Rádios

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
jppedro86
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 11 vezes

Re: RÁDIOS

Mensagem por jppedro86 » 02 Dez 2015, 14:51

Comigo é justamente ao contrário. Bom, não é que eu odeie as músicas de outro país, tanto que até curto um bom flashback e tal... Mas as rádios pop não me descem. No máximo programas como o Baú da Mix, que não tocam músicas atuais. Da Metropolitana, mesmo, só ouço o Chupim. Mas...
Hugo Freitas escreveu:(sertanejo não é bem música, por isso a divisão)
Você quis dizer MPB?

Barbano
Administrador
Administrador
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4732 vezes

Mensagem por Barbano » 02 Dez 2015, 14:53

Como assim sertanejo não é música? Tá doido?
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Hugoh
Membro
Membro
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Mensagem por Hugoh » 02 Dez 2015, 14:58

jppedro86 escreveu:Comigo é justamente ao contrário. Bom, não é que eu odeie as músicas de outro país, tanto que até curto um bom flashback e tal... Mas as rádios pop não me descem. No máximo programas como o Baú da Mix, que não tocam músicas atuais. Da Metropolitana, mesmo, só ouço o Chupim. Mas...
Hugo Freitas escreveu:(sertanejo não é bem música, por isso a divisão)
Você quis dizer MPB?
MPB: Música Popular Brasileira.

jppedro86
Membro
Membro

Mensagem por jppedro86 » 02 Dez 2015, 15:02

Sim, mas o que te leva a dizer que sertanejo não é música?

Hugoh
Membro
Membro

Mensagem por Hugoh » 02 Dez 2015, 15:06

Da mesma forma como alguns dizem que funk não é música.

Igorkk33
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 1272 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Igorkk33 » 02 Dez 2015, 19:16

Não exagera, né?
Imagem

Hugoh
Membro
Membro

Mensagem por Hugoh » 02 Dez 2015, 19:27

Que exagero?

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Mensagem por Fellipe » 02 Dez 2015, 19:50

Não é porque você não gosta que não quer dizer que não seja música. Existe utilização de instrumentos, uma letra (aí aqui já cabe julgar a qualidade dela ou não), melodia, voz, etc.

Tudo que uma música precisa ter pra ser chamada de música. Se você gosta ou não, já é outra coisa. Além do mais, não é todo sertanejo que eu acho ruim. Não gosto desses sertanejos universitários que não falam nada além de festa, bebida e mulheres, que não passa de um funk disfarçado de sertanejo.

Mas existem ainda assim muitos artistas mais verdadeiros que fazem músicas bonitas.

E isso de que a maioria das músicas brasileiras é ruim é mito, existem muitos artistas brasileiros independentes que não são divulgados principalmente nas rádios, que insistem em tocar o mesmo de sempre.

Até hoje não ouvi nenhuma rádio que tocasse o Silva, por exemplo, que pra mim é o melhor compositor brasileiro da atualidade:

[youtube16x9]

Hugoh
Membro
Membro

Mensagem por Hugoh » 02 Dez 2015, 20:16

Letra, melodia e voz qualquer música possui. Até funk.
Não é apenas por conta do instrumento que eu posso dizer com propriedade que é música. E os remix (ou Mix, sei lá) que não possuem nenhum instrumento? É música?
E eu digo que "não é música" como forma de demonstrar meu gosto. Para meu gosto pessoal, aquilo não é música tendo o instrumento que for. É um lixo.
Não conheço nenhum desses artistas que uma pequena porcentagem brasileira conhece para dizer se é bom ou não. O que a mídia toca é o que o povo curte. Nenhuma rádio tocaria Anitta ou Luan Santana por vontade própria. O povo gosta, a rádio toca, mesmo se for um sertanejo.

Furtado
Membro
Membro
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Mensagem por Furtado » 02 Dez 2015, 20:40

Deixa o cara achar o que ele quiser...

Eu, por exemplo, não suporto a MPB.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Mensagem por Fellipe » 02 Dez 2015, 22:26

Hugo Freitas escreveu:Letra, melodia e voz qualquer música possui. Até funk.
Não é apenas por conta do instrumento que eu posso dizer com propriedade que é música. E os remix (ou Mix, sei lá) que não possuem nenhum instrumento? É música?
E eu digo que "não é música" como forma de demonstrar meu gosto. Para meu gosto pessoal, aquilo não é música tendo o instrumento que for. É um lixo.
Não conheço nenhum desses artistas que uma pequena porcentagem brasileira conhece para dizer se é bom ou não. O que a mídia toca é o que o povo curte. Nenhuma rádio tocaria Anitta ou Luan Santana por vontade própria. O povo gosta, a rádio toca, mesmo se for um sertanejo.
É bobagem falar isso. Fala que gosta do estilo ou que não gosta, simples.

Você acha que não é música, mas outras muitas pessoas acham.

