http://exame.abril.com.br/estilo-de-vid ... de-governo
De acordo com o estudo anual "Twiplomacy", realizado pela Burson-Marsteller, consultoria global de comunicação,
o Twitter se tornou a rede social favorita dos líderes mundiais para alcançar audiências por meio de mensagens-chave.
O objetivo do estudo é identificar
como os líderes mundiais usam essa rede social e de que forma se conectam com o público por meio do Twitter.
Os governos estão cada vez mais colocando esforços em suas comunicações digitais, incorporando, inclusive, elementos visuais em alguns de seus tweets.
86% dos governos das Nações Unidas têm presença no Twitter.
O "Twiplomacy" também destacou os cinco líderes mundiais mais seguidos. Entre eles estão: o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Papa Francisco e o primeiro ministro da Índia, Narendra Modi.
"A atuação do governo nas redes sociais está contribuindo para uma melhor voz ativa num formato de interação com os cidadãos. É uma plataforma que oferece uma proximidade maior com o público e deve ser vista como ponte para uma comunicação efetiva", explica Cely Carmo, diretora de estratégias digitais da Burson-Marsteller latino-americana.
Na América Latina, a presidenta
Dilma Rousseff está entre as cinco perfis mais influentes no Twitter.
--
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1810201110.htm
O PT vai montar uma "patrulha virtual" e treinar militantes para fazer propaganda e criticar a mídia em sites de notícias e redes sociais como o Twitter.
O partido quer promover cursos e editar um "
manual do tuiteiro petista", com
táticas para a guerrilha na internet.
"
Vamos espalhar núcleos de militantes virtuais por todo o país", promete o petista Adolfo Pinheiro, 36, encarregado de apresentar um plano de ação amanhã ao presidente da legenda, Rui Falcão.
Os filiados serão treinados para repetir palavras de ordem e usar janelas de comentários de blogs e portais noticiosos para contestar notícias "negativas" contra o PT.
"
Quando sai algo contra um governo petista, a mídia faz escândalo, dá página inteira no jornal. Temos que ir para cima", diz Pinheiro.
A criação dos chamados MAVs (núcleos de
Militância em Ambientes Virtuais) foi decidida em um Congresso do partido.
O encontro foi marcado por ataques à imprensa.
--
http://politica.estadao.com.br/noticias ... p-,1155922
A um custo de R$ 400 mil, o PT começou a treinar militantes do partido para aumentar e capacitar o time do partido que faz política nas redes sociais.
Em um "camping digital" que ocorre em São José dos Campos, no interior paulista, cerca de
2 mil inscritos participam de debates, palestras e oficinas que têm por objetivo formar
o exército virtual do PT.
Em sua maior parte instalados em barracas do camping, dentro de um clube da cidade, os petistas começaram a chegar para o evento na noite de sexta-feira.
São uma mescla de jovens e adultos, de diversos Estados: uns familiarizados com a rede e dispostos a discutir estratégias e outros que ainda engatinham no mundo digital. Entre os campistas, vereadores, assessores parlamentares e militantes em geral. Poucos portavam netbooks ou outros gadgets (aparelhos eletrônicos portáteis).

Nos três dias, frequentarão eventos que vão da tecnologia - "
como usar um editor de imagens", "
como formar e articular redes", "fotografia para o ativismo" - às estratégias -"
como fazer seu blog acontecer", "
meme, como fazer um viral".
Ontem pela manhã, em uma das tendas, duas
militantes virtuais do PT ensinavam como criar e gerenciar um perfil no Twitter. Kátia Figueira instruiu os presentes a separar as postagens pessoais das profissionais.

"
Como pessoa, você pode até falar da novela. Como partido, não", sustentou. Alguém quis saber, então, o que ela achava do perfil oficial da presidente Dilma Rousseff no Facebook ter compartilhado, no início do mês uma animação da presidente mandando um "beijinho no ombro", como no hit da funkeira Valeska Popozuda.
Em outra tenda, jovens militantes do partido falavam sobre a importância de articulação nas redes. "Temos que nos sensibilizar que aquele é o novo espaço em disputa. "
Hoje um idiota de direita com cinco milhões de seguidores faz um estrago que não conseguimos conter com nossos militantes", disse o palestrante Tiago Pimentel.