A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia
- Marquês de Sade
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 42 vezes
- Curtiram: 110 vezes
Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia
Me parece que algumas pessoas formaram a errônea noção de que postulo uma análise acadêmica do programa, ou que insinuo que os roteiros tenham sido escritos com a intenção de doutrinar machismo, bullying, homofobia, preconceito, grosseria, violência, etc.
Nada mais longe disso...
Roberto fez os programas porque era seu trabalho, e com ele, ganhava dinheiro.
No entanto, ainda num universo desprovido de pensamento criador cuidadoso, as ideologias por trás da mente que originou aquelas situções, se sobressaem e aparecem nos programas. É esse o aspecto que me interessou discutir nesse tópico de forma muito superficial.
Quando digo que Dona Florinda é machista, é óbvio que me refiro às implicações humanísticas que a personagem tem dentro daquele contexto, e unicamente naquele contexto, já que fora dele, ela não existe.
O sucesso do programa é um retrato da sociedade que o assiste, em grande parte. Especialmente da sociedade mexicana dos anos 70, responsável pelo sucesso original do programa. E é nesse paradigma que entra a ideologia do autor, que parece ser muito similar, até hoje, à ideologia popular.
Nada mais longe disso...
Roberto fez os programas porque era seu trabalho, e com ele, ganhava dinheiro.
No entanto, ainda num universo desprovido de pensamento criador cuidadoso, as ideologias por trás da mente que originou aquelas situções, se sobressaem e aparecem nos programas. É esse o aspecto que me interessou discutir nesse tópico de forma muito superficial.
Quando digo que Dona Florinda é machista, é óbvio que me refiro às implicações humanísticas que a personagem tem dentro daquele contexto, e unicamente naquele contexto, já que fora dele, ela não existe.
O sucesso do programa é um retrato da sociedade que o assiste, em grande parte. Especialmente da sociedade mexicana dos anos 70, responsável pelo sucesso original do programa. E é nesse paradigma que entra a ideologia do autor, que parece ser muito similar, até hoje, à ideologia popular.
- Barbano
- Administrador
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2151 vezes
- Curtiram: 4671 vezes
Insisto, não vi ninguém tentando justificar o menosprezo a outras crenças. Até vi usuários apoiando o fato de ele ter a liberdade de colocar sua ideologia religiosa e conceitos na série, mas isso não é o mesmo de justificar como algo correto. O que o pessoal está questionando é essa suposta caracterização machista das personagens Pópis, Chiquinha, Florinda...Bruce Dubber escreveu:Vários comentários neste tópico em que alguns usuários tentam usar o contexto histórico para anular a argumentação do Marquês, que é basicamente baseada no menosprezo de Chespirito pelas religiões alheias.
E eu não disse em nenhum momento que alguém aqui tentou legitimar tal coisa, apenas justificar, o que apesar de não ser algo tão diferente, ainda está a parte.
- Eduardo Godinez
- Membro
- Time de Futebol: Santa Cruz
- Curtiu: 21 vezes
- Curtiram: 36 vezes
Hitler ultra direita hahaha
Eduardo 'Godinez' Monteiro
desde 2003 no meio ch, fundador do Fórum Chaves
desde 2003 no meio ch, fundador do Fórum Chaves
- Bgs
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 124 vezes
- Curtiram: 487 vezes
Também achei exagerada a advertência do Samuel.
E não, Roberto não foi feliz em alguns episódios, mas como o Samuel, Fabão e outros disseram, é preciso analisar a contexto histórico da época. É a mesma coisa que condenar toda a obra de José de Alencar, um dos maiores escritores brasileiros, por estar inserido numa sociedade escravocrata.
E não, Roberto não foi feliz em alguns episódios, mas como o Samuel, Fabão e outros disseram, é preciso analisar a contexto histórico da época. É a mesma coisa que condenar toda a obra de José de Alencar, um dos maiores escritores brasileiros, por estar inserido numa sociedade escravocrata.
vdd hitler esquerdopata petralha de merdaEduardo Godinez escreveu:Hitler ultra direita hahaha
- Esses usuários curtiram o post de Bgs (total: 1):
- Samuel Boitar
#BgsDNV?
