Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1396 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Polegar » 12 Dez 2015, 11:58

Pessoal buscando exemplos lonjínquos para imaginar uma substituta da Chiquinha. :lol: Gente, é só pegar o exemplo da Malicha!

Quem sabe não houve uma primeira "Malicha", que passou por esses episódios que são seguidamente perdidos, não teve aceitação do público e saiu? Exatamente isso aconteceu com a Malicha de 1974.

Mas talvez essa primeira "Malicha" tenha tido algum debate contratual com a Televisa e vetado os episódios com sua imagem, razão pela qual todo esse arco está perdido hoje.

E não é difícil imaginar. Basta ver que para o episódio da Caixa de Madeira o roteiro precisa de três crianças. Se a Chiquinha já não estava mais nesse (o que não creio), Roberto inventou uma criança nova na hora e seguiu a gravação normalmente.

Assim mesmo, quando Ramón faltou em Mal Entendidos (1974) A Caixa de Madeira (1975) e Amarelinhas e Balões (1977), seus substitutos foram, na ordem, Senhor Barriga, Seu Madroga e Professor Girafales, sem maiores empecilhos.

Quando Angelines não pode comparecer á saga do Festival da Boa Vizinhança de 1973, sua substituta foi a Dona Edwiges. Roberto não se preocupou com a falta da atriz. Apenas colocou outra, com uma explicação rasa para sua existência, e seguiu em frente.

E a Dona Edwiges, já no primeiro episódio, roubou tosas as características da Dona Clotilde. Uma velha que vive sozinha e se veste de azul, temida pelas crianças, que delas recebe um apelido (Louca da Escadaria), apaixonada pelo Seu Madruga... E assim vai.

Além do mais era 1973. O primeiro ano da série como independente. O formato não estava fixo, ainda era tudo maleável. Mudanças poderiam acontecer - e aconteciam, até o programa se consagrar de vez.

O mais prático é alguém perguntar para a Maria Antonieta mais detalhes do último episódio com ela, antes da volta em 1975. Ela comia um "pastel". Sim, mas como era o contexto? Ela fazia pasteizinhos com creme de barbear? Ou estava, junto com outros personagens, ao redor de uma mesa, lanchando?

Se possível, mostremos para ela o final de Los Insectos, para ver se ela reconhece.
Se for, falemos da hipótese de outra possível atriz substitui-la nos episódios seguintes, e ver se ela confirma.

Se não for...

O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 879 vezes
Curtiram: 4173 vezes

Mensagem por O Gordo » 12 Dez 2015, 12:09

Não passou pela cabeça de vocês que o episódio da caixa pode muito bem ter o roteiro modificado já que o mesmo conta com uma esquete?
Agora o das tortinhas não faço a mínima ideia
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 12 Dez 2015, 12:40

Barbano escreveu:
Churrumín escreveu:Contando os perdidos mundiais.
Afinal, era completamente normal eles receberem perdidos mundiais, que, naquela época (1983 a 1990) deviam ser totalmente comuns.
Pra mim não rola essa teoria de que os perdidos mundiais sumiram todos de uma vez. Acho que a Televisa distribuia alguns nos anos 80. Alguns.

Veja que no lote de 84 vieram mais de 80 episódios de Chaves, e só um era perdido mundial. Se a Televisa distribuísse quase 40 na época, seria muito azar em um lote tão grande vir somente um. Em média, considerando que de cada 8 episódios, 1 é perdido mundial, deveria ter vindo uns 10 perdidos mundiais só nesse lote.

Nos lotes de 84, 88 e 90, o sbt pegou mais de 200 episódios de Chaves, e só 6 eram perdidos mundiais. Para mim isso é um forte indicativo de que na época a Televisa estava bem longe de distribuir todos os perdidos mundiais. O sbt comprou a maioria dos episódios de Chaves. Se todos os perdidos mundiais fossem comum, certamente ele também teria a maioria dos perdidos mundiais.

