Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1396 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Polegar » 11 Dez 2015, 12:30

Onde se sabe até agora, 31 episódios de Chaves foram redublados.
Para dar razão áquela frase dita nos estúdios da marshmellow, que o Seidl nos contou, "Não há mais nada para fazer aqui, o SBT raspou o fundo do tacho!", vamos supor que esses 31 episódios que vieram repetidos tomaram o lugar de outros que nunca vieram, dando ao SBT a ilusão de que teria dublado a série completa.

Mas há 84 episódios sem dublagem. Ora, 84 - 31 = 53.

Haveriam, então, mais 53 redublagens desconhecidas? Ou, quem sabe, mais 53 episódios dublados que desconhecemos?

Eu creio que o número não é exato para uma ou outra hipótese, mas sim dividido entre elas. Há X redublagens que ainda desconhecemos, como também há X episódios dublados que também desconhecemos que, somados, dão 53.

Vou fazer uma média juntando todos os relatos de episódios inéditos que circulam pelo Meio CH:
1973

- As Bombinhas
- O Cofre / Marteladas / Zarabatanas

1974

- O Vendedor de Balões -ou- Estourando Balões
-My Fair Lady / Chaves Louco

1975

- O Papagaio

1976

- O Bilhete de Loteria
- O Exame de Recuperação (Parte 2)

1977

- Isso Merece um Prêmio

1978

- Batendo Uma Bolinha

1979

- Tortinhas de Merengue
- Um Astro Cai na Vila (Parte 1)

ANO DESCONHECIDO

- A Chirimoya (1973 -ou- 1975)
- Os Gesseiros (1974 -ou- 1978 [a Parte 1])
Admitindo todas essas possibilidades, só para ter um percentual, são 13 episódios. 53 - 13 = 40.
Também é meio impossível haver 40 redublagens a mais do que já sabemos. Então vamos fechar em, digamos, 25, para ficar balanceado, e dar os outros 15 para os episódios inéditos.

Seriam, então, 25 redublagens desconhecidas e 28 episódios dublados também desconhecidos, ou mais ou menos isso.

Nada mal. Ainda restaram 56 episódios que nunca chegaram ao Brasil de fato. Ou 45, contando os RioSound.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 11 Dez 2015, 15:47

De onde você tirou que tem 84 episódios de Chaves sem dublagem???

Só o sbt já exibiu 240. Tira dessa conta os perdidos mundiais, e temos dublados 234 dos 273 episódios que a Televisa distribui. São só 39 episódios sem dublagem, portanto. Ou 52, se não contar os Rio Sound (e supondo que Sustos na Vila tenha sido dublado pela Maga).

Ou cê tá supondo que o sbt fez as contas que tinha tudo contando os perdidos mundiais?

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1396 vezes

Mensagem por Polegar » 11 Dez 2015, 18:01

Contando os perdidos mundiais.
Afinal, era completamente normal eles receberem perdidos mundiais, que, naquela época (1983 a 1990) deviam ser totalmente comuns.

Há um hiato de exatos dez anos entre entre 1973 (quando a Televisa começou a distribuir CH para outras emissoras) até 1983 (quando CH chegou no Brasil).
A não ser por um ou outro (uma margem de erro minúscula) que tenha sumido nesse meio tempo, a conta está correta.

"Ah, mas dez anos é muito!"

Sim, mas as emissoras não renovam os pacotes de fitas de um em um ano. Demora um certo período. Vamos supor a média de três anos (que ainda é um espaço meio curto, mas, razoável). Em dez anos se faria, no máximo, três trocas. Os lotes passariam duas vezes de volta para a Televisa.

Ou seja, a Televisa teria apenas duas oportunidades para tirar do pacote o que são hoje os perdidos mundiais. Não deve ter nem tirado, ou tirado poucos. O sumiço foi se dando gradativamente.