- BrendaMarzipan
- Membro
- Time de Futebol: gremio
- Curtiu: 183 vezes
- Curtiram: 158 vezes
Alguns usuários estariam defendendo a liberdade de Chespirito em colocar ideologias e conceitos em suas séries, pra mim pareceu evidente que "espiritismo é coisa de ignorante" entra nesse bolo. Se não, me desculpe, essas mesmas pessoas que não especificaram. E não se trata aqui de crítica direta a fé das pessoas, e sim às pessoas, o que acaba atingindo um patamar mais acima, é algo extremamente revoltante.Barbano escreveu:Insisto, não vi ninguém tentando justificar o menosprezo a outras crenças. Até vi usuários apoiando o fato de ele ter a liberdade de colocar sua ideologia religiosa e conceitos na série, mas isso não é o mesmo de justificar como algo correto.
Pois é, até falei que isso soa meio extremo no meu primeiro post.Barbano escreveu:O que o pessoal está questionando é essa suposta caracterização machista das personagens Pópis, Chiquinha, Florinda...
- Seu Mundinho
- Membro
- Curtiu: 227 vezes
- Curtiram: 24 vezes
Quanto ao machismo, vemos em CH liberação feminina e dia internacional da mulher como novidades. Acho que era mesmo uma coisa nova nos anos 70.
E quanto ao pessoal criticar o Marques: criticar um ídolo por não ser perfeito tudo bem. Mas tu conseguiu, sozinho, criar 3 tópicos pra falar que ele copiou, não agradou, e cismou com certos assuntos que sempre terão quem seja contra. Só por isso. Mas tô de boa.
E quanto ao pessoal criticar o Marques: criticar um ídolo por não ser perfeito tudo bem. Mas tu conseguiu, sozinho, criar 3 tópicos pra falar que ele copiou, não agradou, e cismou com certos assuntos que sempre terão quem seja contra. Só por isso. Mas tô de boa.
- Marquês de Sade
- Membro
Eu apenas vou deixar isso aqui....Borges escreveu:É a mesma coisa que condenar toda a obra de José de Alencar, um dos maiores escritores brasileiros, por estar inserido numa sociedade escravocrata.
É, e me parece que a Chiquinha comenta "agora, nós mulheres vamos poder continuar fazendo todas as barbaridades que fazemos sem crítica de ninguém", ou coisa que o valha.Seu Mundinho escreveu:Quanto ao machismo, vemos em CH liberação feminina e dia internacional da mulher como novidades.

Não me importei com as críticas recebidas até aqui porque a maioria foi sem fundamento, muitos partiram para ofensa justamente por não terem o que dizer.Seu Mundinho escreveu:E quanto ao pessoal criticar o Marques: criticar um ídolo por não ser perfeito tudo bem. Mas tu conseguiu, sozinho, criar 3 tópicos pra falar que ele copiou, não agradou, e cismou com certos assuntos que sempre terão quem seja contra. Só por isso. Mas tô de boa.
Foram 2 tópicos: em um eu falo das cópias, e neste eu falo da cisma e de que ele não agradou os intelectuais mexicanos. E é tudo verdade.
Repetindo o que eu falei, debate não é doutrinamento. Ninguém precisa mudar de opinião.
Quem não gosta de certos tópicos, se entra neles, é pra arrumar confusão.
Eu odeio futebol, mas nunca fui ao fórum sobre o tema expressar isso. Ou fui? Não fui.
- Seu Mundinho
- Membro
- Curtiu: 227 vezes
- Curtiram: 24 vezes
Verdade, foram 2. Perdão.
Eu entendo que os tópicos tiveram um intuito: abrir os olhos dos fãs pra mostrar que ninguém nem nada é perfeito, e pra não pôr CH acima de qualquer outra coisa na vida, certo?
Bom, acredito que a conversa vai se amenizar por aqui.
Eu entendo que os tópicos tiveram um intuito: abrir os olhos dos fãs pra mostrar que ninguém nem nada é perfeito, e pra não pôr CH acima de qualquer outra coisa na vida, certo?
