na puta que pariu" com o celular, claro que essas pessoas não tem a base pra perceber o que tá acontecendo com a internet, com a atual decadência resultado de um efeito dominó em que uma das principais peças é o aplicativo.
Fala mais sobre essa decadência da internet e o que o Whatsapp tem a ver com isso.

Você também falou que o Whatsapp é um "pequeno câncer que tá consumindo a naturalidade e desenvoltura da internet". Que naturalidade é essa e de que forma o Whatsapp tá a destruindo?
modesto roma escreveu:Você me perguntar sobre outro app melhor que o Whatsapp é tão ridiculo quanto alguem perguntar onde tem um serviço de correios melhor que os Correios. Não tem melhor pq não tem, e quando tem, é indiretamente sabotado pela fama do que é maior, do que """veio pra ficar""".
Entendo. Independentemente das diferenças, não adianta muito usar um aplicativo semelhante se a maioria usa o Whatsapp. É muito mais difícil achar conhecidos que também usam o semelhante. Já o Whatsapp, é difícil achar alguém que não use e essa é uma das principais vantagens do aplicativo contra os concorrentes.
Agente da Coroa a serviço da Rainha


Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!



Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44164
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 3005 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por Antonio Felipe » 28 Jan 2016, 21:11

É reducionista achar que a diminuição das interações sociais decorre apenas do Whatsapp. É um processo que vem de muitos anos, acompanhado pela evolução tecnológica. Orkut, Facebook, MSN, ICQ, SMS, Messenger, Whatsapp, Telegrama, todos têm algo a ver.
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
Barbano
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 23399
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: Dentro da sua parede
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5238 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por bebida com metanol CH » 28 Jan 2016, 21:58

Novo =/= Melhor. Não foi a qualidade que atraiu os usuários, foi trend, marketing, moda. Muitos usam o aplicativo por pura pressão dos proprios circulos sociais.
Barbano escreveu:Mas repito, em que isso é ruim? Se em vez do WhatsApp fosse um Viber ou Telegram, qual seria a diferença no impacto que você menciona na internet? Tipo, cê acha que a queda de movimento nos fóruns e outros sites é culpa do Whats?
Não conheço muito o Viber não, acho que ele não é tão relevante por enquanto, mas o Telegram é aquele do Twitter, né? Ele me parece ter mais potencial... mas eu não sei se desgostaria menos.
Erick Alessandro escreveu:Não precisam do Whatsapp por quê? Por que podem pagar pra usar SMS ou qual outro motivo?
Gente que com o cu na cadeira e o Facebook aberto vai lá e "bati papu no zapzap" quando o chat do FB tá ali na frente, só de exemplo básico. Não que eu apoie o chat do FB tambem mas eu tolero bem melhor.
Erick Alessandro escreveu:Por que os grupos de família são aberrações e que planejamento conceitual seria esse que o Whatsapp não tem?
Erick Alessandro escreveu:Você também falou que o Whatsapp é um "pequeno câncer que tá consumindo a naturalidade e desenvoltura da internet". Que naturalidade é essa e de que forma o Whatsapp tá a destruindo?
Quando se tem um serviço tão focado em velocidade, se espera que ele seja utilizado em situações em que existe pressa, urgencia, emergencia, etc. Claro, isso não deve limitar o aplicativo e naturalmente as pessoas vão aproveitar esta rapidez num contexto mais relaxado, só pq podem. E pq "podem", acham que "devem". E com essa cultura criada ao redor do WPP, essa urgência e emergência vira parte de cotidianos que NÃO pedem isso. E aí começa a bola de neve de problemas. Os grupos de familia estão no meio dessa bola representando a impessoalidade das relações familiares.
Erick Alessandro escreveu:Em quê o ICQ e o MSN são superiores ao Whatsapp?
kkkk o as pergunta
Erick Alessandro escreveu:Fala mais sobre essas doenças mentais.
falo
Erick Alessandro escreveu:Algo a ver com a radiação emitida pelos celulares ou lesões nas mãos causadas pelo teclado que é pequeno?
Claro que não, issae é tudo conversa. Falo num âmbito mais psicológico (ver a urgência citada acima). O WhatsApp cria e incentiva padrões de comunicações novos (como qualquer rede-tendência). O Orkut tinha fóruns, incentivava discussão (como este fórum aqui incentiva). O Facebook já não tem isso, mas o seu sistema de tréplicas e réplicas quebram um galho em partes consideraveis das vezes. WhatsApp não tem nada disso, mas... MSN e ICQ tambem não tinham, né? Mas existia uma cultura superior criada mesmo ao redor destes, pois não eram "fonte" de mentalidades.
Erick Alessandro escreveu:Já o Whatsapp, é difícil achar alguém que não use e essa é uma das principais vantagens do aplicativo contra os concorrentes.
Sim. Sua melhor caracteristica em termos de negócio é sua pior caracteristica em termos de o quão pouco ele faz pra corrigir o que ele mesmo causa. A base de usuarios é grande e aumenta a cada dia, proliferando a degeneração de um grande publico, sem nenhum indicio de que a empresa se preocupa com a questão.
Antonio Felipe escreveu:É reducionista achar que a diminuição das interações sociais decorre apenas do Whatsapp. É um processo que vem de muitos anos, acompanhado pela evolução tecnológica. Orkut, Facebook, MSN, ICQ, SMS, Messenger, Whatsapp, Telegrama, todos têm algo a ver.
Não se trata da diminuição das interações sociais, mas a diminuição da qualidade das interações sociais. O que já diminui consideravelmente o numero de "culpados" pras redes mais recentes.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44164
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 3005 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por Antonio Felipe » 28 Jan 2016, 22:05

