Estou com essa ideia de descrever os personagens da vila do Chaves com o alinhamento personagens de Dungeons&Dragons, o famoso D&D. Comecei a pensar nos possíveis alinhamentos de cada personagem mas queria saber o que vcs acham/pensam sobre o assunto. Pra quem não sabe o que é alinhamento vou explicar rapidinho. Se vc souber o que são os alinhamentos de D&D pode pular o próximo paragráfo
No D&D o comportamento das criaturas estão associados à dois eixos. Um eixo com a dicotomia Bom e Maligno, e o outro eixo com a dicotomia Caos e Ordem ( também chamado de Leal). A ideia é que um personagem Bom e Caótico, por exemplo, tenderia à ações boas mas de uma forma fora da norma ou leis (como Robin Hood). Um personagem Maligno e Leal tenderia à ações más com um certo padrão ou código. O Loki, irmão do Thor, é um exemplo bacana de personagem Maligno-Leal enquanto que o Coringa seria um exemplo de Maligno-Caótico, afinal "algumas pessoas só querem ver o mundo pegar fogo" como disse o Alfred.
Esse sistema de alinhamentos de D&D é bem simples e da muito pano pra manga, principalmente porque ele nunca explica o que é o Bom e o Mal. E também porque comportamentos barbáricos (considerados caóticos no material do D&D) podem ser vistos como dentro deu um código de conduta não usual apenas. Mas com todos esses por menores de lado, qual seria uma boa caracterização dos personagens do Chaves?
----------
Eu comecei uma lista com os personagens principais e queria saber a opinião de pessoas mais versadas no assunto, a.k.a. vcs XD
E também como eu queria comentar isso no Podcast que faço parte seria bacana bater um papo com alguém sobre o assunto antes.
(Se quiserem posto o link do episódio quando ele ficar pronto. Se quiserem!)
Qual o alinhamento da Vila do Chaves?
Dona Florinda: Caótica-Maligna.
A Dona Florinda é a masterMind, o KingPin, O Zé Pequeno da vila do Chaves. Esbofetando o Seu Madruga a tordo e a direito ela não podia ser menos do que o Caos na vila. Usando a influência e o poder do Prof. Girafales para abrir seu restaurante e exploração infantil para mantê-lo no dia-a-dia, a Dona Florinda se tornou a encarnação do Mal quando seu marido morreu em um trágico acidente.
Palavras do terror: Não se junto com essa gentalha!
Quico: Leal-Maligno.
O Quico é o pau mandado da Dona Florinda. Burro de mais para dominar o mundo sozinho. Sua lealdade à Dona Florinda (a qual chama em horas de perigo por Mamãe) é extrema. Tratando as crianças da vila como um sécto à sua riqueza e ostentação, o bochechudo da vila tem apenas uma coisa maior que seu rancor e ódio à humanidade: suas bochechas de buldogue velho.
Palavras do medo: Ohuinhó! Uhuhuhuhóhó [youtube16x9]
Dona Clotilde: Neutro-Maligno
De ser bem óbvio porque uma Bruxa seria maligna. Ela usa todas as suas táticas para corromper a vila inteira. Desde as crianças, os animas ou os adultos. Ela tenta corromper o Seu Madruga com todas as suas forças/
Palavras do Mal: Satanas!!!
Chiquinha: Caótico-Neutro
A Chiquinha é a encarnação do inesperado em forma de guria. Talvez por ignorância ou inocência seu respeito por autoridades e estruturas de poder é inexistente. Chamando de burro tanto seus tutores quanto seu progenitor sempre que achar cabível e chutando Dona Florinda sem medo das consequencias, não é possível saber em qual lado ela está se é que ela distingui lado algum. Ela demonstra como o caos e a improbabilidade estão ao seu lado quando ela adquiriu o único bilhete premiado para Acapulco.
Palavras do Caos: O que vc tem de burro vc tem de burro

Chaves : Neutro
O Chaves conhece as intempéries da vida como ninguém naquela vila. Tanto é que decidiu esconder sua moradia e seu nome verdadeiro dos outros habitantes. Apto à qualquer coisa para conseguir comida ele morreria mas não perderia a vida por um Sanduiche de presunto. Hora ajudando outros da vila e hora deixando a vida deles um inferno, o Chaves sabe que na vida é cada um por si. Hora do lado da Dona-Florinda ou hora do lado do Seu Madruga, o Chaves muda suas convicções quando as estruturas de poder mudam. Qualquer coisa em excesso deve ser evitado
Palavras da neutralidade: Foi sem querer querendo.
Senhor Barriga Neutro-Bom
Por que alguém que representa o capitalismo seria bom? Na verdade observando as estruturas de poder é ser bem fácil de entender. As únicas pessoas que efetivamente pagam o aluguel na vila são as entidades malignas, Dona Florinda e Dona Clotilde. Se ele realmente se importasse com o aluguel do Seu Madruga ele saberia exatamente quantos meses ele deve, e não abstratos ’14 meses’ de aluguel. Sem falar que ter um inquilino que não pague o aluguel por tanto tempo é puro sinal de barriga do Senhor Bondade.
Palavras da Bondade: Eu vim receber o aluguel
Seu Madruga: Caótico-Bom
Seu Madruga é a alma bondosa da vila. Com a esperança de que o bem esteja no coração de cada um, ele sempre se aproxima da Bruxa do 71 muda-lá para o lado bom. Sem nunca ter revidado as ofensas e injúrias feitas pela Dona Florinda, seu Madruga é um exemplo de ser humano. Ele só não gosta de trabalhar nem de se identificar com estereótipos pré-fabricados.
Palavras da bondade: A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena
Prof. Girafales: Bom-Leal
O Prof. Linguiça é o Paladino da Vila. Nesse mundo moderno onde capas e espadas foram esquecidos a palavra é a nova ordem. Na escola tentando catequizar o Quico e durante tarde lutando contra a Dona Florinda, o Prof. Girafales luta com toda a sua eloquência e linguicesa para tirar do lado negro seu amor, Dona Florinda.
Palavras da Justiça:Tá-Tá-Tá-Tá

Bom, foi até ai que eu pensei.
Vcs acham que ficou condizente com os personagens? Fariam alguma modificação?