No caso de Chapolin isso é ainda mais gritante. Sbt tem mais de 150 episódios, e só um (dos que conhecemos) é perdido mundial. No gigantesco lote de 90 aparentemente não veio nenhum. É um forte indicativo que poucos eram distribuídos na época.
Churrumín escreveu:Perceba que eu não conto o lote de 1992, por que nele não há nenhum perdido mundial. Não dá pra saber se foi acaso ou se, nessa época, eles já sumiram do catálogo mesmo.
Você tá sendo contraditório. Tá considerando uma declaração do Seidl justamente no lote de 92 para considerar que o sbt tinha tudo. Então eles se baseariam em uma listagem dessa época. E é um lote minúsculo, o fato de não ter nenhum perdido mundial nele não quer dizer nada. O lote de 84 tinha 5 vezes mais episódios, e só um era perdido mundial.
O Gordo escreveu:
Chafundifórniuns escreveu:Muitos episódios devem ter sido exibidos apenas uma vez, em sua exibição original, e nunca mais devem ter sido reprisados, muito menos distribuídos pra outros países.
A primeira frase pode ser descartada porque "Os piratas - parte 3" foi exibida três vezes (contabilizando duas reprises)
Ele disse muitos episódios, não todos. Esse especificamente foi reprisado, e talvez distribuído para outros países até uma determinada época. Não quer dizer que isso valha para os demais.
1- Foi exatamente isso que eu falei. A Televisa foi retirando os episódios aos pouquinhos.
E não tem essa de "naquela época só alguns perdidos mundiais ainda poderiam estar sendo distribuídos".
Ela começou a distribuir Chaves para outros países ainda em 1973. Se algum episódio sumiu logo após sua exibição original, foi um caso muito isolado.
E de 1973 para 1983, quando Chaves chegou no Brasil, foram dez anos.
Considerando que a renovação de fitas fosse de três em três anos, a Televisa só teria duas oportunidades para tirar episódios dos lotes, até o catálogo chegar nas mãos do SBT.

Mas você entra num ponto certo. Nos 80 episódios do Lote de 84, só um era perdido mundial. Mas Chaves tem 312 episódios, dos quais só 39 são perdidos mundiais.
Ainda restam 273 episódios comuns. A proporção está correta.

Em 84, 88 e 90, de mais de 200 episódios, só 6 perdidos mundiais. Ok. Agora desconsidere daí 31 redublagens (e, segundo a minha teoria, ainda há umas 20 e tantas desconhecidas).
Ainda assim é um número pequeno.
Mas vamos considerar 10 perdidos mundiais, contando My Fair Lady / Chaves Louco, cuja fita apareceu no Festival SBT 30 Anos, e a última compiliação de 72, Os Ladrões / Madruguinha / As Bombinhas, que é praticamente certo que o SBT tem, e que exibiu no lugar do TJ Brasil durante uma enchente.
Junte aí mais dois relatos de fãs que podem ser verdadeiros (tais como Hector Bonilla parte 1).
10 de 170. Nada mal.

Ainda segundo a minha teoria, há 20 e poucos episódios dublados pela MaGa ainda inéditos (alguns como Isto Merece um Prêmio (1977) e O Bilhete de Loteria (1976) apareceram em aberturas (a mais recente de 1993), não tem como não terem sido dublados). A tal Lista 2015.

Desses 20 e poucos, que podem ser dos lotes de 88 e 90, (já que os de 84 e 92 estão completos), vamos tirar 5 como perdidos mundiais.
(Três de um, dois de outro, ainda está na média).

15 de 170 (ou 15 de 150, considerando as 20 redublagens desconhecidas) para 39 de 312. Não vejo erro.

E não vamos contar Chapolin (até por que ele não tem "só" dois perdidos mundiais, deve ter a mesma quantidade de Chaves), por que ele ainda tem duas ou três dezenas de episódios inéditos, não dá pra se basear assim.
Eu acho que tem muito mais. O Lote de 88 dele ter SÓ TRÊS episódios? Isso nunca me convenceu.
A diferença é que Chapolin é rejeitado pelo SBT, não tem uma exibição decente.
Mas, para mim, ele tem o mesmo número (ou quase) de episódios recebidos que Chaves.

2 - Não estou sendo contraditório. Não disse que em 92 os perdidos mundiais não eram mais distribuídos. Justamente por ser um lote minúsculo, com razão nenhum deles caiu ali.

E, se a listagem fosse numerológica, permitiria o erro de episódios repetidos. E foram esses episódios repetidos que deram a ilusão do SBT de ter a série completa. E, como eles nunca renovaram o pacote, o que lhes permitiu não perderem os perdidos mundiais que tinham recebido, talvez nunca renovassem a listagem também.

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 12 Dez 2015, 12:53

E estou gostando de ver. Desde que o Gordo ressuscitou esse tópico, há cinco páginas atrás, só vejo um debate saudável, sem enrolações, cheio de teorias e hipóteses boas, numa discussão contida... Todos juntos, trocando idéias sobre os mistérios das séries.

É disso que o DDNL estava precisando. Estava com saudades dessas discussões.