É uma pena que estou sem um livro de cibercultura aqui. Tem umas teorias interessantes sobre esses assuntos.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
Hugoh
Membro
Membro
Mensagens: 6206
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por Hugoh » 28 Jan 2016, 23:11

Deixa eu ver se entendi. O motivo dele não gostar do WhatsApp é que o aplicativo apresenta apenas um único recurso, a rápida comunicação que, logo, destrói a sociedade fazendo com que todos fiquem viciados em um serviço de qualidade duvidosa que não tem nada de útil para oferecer como o Facebook que oferece, além do Orkut que oferecia. Se for isso, a culpa não é do aplicativo e sim das pessoas que o baixaram. Reclame com elas. É a mesma coisa de eu querer a extinção de um programa de televisão que eu considero ruim. E se essas pessoas ao meu redor gostam desse serviço, só há uma coisa para fazer: convencê-las a largar o aplicativo invés de querer que o mesmo acabe. Concordo que o vício existe, mas isso não é culpa do Záp e sim da internet que possui vários outros meios viciosos. Em terra de Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat, o WhatsApp é apenas mais um nesse mundo digital que vicia jovens do mundo inteiro. Qualidade todo serviço possui, uns mais e outros menos. E nesse top 10 de qualidade, colocaria o WhatsApp na frente do Orkut.
Esses usuários curtiram o post de Hugoh (total: 1):
Antonio Gabriel

Avatar do usuário
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 23399
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: Dentro da sua parede
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5238 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por bebida com metanol CH » 29 Jan 2016, 00:00

DiscoHugo escreveu:Se for isso, a culpa não é do aplicativo e sim das pessoas que o baixaram. Reclame com elas. É a mesma coisa de eu querer a extinção de um programa de televisão que eu considero ruim. E se essas pessoas ao meu redor gostam desse serviço, só há uma coisa para fazer: convencê-las a largar o aplicativo invés de querer que o mesmo acabe.
Quando esse tipo de coisa acontece, e a degeneração é criada por uma cultura inteira construida sobre essa fonte, só atacando a fonte mesmo amigo.
DiscoHugo escreveu:Em terra de Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat, o WhatsApp é apenas mais um nesse mundo digital que vicia jovens do mundo inteiro. Qualidade todo serviço possui, uns mais e outros menos. E nesse top 10 de qualidade, colocaria o WhatsApp na frente do Orkut.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45392
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4741 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por Barbano » 29 Jan 2016, 09:19

modesto roma escreveu:O WhatsApp cria e incentiva padrões de comunicações novos (como qualquer rede-tendência). O Orkut tinha fóruns, incentivava discussão (como este fórum aqui incentiva). O Facebook já não tem isso, mas o seu sistema de tréplicas e réplicas quebram um galho em partes consideraveis das vezes. WhatsApp não tem nada disso, mas... MSN e ICQ tambem não tinham, né? Mas existia uma cultura superior criada mesmo ao redor destes, pois não eram "fonte" de mentalidades.
Insisto que nesse caso a "culpa" não é do WhatsApp, e sim da mudança de uso de PCs/notebooks para dispositivos móveis.

Eu mesmo, em casa, acesso o fórum quase sempre pelo Tapatalk. E ninguém fica digitando textão no smartphone. Ninguém fica editando posts com meia dúzia de quotes no smartphone. É inviável. Algumas coisas eu deixo para responder no PC depois, ou acabo deixando para lá. As interações realmente ficam mais curtas nessa nova forma de comunicação, mas é a tendência.