Aí as séries chegaram no Brasil em 1983 (para estrear em 1984). Se foi mesmo brinde, erro, ou veio por imposição junto as novelas, não se sabe. O importante é que com ela veio o catálogo de episódios (com os futuros perdidos mundiais contando), naturalmente, que o SBT usou para pedir mais lotes (que por algum motivo se embaralharam, a ponto de vir um mesmo episódio duas vezes no mesmo lote), e fazer o levantamento.

Eu não acho que eles faziam o levantamento por títulos, e sim por números, o que gerou a confusão.

Perceba que eu não conto o lote de 1992, por que nele não há nenhum perdido mundial. Não dá pra saber se foi acaso ou se, nessa época, eles já sumiram do catálogo mesmo.

Depois de algum tempo após esse período, a emissora finalmente reconheceu o erro e classificou que tinha episódios faltantes na coleção.
Mais aí era tarde e Inês era morta Gastaldi era morto.

Até que chegou o Lote de 2012, para, pelo menos, completar as sagas faltantes e trazer os de roteiro sem nenhuma versão exibida no Brasil.

Ruan Fonseca
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: potiguar de mossoró
Curtiu: 360 vezes
Curtiram: 1707 vezes

Mensagem por Ruan Fonseca » 11 Dez 2015, 18:08

Muitos episódios devem ter sido exibidos apenas uma vez, em sua exibição original, e nunca mais devem ter sido reprisados, muito menos distribuídos pra outros países.
Pra falar a verdade, acho que quando o SBT comprou as séries, a Televisa devia vender no máximo uns 15 perdidos (atuais) de Chaves e uns 10 de Chapolin.
Mas faz sentido isso da confusão de números...
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

James Revolti
Administrador
Administrador
Curtiu: 633 vezes
Curtiram: 2000 vezes

Mensagem por James Revolti » 11 Dez 2015, 18:28

Não parei pra teorizar muito sobre o assunto, mas sempre encarei que se baseavam em numeração (ou datas) pra pedir os lotes seguintes.

Mas conforme os episódios foram cancelados, a numeração deles mudava (e até algumas datas - vide "O planeta selvagem"). Talvez isso explicasse os episódios repetidos.

Além de mais episódios, antigamente tínhamos mais reprises sendo distribuídas, também, como o Chapolin em Acapulco de 79, por exemplo.

O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 879 vezes
Curtiram: 4173 vezes

Mensagem por O Gordo » 11 Dez 2015, 18:32

Chafundifórniuns escreveu:Muitos episódios devem ter sido exibidos apenas uma vez, em sua exibição original, e nunca mais devem ter sido reprisados, muito menos distribuídos pra outros países.
Pra falar a verdade, acho que quando o SBT comprou as séries, a Televisa devia vender no máximo uns 15 perdidos (atuais) de Chaves e uns 10 de Chapolin.
Mas faz sentido isso da confusão de números...
A primeira frase pode ser descartada porque "Os piratas - parte 3" foi exibida três vezes (contabilizando duas reprises)

--
Agora que eu parei pra pensar: se o SBT recebeu duas cópias de "Errar é humano", será que a outra cópia que não é exibida atualmente tem imagem melhor que a atual (sem os riscos pretos a todo momento)?
aliás, eu prefiro um episódio cheio de riscos e falhas igual o Errar é humano do que ver Chaves esticado em 16:9 com direito ao Murilo falando que remasterizaram em HD
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Nandinho s.
Membro
Membro
Curtiu: 255 vezes
Curtiram: 483 vezes

Mensagem por Nandinho s. » 11 Dez 2015, 20:19

Churrumín escreveu:
Nandinho s. escreveu:Ué, e a Maria Antonieta não disse na biografia dela que o último episódio que ela gravou tinha sido um que ela comia "um pastel" (ou um bolo). Pelas características, a conclusão foi que esse episódio era o dos insetos do Chaves.
Creio eu que ela não iria errar em sua própria biografia.

Porém, como há uma teoria que diz que "a ordem de gravação nem sempre corresponde a ordem de exibição" eu imagino que Tortinhas de merengue e A caixa de madeira tenham sido gravado antes do episódio dos insetos. Talvez a Maria já tinha dado informações que iria precisar sair da série e como os roteiros seguintes já estavam escritos, então decidiram gravar logo. Isso é apenas uma especulação.