O remix é apenas a versão de outra pessoa para aquela música, mas também é considerado música, pois é a forma que o DJ pensou em refaze-la.

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Mensagem por Chambón » 02 Dez 2015, 22:58

Caralho! Como assim o Victor não tá aqui? Não faz sentido isso! É absurda, inimaginável a ausência dele.

Esperando ele chegar pra rolar um pau doido, e a essência vital da antiga questão sobre o que é ou não é música ser discutida violentamente até beirar a uma conclusão satisfatória. :vamp:
Esses usuários curtiram o post de Chambón (total: 2):
FurtadoVictor235
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 03 Dez 2015, 01:27

Pois é, cheguei agora e ia dizer que comentário do Fellipe me representou... até que li a expressão "sertanejo universitário" :vamp:

Ainda insistem nisso? Uma coisa que começou em 2005, portanto que perdura há 10 anos (e detalhe, sem sofrer nenhum abalo em vendas de shows, execuções em rádio, Youtube, vendas e tudo mais - ou seja, algo consolidado), que tem guarânia, que tem vanera, que tem música romântica, que tem sanfona, que tem letras que falam das mesmas coisas que as músicas sertanejas antigas falavam, e tudo mais não é universitário, é sertanejo. Parece que usam esse termo para separar o "joio do trigo", quando na verdade é uma continuidade, uma modernização inevitável, e há música boa em todas as épocas. O sertanejo tem mais de cem anos e é a verdadeira música popular brasileira.

Agora, é fato que tudo isso é música, inclusive o citado funk e os remixes. Concordo com o Fellipe quanto a isso. Na verdade nem precisa ter instrumentos, pode-se por exemplo cantar uma música acapella, a própria voz segue uma linha melódica, um tom e várias notas. E isso é música.

No mais, estou "quase" acostumado com a deslegitimação da música sertaneja. Quase todo universitário e ouvinte de rock ou MPB fala coisas do tipo. E reconheço que às vezes eu fico ofendido, como o Chambón ressaltou, porque é estranho ao mesmo tempo ouvir o que o país inteiro ouve cercado de pessoas que na rota contrária não fazem isso e que acham ruim que eu ouça, querendo me "doutrinar" a não ouvi-lo ou ouvir outras coisas. É um paradoxo. Escuto o que o povo ouve, e ao mesmo tempo fico sozinho nisso. Sem contar que isso não vem de berço, eu gosto porque gosto mesmo, descobri e aprendi sozinho, ouvindo rádio quando criança.

O Hugo tem que reconhecer que existem as rádios segmentadas justamente porque sertanejo é o que mais toca nas rádios e o único gênero que consegue sustentar várias rádios tocando-o ao mesmo tempo com todas tendo boa audiência. Então, as rádios nem precisam tocar outra coisa se querem público e anúncio. As rádios estão certíssimas em tocar o que o povo quer ouvir, isso faz bem para as emissoras e para o público. Se amanhã o rock voltar a estourar, o público vai querer ouvir mais rock e mais rádios tocarão. Isso é extremamente normal.

Aliás, que bom que a Nativa vai fechar só no Rio :P

A daqui estava pegando mal, daí ouvi um pouco da Cultura FM de Araraquara, com oferecimento do "Pai Guerreiro que com a ajuda dos astros resolve qualquer problema financeiro e Sorveteria Me Lambe" :blink:
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

jppedro86
Membro
Membro

Mensagem por jppedro86 » 03 Dez 2015, 04:47

Se tudo acontecer como está previsto, a Nativa vai iniciar 2016 com o mesmo número de emissoras que iniciou 2015.

Hugoh
Membro
Membro

Mensagem por Hugoh » 03 Dez 2015, 14:53

Sertanejo só está com esse sucesso porque vem de uma raiz antiga com cantores renomados. Isso é exatamente o que sustenta o gênero. Se o sertanejo tivesse sido iniciado ontem com esses cantores e duplas atuais que só falam de balada, sexo, bebida, mulher e romance já estaria despencado. A história fantástica de um gênero não é motivo para a qualidade de hoje. Anos atrás ele até poderia ser bom, mas não hoje. O funk, por exemplo, sofre preconceito por ser uma coisa atual, do nosso século que trata de temas picantes tanto quanto o sertanejo. Não existe uma linha histórica com raízes tão profundas quanto o sertanejo tem, por isso caiu no desgosto popular. "É coisa de jovem. Lixo!". E cá pra nós, a maioria da letra de sertanejo e funk estão cada vez mais próximas. Claro que quase todo gênero possui a erotização, como o pagode, mas ambos estão chegando a ser idênticos.
É certo que o sertanejo possui um vasto público, mas quem não gosta não está indo em rota contrária e nem querendo doutrinar os outros, eu pelo menos não tenho a intenção. Há gosto pra tudo e cada um ouve o que bem entender. E o Brasil nunca se tornou e, dificilmente, se tornará um país 100% sertanejo, não importa o que a rádio toque.

Responder