Avatar do usuário
Hugoh
Membro
Membro
Mensagens: 6206
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por Hugoh » 29 Jan 2016, 11:19

modesto roma escreveu:Quando esse tipo de coisa acontece, e a degeneração é criada por uma cultura inteira construida sobre essa fonte, só atacando a fonte mesmo amigo.
Entendo perfeitamente seu ponto de vista. O vício na internet é um mal na sociedade. Esquecemos completamente o sentido da vida e o porquê de estarmos vivendo, com os nossos olhos voltados ao celular que parece nos consolar. Não ter um celular e uma rede Wi-Fi em sua casa parece que virou crime hoje em dia. A internet que tanto nos aproxima de quem amamos, parece estar nos afastando cada vez mais da real felicidade. Acontece que não é o WhatsApp o causador de todo esse vício. Antes dele ser criado, a internet já existia, além de programas semelhantes como o MSN. Não crucifique o Záp, ele é apenas mais de um grupo gigantesco. Claro que ele é popular, milhares de pessoas no mundo o conhecem, que ele contribuiu para esse vício todo e blá blá blá. Mas a extinção do mesmo não fará com que ninguém saia do celular. Existe o Facebook e tantos outros serviços que oferecem a troca de mensagem. O vício das pessoas só acabará se a internet deixar de existir, então, digo que conviveremos com isso para sempre. Não sou contra a internet e nem ao WhatsApp, sou contra o vício, apenas. E como acabar com isso? Derrubando o WhatsApp? Não. Apenas derrubando a internet ou conscientizando as pessoas ao meu redor para que use de maneira moderada oS serviçoS e não apenas um serviço porque isso não vai adiantar em nada.

Avatar do usuário
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 23399
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: Dentro da sua parede
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5238 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por bebida com metanol CH » 29 Jan 2016, 16:22

Não nivele tudo assim. O MSN era parecido mas foi conceitualmente planejado pra evitar esse tipo de coisa, o ICQ tambem era antes de ser substituido pelo MSN.

Avatar do usuário
Antonio Gabriel
Membro
Membro
Mensagens: 1742
Registrado em: 23 Mai 2015, 10:40
Programa CH: Chaves
Localização: Brasil
Curtiu: 128 vezes
Curtiram: 47 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por Antonio Gabriel » 29 Jan 2016, 17:16

Conheça o submundo do WhatsApp com grupos pagos e curadoria de conteúdo
Hoje usamos o WhatsApp para todo tipo de atividade. Além de conversar com familiares e conhecidos, também aproveitamos o mensageiro para compartilhar fotos e dar boas risadas em grupos de amigos. Porém, você já imaginou usar o aplicativo para consultar informações de trânsito? Que tal conhecer bandas novas de todos os estilos possíveis? Ou quem sabe se manter atualizado com as piadas mais recentes e que provavelmente estarão circulando nas conversas de todo mundo? Sim, isso é possível desde que você pague uma taxa de R$ 10 por mês.

Parece um absurdo? Pois fique sabendo que não é, e tem gente ganhando muito dinheiro coordenando o conteúdo de grupos no WhatsApp sobre assuntos bem específicos. Em uma matéria do youPIX, Eden Wiedemann conta como descobriu esse submundo que chega a funcionar "melhor" do que muitos serviços específicos.

Submundo

Um ótimo exemplo é o grupo do WhatsApp sobre trânsito, que remonta às técnicas usadas por motoristas e caminhoneiros de décadas passadas para compartilhar informações precisas sobre as vias e suas condições, além de possíveis "enrascadas" policiais. Também há comunidades específicas para falar mal do governo atual, o "Fora PT", onde rolam imagens, notícias e vídeos contra o Partido dos Trabalhadores.

Outro exemplo é o grupo de "bandas sertanejas" em que os membros podem conhecer novas bandas e músicas especialmente selecionadas pela curadoria de conteúdo. E esses são apenas alguns exemplos dos mais de 500 grupos secretos e pagos que o chamado "Galego" – a pessoa por trás de todo esse esquema – gerencia e fatura pessado.

Como funciona?

O tal Galego é o responsável por fazer com que toda essa "máquina" funcione. Ele é o sujeito que controla todos esses grupos, que geralmente possuem um limite de 100 pessoas, e cobra uma taxa de R$ 10 por mês de seus participantes, que podem escolher participar de até quatro comunidades. Com isso, Galego afirma conseguir tirar em torno de R$ 15 mil por mês para a curadoria de conteúdo, contando com a ajuda de apenas mais duas pessoas.