Porém nos episódios Animais proibidos e Goteiras não sinto que ela faça tanta falta. Principalmente neste último.
O que mais Tortinhas de Merengue tem são bolos/tortas/pasteles, como quiser chamar. Pode ser esse também. Além do mais, Insetos não foi o ultimo (conhecido) com ela, logo depois veio Bandinha.

E, se gravaram Tortinhas primeiro, por que não exibiram logo, como o da caixa? Ao invés disso, gravaram "Animais Proibidos", na sua teoria já sem a Chiquinha, para logo depois exibirem esse, e depois mais outro sem ela (Goteiras)... Tá muito torto isso dai.

Em Animais proibidos percebo que ela não faz tanta falta. Mas não quer dizer que ela não esteja na 1ª versão e provavelmente execute a mesma função no remake.

O mais lógico é que realmente o último episódio tenha sido Tortinhas. Mas estamos falando da Televisa, que adora fazer umas confusões em exibições, e disso sabemos bem.
Mas ai vem aquela dúvida: esses dois episódios foram reprisados em 11/1974. Ano em que a Maria Antonieta estava no canal concorrente. Ano em que a Chiquinha não apareceu nenhuma vez na série. Porque reprisariam justamente esses 2 episódios "com ela" e o resto das reprises de episódios sem ela? (Me refiro a tortinhas e A Caixa de madeira)
De grão em grão a galinha enche o papo, o importante é ser constante! - Chiquinha

Chad'
Membro
Membro
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 270 vezes

Mensagem por Chad' » 11 Dez 2015, 22:01

Bom, o próprio Fabão disse que é difícil fazer um roteiro ao estilo do episódio da Caixa de Madeira com duas crianças.

Outra teoria maluca: será que alguém não chegou a ser chamado pra substituir a Maria Antonieta nesses 4 episódios seguidos de 1973, não acertou valores, saiu e não deu mais pista de por onde estava? Porque eu acredito que também tenha que pagar direitos de exibição para atores, atrizes e seus descendentes... ou eu estou me enganando?
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

Nandinho s.
Membro
Membro
Curtiu: 255 vezes
Curtiram: 483 vezes

Mensagem por Nandinho s. » 12 Dez 2015, 00:29

Eu pensei nessa possibilidade! De alguma atriz ter feito o papel da Chiquinha em algum desses episódios.

Na 1ª versão de A menina que jogava fora os seus brinquedos o Chapolin tem uma atriz "de fora" que interpreta a menina rebelde. Então, quem sabe ela não fez uma participação no Chaves tbm, já que os episódios em questão estão bem próximos no quesito data de exibição.
De grão em grão a galinha enche o papo, o importante é ser constante! - Chiquinha

Jimmytwain91
Membro
Membro
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 218 vezes

Mensagem por Jimmytwain91 » 12 Dez 2015, 01:43

Quem sabe um dia possamos ver esses episódios...

Bóris
Membro
Membro
Time de Futebol: nenhum
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 77 vezes

Mensagem por Bóris » 12 Dez 2015, 07:48

O Gordo escreveu:
Churrumín escreveu:Mesmo para dublagem, a Televisa não quis liberar FBV Parte 2, para o Lote 2012.
Acho que fariam o mesmo se o Lote 2012 também quisesse completar a saga do Madruguinha de 77.

Se eles não tivessem mais esses capítulos, poderiam muito bem solicitar a pista em áudio original que o SBT deve ter. Mas, em nenhum momento soubemos de qualquer interesse da Televisa nessas supostas pistas. Nem sequer contataram o SBT sobre o assunto.

Ou seja: eles devem ter os episódios lá, sim. Não liberam por algum motivo muito obscuro. Marketing não é, pois não havia boom maior para soltar essas preciosidades em qualquer plataforma de lucro do que a morte de Chespirito.