Jimmytwain91
Membro
Membro
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 218 vezes

Mensagem por Jimmytwain91 » 12 Dez 2015, 13:04

Muito legal o modo que vcs organizam esse fórum, eu não entendo muito isso de lotes e perdidos, mas é muito legal acompanhar isso tudo no fórum...
Esses usuários curtiram o post de Jimmytwain91 (total: 1):
O Gordo

O Gordo
Membro
Membro

Mensagem por O Gordo » 12 Dez 2015, 13:08

Churrumín escreveu:E estou gostando de ver. Desde que o Gordo ressuscitou esse tópico, há cinco páginas atrás, só vejo um debate saudável, sem enrolações, cheio de teorias e hipóteses boas, numa discussão contida... Todos juntos, trocando idéias sobre os mistérios das séries.

É disso que o DDNL estava precisando. Estava com saudades dessas discussões.
É meu objetivo tentar procurar assunto e reviver esse sub com a única coisa que rende no momento, que são os perdidos. :lol:
Imagem
- XAVIER, Evilásio

USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 12 Dez 2015, 14:27

Chanfle! Vejam aqui, no Foro Chavo:

http://www.chavodel8.com/foro/viewtopic ... &start=180

Um usuário novato, "Super San", acaba de chegar ao fórum, e posta uma mensagem no tópico de episódios perdidos.

Ele pergunta sobre a Parte 2 de FBV, de 1976 e sobre O Papagaio do Quico. Também questiona sobre Os Toureiros de 1973 e "um episódio em que Seu Madruga vai dar um cascudo em Chaves, mas ele está com uma tigela embaixo do gorro para se proteger".

Prontamente, outro usuário, Erick, responde ás suas dúvidas, mostrando os vídeos dos dois perdidos em português, conversando sobre O Papagaio e dizendo que o episódio da tigela é o Chaves Louco, de 1977.

"Super San" (que é do Chile), então, faz as seguintes observações:

- Nunca viu O Papagaio do Quico.
- O tal canal chileno (Megavision) onde ele assiste Chaves só transmite as partes 1 e 4 de FBV, mas transmitia a 2 a muitíssimo tempo e depois parou.
- Há pouquíssimo tempo atrás, transmitiram Toureiros de 1973. Mas ele não tem como gravar. E não sabe quando (ou se) transmitirão de novo, já que exibem os episódios embaralhados (como o SBT faz).

Detalhe: os posts são de fevereiro de 2008. Então quer dizer que, em algum momento nos últimos meses de 2007 ao início de 2008, um canal chileno transmitiu Toureiros de 73.
E, logicamente, foi uma exibição única.

Aqui ele comentando:

Leyendo otros post hay episodios que creo haber visto alguna vez

- La de los toreros de 1973 no hace mucho la dieron aqui, desgraciadamente no poseo ningun equipo para grabarlo

E, depois, reconhecendo o video:

El episodio fue encontrado en portugués.
http://www.chavodel8.com/videos/temporada/1973/17.php
Entonces quiere decir que en Chile lo transmiten en español?

Si, acabo de ver el video en la pagina y es el episodio que vi, lamentablemente no se si lo volveran a transmitir y si lo hacen cuando, ya que aqui en Chile transmiten los episodios sin orden alguno

EDIT: Outro comentário interessantíssimo, na mesma página:

Les quiero avisar que el otro dia me parecio ver en un homenaje a chespirito parte del episodio de las interrupciones a don ramon (1972), el cual esta perdido. La parte es la que quico le dice a don ramon " No me puede devolver mi tamborcito???". y luego viene doña florinda y le da una cachetada a don ramon. Esta parte la podemos ver en una foto si buscamos en internet. el video era de muy mala calidad y voy a realizar una llamada a telefe aca en argentina para ver si por casualidad lo pueden re transmitir para que lo grabe, ya que en este canal lo pasaron a dicho homenaje. La verdad es un homenaje viejisimo y fue transmitido sin motivo alguno. Voy a ver que puedo hacer.

RenatoCS
Membro
Membro
Time de Futebol: El Nacional
Curtiu: 88 vezes
Curtiram: 591 vezes

Mensagem por RenatoCS » 12 Dez 2015, 16:50

Churrumín escreveu:"Super San" (que é do Chile), então, faz as seguintes observações:
(...)
- Há pouquíssimo tempo atrás, transmitiram Toureiros de 1973. Mas ele não tem como gravar. E não sabe quando (ou se) transmitirão de novo, já que exibem os episódios embaralhados (como o SBT faz).
(...)
Si, acabo de ver el video en la pagina y es el episodio que vi, lamentablemente no se si lo volveran a transmitir y si lo hacen cuando, ya que aqui en Chile transmiten los episodios sin orden alguno
Yo puedo preguntarle, mantengo conversación con él fuera del foro desde hace mucho tiempo. Le escribiré y les avisaré cuando obtenga respuesta.