Bom, acredito que a conversa vai se amenizar por aqui.
- Helder CH
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 41 vezes
- Curtiram: 71 vezes
Não querendo entrar na briga deles, mas achei que foi um castigo justo. Por mais que o Samuel tivesse ideias contrárias com as do Marquês, não havia motivos para ofender o cara de graça. Pode sim, defender seu ponto de vista, mas sem precisar agredir o outro.Borges escreveu:Também achei exagerada a advertência do Samuel.
- bebida com metanol CH
- Moderador
- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 517 vezes
- Curtiram: 5203 vezes
Pessoal tem que perder o medo de ver defeito na série que gosta.
Gosto pessoal e percepção de qualidade nunca devem andar lado a lado. Não levamos a sério as paredes das casas da vila mesmo sabendo que se alguem se apoiar nela vai cair tudo?
Gosto pessoal e percepção de qualidade nunca devem andar lado a lado. Não levamos a sério as paredes das casas da vila mesmo sabendo que se alguem se apoiar nela vai cair tudo?
- Marquês de Sade
- Membro
Eu nunca briguei com ninguém no fórum. Recebo alguns ataques, mas sei me comportar e depois esqueço.
Tive um problema com o Quase Seca por uma edição que ele fez num tópico de minha autoria e depois votei nele como um dos melhores moderadores, ou seja, eu viro a página.
Essa imagem de que eu brigo com as pessoas é falsa.
Tive um problema com o Quase Seca por uma edição que ele fez num tópico de minha autoria e depois votei nele como um dos melhores moderadores, ou seja, eu viro a página.
Essa imagem de que eu brigo com as pessoas é falsa.
- Rafinha
- Membro
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 36 vezes
- Curtiram: 104 vezes
Só pra constar: eu concordo que há muito preconceito contido em CH, como afirmei em meu primeiro post. Não dá pra fingir que não existe muita coisa errada nas séries só porque somos fãs. Apesar disso, toda a magia das obras ofusca os deslizes que Chespirito cometeu. E realmente ninguém liga pra essas coisas e as reproduz por assistir Chaves.
A minha irritação maior foi em relação ao Marquês ter chamado o velho de ultra-direitista, um sinônimo ou um eufemismo para fascista, aquele que pratica o horror, que comente atrocidades em nome do poder político. Algo absurdamente exagerado. E depois de fazer uma ofensa dessas reclama de ter sido ofendido.
A minha irritação maior foi em relação ao Marquês ter chamado o velho de ultra-direitista, um sinônimo ou um eufemismo para fascista, aquele que pratica o horror, que comente atrocidades em nome do poder político. Algo absurdamente exagerado. E depois de fazer uma ofensa dessas reclama de ter sido ofendido.

- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013
- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013
- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves
- Marquês de Sade
- Membro
Essas definições E associações são SUAS, não minhas. Você é quem as está fazendo.Rafinha escreveu:A minha irritação maior foi em relação ao Marquês ter chamado o velho de ultra-direitista, um sinônimo ou um eufemismo para fascista, aquele que pratica o horror, que comente atrocidades em nome do poder político. Algo absurdamente exagerado.
E depois de fazer uma ofensa dessas reclama de ter sido ofendido.
E onde eu reclamei de ser "ofendido"?? A advertência partiu da moderação, eu nem sabia dela até pouco tempo e não tenho nada a ver com isso. Aquele user parece somente saber ofender, e esse tipo de gente eu ignoro.
Editado pela última vez por Marquês de Sade em 29 Jan 2015, 21:54, em um total de 1 vez.
- Barbano
- Administrador
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2151 vezes
- Curtiram: 4671 vezes
O nome disso para mim é comunista...Rafinha escreveu:A minha irritação maior foi em relação ao Marquês ter chamado o velho de ultra-direitista, um sinônimo ou um eufemismo para fascista, aquele que pratica o horror, que comente atrocidades em nome do poder político.

- Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 2):
- Sargento Refúgio • Samuel Boitar