Texto sobre Representação Política do Chaves
- Valter May
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Grande solo do David Gilmour
- Curtiu: 0
- Curtiram: 1 vez
Texto sobre Representação Política do Chaves
Bom gente, tudo bem? Meu nome é Valter e eu costumava frequentar esse fórum alguns anos atrás.
Pois bem, eu fiz um texto teórico sobre a representação das classes políticas em Chaves, através de alegoria nos personagens. Tentei explicar os elementos do seriado para sustentar essa ideia. Não sei o que vocês vão achar do texto, mas se alguém tiver interesse no assunto eu ficaria feliz que fosse lido.
Acho que é isso.
Abraços!
Link:http://marximelu.com/alegorias-de-class ... do-chaves/
Pois bem, eu fiz um texto teórico sobre a representação das classes políticas em Chaves, através de alegoria nos personagens. Tentei explicar os elementos do seriado para sustentar essa ideia. Não sei o que vocês vão achar do texto, mas se alguém tiver interesse no assunto eu ficaria feliz que fosse lido.
Acho que é isso.
Abraços!
Link:http://marximelu.com/alegorias-de-class ... do-chaves/
- Esses usuários curtiram o post de Valter May (total: 1):
- Bgs
- Leandro Boutsen
- Membro

- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiram: 142 vezes
Re: Texto sobre Representação Política do Chaves
A geração está tão nova que o Valter May precisa se apresentar, olha só.
- Chokito Cabuloso
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Ed Gein FC
- Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
- Curtiu: 12 vezes
- Curtiram: 191 vezes
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 163 vezes
- Curtiram: 391 vezes
Essa parte das famílias incompletas é interessante, talvez explique mesmo o motivo (no mundo da época) de estarem todos num cortiço pobre passando dificuldades.
Mas acredito que a maioria das coisas citadas não foi pensada desse jeito "marxista" por Chespirito.
Sobre funcionário público, Jaiminho o carteiro também não seria? Se bem que ele costuma dizer que seria demitido se descobrissem que ele não sabe andar de bicicleta.
Mas acredito que a maioria das coisas citadas não foi pensada desse jeito "marxista" por Chespirito.
Sobre funcionário público, Jaiminho o carteiro também não seria? Se bem que ele costuma dizer que seria demitido se descobrissem que ele não sabe andar de bicicleta.
- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2171 vezes
- Curtiram: 4731 vezes
- bebida com metanol CH
- Moderador

- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 517 vezes
- Curtiram: 5237 vezes
é daora esses marxismo tudo no chaves pq tipo o Chespirito era um puta velho reacionário coxinha.
- Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
- ViniCuca
- Valter May
- Membro

- Time de Futebol: Grande solo do David Gilmour
- Curtiram: 1 vez
Hahahaha, o que eu quis dizer no texto é que mesmo sendo conservador, o Bolaños considerava a separação de classes sociais, mesmo que representadas nos personagens individualmente. Tentei ao máximo fazer com que o texto não tivesse um viés marxista, sempre citando ele com referências. O universo da vila é muito mais complexa que isso, caso contrário existiriam outros seriados com a mesma qualidade se tudo se resumisse à fórmulas. E sobre a demissão de funcionário público, no Brasil só se demite por justa causa. Caso um departamento público feche, seus funcionários são transferidos para outras funções até se aposentarem. De qualquer maneira, o que eu quis dizer é que o risco é muito menor do que um funcionário de empresa privatizada ou do que um terceirizado. Mas eu realmente não sei qual era o contexto no México. Como disse no texto, é muito raro haver um funcionário público representado na televisão.
-
ViniCuca
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 75 vezes
- Curtiram: 226 vezes
Sempre percebi essa contradição entre a moralização individual e o cunho marxista da série.
No geral, parece que todos estão mesmo amarrados à um loop infinito, onde suas problemáticas são expostas de uma forma mais particular e intuitiva do que estruturadas em um discurso claro.
O que lembra mais ainda a vida real, se olharmos pela perspectiva daquele que marginalizado, acaba reconhecendo empiricamente com muito mais profundidade as cadeias que o circundam, mas não tendo uma consciência disso a um nível coletivo e linguístico.
Quanto ao conservadorismo de Chespirito, acho que ocorre o mesmo que com Nelson Rodrigues. As posições políticas e morais individuais dos autores não interferiram na clareza, sensibilidade e imparcialidade com as quais reproduziram situações extremamente humanas.
No geral, parece que todos estão mesmo amarrados à um loop infinito, onde suas problemáticas são expostas de uma forma mais particular e intuitiva do que estruturadas em um discurso claro.
O que lembra mais ainda a vida real, se olharmos pela perspectiva daquele que marginalizado, acaba reconhecendo empiricamente com muito mais profundidade as cadeias que o circundam, mas não tendo uma consciência disso a um nível coletivo e linguístico.
Quanto ao conservadorismo de Chespirito, acho que ocorre o mesmo que com Nelson Rodrigues. As posições políticas e morais individuais dos autores não interferiram na clareza, sensibilidade e imparcialidade com as quais reproduziram situações extremamente humanas.

-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 163 vezes
- Curtiram: 391 vezes
Só eu não entendi?ViniCuca escreveu:Sempre percebi essa contradição entre a moralização individual e o cunho marxista da série.
- Fellipe
- Membro

- Curtiu: 719 vezes
- Curtiram: 1008 vezes
-
Ricardo Haertel
- Banido

- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 7 vezes
- Curtiram: 53 vezes
E isso em português quer dizer o quê?ViniCuca escreveu:Sempre percebi essa contradição entre a moralização individual e o cunho marxista da série.
- Dona Clotilde
- Membro

- Curtiu: 38 vezes
- Curtiram: 964 vezes