Con el tiempo, super sam fue más que un usuario novato en el foro :vamp:
Churrumín escreveu:- O tal canal chileno (Megavision) onde ele assiste Chaves só transmite as partes 1 e 4 de FBV, mas transmitia a 2 a muitíssimo tempo e depois parou.
De lo que me ha dicho, supone que la segunda parte dejaron de emitirle por cuestión de derechos del Chapulín Colorado :panc:
Churrumín escreveu:Les quiero avisar que el otro dia me parecio ver en un homenaje a chespirito parte del episodio de las interrupciones a don ramon (1972), el cual esta perdido. La parte es la que quico le dice a don ramon " No me puede devolver mi tamborcito???". y luego viene doña florinda y le da una cachetada a don ramon. Esta parte la podemos ver en una foto si buscamos en internet. el video era de muy mala calidad y voy a realizar una llamada a telefe aca en argentina para ver si por casualidad lo pueden re transmitir para que lo grabe, ya que en este canal lo pasaron a dicho homenaje. La verdad es un homenaje viejisimo y fue transmitido sin motivo alguno. Voy a ver que puedo hacer.
No hacer mucho caso. Fue escrito por un usuario que resultó muy molesto, incluso podría tratarle del mismo lperez en su forma más primitiva :P
Imagem
Imagem

O Gordo
Membro
Membro

Mensagem por O Gordo » 12 Dez 2015, 17:04

Se existisse "Uma conferência sobre o Chaves" do início de 1974 saberíamos o motivo do mistério (ou a Televisa faria questão de perder esse também) :lol:
Imagem
- XAVIER, Evilásio

.

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8961 vezes
Curtiram: 4934 vezes

Mensagem por Jacinto » 12 Dez 2015, 17:10

Quanto ao Chapolin, eu duvido que o Sbt só tenha esses 2 perdidos mundiais que nós conhecemos em seu acervo, certamente deve ter bem mais, tenho uma impressão que pelo menos um daqueles que aparecem no episódio da conferência o Sbt possui em seu acervo.

O Gordo
Membro
Membro

Mensagem por O Gordo » 12 Dez 2015, 17:12

Por motivos bem esquisitos eu acho que eles tem a primeira versão do aristocratas lá.

Também acho que boa parte dos semelhantes possa estar sendo substituída no início da lista.
Imagem
- XAVIER, Evilásio

.

Jacinto
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Jacinto » 12 Dez 2015, 17:14

O Gordo escreveu:Por motivos bem esquisitos eu acho que eles tem a primeira versão do aristocratas lá.

Também acho que boa parte dos semelhantes possa estar sendo substituída no início da lista.
Não entendi essa parte, se refere a lista do SBT ? :P

O Gordo
Membro
Membro

Mensagem por O Gordo » 12 Dez 2015, 17:25

Exato.

Outra coisa é que na tal lista "Irmãos Gêmeos" está deslocado, no meio dos episódios do lote 84. Muito provavelmente eles tem alguma versão do episódio do caso dos homens idênticos, já que certa vez um editor do SBT disse que tinha um episódio onde o "Seu Madruga" tinha "gêmeos".
Imagem
- XAVIER, Evilásio

.

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 12 Dez 2015, 17:41

RenatoCS escreveu:
Churrumín escreveu:"Super San" (que é do Chile), então, faz as seguintes observações:
(...)
(...)
Yo puedo preguntarle, mantengo conversación con él fuera del foro desde hace mucho tiempo. Le escribiré y les avisaré cuando obtenga respuesta.

Con el tiempo, super sam fue más que un usuario novato en el foro :vamp:
Seria ótimo. Só lastimo que ele não tenha gravado.
E em que resultou o "Super San"?

Jacinto
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Jacinto » 12 Dez 2015, 19:03

O Gordo escreveu:Exato.

Outra coisa é que na tal lista "Irmãos Gêmeos" está deslocado, no meio dos episódios do lote 84. Muito provavelmente eles tem alguma versão do episódio do caso dos homens idênticos, já que certa vez um editor do SBT disse que tinha um episódio onde o "Seu Madruga" tinha "gêmeos".
Então com certeza é a de 74, já que na de 76 é o Chespirito que interpreta os 2 irmãos, e tem também o da troca de cérebros no meio do lote de 84 que deve ter uma dublagem dessa época e pode ter vindo junto com o da Cleópatra já que em 20011 apareceu uma fita com o nome dos 2 episódios.

Responder