Na reportagem, ele não quis revelar o seu nome para evitar despertar o "olho grande" das pessoas. Mas garantiu que o serviço é rentável e que muitos o procuram para poder fazer parte de alguns desses grupos. Galego leva o seu trabalho realmente muito a sério, contribuindo de verdade para ajudar os participantes das comunidades em cada um de seus fins específicos.

Empreendedor

Como aponta a matéria do youPIX, Galego realmente possui um espírito empreendedor. Além de ter identificado um nicho e uma necessidade, ele soube aproveitar muito bem o mercado e ainda ganhar "razoavelmente bem" com essa ideia. Seria esse o resultado do "jeitinho brasileiro"?

Além disso, vale a pena ressaltar que tudo o que os participantes do grupo conseguem são informações disponíveis na internet. Algo que, com um pouco de esforço, conhecimento ou "manha", todos poderiam ter acesso. Também é interessante perceber que as pessoas não se importam em pagar por essa informação, mas reclamam se há reajuste na mensalidade do Netflix, não é mesmo?

Tecmundo
Fica difícil assim...
Usuário do Fórum Chaves desde de 23/05/2015
Ex Responsável pelo Jogo "De que Episódio é essa Foto?"
Entrevista da Semana #15 - Antonio Gabriel
Entrevistador do Entrevista da Semana(2017)
Colaborador do Vizinhança do Chaves(2016.05 - 2016.12)
Administrador do Site Notícias dos Simpsons(2014.08 -)

Administrador do Site/Blog Mundo Pica - Pau Brasil(2015.09 -)
Imagem
Imagem

Bia N
Membro
Membro
Mensagens: 2185
Registrado em: 07 Ago 2011, 19:05
Programa CH: Chaves
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 323 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por Bia N » 01 Fev 2016, 11:58

Esse debate sobre o vício pelos smartphones, inclusive whatsapp, me fez lembrar de uma manchete que esse vício pode causar problemas físicos também.

Vi uma reportagem semanas atrás que esse vício está causando uma geração de novos corcundas. Achei um link a respeito disso:

http://oglobo.globo.com/sociedade/saude ... s-18439752

Link alternativo da notícia:

http://crf-rj.org.br/noticias/1726-uso- ... undas.html
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.


Desde 2011

Avatar do usuário
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 23399
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: Dentro da sua parede
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5238 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por bebida com metanol CH » 02 Fev 2016, 22:39

Se a pessoa quer se viciar e ter para si qualquer problema mental ou físico é a liberdade dela, de boa. Cada um deve se estragar como quiser.

Eu só não apoio quuando um vício generalizado começa a afetar a vida de varias pessoas, de terceiros, que simplesmente não querem saber dessa porra. Estudante ficando pra tras na matéria pq professor fica passando liçãozinha extra em grupo de whatsapp, trabalhador sendo prejudicado pq não tem interesse em grupo de whatsapp de colega de trabalho...

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 17618
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 880 vezes
Curtiram: 4175 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por O Gordo » 02 Fev 2016, 22:50

Conste que, até agora, nunca vi esse caso citado da lição via Whatsapp. Se isso ocorre é o cúmulo do ridículo, na boa. O app deixa de ser um "app", um "algo a mais" para virar requisito obrigatório, necessidade.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por Victor235 » 02 Fev 2016, 23:41

Antonio Felipe escreveu:Pessoa não sabe configurar o aplicativo e aí fica se estressando de graça...
Essas configurações poderiam não ser as padrões. Ou seja, seria o contrário, mudaria as configurações quem quisesse. Porque é um absurdo a configuração de fábrica fazer o celular salvar todas as merdas que te enviam mesmo que você não as abra.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45392
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4741 vezes

Re: WhatsApp

Mensagem por Barbano » 03 Fev 2016, 08:40

É mais prático do que ficar baixando imagem por imagem. A configuração padrão visa a praticidade, o estímulo ao uso do app, já que o usuário vai abrir o grupo e já vai dar de cara com a imagem.
O Gordo escreveu:Conste que, até agora, nunca vi esse caso citado da lição via Whatsapp. Se isso ocorre é o cúmulo do ridículo, na boa. O app deixa de ser um "app", um "algo a mais" para virar requisito obrigatório, necessidade.
Não chega a esse ponto, mas deve ser comum informarem via Whatsapp que alguma aula não vai rolar, por exemplo.

Isso já acontecia com redes sociais e, mais antigamente, com listas de discussão por e-mail. Se torna uma necessidade sim.

Responder