http://globoesporte.globo.com/futebol-a ... brady.html
Ser
um brasileiro na NFL já é algo inusitado. Transformar-se em
um dos três maiores pontuadores da temporada, com 105 pontos, e ser o kicker líder em número de field goals anotados (26) são metas que vão além das expectativas, mas que são uma realidade nas estatísticas.
Esses números pertencem a Cairo Santos, que está em seu segundo ano na principal liga dos Estados Unidos e defende o Kansas City Chiefs. A franquia faz uma campanha de recuperação capaz de levar o time aos playoffs.
Na última semana,
Cairo chegou a 50 field goals na sua carreira, em 61 tentativas - ele já tem 51. Números compatíveis com os principais nomes da atualidade em sua posição. Stephen Gostkowski, companheiro de Tom Brady no New England Patriots, alcançou essa mesma marca na carreira em 59 chutes, e Graham Gano, kicker do único invicto da temporada, o Carolina Panthers, precisou de 70 oportunidades. Os dois são os maiores pontuadores do ano, à frente do brasileiro: 111 e 110, respectivamente.
Lenda do futebol americano, com quatro títulos do Super Bowl, um recorde entre os kickers, Adam Vinatieri, há 20 temporadas na liga, defendendo Patriots e Indianapolis Colts, precisou das mesmas 61 tentativas de Cairo para chegar aos 50 field goals marcados. O brasileiro sabe a importância para cada vez mais se estabelecer na liga como um nome importante.
- É uma marca importante, estou bem feliz com isso. Me dedico bastante para ter os melhores números possíveis e quero melhorar ainda mais. Já são 51 field goals no total, e a temporada ainda tem alguns jogos pela frente. Estou confiante que terei marcas bem legais ao final da atual temporada. A confiança aumentou bastante. Sinto isso do time e de mim também, já que estou mais seguro nos jogos e treinos. É uma fase muito boa, e quero que ainda seja melhor - disse.
Na temporada, Cairo lidera em números de field goals convertidos, com 26 em 32 tentativas. Ainda não é o aproveitamento ideal, com quatro erros da distância de 50 ou mais jardas. Ele foi bloqueado uma vez, e outro chute bateu na trave, de 54 jardas, que seria o mais longo de sua carreira. Em pontos extras, são 27 acertos em 28. Ainda alcançou uma marca importante, acertando sete field goals em um jogo, um abaixo do recorde da NFL.
- Eu estou satisfeito, mas sei que posso fazer mais. Posso ter melhores números, trabalho bastante diariamente para isso. Me cobro muito pois sei que na NFL a concorrência é grande, tudo muda muito rápido. Estou confiante, chutando melhor, e não quero que essa evolução tenha fim - afirmou Cairo, que tem como chute mais longo em sua carreira um de 53 jardas.