Defeito também não é, pelo menos não em todos, pois temos vários perdidos mundiais aqui, e poderiam solicitar cópias para mixar com o áudio original (geralmente o áudio é o que mais consegue se salvar, vide Doctor Who).
Também soltaram mais dois perdidos mundiais no Lote Novo. Um desses foi o Duas Vezes Chapolin, que o SBT provavelmente tem, como apareceu naquela lista misteriosa, e o outro foi o da Sobrinha da Dona Clotilde, de 1973, que o SBT também tem.

Ou seja, receberam naqueles tempos, ainda como perdidos mundiais. E se não tivessem voltado no Lote Novo em 2007, a estréia em 2012, na volta dos semelhantes, ia causar tanto alarde quanto Muitas Marteladas Parte 2 causou.

As fitas também não devem ter sido apagadas completamente. Repetindo, não todas. Hector Bonilla Parte 1, por exemplo, foi exibida em um canal hispanohablante até meados dos anos 2000, visto que um fã gravou-o três diferentes vezes nesse período. Os episódios começaram a se perder entre 1990 a 1994 (data do último lote com perdidos mundiais que veio ao SBT até a reexibição da saga dos Piratas, do Chapolin, já sem a Parte 3). Daria tempo o suficiente para a Televisa perceber que uma emissora estava exibindo um episódio raro e pegar uma cópia.
Se isso não aconteceu, é por que eles tem o episódio lá.

Censura também não foi. Dos perdidos que temos salvos, nenhum tem motivo para ser censurado. Por que os outros teriam?

Outro ponto contribui ainda mais para a obscuridade: alguns episódios tem todas (ou quase todas) as suas versões da era clássica faltando. Necrotério, Chapolin x Hitler, RSE, Forca, Toureiros, Chimpandolfo Parte 1 (esse falta até no Programa Chespirito)...

Também pode ser coincidência, mas a maior parte das sagas, ao menos as mais importantes, tem partes faltando em algumas ou em todas as versões: FBV, Pintores, Chimpandolfo, Toureiros, Extrato de Energia Volátil, Hector Bonnila, Madruguinha, Seu Madruga Carpinteiro, Exame de Recuperação...
Até mesmo a primeira parte da saga de Acapulco está rareando ultimamente...

A Televisa poderia ter pego pistas originais em mais países que fizeram dublagem, como Japão e Itália, mas não fizeram isso. Um canal de entrevistas que recebeu Chespirito o palco certa vez, exibiu trechos do Necrotério, e ela nem se pronunciou.
Ou seja: esse canal tem esse (quiçá mais) episódio em seus arquivos, e a Televisa nel ligou.

Prova de que ela tem tudo - ou quase tudo. E por um mistério extremo jamais libera...
Esse lance do FBV 2 é que me intriga - e olha que não comi muito trigo.
Eu queria saber como é que foi esse negócio (Valette dá uma força aqui), tipo se o SBT chegou e pediu e a Televisa disse NÃO, se disseram que tinha problema, que não existe, que uma louca dos dinossauros passou e levou a fita voando, que fumaram a fita, sei lá, como é que foi isso?

Aliás, pra mim o SBT tem as pistas originais dos perdidos em espanhol e só não passa no SAP por pura frescura

--
Isso daqui não pode passar em branco além das versões de um mesmo episódio perdidas.

Imagem

TODOS os episódios seguintes à saída da Maria são perdidos.
Também sempre me pergunto o que a Televisa disse para o SBT quando ele pediu uma nova cópia do FBV 2.

Também me pergunto quem foi que escolheu os 14 episódios a receberem dublagem Rio Sound.
Eles tinham uma lista? :heim:
Alguém realmente entendido na série opinou lá no arquivo? :heim:
Ou eles só sabiam da existência desses episódios, porque esses já haviam recebido dublagem MAGA no passado, mas acabaram se perdendo? :asso: :vamp:

E como é que descobriram que o episódio de Chaves "Bebê Versus Compras (1973)" e o episódio de Chapolin "Fila e fichas do hospital / Duas vezes Chapolin (1973)" já foram perdidos mundiais? Digo, há registro de quando eles deixaram de serem distribuídos?
Editado pela última vez por Bóris em 12 Dez 2015, 08:36, em um total de 1 vez.
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 12 Dez 2015, 08:20

Churrumín escreveu:Contando os perdidos mundiais.
Afinal, era completamente normal eles receberem perdidos mundiais, que, naquela época (1983 a 1990) deviam ser totalmente comuns.
Pra mim não rola essa teoria de que os perdidos mundiais sumiram todos de uma vez. Acho que a Televisa distribuia alguns nos anos 80. Alguns.

Veja que no lote de 84 vieram mais de 80 episódios de Chaves, e só um era perdido mundial. Se a Televisa distribuísse quase 40 na época, seria muito azar em um lote tão grande vir somente um. Em média, considerando que de cada 8 episódios, 1 é perdido mundial, deveria ter vindo uns 10 perdidos mundiais só nesse lote.

Nos lotes de 84, 88 e 90, o sbt pegou mais de 200 episódios de Chaves, e só 6 eram perdidos mundiais. Para mim isso é um forte indicativo de que na época a Televisa estava bem longe de distribuir todos os perdidos mundiais. O sbt comprou a maioria dos episódios de Chaves. Se todos os perdidos mundiais fossem comum, certamente ele também teria a maioria dos perdidos mundiais.

No caso de Chapolin isso é ainda mais gritante. Sbt tem mais de 150 episódios, e só um (dos que conhecemos) é perdido mundial. No gigantesco lote de 90 aparentemente não veio nenhum. É um forte indicativo que poucos eram distribuídos na época.
Churrumín escreveu:Perceba que eu não conto o lote de 1992, por que nele não há nenhum perdido mundial. Não dá pra saber se foi acaso ou se, nessa época, eles já sumiram do catálogo mesmo.
Você tá sendo contraditório. Tá considerando uma declaração do Seidl justamente no lote de 92 para considerar que o sbt tinha tudo. Então eles se baseariam em uma listagem dessa época. E é um lote minúsculo, o fato de não ter nenhum perdido mundial nele não quer dizer nada. O lote de 84 tinha 5 vezes mais episódios, e só um era perdido mundial.
O Gordo escreveu:
Chafundifórniuns escreveu:Muitos episódios devem ter sido exibidos apenas uma vez, em sua exibição original, e nunca mais devem ter sido reprisados, muito menos distribuídos pra outros países.
A primeira frase pode ser descartada porque "Os piratas - parte 3" foi exibida três vezes (contabilizando duas reprises)
Ele disse muitos episódios, não todos. Esse especificamente foi reprisado, e talvez distribuído para outros países até uma determinada época. Não quer dizer que isso valha para os demais.

Antonio Gabriel
Membro
Membro
Curtiu: 128 vezes
Curtiram: 47 vezes

Mensagem por Antonio Gabriel » 12 Dez 2015, 08:52

Churrumín escreveu:
Imagem
TODOS os episódios seguintes à saída da Maria são perdidos.
Isso Chama atenção, pois em chaves os episódios depois que a Maria Antonieta sai da série estão perdidos não é o caso de Chapolin que estão todos comuns(3) nós baseando nós episódios de Chapolin seria mais fácil concluir a história ou ela participaria em Chaves e não em Chapolin
Imagem
Usuário do Fórum Chaves desde de 23/05/2015
Ex Responsável pelo Jogo "De que Episódio é essa Foto?"
Entrevista da Semana #15 - Antonio Gabriel
Entrevistador do Entrevista da Semana(2017)
Colaborador do Vizinhança do Chaves(2016.05 - 2016.12)
Administrador do Site Notícias dos Simpsons(2014.08 -)

Administrador do Site/Blog Mundo Pica - Pau Brasil(2015.09 -)
Imagem
Imagem

O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 879 vezes
Curtiram: 4173 vezes

Mensagem por O Gordo » 12 Dez 2015, 09:05

Barbano, Chapolin tem 2 perdidos e não só 1. No caso, O Planeta Vênus e o do circo de pulgas
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 12 Dez 2015, 11:39

Que seja, segue a mesma lógica.
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Responder